Início AMÉRICA DO SUL Tiradentes (MG): roteiro completo na cidade histórica

Tiradentes (MG): roteiro completo na cidade histórica

Tiradentes é uma delícia de cidade histórica, localizada na zona das vertentes, interior de Minas Gerais. O município, que faz parte do Caminho Velho da Estrada Real, fica aos pés da Serra de São José e tem como características principais a simplicidade, a calma e o charme das cidadezinhas mineiras.

Neste artigo você vai saber tudo sobre as atrações turísticas, onde comer e onde ficar em Tiradentes. Aproveite as nossas dicas e organize um roteiro completo pela cidade.

Aqui você vai ver:

  • Por que vale a pena visitar Tiradentes
  • Quando ir e roteiro
  • Como chegar
  • Onde se hospedar
  • Igrejas e museus de Tiradentes
  • Passeios e cachoeiras
  • Onde comer
  • Cidades ao redor
  • Dicas
tiradentes mg
Tiradentes pode ser visitada em um fim de semana

tiradentes mg
Matriz de Santo Antônio é uma das obras-primas de Tiradentes

O que fazer em Tiradentes: gastronomia, cultura e história

Tiradentes é um charme, e uma das mais visitadas entre as cidades históricas de Minas Gerais. A cidade foi construída em 1719, durante o ciclo do ouro, e ainda conserva as ruas de pedra, os casarões antigos e o ritmo pacato e desacelerado que atrai visitantes de todas as partes.

Um destino muito procurado por casais e famílias, a cidade combina com quem gosta de turismo histórico e cultural, e é perfeita para quem aprecia turismo gastronômico – tem restaurantes prestigiados na cozinha mineira e internacional, além de um Festival de Gastronomia superfamoso no Brasil.

Tiradentes ainda tem um clima ameno a maior parte do ano, atrativos naturais em meio à serra de São José, muitos ateliês e lojas de artesanato – destaque para as artes sacras e móveis de demolição. Sem contar o calendário cheio de eventos interessantes.

As cidades de referência para quem deseja visitar Tiradentes são Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte e Juiz de Fora e o destino é muito procurado por casais e famílias. 

tiradentes
A cidade emoldurada pela Serra de São José é cheia de casarões e construções antigas

Quantos dias ficar, melhor época para visitar e roteiro

Em um fim de semana você terá tempo suficiente para conhecer todas as atrações de Tiradentes e ainda curtir bem a noite e os restaurantes.

No entanto, se você visitar a cidade em um feriado prolongado, aproveite para fazer bate-voltas para as cidades vizinhas, como São João del-Rei e Bichinho.

Melhor época

O clima da cidade é ameno durante todo o ano, portanto leve agasalhos seja lá qual época for.

No outono e no inverno, vale a pena caprichar nas botas, casacos e cachecóis, pois a temperatura, principalmente à noite, cai muito. Uma ótima pedida para curtir um bom vinho!

No verão a possibilidade de pancadas de chuvas aumenta e durante os feriados prolongados e eventos é preciso reservar hospedagem com bastante antecedência.

Roteiro para um fim de semana em Tiradentes

Dia 1: Chafariz de São José + Matriz de Santo Antônio + Igreja do Rosário + Museu de Sant’Ana + Almoço na Rua Direita + Museu Padre Toledo + Pôr do sol na Capela de São Francisco de Paula + jantar

Dia 2: Feirinha na Estação + Passeio ida e volta de Maria-Fumaça + almoço e tarde no Largo das Forras (visite lojas de artesanato)

Roteiro de 3 ou 4 dias

Dia 1: Chafariz de São José + Matriz de Santo Antônio + Igreja do Rosário + Museu de Sant’Ana + Almoço na Rua Direita + Museu Padre Toledo + Pôr do sol na Capela de São Francisco de Paula + jantar

Dia 2: Feirinha na Estação + Passeio ida e volta de Maria-Fumaça + almoço e tarde no Largo das Forras

Dia 3: bate-volta pela estrada Real até São João del-Rei, passando pela Cachoeira do Bom Despacho

Dia 4: Passeio de quadriciclo ou bate-volta em Bichinho (com almoço e visita à cachaçaria)

o que fazer em tiradentes
Em um fim de semana é possível conhecer as principais atrações da cidade

Como chegar em Tiradentes

Os aeroportos mais próximos de Tiradentes são os de Belo Horizonte, a cerca de 196 quilômetros e o de Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata, a cerca de 175 quilômetros.

