Um passeio imperdível ao redor de Bogotá é a visita à Catedral de Sal de Zipaquirá, um santuário subterrâneo, considerado a 1ª maravilha da Colômbia.
A cidade de Zipaquirá fica a cerca de 50 quilômetros da capital colombiana e a Catedral de Sal fica a 20 minutos a pé do centro. Está localizada dentro do Parque de la Sal, um complexo cultural e turístico com várias atrações, como tirolesa, muro de escalada, lanchonetes, museus, lojas e outros.
Independente de crenças religiosas, o tour pela Catedral de Sal vale e pena pela grandiosidade e pela beleza do lugar.
Neste artigo vamos te guiar pelas galerias da Catedral de Sal e te contar um pouco da história desse santuário tão emblemático. Além, é claro, de te dar dicas de como chegar por conta própria, o que visitar e onde comer na região.
Encontre as melhores ofertas de hospedagem em Bogotá e em Zipaquirá
Catedral de Sal, Bogotá: história e como surgiu
A cidade de Zipaquirá já foi considerada uma das mais importantes da Colômbia por conta da grande exploração das minas de sal. Há mais de 70 milhões de anos a região foi um oceano, o que gerou uma reserva com mais de 250 milhões de toneladas de sal, exploradas primeiro pelos indígenas, e, séculos depois, por mineiros e grandes empresas.
A Catedral de Sal surgiu a partir da fé dos mineiros que trabalhavam naquelas minas. Muito religiosos, resolveram construir um santuário para a Virgem do Rosário de Guasá, e assim criaram a primeira catedral de Sal, em 1953. Fechada por problemas estruturais, iniciou-se, em 1991 a construção da Catedral como é hoje, 60 metros abaixo da primeira igreja.
A 180 metros abaixo da terra, a Catedral de Sal impressiona pela beleza, pelo simbolismo e pela grandiosidade. São cerca de 2 quilômetros de galerias que recriam a Via Crucis vivida por Jesus Cristo. Cada parada é representada por uma cruz talhada nas paredes de sal.
A igreja subterrânea ainda possui três naves: a do nascimento, a da vida, e a da morte e ressurreição.
A nave central é onde está a maior cruz subterrânea do mundo. Nas laterais há homenagens à Sagrada Família e uma releitura da Pietà de Michelangelo, criada pelo artista colombiano Miguel Sopo.
Como visitar a Catedral de Sal
Existem diversos passeios saindo de Bogotá até a Catedral de la Sal, indicados para quem quer comodidade. Contrate com antecedência um passeio com transporte e ingresso, ou com almoço incluso.
Outra opção é visitar por conta própria, já que o transporte público leva facilmente até a Zipaquirá. Confira abaixo.
Como chegar em Zipaquirá
Existem várias formas de chegar a Zipaquirá e a mais econômica delas é de ônibus. Você ainda pode ir de táxi, transfer ou de carro alugado. Nós fomos de ônibus e foi muito simples e fácil.
D I C A: Para utilizar o transporte urbano na capital você precisa adquirir um cartão do Transmilenio (COP 5.000) em uma das estações de entroncamento ou mesmo no aeroporto. Depois é só recarregar com o número de viagens que pretende fazer. Cada passagem custa COP 2.300. Nas estações você consegue fazer baldeações sem precisar pagar outra tarifa.
Para Zipaquirá, basta pegar um desses ônibus e seguir até o terminal Pontal del Norte. Dali, você sai da estação e pega uma das vans ou ônibus disponíveis a cada 10 minutos. Há placas e é supertranquilo de pegar. As passagens para “Zipa”, como eles dizem por lá, custam COP 5.400 (R$ 7 jun/2022) e você paga direto ao motorista.
A viagem até a cidade vizinha dura cerca de 50 minutos (sem trânsito) e você pode pedir ao motorista para avisar quando chegar no ponto mais próximo da Catedral.
Dali, você pode seguir a pé para o Parque de la Sal, de táxi ou no trenzinho que circula pela cidade.
