Início AMÉRICA DO SUL Turismo em Minas Gerais: melhores destinos e roteiros

Turismo em Minas Gerais: melhores destinos e roteiros

Não é novidade que os lugares para turismo em Minas Gerais fazem jus à canção “quem te conhece, não esquece jamais”.

Minas reúne cachoeiras, serras, turismo gastronômico, vários centros históricos e inúmeros atrativos culturais. Difícil é saber por onde começar!

Nesse post nós reunimos os melhores lugares para viajar em Minas Gerais. Prepare-se para conhecer cenários únicos e para saborear muito pão de queijo!

  1. Informações
  2. Quando ir
  3. BH, Brumadinho e Caraça
  4. Capitólio e Serra da Canastra
  5. Tiradentes, Carrancas e Ibitipoca
  6. Ouro Preto, Mariana e Congonhas
  7. Monte Verde e Poços de Caldas
  8. Maria da Fé, São Lourenço e Caxambu
  9. Itamonte e São Thomé das Letras
  10. Serra do Caparaó
  11. Cavernas do Peruaçu
  12. Resumão: viagem a 2, viajar barato, outros roteiros
turismo em minas gerais
Ponte de Pedra, um dos atrativos do Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais

Turismo em Minas Gerais: o que você precisa saber

Como eu já disse, nosso Estado é muito diversificado e tem atrativos para todos os gostos.

Então, para facilitar seu roteiro, nós separamos as cidades turísticas de Minas Gerais por proximidade. É possível visitar 2 ou 3 destinos em uma mesma viagem. Principalmente se for uma viagem de carro. Aí dá até para conciliar mais lugares.

Em cada tópico nós indicamos as principais atrações e tem links para quem quiser conferir nosso post específico do destino, com informações muito mais completas.

Nós também recomendamos alguns lugares para viajar a dois em Minas Gerais, e claro, lugares para viajar barato em Minas.

Vamos nessa?!

Turismo MG: quando ir?

O clima predominante em Minas é tropical, com inverno seco, verão chuvoso e estações bem definidas. As temperaturas variam de acordo com o relevo e a altitude, e com a proximidade com o mar.

Sendo assim, é possível fazer turismo em Minas Gerais durante o ano inteiro. Mas dependendo da experiência que você busca, é preciso aproveitar o clima.

Por exemplo, se a intenção é visitar cachoeiras, vá na primavera, outono e verão. Se o intuito é curtir uma serra ou fazer trilhas, evite o período chuvoso (verão).

Como chegar

Os aeroportos da capital Belo Horizonte recebem voos diários de diversas partes do Brasil. Entretanto, dependo da região a ser visitada, pode ser mais indicado voar para os Aeroportos do Rio de Janeiro ou Espírito Santo, que fazem divisa com o Estado.

Quem pretende visitar a região Norte de Minas pode voar para Brasília. E para visitar o Sul, vale a pena voar para o aeroporto de Congonhas em São Paulo.

Isto, considerando os aeroportos principais.

Se você procura passagem aérea para sua viagem por Minas Gerais, não vai querer perder as ofertas nos sites Passagens Promo e ViajaNet. São confiáveis e sempre oferecem ótimas opções.

Vale a pena alugar carro?

Principalmente para quem vem de outros Estados brasileiros e pretende aproveitar bem a viagem, vale a pena sim!

Você vai entender ao longo do post, que é possível conciliar 3 ou até mais lugares turísticos em Minas Gerais.

Sendo assim, para facilitar a circulação e otimizar o tempo, o ideal é viajar de carro. Nós recomendamos o buscador online RentCars, que compara preços de diversas locadoras disponíveis, auxiliando a encontrar a melhor opção.

Turismo em Minas Gerais: melhores roteiros para viajar

  1. Belo Horizonte, Bumadinho e Santuário do Caraça

Belo Horizonte

A capital Belo Horizonte é uma das cidades mais visitadas de Minas Gerais. É um destino modernista, com museus, parques, feiras, eventos e muitas possibilidades.