Se você ainda não comprou a passagem aérea, eu recomendo conferir as ofertas no ViajaNet ou MaxMilhas.

De carro

Quem sai do Rio de Janeiro de carro deve seguir pela BR-040 até Barbacena (270 Km), e em seguida pegar a BR-265 até a entrada de Tiradentes (53 Km).

Quem sai de BH segue pela BR-040 até o trevo para Murtinho (5 quilômetros depois de Congonhas), e pega a BR-383 até São João del-Rei, passando por Entre Rios de Minas e Lagoa Dourada. Quem sai de SP pode seguir pela BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até a saída para Lavras (380 Km), depois seguir pela BR-265 até a entrada para Tiradentes (110 Km).

> Se precisar alugar um carro para visitar Tiradentes, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através do Rentcars.com. Você pode reservar lá mesmo, pagar em reais sem IOF, parcelar sem juros no cartão ou garantir 5% de desconto no boleto à vista.

De ônibus

O destino deve ser São João del-Rei, através da Viação Sandra a partir de BH, Viação Paraibuna a partir do RJ, Viação Gardênia para quem vem de SP, e Transur para quem vem de Juiz de Fora. De São João del-Rey para Tiradentes, os horários pela viação Presidente (32) 3371-5767 são:

Para ir de São João del-Rei para Tiradentes, os horários pela viação Presidente (32) 3371-5767 são:

São João del-Rei -> Tiradentes
Segunda a sexta: 7:00, 08:15, 09:10, 10:30, 12:00, 13:30, 15:00, 16:15, 17:45 e 19:00
Sábados, domingos e feriados: 07:00, 08:15, 10:30, 12:00, 13:30, 15:00, 16:15, 17:45, 19:00

Tiradentes -> São João del-Rei
Segunda a sexta: 06:20, 7:20, 7:30, 08:40, 09:40, 11:10, 12:10, 12:30, 14:00, 15:00, 15:30, 16:30, 17:40, 18:30 e 19:00
Sábados, domingos e feriados: 07:30, 08:50, 11:10, 12:30, 14:00, 15:30, 16:55, 18:15, 19:30

o que fazer em tiradentes
O clima pacato do interior e os excelentes restaurantes fazem de Tiradentes um destino muito agradável para todos os públicos

Onde se hospedar em Tiradentes

A cidadezinha é essencialmente turística e tem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.

4 e 5 estrelas

As acomodações da Pequena Tiradentes, Oratório Pousada Boutique e Santíssimo Resort oferecem tratamento vip para quem procura máximo conforto em Tiradentes.

Pousadas em Tiradentes

São muitas pousadas coloniais espalhadas por todo o centro histórico. Alguns destaques são a Pousada Trem do Imperador, decorada com temática de estação de trem em estilo colonial, a Chafariz das 4 Estações (onde já nos hospedamos), muito confortável e com excelente custo-benefício, a Pousada Do Ó, que tem ótima localização e acomodações confortáveis, e a Don Quixote Pousada, que ainda tem área verde e piscina.

>> Confira: Chafariz das 4 Estações: uma delícia de pousada em Tiradentes

Campings e hostels

Há dois campings, um bem no centro e outro mais na entrada da cidade, e alguns hostels, como o Hostel Tiradentes, que oferece quartos para até 4 pessoas com banheiros compartilhados.

>> Confira outras opções de hospedagem em Tiradentes. (Se reservar através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, sem você pagar nada a mais. Você ajudará o blog Vida sem Paredes a continuar compartilhando dicas de viagens – obrigada!)

