Visitar as cidades históricas de Minas Gerais é passear pela história do Brasil. É conhecer belezas arquitetônicas únicas dos estilos barroco e rococó, que prevaleceram no período colonial. Os maiores exemplos desses estilos são as igrejas, que independente de crenças religiosas, são as principais atrações a serem visitadas nessas localidades.
A importância é tanta, que algumas cidades históricas de Minas Gerais são tombadas pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e algumas são Patrimônio Mundial da Humanidade, como Ouro Preto, Diamantina e Congonhas.
E para melhorar ainda mais, essas cidades contam com uma tradição culinária de primeira, com muitos restaurantes e barzinhos para se esbaldar, sem mencionar os diversos eventos.
CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS: por onde começar?
A lista é enorme, mas escolhemos alguns destinos para te ajudar a decidir por onde começar. Conheça a nossa lista de cidades históricas de Minas Gerais que você não pode deixar de visitar!
CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS: confira essas dicas
1. Tiradentes
É claro que a gente começa essa lista com a nossa preferida entre as cidades históricas de Minas Gerais. Tiradentes fica perto da gente, e visitamos sempre, visto que é considerada um dos polos turísticos mais importantes do Brasil. A cidade tem diversos eventos importantes que atraem grande público, como a Mostra de Cinema Tiradentes e o Festival de Vinho e Jazz, que nós amamos.
As ruas de pedras, o charme e a forte vocação para turismo gastronômico, com seus inúmeros restaurantes, contribuem para que seja uma das cidades mais incríveis de Minas.
Entre as principais atrações estão a Matriz de São José, que conserva um órgão inaugurado em 1788. Ela tem um mirante com vista privilegiada da belíssima Serra de São José, que emoldura a cidade.
O Museu Casa Padre Toledo, que foi sede de líderes da Inconfidência Mineira e conserva um acervo sobre o movimento, também merece a vista. A Igreja do Rosário, o Museu de Sant’anna, o Chafariz de São José e o Largo das Forras são outros pontos imperdíveis.
Para completar a lista do que fazer, a cidade ainda oferece cachoeiras, o passeio de Maria-Fumaça até a vizinha São João del-Rei e o bate-volta em Bichinho, distrito de Prados conhecido pelo artesanato. Com tudo isso, Tiradentes merece pelo menos 3 dias de visita. Localiza-se a cerca de 190km da capital Belo Horizonte e a 335km do Rio de Janeiro.
>> Confira o que fazer em Tiradentes.
>> Reserve sua hospedagem em Tiradentes.
2. Ouro Preto
Uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais, por ser berço da Inconfidência Mineira, e por ser destaque no Ciclo do Ouro, o destino é conhecido por suas ladeiras e ruas charmosas.
A cidade é universitária e tem uma forte cena musical. Em exemplo é o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que acontece anualmente no mês de julho. O carnaval também é famosíssimo, com muitas festas e blocos organizados pelas repúblicas estudantis.
Ouro Preto tem 18 igrejas, com destaque para a belíssima Igreja de São Francisco de Assis, considerada obra-prima de Aleijadinho, e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, um dos exemplos máximos do barroco brasileiro, com mais de 400kg de ouro em seu interior.
O interessante é que a cidade tem também um grande número de museus, sendo o Museu da Inconfidência o mais importante. Ele conserva objetos e documentos da Inconfidência, o Panteão dos Inconfidentes, e salas dedicadas a esculturas de Aleijadinho e pinturas do Mestre Ataíde. Ouro Preto ainda tem diversos mirantes com uma vista surreal da cidade.
Localizada a cerca de 98km de Belo Horizonte e é a primeira cidade do Caminho Velho da Estrada Real, que vai até Paraty, litoral do Rio de Janeiro.
>> Confira o que fazer em Ouro Preto.
>> Reserve sua hospedagem em Ouro Preto.
3. Congonhas
Essa é uma das cidades históricas de Minas Gerais mais próximas de Belo Horizonte, distante apenas 70km. Sua importância cultural é enorme, visto que conserva um dos mais incríveis acervos do país. É lá que estão as famosas imagens dos doze profetas em tamanho real, esculpidas por Aleijadinho.
Além da Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (onde estão os 12 profetas de Aleijadinho), a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja do Rosário e o Museu da Imagem e Memória de Congonhas, não deixe de visitar as lojinhas de artesanato do Beco dos Canudos, que tem diversas casinhas charmosas.
>> Reserve sua hospedagem em Congonhas.
4. São João del-Rei
São mais de 30 igrejas, muitas pontes coloniais, museus, e diversos sobrados e casarões antigos bem-conservados, nesta que é uma das maiores cidades setecentistas mineiras.