Nós recomendamos ir a pé para curtir o clima agradável e conhecer melhor Zipaquirá, que é uma graça.
Se preferir alugar um carro, faça uma cotação na Rentcars.com. No site você pode comparar valores das principais locadoras e ainda pagar parcelado sem juros e sem IOF no cartão.
Como é a visita à Catedral de Sal
Logo na chegada do Parque de la Sal, o visitante é direcionado para a bilheteria, que fica cerca de 15 minutos de caminhada por rampas e escadarias.
Os ingressos para visitar a Catedral de Sal custam COP 57mil – cerca de R$ 80 (jun/2020) – e dão direito ao tour, a um áudio guia e a assistir ao filme 3D que conta a história de Zipaquirá e da Catedral. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão.
D I C A: Há uma casa de câmbio dentro do Parque de la Sal, mas recomendamos que já leve seu dinheiro trocado.
Ingresso comprado, é só seguir para a entrada da mina. Logo de cara o visitante é recebido por uma grande galeria iluminada com uma animação de led que desenha as bandeiras de todos os países do mundo. Seguindo pelo túnel inicia-se a Via Crucis.
Em cada parada, Jesus é representado por uma cruz diferente. Os guias nos explicaram que seria muito difícil talhar imagens detalhadas nas rochas de sal e, por isso, cada artista criou uma simbologia em torno do episódio retratado.
Um exemplo disso é o momento em que Jesus carrega a cruz. O piso é propositalmente desigual nesse trecho para simbolizar as dificuldades encontradas pelo caminho.
Após fazer toda a Via Sacra, chega-se ao ponto alto da visita: as cúpulas da Catedral de Sal. Na nave central está a cruz que é uma grande surpresa para quem olha de perto (não vou dar spoilers). Nas laterais, esculturas homenageiam a Sagrada Família e a Pietà de Michelangelo, recriada com traços indígenas por um artista colombiano (para lembrar os povos que habitavam a região de Zipaquirá).
Na capela, onde há missas todos os domingos, há imagens de santas padroeiras dos países da América do Sul. A Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi talhada em madeira e é lindíssima. No centro, a Virgem do Rosário de Guasá, padroeira dos mineiros.
Após o tour, ainda dentro da mina, há um imenso corredor cheio de lojas de souvenirs, um espelho d’água, lanchonetes, banheiros e até um spa. É nessa área que está o cinema, onde é transmitido o filme incluído no ingresso. A exibição dura cerca de 15 minutos e inicia-se a cada meia hora.
Confira fotos do interior da Catedral de Sal:
É seguro visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá?
Apesar de estar a 180 metros abaixo do solo, o local é bem seguro. Tem corredores amplos, iluminados e arejados. O piso não é escorregadio e há monitores durante todo o percurso.
Pelo caminho, há placas de led indicando saídas de emergência e, em alguns pontos, há um telefone que qualquer pessoa pode utilizar para pedir socorro por algum motivo. Há uma lista pregada na cabine com todos os telefones úteis dentro do Parque.
>> Seguro viagem para a Colômbia <<
Quanto tempo dura a visita?
A duração da visita vai depender do ritmo de cada um. Nós visitamos toda a Catedral de Sal em cerca de 2h. Mas o Parque de la Sal é enorme e cheio de atividades. Se quiser aproveitar um pouco mais, reserve pelo menos um turno.
Uma dica que eu dou é ir para Zipaquirá de manhã e aproveitar todo o dia por lá, tanto no Parque, quanto na cidade.
Outras atividades no Parque de la Sal
Além do tour pela Catedral de Sal, ainda é possível fazer as seguintes atividades:
- Museo de la Salmuera: conta a história das minas de sal de Zipaquirá;
- Tirolesa: 210 metros, atravessando toda a Plaza del Minero;
- Muro de escalada;
- Tour na Ruta del Minero: simula o trabalho de um mineiro de verdade;
- Caminata huellas de la sal: uma espécie de walking tour guiado;
- City tour de trem pela cidade.