Airbnb em Tiradentes, Minas Gerais

Também existem muitas casas de temporada disponíveis no Airbnb, e se for sua primeira reserva, aproveite nosso cupom de R$ 130 de desconto. Se você ainda não conhece a plataforma, confira nosso post que explica tudo sobre o Airbnb.

o que fazer em tiradentes
Ig. de Santo Antônio se destaca e pode ser vista de vários pontos da cidade

Dicas para visitar Tiradentes

1. Use calçados confortáveis para circular pelo calçamento irregular e pelas ladeiras.

2. Caixas eletrônicos: a cidade tem um pequeno Terminal Rodoviário no centro, na Rua São Francisco de Paula, e é lá que fica o único caixa multibanco (Banco24Horas) da cidade. Próximo ao Largo das Forras há caixas eletrônicos do Bradesco e do Itaú e ainda é possível efetuar saques na Caixa Econômica através da Casa Lotérica ou no Banco do Brasil, através do Agência dos Correios (em horário comercial).

3. As ruas da cidade são todas de pedra, algumas são estreitas e são muitas ladeiras. O melhor é circular a pé e sem pressa. Até porque, pode ser difícil conseguir estacionar no centro histórico.

As ruas de paralelepípedo dão um charme à Tiradentes

O QUE FAZER EM TIRADENTES, MG

Diferente de muitas cidades turísticas, o Centro Histórico de Tiradentes não é muito grande e você pode conhecer as principais atrações caminhando.

Há ainda alguns passeios que valem a pena fazer, cachoeiras que ficam no entorno da cidade, igrejas e museus bem interessantes que merecem uma visita.

Confira as melhores atrações em Tiradentes:

> Atrações no Centro histórico

Largo das Forras:

É onde tudo acontece. A praça principal de Tiradentes é cercada de bares ao redor e concentra a maioria dos eventos da cidade. Em seu entorno ainda estão casarios de época, algumas igrejas, lojas de artesanato, doces e cachaças.

tiradentes o que fazer
Largo das Forros é o ponto central e mais movimentado de Tiradentes

Chafariz de são José:

Um dos pontos históricos de Tiradentes, tem 3 fontes de água, um bebedouro de animais e um tanque, em um cantinho bucólico da cidade, para sentar e apreciar por alguns minutos.

No século XVIII, o chafariz servia para o fornecimento de água aos moradores. 

Centro Cultural Yves Alves:

Espaço para a realização de eventos culturais, teatro, dança, cinema e exposições. Um dos polos de atrações do Festival de Cinema de Tiradentes e outros eventos temporários. Consulte calendário e funcionamento no site do Centro Cultural.

tiradentes
Centro Cultural Yves Alves recebe eventos culturais

> Capelas e Igrejas de Tiradentes

Capela de São Francisco de Paula:

Fica no alto da colina (em frente à rodoviária) e é um dos pontos de onde se tem a melhor vista de Tiradentes, com a Igreja de Santo Antônio ao fundo, emoldurada pela serra e pelos casarios antigos. A capela está quase sempre fechada, mas vale a pena subir até o topo do morro para curtir a vista e o pôr do sol.

tiradentes
Ig. São Francisco e Paula é um excelente lugar para ver o pôr do sol

Igreja Matriz de Santo Antônio:

Entre tantas, é uma das igrejas mais conhecidas de Tiradentes. Imponente, no ponto mais alto, vigia a cidade desde a sua construção em 1710. Com esculturas do mestre Aleijadinho e altares cobertos de ouro em estilo barroco, é uma das maiores obras-primas de Minas Gerais.

Se estiver em Tiradentes em um sábado, procure saber se haverá concertos de órgão à noite.

Funcionamento: segunda a quarta das 9h às 16h

Taxa de conservação: R$ 5 | concerto de órgão: R$ 40 (jan/2020)

igreja tiradentes
O interior da igreja é revestido de ouro e tem obras de Aleijadinho

matriz santo antonio tiradentes

Capela do Bom Jesus da Pobreza:

Inaugurada em 1750. É pequena, simples, mas bonita por dentro e tem entrada gratuita.

