Início AMÉRICA DO SUL Cidades históricas de Minas Gerais: 7 destinos para visitar

Cidades históricas de Minas Gerais: 7 destinos para visitar

Visitar as cidades históricas de Minas Gerais é passear pela história do Brasil. É conhecer belezas arquitetônicas únicas dos estilos barroco e rococó, que prevaleceram no período colonial. Os maiores exemplos desses estilos são as igrejas, que independente de crenças religiosas, são as principais atrações a serem visitadas nessas localidades.

A importância é tanta, que algumas cidades históricas de Minas Gerais são tombadas pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e algumas são Patrimônio Mundial da Humanidade, como Ouro Preto, Diamantina e Congonhas.

E para melhorar ainda mais, essas cidades contam com uma tradição culinária de primeira, com muitos restaurantes e barzinhos para se esbaldar, sem mencionar os diversos eventos.

CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS: por onde começar?

A lista é enorme, mas escolhemos alguns destinos para te ajudar a decidir por onde começar. Conheça a nossa lista de cidades históricas de Minas Gerais que você não pode deixar de visitar!

  1. Tiradentes
  2. Ouro Preto
  3. Congonhas
  4. São João del-Rei
  5. Diamantina
  6. Mariana
  7. Serro

CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS: confira essas dicas

  1. Tiradentes

cidades historicas de minas gerais
Matriz de Santo Antônio é uma das mais belas igrejas do barroco mineiro

É claro que a gente começa essa lista com a nossa preferida entre as cidades históricas de Minas Gerais. Tiradentes fica perto da gente, e visitamos sempre, visto que é considerada um dos polos turísticos mais importantes do Brasil. A cidade tem diversos eventos importantes que atraem grande público, como a Mostra de Cinema Tiradentes e o Festival de Vinho e Jazz, que nós amamos.

As ruas de pedras, o charme e a forte vocação para turismo gastronômico, com seus inúmeros restaurantes, contribuem para que seja uma das cidades mais incríveis de Minas.

Entre as principais atrações estão a Matriz de São José, que conserva um órgão inaugurado em 1788. Ela tem um mirante com vista privilegiada da belíssima Serra de São José, que emoldura a cidade.

O Museu Casa Padre Toledo, que foi sede de líderes da Inconfidência Mineira e conserva um acervo sobre o movimento, também merece a vista. A Igreja do Rosário, o Museu de Sant’anna, o Chafariz de São José e o Largo das Forras são outros pontos imperdíveis.

Para completar a lista do que fazer, a cidade ainda oferece cachoeiras, o passeio de Maria-Fumaça até a vizinha São João del-Rei e o bate-volta em Bichinho, distrito de Prados conhecido pelo artesanato. Com tudo isso, Tiradentes merece pelo menos 3 dias de visita. Localiza-se a cerca de 190km da capital Belo Horizonte e a 335km do Rio de Janeiro.

>> Confira o que fazer em Tiradentes.

>> Reserve sua hospedagem em Tiradentes.

  1. Ouro Preto

cidades historicas minas gerais
Ouro Preto é cheia de ladeiras e tem muitas igrejas e museus interessantes

Uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais, por ser berço da Inconfidência Mineira, e por ser destaque no Ciclo do Ouro, o destino é conhecido por suas ladeiras e ruas charmosas.

A cidade é universitária e tem uma forte cena musical. Em exemplo é o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que acontece anualmente no mês de julho. O carnaval também é famosíssimo, com muitas festas e blocos organizados pelas repúblicas estudantis.

Ouro Preto tem 18 igrejas, com destaque para a belíssima Igreja de São Francisco de Assis, considerada obra-prima de Aleijadinho, e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, um dos exemplos máximos do barroco brasileiro, com mais de 400kg de ouro em seu interior.

O interessante é que a cidade tem também um grande número de museus, sendo o Museu da Inconfidência o mais importante. Ele conserva objetos e documentos da Inconfidência, o Panteão dos Inconfidentes, e salas dedicadas a esculturas de Aleijadinho e pinturas do Mestre Ataíde. Ouro Preto ainda tem diversos mirantes com uma vista surreal da cidade.

Localizada a cerca de 98km de Belo Horizonte e é a primeira cidade do Caminho Velho da Estrada Real, que vai até Paraty, litoral do Rio de Janeiro.

 

>> Confira o que fazer em Ouro Preto.

>> Reserve sua hospedagem em Ouro Preto.

  1. Congonhas

cidades historicas de minas
Congonhas é conhecida pelas esculturas dos 12 profetas em tamanho real, feitas por Aleijadinho. | Foto: Prefeitura de Congonhas

Essa é uma das cidades históricas de Minas Gerais mais próximas de Belo Horizonte, distante apenas 70km. Sua importância cultural é enorme, visto que conserva um dos mais incríveis acervos do país. É lá que estão as famosas imagens dos doze profetas em tamanho real, esculpidas por Aleijadinho.

Além da Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (onde estão os 12 profetas de Aleijadinho), a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja do Rosário e o Museu da Imagem e Memória de Congonhas, não deixe de visitar as lojinhas de artesanato do Beco dos Canudos, que tem diversas casinhas charmosas.

