Comidas colombianas: quais pratos típicos provar?

As comidas colombianas são únicas e bem diversificadas entre si, por dois motivos simples. Primeiro, porque tem influência espanhola, africana, andina e criolla (pessoas nascidas lá antes da invasão espanhola), e essa mistura forma um caldeirão super saboroso.

O segundo motivo é porque a gente percebe nitidamente a diferença entre os pratos da região costeira, que é mais quente, em cidades como Cartagena das Índias, Barranquilla e Santa Marta, e os pratos com mais sustância, comuns no interior, onde as temperaturas são mais baixas, em cidades como Bogotá e Medelín.

Na costa caribenha há muitas receitas com frutos do mar, muitas frutas tropicais e comidas mais leves, e no interior, opções mais suculentas, com carnes mais gordas. Mandioca, milho, banana, coco e abacate estão sempre presentes, incrementando o cardápio.

Eu gostei muito da culinária da Colômbia, mas eu sou suspeita pra falar, pois adoro provar de tudo, e geralmente eu gosto de tudo hahaha.

Para te ajudar, fiz uma lista dos principais pratos que nos recomendaram durante a viagem, e vou tentar explicar como é, para que você escolha os que deseja experimentar ao visitar o país. Confira as nossas dicas do que comer na Colômbia e bom apetite!

Suco de lulo
Suco de guanábana (graviola) e suco de lulo, no Malanga Bistrô
Comidas típicas Colômbia: empanadas
Empanadas com molho de abacate

Atenção: se você não gostar de nada, não se preocupe! Há diversos restaurantes especializados em culinária internacional por lá!

Comidas colombianas: conheça os pratos típicos

>> Comidas de rua e lanches

As arepas são as primeiras a serem lembradas ao pensar em comidas colombianas. Ora fazem o papel do nosso cachorro-quente, ora substituem o nosso pão de sal. Isso porque são vendidas em barraquinhas na rua, recheadas de ovo, carne ou linguiça. Mas também são servidas no café da manhã e em diversos pratos, tanto da costa quanto no interior. Existem as versões de milho e de mandioca, e podem ser fritas ou assadas.

Outros lanches típicos bem famosos são a almojábana, que é como um bolinho meio doce e o pan de bono, que é como se fosse o nosso pão de queijo. A gente encontra ele em vários lugares, mas um ponto famoso e barato para experimentar o pan de bono e outros “salgados” típicos é a Esquina del Pandebono, em Cartagena.

Há muitos pastéis, que parecem mais um salgado folhado, com vários tipos de recheios, inclusive doces, pan de yuca e outros. Mas com o calor, o mais comum na região costeira são as frutas frescas servidas pelas palenqueras com suas roupas coloridas.

Já ouviu falar em tamal ou tamales? É algo bem diferente a princípio, mas lembra bastante uma pamonha brasileira. É uma massa feita com milho, mas recheada com arroz, frango, bacon, ervilha e cenoura, servido em folha de bananeira, e consumido geralmente no café da manhã.

Experimente também os sorvetes de frutas típicas, como o de borojó, fruta encontrada em Chocó, região da fronteira com o Panamá, que dizem ser afrodisíaca! Na Rua Santo Domingo em Cartagena, há diversas sorveterias em que você pode degustar alguns sabores antes de escolher.

Comidas colombianas: tamales
O tradicional tamales é servido em folhas de bananeira
Comidas colombianas
À esquerda, o pan de bono, à direita, a almojábana, com um café Jual Valdez

>> Pratos da região costeira

Um dos pratos principais é o peixe frito, geralmente acompanhado de arroz de coco, que é bem gostoso, e patacón ou patacones, que é outra iguaria muito comum na culinária típica da Colômbia. É como uma massinha de banana verde frita, lembra uma panqueca, mas com sabor de banana. Ela acompanha vários pratos em todas as regiões.

Além disso, a gente encontra muitas comidas feitas com camarões e outros frutos do mar, como massas e risotos, por exemplo, ou outras também acompanhados por arroz de coco e patacones. Um lugar que a gente gostou é o La Cocina de Cartagena, no bairro San Diego.

Os ceviches também fazem sucesso, inclusive, o La Cevicheria, em Cartagena, é uma ótima opção para provar, mas chegue cedo.

Quero destacar também a cazuela de mariscos que é uma sopa bastante tradicional servida em uma panela de pedra. Poderia dizer que se parece um pouco com a nossa moqueca baiana. É feita com diversos tipos de frutos do mar, é bem cremosa e leva coco.

Se você não gosta muito de frutos do mar, existe um prato típico em Cartagena que se chama Posta Negra Cartagenera, feito com carne de boi em um molho bem diferente, com especiarias e panela (rapadura), também acompanhada por arroz de coco, patacones e salada.

Para finalizar a lista não posso deixar de citar a lagosta grelhada e os lagostins que a gente teve oportunidade de experimentar na Isla Rosário, bem frescos, acompanhados – para variar, de arroz de coco e patacones – e com um preço semelhante ao do Nordeste Brasileiro.

Comidas colombianas
O ceviche vem acompanhado de patacones
Comidas colombianas: posta negra
Posta Negra Cartagenera
Comidas colombianas
Peixe frito com arroz de coco e patacones é o prato mais tradicional de Cartagena
Comidas colombianas: lagosta
Lagosta grelhada com arroz de coco, patacones e salada
Comidas colombianas
Arroz de mariscos

Confira: hospedagens em Cartagena das Índias, Medelín e Bogotá

>> Pratos do interior

À medida em que a altitude aumenta, os pratos típicos da Colômbia ganham mais sustância, com muitas sopas e carnes gordas. O Ajiaco santafereño é uma das sopas criollas mais conhecidas. É feita com três tipos de batatas, frango e creme de leite, alcaparras e uma erva de origem pré-hispânica conhecida como ‘guasca’, servida com uma mazorca (espiga de milho), e um pratinho de arroz e abacate.