Capela de Nossa Senhora das Mercês:

Igreja em estilo rococó com fachada simples e bela pinturas em seu interior. Pra encontra-la aberta, vá em um sábado de manhã.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário:

Primeira igreja construída em Tiradentes, em 1708. Seus altares folheados a ouro e suas imagens de santos negros ilustram o sincretismo entre catolicismo e religiões africanas.

Funcionamento: segunda a quarta das 9h às 16h

Taxa de conservação: R$ 3 (jan/2020)

tiradentes igrejas
Com interior simples, mas muito bonito, Ig. do Rosário não pode ficar fora do roteiro

Capela de São João Evangelista:

Traz a característica local com a fachada larga e sem torres. A construção de 1760 tem um interior bonito e entrada gratuita. À frente está o Monumento à Tiradentes, que homenageia Joaquim José da Silva Xavier.

Igreja da Santíssima Trindade:

Igreja em estilo barroco-rococó, construída no século XVII, recebe hoje uma das maiores festas católicas da cidade, o Jubileu da Santíssima. 

> Museus

Museu de Sant’Ana:

O museu ganhou ares neoclássicos após uma reforma em consequência de um incêndio e reúne um acervo de cerca de 300 imagens brasileiras da santa. Lá dentro tem um café e espaço para leitura.

Funcionamento: segunda a quarta das 10 às 17h

Entrada: R$ 5 (jan/2020)

Museu Casa de Padre Toledo:

É um bonito solar que foi sede de líderes da Inconfidência Mineira e guarda a história do movimento. È interessantíssimo e vale a visita.

Funcionamento: terça a sexta das 10h às 17h | sábado das 10h às 16h30 | domingo das 9h às 15h (bilheteria encerra meia hora antes)

Entrada: R$ 10 (jan/2020)

Museu da Liturgia:

Reúne peças antigas e atuais da liturgia católica. A dica é observar a Serra de São José dos jardins do museu, a vista é belíssima, o local é silencioso e bonito. 

Funcionamento: quinta a segunda das 10 às 17h, e aos domingos, das 10h às 14h

Entrada: R$ 10 (jan/2020)

> Passeios em Tiradentes

 

Passeio de Maria-Fumaça:

A locomotiva atrai muitos visitantes que desejam fazer uma viagem no tempo. O percurso de 12km até São João del-Rei beira o Rio das Mortes, que banha a cidade e oferece uma vista exuberante da Serra de São José. A viagem dura 40 minutos (só ida).

Funcionamento: sexta a domingo

Telefone: (32) 3355-2789 ou 3371-8485

Partidas de São João: sexta e sábado – 10h e 14h | domingos – 10h e 13h30

Partidas de Tiradentes: sexta e sábado – 11h30 e 16h | domingos – 11h e 14h30 (Dica: confirme os horários pelos telefones).

Ingresso: R$ 70 (inteira ida e volta) e R$ 60 (inteira só ida) – aceita meia-entrada (jan/2020) – os preços podem mudar na alta temporada.

o que fazer em tiradentes
Passeio de Maria-Fumaça é um dos principais atrativos

Passeio de Jardineira:

A jardineira de 1935 oferece um tour noturno com cerca de 2 horas pelas ruas da cidade, partindo do Largo das Forras e parando em diversos pontos, incluindo explicações do guia.

É uma alternativa divertida para quem não quer circular a pé. O passeio precisa ser agendado pelo telefone (32) 99948-2370 e sai do Lago das Forras no horário combinado (permitido para crianças acima dos 6 anos).

passeio tiradentes
Passeio noturno de jardineira percorre o centro histórico

Passeio de quadriciclo:

Quem curte passeios off Road, pode contratar um tour de quadriciclo 4×4 pelas estradas de Tiradentes e Bichinho. Existem agências especializadas na cidade e é possível fazer vários roteiros diferentes.

Você sabia que é possível contratar um seguro viagem nacional? Além de receber atendimento médico e odontológico sem custos, você ainda tem uma série de vantagens. Vale a pena conferir planos e condições na Seguros Promo, compare os preços entre as melhores seguradoras e contrate com desconto.