Seus grandes destaques são o Complexo da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, o Circuito da Liberdade, e o Mercado Central.

turismo em minas gerais
Igreja da Pampulha é uma das obras-primas de BH

Brumadinho

Distante apenas 60km de BH, a cidade de Brumadinho é conhecida por abrigar um dos museus mais incríveis do mundo: o Instituto Inhotim. Trata-se de um interessante acervo de arte contemporânea a céu aberto, em um dos jardins botânicos com maior número de espécies do Brasil.

A cidade tem vários outros atrativos, e só o Inhotim requer dois dias de visita, mas até mesmo um bate-volta da capital já vale a pena.

turismo mg
O Instituto Inhotim é um dos museus mais importantes do Brasil, em um enorme jardim botânico

Santuário do Caraça

Localizado a 120km de BH, nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, o Santuário do Caraça é um complexo natural com trilhas, cachoeiras e grutas.

Ideal para quem quer respirar ar puro e ter contato com a natureza, um dos pontos altos do turismo em Minas Gerais.

Quantos dias? Pelo menos 8, divida as estadias em 4 – 2 – 2 e confira essas ofertas de hospedagem.

  1. Capitólio e São Roque de Minas

Capitólio

Com seus lindos cânions e seu enorme Lago de Furnas, Capitólio encabeça a lista dos mais cobiçados lugares turísticos de Minas Gerais. É um destino com foco em ecoturismo, agraciado com dezenas de cachoeiras incríveis.

É lá que estão o Paraíso Pedido, com mais de 18 piscinas naturais e a Lagoa Azul, uma das cachoeiras mais bonitas da região. Mas a lista de atrativos é grande.

A cidade está a 280km de Belo Horizonte e quem tem mais dias ainda pode conciliar com o roteiro anterior.

turismo em minas capitolio
Os cânions de Capitólio, no Lago de Furnas

São Roque de Minas

Distante 110km de Capitólio, São Roque de Minas abriga um dos portões para o Parque Nacional da Serra da Canastra. Os atrativos são a nascente histórica do Rio São Francisco, as belezas únicas do cerrado mineiro, animais em risco de extinção, como o tamanduá, além de inúmeras cachoeiras. A Casca D’Anta, por exemplo, tem 186m. de queda.

Esse roteiro é para quem quer conhecer algumas das mais incríveis cachoeiras em Minas Gerais.

turismo em minas gerais serra da canastra
Cachoeira da Mata, em São Roque de Minas

Quantos dias: Pelo menos 8, separe 4 dias para cada cidade. Reserve a hospedagem aqui.

  1. Tiradentes, Carrancas e Ibitipoca

Tiradentes

Tiradentes é uma das cidades históricas de Minas emoldurada por uma lindíssima serra, a serra de São José. Fica a cerca de 190km de BH.

É uma cidade com ruas de paralelepípedo e casarões bem conservados em um centro histórico. A Matriz de Santo Antônio, com altares cobertos de ouro e obras de Aleijadinho é uma de suas relíquias.

Outro ponto forte de lá são os eventos reconhecidos nacionalmente, como o Festival de Gastronomia e a Mostra de Cinema Tiradentes, sem falar nos inúmeros bares e restaurantes badalados.

tiradentes
Tiradentes é uma das cidades históricas mais visitadas de Minas

Carrancas

A 90 km, Carrancas é uma pequena cidade cheia de complexos de cachoeiras, como a Cascata da Zilda, o Complexo do Coração, do Tira Prosa, entre outros.

Embora ainda não seja tão conhecida quantos outros destinos de turismo em Minas Gerais, é perfeita para quem quer descansar e apreciar cenários belíssimos.

turismo mg
Cachoeira da Esmeralda, em Carrancas

Ibitipoca

Ibitipoca, ou melhor, a vila de Conceição de Ibitipoca, é distrito de Lima Duarte e fica a 180km de Carrancas. É lá que está o Parque Estadual mais visitado de Minas.