Outro caldo famoso é o Sancocho, feito com mandioca, batata, banana, coentro e coxa de frango, também servido com uma espiga de milho, arroz e abacate.

Também provamos a Mazamorra Chiquita, em um lugar bem local, que fomos com um colega colombiano que conhecemos no Salar de Uyuni. Parece uma dobradinha, mas com milho.

O Caldo con Costilla, geralmente tomado no café da manhã, e a Sopa de Mondongo, feita com batatas e diversos miúdos e tripas de boi, também são muito tradicionais.

Já a Bandeja Paisa eu diria que é o nosso PF na versão colombiana. Prato muito requisitado – e muito calórico – feito com arroz, feijão, carne moída, linguiça, chouriço, chicharrón (um pedaço de barriga de porco), banana, ovo, abacate e arepas. Bem parecido com ele é o Sobrebarriga, que provamos no pueblo Zipaquirá.

Lembre-se que esses pratos são enoooormes e servem duas pessoas facilmente. Um ótimo lugar em Bogotá para encontrar todas essas comidas típicas da Colômbia é o centro histórico. Na rua ao lado da Catedral, que fica na Plaza Bolívar está o La Puerta Falsa, restaurante super tradicional fundado em 1816, o La Puerta de la Tradicíon e o La Puerta de La Catedral, todos especializados em receitas, doces e bebidas locais.

Pratos típicos da da Colômbia: Bandeja Paisa
Pandeja Paisa, tradicional em Bogotá, é feito com arroz, feião, arepas, linguiça, clouriço, abacate, banana, ovo frito e chicharrón, que é tipo um pedaço de toucinho
Comidas colombianas: ajiaco
Ajiaco Santafereño
Comidas colombianas: sancocho
O Sancocho de frango se parece com o prato anterior fisicamente, mas na verdade é bem diferente em sabor
Comidas colombianas: sobrebarriga
Sobrebarriga que provamos em Zipaquirá
Pratos típicos da Colômbia: mazamorra chiquita
Mazamorra Chiquita, feita com milho, vísceras de boi e fava, um grão gigante parecido com a nossa fava

>> Bebidas

Entre as bebidas que você precisa provar a gente destaca a limonada com coco, parece simples, mas é uma bebida deliciosa e oferecida em todos os bares e restaurantes, bem geladinha, perfeita para refrescar o calor. Uma dica de lugar com mesas ao ar livre e sucos deliciosos é o Malanga Bistrô Caribe, na Plaza San Diego.

Entre os vários sucos de frutas como guanábana (graviola), fresa (moranga), curuba (um “maracujá-banana”) e outros, o imperdível é o suco de lulo, fruta local da família do caqui e do tomate, com sabor cítrico.

Já a Agua de Panela, eu diria que é um “suco de rapadura”, rs, parece um mate, mas é bem doce.

Muitos sabem que a Colômbia é um país com grande produção de café e cacau, então é fácil encontrar muitas cafeterias, e, especificamente no interior, muitos lugares que vendem deliciosos chocolates quentes incrementados. Experimentei um com pimenta negra bem diferente.

O café Juan Valdéz é o mais conhecido e há uma cafeteria em cada esquina da Colômbia. São bem sofisticadas, estilo Starbucks. É um café muito bom, com diversas especialidades, e esse é um ótimo presente pra trazer para o Brasil. Mas a gente tem um amigo colombiano que nos apresentou para outras marcas menos famosas e excelentes, como o Sello Rojo, que trouxemos para casa e adoramos.

Entre as bebidas alcoólicas, destaco os diversos drinks, principalmente Mojito, Piña colada e Coco Loko. O Canelazo, mais comum em Bogotá, é feito com cachaça, canela e rapadura, e parece um chá, servido quente.

Se você curte cervejas, recomendo visitar o pub BBC, ou Bogotá Beer Company, presente em diversas zonas de restaurantes em Bogotá. Também é encontrada nos bares e restaurantes em outras cidades, e entre uma BBC Roja e uma Aguila, prefira a primeira!

Comidas colombianas
Empanadas com água de panela da Esquina del pandebono
Comidas colombianas: BBC
Cervejaria Bogotá Beer Company
Comidas colombianas
Piña colada com camarões empanados em coco: DI VI NO

Clique aqui e garanta 5% OFF no seguro viagem para a Colômbia

>> O que comer na Colômbia: doces

Para quem gosta de sobremesas, chegou a hora de falar dos doces típicos de lá. Em Cartagena existe um local chamado Portal de los Dulces, logo que se entra na cidade amuralhada pela Torre do Relógio. Lá estão várias barraquinhas de senhoras que vendem doces típicos como marquesas, uma massa com graviolas e um toque de amora, panderitos, que é tipo um biscoitinho de polvilho, las panelitas, doce feito com leite, rapadura e farinha, além de muitas cocadas e muitos doces com arequipe, o doce de leite deles, que é muito gostoso.

Comidas da Colômbia
Doces típicos vendidos na feirinha do Portal de los dulces, em Cartagena

Essas foram as comidas típicas da Colômbia que tivemos oportunidade de provar, e, particularmente, gostei de tudo! E você, provou mais alguma coisa que faltou nessa lista? Conte nos comentários!

Leia também:

Onde se hospedar em Cartagena: comparativo de bairros

Data da viagem: janeiro de 2019

por Camila Coubelle

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

Um comentário em “Comidas colombianas: quais pratos típicos provar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.