> O que fazem em Tiradentes: cachoeiras e ecoturismo

Cachoeira do Paulo André:

Fica a cerca de 1km do centro da cidade e dá para chegar de carro até bem perto. A caminhada de 5 minutos termina na formação de vários poços de água gelada, ideal para relaxar nos dias quentes.

Cachoeira do Bom Despacho:

É a cachoeira mais conhecida de Tiradentes e a que tem o acesso mais fácil. Está localizada à beira de Estrada Real, no trecho entre Tiradentes e São João del-Rei (mais especificamente na cidade de Santa Cruz de Minas). Ao lado da queda há o primeiro Marco da Estrada Real.

No mesmo complexo, seguindo por uma trilha íngreme, ainda é possível visitar a Cachoeira do Índio e a Cachoeira dos Anjos.

Cachoeira do Mangue:

A queda d’água fica aos pés da Serra de São José e oferece vários poços para banho. É possível chegar por várias trilhas, mas a mais simples dura cerca de 30 minutos e tem início na entrada de Tiradentes.

Cachoeira do Carteiro e Poço da Coca Cola:

Seguindo pela Trilha do Carteiro (no mesmo estacionamento da Cachoeira do Paulo André), está a Cachoeira do Carteiro, formada pelas nascentes do Córrego do Riacho. Um de seus poços chama-se Coca Cola, por causa da coloração parecida com a do refrigerante.

Agências de turismo e informações turísticas:

Procure pelas agências no Centro Histórico, e se precisar de mapas ou informações turísticas, visite:

Secretaria de Turismo e Meio Ambiente: Rua Resende Costa, 7, centro, telefone (32) 3355-1212 | funcionamento: de segunda a sexta das 12h às 17h e sábados das 8h às 12h.

Centro de Atendimento ao Turista: Rua Ministro Gabriel Passos, 300, centro, telefone (32) 3355-1797, e lá você pode retirar postais ou enviar para alguém gratuitamente.

> Atrações em Tiradentes: eventos

Um dos mais antigos festivais em Tiradentes é a Mostra de Cinema, que abre o calendário de eventos em janeiro e atrai visitantes do Brasil inteiro com uma intensa e diversificada programação cultural gratuita, com exibição de pré-estreias nacionais, filmes independentes, infantis e curtas com vários olhares e sotaques. A gente sempre vai e recomenda!

Em fevereiro, o Carnaval na cidade atrai muitos jovens que buscam por blocos tradicionais.

Em maio é a vez das cervejas artesanais, no TremBier e em junho acontece o Bikefest, que reúne motociclistas de todo o Brasil. O Vinho e Jazz Festival é um dos nossos festivais preferidos, isso porque é possível degustar vários vinhos na praça ao som de artistas renomados.

Em agosto tem o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, outro evento tradicional da cidade que reúne chefs renomados e amantes da boa comida em deliciosos jantares e cozinha show na praça. Ainda há outros eventos na cidade, mas esses são os que mais gostamos.

>> Leia também: Eventos imperdíveis em Tiradentes.

Onde comer em Tiradentes

Como já disse, além das atrações históricas, Tiradentes também é um polo gastronômico e um programa imperdível na cidade é experimentar os pratos dos seus mais variados restaurantes. São tantas opções excelentes que fica bem difícil escolher.

Vários estabelecimentos tem a assinatura de chefs renomados e estão entre os melhores do Brasil, de acordo com o Guia Quatro Rodas. A dica para quem gosta de peixes é o Restaurante Angatu, que oferece uma truta com molho de açaí deliciosa. Para provar a melhor comida mineira, vá ao Kitanda Brasil2, comandado pela chef Tanea Romão, ou à Estalagem do Sabor, com o tempero do chef Vicente Teixeira.

Para quem prefere a culinária italiana, a dica é o Trattoria Via Destra, e se a pedida for pizza, vá conhecer o cardápio com nomes dos atrativos da cidade no Seu Barthô. Quem busca um clima intimista, ambiente reservado e rústico e uma comida deliciosa, vá ao Tragaluz (peça uma sobremesa com sorvete e goiabada), e quem busca a irreverência dos bares, deve visitar o Barouk.