A vila é rústica, pequena e com baixas temperaturas, tanto que aparece na nossa lista de destinos de inverno em Minas Gerais.

Lá estão alguns pontos turísticos icônicos de Minas, como a Janela do Céu, a Ponte de Pedra e o Pico do Pião, além de diversas cachoeiras.

minas gerais turismo
Janela do Céu, um dos pontos icônicos de Ibitipoca

Quantos dias? 7 dias, dividindo em 2, 3 e 3. Reserve sua hospedagem com antecedência.

  1. Ouro Preto, Mariana e Congonhas

Ouro Preto

Ouro Preto é outro centro histórico presente na lista de cidades mais visitadas de Minas Gerais. Suas ladeiras cheias de casarões, igrejas e museus são inconfundíveis. Tanto que tem o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

Em Ouro Preto, não deixe de visitar o Museu da Inconfidência, e as igrejas Nossa Senhora do Pilar e São Francisco de Assis, obras-primas do barroco brasileiro, com obras do mestre Aleijadinho e mestre Ataíde. São 98km desde Belo Horizonte.

lugares turisticos de minas gerais
Ouro Preto tem inúmeras igrejas que são obras-primas do barroco brasileiro

Mariana

Ao lado de Ouro Preto está Mariana, primeira vila e primeira capital de Minas Gerais.

Suas igrejas, principalmente a Catedral Basílica e a Nossa Senhora do Carmo, e suas minas de ouro são os principais pontos turísticos.

cidades turisticas de minas gerais
As famosas “igrejas gêmeas” de Mariana

Congonhas

Finalizando esse roteiro, Congonhas recebe turistas do mundo inteiro. O motivo? O Santuário Bom Jesus do Matosinho, onde estão as 12 estátuas em tamanho real dos profetas, esculpidas por Aleijadinho.

A cidade está a apenas 56km de Ouro Preto, e esse é outro roteiro que combina bem com o de Belo Horizonte.

Quantos dias? 6 dias: 3 – 1 – 2. É possível pernoitar na primeira e na última cidade (reserve aqui).

  1. Monte Verde e Poços de Caldas

Monte Verde

Monte Verde é um charmoso e romântico distrito em Minas Gerais, conhecido por suas temperaturas baixas. Tanto que a vocação turística de lá é a gastronomia, com seus inúmeros restaurantes, deliciosos fondues e chocolates quentes.

Outro ponto forte é o artesanato, pois lá tem diversas galerias repletas de lojinhas. E o melhor é que ainda tem mirantes, trilhas, patinação no gelo, passeios de quadriciclo e até falcoaria.

Para visitar Monte Verde, vale a pena voar para os aeroportos de São Paulo, a cerca de 173km.

cidades turisticos mg
Monte Verde é conhecida pelas baixas temperaturas e pela excelente gastronomia

Poços de Caldas

Poços de Caldas é um dos mais conhecidos lugares turísticos de Minas Gerais. Suas fontes e nascentes termais atraem muitos visitantes em busca de descanso. As Thermas Antonio Carlos e o Balneário Dr. Mário Mourão que o digam. Está a 210km de Monte Verde.

Quantos dias? 5 dias, 2 para cada, fora o dia de deslocamento entre uma e outra. Garanta sua hospedagem com o melhor preço.

  1. Maria da Fé, São Lourenço e Caxambu

Maria da Fé

Advinha qual é considerada a cidade mais fria de Minas? Isso mesmo, Maria da Fé tem essa fama, que aliás, combina muito bem com as paisagens montanhosas da Serra da Mantiqueira.

Focada em turismo rural, a cidade oferece uma das experiências mais bacanas do Sul de Minas, que é conhecer o primeiro azeite extra virgem brasileiro.