Localizada no Campo das Vertentes, a 185km de BH e ao lado de Tiradentes, tem como principais atrações a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e a Igreja São Francisco de Assis, com obras de Aleijadinho.
O passeio de Maria-Fumaça é outro atrativo procuradíssimo. O passeio de 12km vai até a vizinha Tiradentes, visualizando um cenário cheio de matas, fazendas e serras.
A cidade universitária é cheia de manifestações culturais e religiosas, como a Semana Santa, o Festival de Inverno e o carnaval com bloquinhos tradicionais.
>> Confira o que fazer em São João del-Rei.
>> Reserve sua hospedagem em São João del-Rei.
5. Diamantina
Entre as cidades históricas de Minas Gerais citadas nessa lista, essa foi um dos três maiores povoados durante o período colonial, devido à descoberta de diamantes, que alavancou o seu crescimento.
Diamantina fica a 292km de Belo Horizonte e tem um dos carnavais mais cobiçados de Minas Gerais. Entre as principais atrações estão a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, a Capela Nossa Senhora da Luz e a Igreja Nossa Senhora do Amparo. Não deixe de passar pela Casa de Chica da Silva, pelo Mercado dos Tropeiros e pela Rua da Quitanda, que além das casinhas centenárias, é palco para o evento Vesperata, concertos que acontecem aos sábados, entre abril e outubro.
O interessante de Diamantina é que a cidade tem vocação para o ecoturismo e há diversos atrativos naturais, como o Parque Estadual do Biribiri, que oferece trilhas e cachoeiras, e a Gruta do Salitre, esculpida em quartzo, com vários cânions e enormes paredões rochosos.
>> Reserve sua hospedagem em Diamantina.
6. Mariana
Esta não é uma das cidades históricas de Minas mais visitadas, mas que tem grande destaque por ter sido a primeira vila, primeira cidade e primeira capital do Estado. Como ela fica ao lado de Ouro Preto, muitos fazem uma visita bate-volta.
É lá que se localiza a Mina da Passagem, maior mina de ouro aberta para visitação no mundo. Destacam-se também a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Igreja São Francisco de Assis, imponentes, uma de frente para a outra no centro de Mariana.
Visite também a Casa de Câmara e Cadeira e a Igreja de São Pedro dos Clérigos, que destoa do estilo rococó das outras igrejas, mas oferece uma bela vista da cidade.
>> Confira o que fazer em Mariana.
>> Reserve sua hospedagem em Mariana.
7. Serro
Localizada na Serra do Espinhaço e a 230km de Belo Horizonte, Serro não pode ficar de fora dessa lista por causa de um detalhe especial: o queijo mineiro, que é Patrimônio Imaterial do Brasil.
Sua história se mistura com a de Diamantina, a 90km, e apesar de não ser tão conhecida quanto, a cidadezinha merece a visita não só por causa do seu encanto, mas principalmente por produzir queijos premiados. A receita tradicional trazida por portugueses da região da Serra da Estrela, também produtora de queijo, conquistou paladares e é um dos produtos artesanais mais emblemáticos de Minas Gerais. Assim como o queijo Canastra, é feito com leite cru.
O principal cartão-postal do Serro é a Igreja de Santa Rita, com sua famosa escadaria cujo topo proporciona uma bela vista da cidade e do pôr do sol. As igrejas Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e Senhor Bom Jesus de Matozinhos completam a lista.
Com um pouco mais de tempo, visite o distrito de Milho Verde, conhecido por suas cachoeiras, como a do Moinho e a do Carijó.
>> Reserve sua hospedagem em Serro.
Cidades históricas MG: como visitar
A forma mais cômoda de conhecer essas cidades históricas de Minas Gerais é de carro, pois algumas contam com poucos horários de ônibus ou com baldeação. Se precisar alugar um carro para conhecer, recomendamos o buscador online RentCars, que compara preços das diversas locadoras disponíveis, auxiliando encontrar a melhor opção.
Em cada cidade há um link para encontrar hospedagem na Booking, mas se preferir o Airbnb, use o cupom de R$ 350 de desconto na primeira reserva.
Outro roteiro legal para fazer de carro está no nosso artigo com cidades para conhecer no sul de Minas.
A lista de cidades históricas de Minas é grande e faltaram muitos destinos interessantes aqui. Mas no nosso artigo sobre a Estrada Real é possível encontrar outras cidades para visitar. Das opções que a gente citou, qual você conhece?
por Camila Coubelle
Faltaram muitas… Itabirito, Catas Altas, Brumadinho, mas essas tb são lindas!
Pois é… essa lista é gigante, mas com essas dicas aqui, já dá um bom começo! 😉