Restaurantes em Tiradentes: dicas de onde comer bem

Atualizado em

Essa lista de restaurantes em Tiradentes vai te mostrar que a cidade é eclética quando o assunto é gastronomia. As opções vão de A a Z, passando pela tradicional comida mineira, que rende releituras criativas e cheias de personalidade. Tanto que a cidade histórica mais charmosa de Minas Gerais sedia um dos principais festivais de gastronomia do estado, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que acontece no final de agosto.

 

Nós frequentamos bastante a cidade e sempre tentamos conferir os eventos em Tiradentes. Já fomos algumas vezes no Festival de Vinho e Jazz, e esse ano, estivemos pela sétima vez na Mostra de Cinema Tiradentes. Quando estamos lá, buscamos um equilíbrio e tentamos conhecer tanto os lugares escondidinhos e simples, quanto os renomados.

Tentamos reproduzir isso em uma lista de lugares para comer que vão proporcionar ótimas experiências. A cidade tem tantas opções interessantes, que ainda não conseguimos decidir qual é o nosso restaurante favorito em Tiradentes. Confira as dicas!

  

Confira aqui o que fazer em Tiradentes e como chegar na cidade e veja as ofertas de hospedagem por lá.

restaurantes em Tiradentes MG
É cada torresmo delicioso! hahaha
restaurantes em Tiradentes MG
Muitos restaurantes de Tiradentes têm mesas na calçada e luz baixa
restaurantes em Tiradentes MG

Nossas dicas de restaurantes em Tiradentes:

Entre os que disputam o topo da lista de melhores restaurantes em Tiradentes estão o Angatu, o Tragaluz, e o Pacco e Bacco, que tem criações de pratos da culinária mineira com toques contemporâneos. O Tragaluz traz receitas do Chef Felipe Oliveira, e a dica é provar os pratos com galinha d’angola. Já no Angatu, vale pedir o Menu Degustação para conhecer todas as propostas do Chef Rodolfo Mayer. No Pacco e Bacco, o diferencial é a carta de vinhos.

O Atrás da Matriz é a escolha perfeita para um bom bacalhau. Há diversas preparações diferentes, incluindo uma deliciosa com ora-pro-nobis, bacon e purê de inhame, além de diversos pratos com salmão e truta. Esses são os quatro restaurantes em Tiradentes para um jantar sofisticado, e claro, com preço mais alto, mas que vale cada garfada.

restaurantes em Tiradentes MG
Pintada Tragaluz com polenta cremosa. Foto: divulgação Tragaluz
restaurantes em Tiradentes MG
restaurantes em Tiradentes MG

O Gourmeco é para quem busca sabores italianos com um toque de mineirice. Nossa dica são os risotos vegetarianos, como o de gorgonzola com favo de mel.

Se a ideia é saborear os clássicos da culinária mineira daquele jeito “bem raiz”, como um tutu, um Feijão Tropeiro ou um Trio Mineiro (linguiça, mandioca e torresmo) vá ao Dona Xica.

Outro lugar que a gente recomenda pelo ambiente agradável, com mesas ao ar livre, e uma porção de pastel de angu deliciosa, é o Sapore D’Italia. Fechando a lista, vem o Barouk, irreverente, sempre com música ao vivo, com ambiente aberto e perfeito para um chope artesanal. Essas quatros opções são legais para um almoço mais descontraído.

restaurantes em Tiradentes MG
Gourmeco é especializado em receitas italianas
restaurantes em Tiradentes MG
Pastelzinho de Angu do Sapore D’Itália
restaurantes em Tiradentes MG
Ambiente descontraído do Barouk

Para um caldo beeeem suculento, vá ao Conto de Réis, que também se destaca pela excelente música ao vivo, com jazz, bossa e blues.

Na hora do lanche ou café, a gente recomenda pelo menos esses três lugares: O Rocambole e Cia, que tem um pastel de angu grande (estilo coxinha) DI VI NO, e o Restaurante Celso, que tem um pastel impossível de não amar, grande, frito na hora e com diversos recheios. Já a Padaria Padre Toledo, entre tantas guloseimas para acompanhar um café ou cappuccino, tem um pudim de queijo Minas que eu nunca vi igual.

restaurantes em Tiradentes MG
Caldo de aipim é o meu preferido!
restaurantes em Tiradentes MG
E esse pastel de angu do Rocambole e Cia? <3
restaurantes em Tiradentes MG
Um pudim de queijo Minas pra comer rezando

Outros lugares que valem a pena conferir são o Quinto D’Ouro, a nossa dica para quem quer saborear uma autêntica comida mineira na panela de pedra, no estilo self-service a quilo; o Uaithai Bistrô, comandado pelo chef Ricardo Martins, que une as culinárias asiática e mineira; e o Luth Bistrô, que tem uma grande variedade de cerveja artesanal de Minas Gerais.

Chico Doceiro é a loja de doces mais tradicional de Tiradentes, comandada pela família do saudoso Sr. Chico, que passou décadas mexendo os tachos e fazendo doces deliciosos que conquistaram o Brasil. Esse é o lugar para engordar com os canudinhos de doce de leite, e claro, levar para casa. Os docinhos custam R$1,50. É claro que não poderia ficar de fora da lista de lugares onde comer em Tiradentes!

restaurantes em Tiradentes MG
Couve, tutu, torresmo, linguicinha, angu, e outras especialidades mineiras estão sempre presentes em muitos restaurantes de Tiradentes
restaurantes em Tiradentes MG
Não vá embora de Tiradentes sem provar os docinhos do Chico Doceiro

Onde comer em Tiradentes – endereços:

Angatu Restaurante: Rua da Cadeia, 38 – Reservas: (32) 99903-5734

Atrás da Matriz: Rua Santíssima Trindade, 201 – Reservas: (32) 3355-2150

Barouk Chopp Beer Café: Rua Ministro Gabriel Passos, 23

Chico Doceiro: Rua Francisco Pereira Morais, 74

Conto de Réis: Largo das Forras, 62

Dona Xica: Rua Ministro Gabriel Passos, 26

Gourmeco: Rua da Camara, 10 – Reservas: (32) 3355-1955

Luth Bistrô: Rua Direita, 189

Pacco e Bacco: Rua Direita, 166 – Reservas: (32) 3355-1136

Padaria e Confeitaria Padre Toledo: Rua Direita, 230

Quinto D’ouro: Rua Ministro Gabriel Passos, 135

O Rocambole e Cia: Rua Ministro Gabriel Passos, 115

Restaurante Celso: Largo das Forras, 80

Sapore D’Italia: Largo Das Mercês, 13

Tragaluz Restaurante Casa: Rua Direita, 52 – Reservas: (32) 3355-1424

UaiThai Bistro: Rua Padre Toledo, 157 – Reservas: (32)99927-9903

Confira no mapa:

Leia também:

O que fazer em Tiradentes

Mostra de Cinema em Tiradentes

Eventos em Tiradentes

Atrações em Bichinho

Pousada Chafariz das Quatro Estações, em Tiradentes

Pontos turísticos de São João del-Rei

Gruta Casa de Pedra, entre Tiradentes e São João del-Rei

 

por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x sem juros no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x sem juros no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

Um comentário em “Restaurantes em Tiradentes: dicas de onde comer bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.