Maria da Fé está a 280km dos aeroportos de São Paulo.

azeite minas gerais
Plantações de oliveiras que originaram o primeiro azeite extra virgem brasileiro

São Lourenço

A 50km da anterior, São Lourenço, localizada no Circuito das Águas de Minas Gerais é uma das mais famosas estâncias hidrominerais do Brasil.

Seu Parque das Águas é visitadíssimo, mas o passeio de Maria-Fumaça, o passeio de balão e o tour na Rota do Café Especial não deixam a desejar.

Começando a viagem por São Lourenço, a distância percorrida é praticamente a mesma para quem parte da capital fluminense, se comparada com quem vai de São Paulo para Maria da Fé.

turismo em minas gerais
Parque das Águas de São Lourenço atrai visitantes do país inteiro

Caxambu

Caxambu, também no Circuito das Águas, tem um parque com 12 fontes de águas com propriedades terapêuticas, além de um balneário e um ar puro que encanta os visitantes.

A cidade já viveu tempos áureos e sempre aparece nas listas de destinos de turismo em Minas Gerais.

Quantos dias? 6 no total, 2 para cada cidade. Encontre hospedagem aqui.

  1. Itamonte e São Thomé das Letras

Itamonte

Essa dobradinha é para quem curte ecoturismo e trilhas. Itamonte tem entrada para a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, para quem quer respirar o ar fresco da Serra da Mantiqueira, tendo como companhia as paisagens surreais das montanhas de lá.

Lá está algumas das mais altas montanhas de Minas Gerais.

Quem nunca ouviu falar no Pico das Agulhas Negras? Mesmo quem não pretende encarar as trilhas, o visual e o descanso valem a pena, sem falar nas cachoeiras.

Itamonte está a cerca de 280km dos aeroportos da capital paulista.

Pico das Agulhas Negras
Pico das Agulhas Negras (no fundo) é uma das montanhas mais altas de Minas

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é conhecida por seu misticismo e por suas diversas cachoeiras. O programa imperdível lá é apreciar o pôr do sol na Pirâmide.

O Vale das Borboletas, a cachoeira Véu da Noiva, a Ladeira do Amendoim e suas diversas grutas, como a do Labirinto e a do Sobradinho, fazem de São Thomé das Letras uma delícia de cidade para renovar as energias em meio à natureza.

sao thome das letras
Assistir ao pôr do sol na Pirâmide é um dos programas imperdíveis em São Thomé

Quantos dias? 6 no total, 3 para cada cidade. Reserve sua hospedagem.

  1. Serra do Caparaó

O Alto Caparaó é um convite a desfrutar de suas montanhas e cascatas cristalinas. Lá está o exuberante Parque Nacional da Serra do Caparaó, famoso pelo imperdível nascer do sol no cume do Pico da Bandeira, terceiro mais alto do Brasil.

Aliás, apesar da altitude de 2.892 metros, o pico não tem acesso muito difícil, mesmo para quem não está muito acostumado com trilhas. São 6,3km de subida.

O parque, localizado na divisa de Minas com o Espírito Santo, conta com diversos vales, cachoeiras, trilhas e montanhas.

Ainda vale destacar que lá estão alguns dos cafés premiados do país.

O aeroporto de Vitória, no Espírito Santo, está a cerca de 260km do município de Alto Caparaó.

caparao
No cume do Pico da Bandeira, 3º mais alto do Brasil

Quantos dias? 4 dias no total. Reserve sua hospedagem.

  1. Cavernas do Peruaçu

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um interessante lugar turístico de Minas Gerais, não tão conhecido quanto merece.

A unidade de conservação possui trilhas, mirantes e sítios arqueológicos milenares de importância internacional. Mas o que mais atrai visitantes são suas cavernas de grandeza colossal, cheias de espeleotemas. Destacam-se a Gruta do Janelão, a Lapa Bonita, a Lapa dos Desenhos, entre outras.

O aeroporto mais próximo é o de Montes Claros, no norte de Minas, e o parque estende-se pelos municípios de Januária, São João das Missões e Itacarambi, sendo esse último, a melhor base para visitar a região.