 

>> Reserve sua hospedagem em Congonhas.

  1. São João del-Rei

cidades historicas mg
Ig. São Francisco de Assis em São João del-Rei, com obras de Aleijadinho

São mais de 30 igrejas, muitas pontes coloniais, museus, e diversos sobrados e casarões antigos bem-conservados, nesta que é uma das maiores cidades setecentistas mineiras.

Localizada no Campo das Vertentes, a 185km de BH e ao lado de Tiradentes, tem como principais atrações a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e a Igreja São Francisco de Assis, com obras de Aleijadinho.

O passeio de Maria-Fumaça é outro atrativo procuradíssimo. O passeio de 12km vai até a vizinha Tiradentes, visualizando um cenário cheio de matas, fazendas e serras.

A cidade universitária é cheia de manifestações culturais e religiosas, como a Semana Santa, o Festival de Inverno e o carnaval com bloquinhos tradicionais.

>> Confira o que fazer em São João del-Rei.

>> Reserve sua hospedagem em São João del-Rei.

  1. Diamantina

cidades historicas minas
Diamantina une turismo histórico e cultural a ecoturismo. | Foto: Prefeitura de Diamantina

Entre as cidades históricas de Minas Gerais citadas nessa lista, essa foi um dos três maiores povoados durante o período colonial, devido à descoberta de diamantes, que alavancou o seu crescimento.

Diamantina fica a 292km de Belo Horizonte e tem um dos carnavais mais cobiçados de Minas Gerais. Entre as principais atrações estão a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, a Capela Nossa Senhora da Luz e a Igreja Nossa Senhora do Amparo. Não deixe de passar pela Casa de Chica da Silva, pelo Mercado dos Tropeiros e pela Rua da Quitanda, que além das casinhas centenárias, é palco para o evento Vesperata, concertos que acontecem aos sábados, entre abril e outubro.

O interessante de Diamantina é que a cidade tem vocação para o ecoturismo e há diversos atrativos naturais, como o Parque Estadual do Biribiri, que oferece trilhas e cachoeiras, e a Gruta do Salitre, esculpida em quartzo, com vários cânions e enormes paredões rochosos.

>> Reserve sua hospedagem em Diamantina.

  1. Mariana

mg cidades historicas
Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Igreja São Francisco de Assis, em Mariana

Esta não é uma das cidades históricas de Minas mais visitadas, mas que tem grande destaque por ter sido a primeira vila, primeira cidade e primeira capital do Estado. Como ela fica ao lado de Ouro Preto, muitos fazem uma visita bate-volta.

É lá que se localiza a Mina da Passagem, maior mina de ouro aberta para visitação no mundo. Destacam-se também a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Igreja São Francisco de Assis, imponentes, uma de frente para a outra no centro de Mariana.

Visite também a Casa de Câmara e Cadeira e a Igreja de São Pedro dos Clérigos, que destoa do estilo rococó das outras igrejas, mas oferece uma bela vista da cidade.

>> Confira o que fazer em Mariana.

>> Reserve sua hospedagem em Mariana.

  1. Serro

cidades historicas minas gerais
Serro é conhecida pela produção de queijo minas artesanal

Localizada na Serra do Espinhaço e a 230km de Belo Horizonte, Serro não pode ficar de fora dessa lista por causa de um detalhe especial: o queijo mineiro, que é Patrimônio Imaterial do Brasil.

Sua história se mistura com a de Diamantina, a 90km, e apesar de não ser tão conhecida quanto, a cidadezinha merece a visita não só por causa do seu encanto, mas principalmente por produzir queijos premiados. A receita tradicional trazida por portugueses da região da Serra da Estrela, também produtora de queijo, conquistou paladares e é um dos produtos artesanais mais emblemáticos de Minas Gerais. Assim como o queijo Canastra, é feito com leite cru.

O principal cartão-postal do Serro é a Igreja de Santa Rita, com sua famosa escadaria cujo topo proporciona uma bela vista da cidade e do pôr do sol. As igrejas Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e Senhor Bom Jesus de Matozinhos completam a lista.

Com um pouco mais de tempo, visite o distrito de Milho Verde, conhecido por suas cachoeiras, como a do Moinho e a do Carijó.

>> Reserve sua hospedagem em Serro.

Cidades históricas MG: como visitar

A forma mais cômoda de conhecer essas cidades históricas de Minas Gerais é de carro, pois algumas contam com poucos horários de ônibus ou com baldeação. Se precisar alugar um carro para conhecer, recomendamos o buscador online RentCars, que compara preços das diversas locadoras disponíveis, auxiliando encontrar a melhor opção.

Em cada cidade há um link para encontrar hospedagem na Booking, mas se preferir o Airbnb, use o cupom de R$ 130 de desconto na primeira reserva.

Outro roteiro legal para fazer de carro está no nosso artigo com cidades para conhecer no sul de Minas.

A lista de cidades históricas de Minas é grande e faltaram muitos destinos interessantes aqui. Mas no nosso artigo sobre a Estrada Real é possível encontrar outras cidades para visitar. Das opções que a gente citou, qual você conhece?

por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.