Para almoçar a preços convidativos, recomendamos duas ótimas opções self-service: o Quinto d’Ouro, com uma deliciosa culinária mineira em fogão à lenha, e o Butiquim, que tem um gostoso espaço ao ar livre no Sobrado Aimorés, na Rua Direita. Visite o Uai Thai Bistrô, onde os chef Ricardo Martins combina as culinárias tailandesa e mineira, e o Pacco Bacco, onde estão os melhores vinhos da cidade.

No Rocambole e no Jane’s Apple você pode provar o famoso pastel de angu mineiro. Mas fica o aviso, há muitas e muitas outras opções deliciosas de onde comer em Tiradentes.

 Vários bares e restaurantes da cidade oferecem música ao vivo, principalmente os do Largo das Forras. Basta circular por lá e escolher o que mais lhe agrada!

Queijos

Sse estiver em Tiradentes em um domingo de manhã, vá até a feirinha que fica perto da Estação Ferroviária (onde sai o passeio de trem). Lá você vai encontrar produtos artesanais, doces, cachaças, biscoitos e o famoso queijo da Lúcia, o “Sabores do Sítio”, premiado em um concurso na França, em 2017.

Doces do Chico Doceiro

A modéstia da lojinha na Rua Francisco P. de Morais, nº 74, no centro contrasta com os ricos sabores dos doces desse simpático senhor. Seu Chico, que faleceu em 2017, passou mais de 50 anos mexendo os tachos, se tornou referência e já foi tema de inúmeras reportagens.

Quem visita Tiradentes, dificilmente resiste ao canudinho de doce de leite, o mais procurado, às cocadas, beijinhos, cajuzinho, brigadeiros e outras delícias feitas no fogão de lenha como tantas receitas típicas da cozinha mineira.

A fama é merecida e se for a Tiradentes, cuidado para não exagerar: os doces são baratinhos e de se comer de joelhos.

Cidades para conhecer nos arredores de Tiradentes

Se você tiver tempo suficiente, saiba que nos arredores de Tiradentes tem um distrito muito simpático chamado Bichinho. Distante cerca de 7 quilômetros de lá, o local é conhecido pela concentração de artesãos e ateliês, principalmente de esculturas e móveis de madeira de demolição.

No caminho você ainda pode conhecer Museu do Automóvel da Estrada Real.

Dá para visitar Bichinho em um dia e esta é uma ótima dica para quem quer comprar (ou encomendar) móveis e artesanato para casa ou para quem quer explorar melhor as belezas da Serra de São José. Confira as atrações em Bichinho.

Também vale a pena fazer a dobradinha Tiradentes e São João del-Rei. Essa última também é cheia de igrejas, museus e pontes históricas e tem o mesmo charme barroco da anterior. Confira o que fazer em São João del-Rei.


Outras cidades para conhecer em Minas Gerais

Guia Ouro Preto: melhores atrações para visitar

Monte Verde: melhores pontos turísticos, roteiro e dicas

O que fazer em Ibitipoca

O que fazer em Carrancas, sul de Minas

Agora que você já sabe o que fazer em Tiradentes, está na hora de planejar uma viagem para lá. Curtiu as nossas dicas? Então deixe um “oi” aí nos comentários.

por Nange Sá

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$350 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

10 COMENTÁRIOS

  1. Muito bacana a matéria! Sou de Tiradentes e pelos detalhes digo que foi bem proveitosa a visita! Gostaria de deixar uma dica se me permite: Um passeio de quadriciclo com o pessoal da empresa Dakar Loc que fica logo na entrada da cidade, ao lado do museu da moto, vale a pena, um passeio muito bonito e com muita aventura. Se retornar não deixe de fazer. Vou deixar o site caso tenham intenção de conhecer: http://www.dakarloc.com.br Grande abraço.

      • Oi Márcia. Em cada cidade você consegue visitar as atrações principais em um dia. Porém, as cidades ficam a cerca de 180km uma da outra. É só organizar bem a logística da viagem que dá para fazer sim. Obrigada e boa trip!

  2. […] >> Leia também: Tiradentes: o que fazer na cidade histórica de MG […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.