Gruta Troncos – Foto: Mirian Kurushima

Quantos dias? 4 dias. Veja as opções de hospedagem.

Lugares para viajar em Minas Gerais: resumão dividido por atração

> Se você adora uma cachoeira, saiba que São Thomé das Letras, Carrancas, Aiuruoca, Serra da Canastra, Capitólio e Ibitipoca são os destinos dessa lista que mais vão te interessar.

> Já quem curte trilhas não pode perder as da Serra do Caparaó e as do Parque do Itatiaia (Itamonte). Esses são dois dos principais destinos para trilhas em Minas Gerais. Pena que estão em lugares opostos, e é cansativo conciliar em uma mesma viagem de carro.

> Se procura os mais interessantes centros históricos, sei que você vai gostar de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Diamantina. Mas recomendo que confira nosso artigo sobre cidades históricas de Minas Gerais para se decidir melhor.

> Se você ama um queijo mineiro tanto quanto a gente, visite as fazendas de queijo Canastra, na Serra da Canastra, ou passe em Cruzília, uma das cidades do Sul de Minas que tem vários queijos premiados.

> Para uma viagem que envolve turismo de experiência, eu recomendo São Lourenço e Alto Caparaó para quem aprecia cafés especiais, e Maria da Fé para quem quer conhecer sobre produção de azeite.

> Um dos lugares buscados para turismo religioso em Minas Gerais é Baependi, onde está a igreja de Nhá Chica, beata brasileira. Outra experiência interessante é percorrer o Caminho da Luz, que vai de Tombos a Alto Caparaó, terminando no Pico da Bandeira.

> Aos que buscam pelo turismo gastronômico, vale passar uns dias em Monte Verde, São Lourenço ou aproveitar a boa comida dos restaurantes de Tiradentes.

Onde viajar a dois em Minas Gerais?

O que tem de sobra é destinos românticos em Minas Gerais. O clima pacato, as ruas tranquilas e charmosas, as ladeiras e as casinhas coloniais são cenários perfeitos para quem quer viajar a dois.

Entre os destinos citados aqui, recomendo Tiradentes, Monte Verde e Ibitipoca. Esses são três dos lugares mais procurados por casais.

Onde viajar barato em Minas Gerais?

Minas Gerais tem diversos destinos econômicos, tanto em hospedagem, quanto em restaurantes e preços de atrativos.

Alguns dos lugares mais baratos que já visitamos são Carrancas, São Thomé das Letras, São Roque de Minas, Ouro Preto, e até mesmo Ibitipoca.

Outros roteiros em MG:

Sabia que boa parte da Estrada Real passa por Minas Gerais?

Durante o Ciclo do Ouro, no período colonial, esses trajetos utilizados para levar o metal do interior até os portos formavam mais de 1600 quilômetros.

São quatro caminhos, sendo o primeiro deles o Caminho Velho, que vai de Ouro Preto a Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.

Os demais são o Caminho Novo, o Caminho dos Diamantes e o Caminho de Sabarabuçu, muito procurados para turismo em Minas Gerais, principalmente viagens de carro e moto.

Esses circuitos conservados são sinalizados por marcos e existe até um passaporte a ser carimbado em cada cidade.

São muitas as cidades de Minas Gerais que fazem parte, conheça no nosso post sobre a Estrada Real.

Leia também:

Comidas típicas de Minas Gerais

Cidades históricas de Minas Gerais

7 cidades para visitar no Sul de Minas

Qual o lugar mais bonito de Minas Gerais?

Muitos dizem que são os cânions de Capitólio. Particularmente, eu prefiro as cachoeiras do parque da Serra da Canastra. A verdade é que, com tantas belezas naturais, é difícil definir qual o lugar mais bonito de Minas Gerais.

Eu deixo essa tarefa com você! Será que você consegue me dizer qual é o seu preferido, entre os diversos destinos de turismo em Minas Gerais?

por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$350 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.