>> Todas essas atividades são pagas a parte ou em combos oferecidos logo na entrada do Parque.
Onde comer em Zipaquirá: anote essa dica!
No Parque de la Sal há vários restaurantes e lanchonetes, mas nossa dica é que você almoce na cidade.
Nós recebemos uma recomendação para comer um prato típico de Zipaquirá, a Sobrebarriga, no restaurante Parolaccia (o último antes da entrada do Parque) e foi uma ótima escolha. Além de saboroso, saiu bem mais barato do que imaginávamos. Detalhe: o prato é individual, mas serve bem duas pessoas.
Também dedique um tempo para conhecer – e comer – em um dos bares ao redor do Plaza de La Independencia ou em uma das lanchonetes ao redor da praça principal (ou Parque Municipal) da cidade. Foi lá que comemos as melhores empanadas da viagem à Colômbia. Aproveite para conhecer outras comidas colombianas que você precisa provar na sua viagem.
Mais atrações em Zipaquirá
A cidade de mais ou menos 150 mil habitantes é bem movimentada, pelo menos na área central. Em uma hora dá para circular bastante pelo centro e conhecer alguns pontos interessantes.
O primeiro deles é no Parque Municipal (praça principal da cidade) onde estão o Centro Histórico e vários prédios em estilo colonial considerados monumentos nacionais. Um deles é a Catedral Diocesana, de 1870, com uma linda fachada de pedra.
Outro destaque é para o Museu Casa del Nobel, dedicada ao escritor colombiano Gabriel García Márquez. O prédio, que virou um centro cultural, foi a escola onde o ganhador do Nobel de Literatura viveu e estudou na juventude. A visita é gratuita e o tour guiado dura cerca de 20 minutos. Vale a pena visitar e conhecer um pouco mais sobre o escritor e sua importância para o país.
Como levar dinheiro para a Colômbia?
Atualmente, nossa plataforma preferida é a Wise, uma conta digital multimoeda gratuita que permite manter e movimentar dinheiro em 50 moedas.
A Wise tem cartão de débito internacional grátis que pode ser usado na versão física ou na versão virtual no seu aparelho celular para fazer pagamentos ou saques em outros países.
Claro, a gente também leva uma quantia em dinheiro para o caso de pagamentos pequenos ou lugares que não aceitam cartão, mas a facilidade e economia do cartão Wise nos deu segurança para levar 80% do valor do dinheiro da viagem diretamente na conta. Isto porque o IOF é de apenas 1,1%, mais vantajoso do que é oferecido pelas casas de câmbio.
Confira nosso post completo sobre a Wise para tirar mais dúvidas, ou crie sua conta Wise grátis aqui.
S E R V I Ç O
Catedral de Sal
Parque de la Sal Zipaquirá – Carrera 6, Calle 1
Funcionamento: todos os dias, de 9h às 17h30 (horário limite para entrar)
Telefones: 315 760 7376 | 01 8000 955528
Site: www.catedraldesal.gov.co
+ artigos sobre a Colômbia
Comidas colombianas: quais pratos provar
Onde ficar em Cartagena: comparativo de bairros e dicas de bons hotéis
Guia completo de Cartagena das Índias
A Catedral de Sal de Zipaquirá é uma das maravilhas da Colômbia e rende um ótimo passeio. Ficou alguma dúvida sobre a atração?
Por Nange Sá
Adorei o post! Muito obrigada pelas dicas! Estarei na Colômbia em Março de 2020 e estava realmente procurando dicas de como ir por conta própria conhecer a Catedral de Sal. Vou seguir direitinho e dicas de vcs 😉
Muito obrigada pelo feedback! Que legal que gostou, Lívia! Conta pra gente depois como foi sua experiência por lá! 😉
Conhecemos Bogotá durante uma conexão de 24 horas, mas pretendemos voltar e incluiremos a visita à catedral de sal com certeza, temos visto muitos relatos legais sobre o passeio. Ah, comemos uma ‘sobrebarriga’ em Bogotá também :).
Ai, amei sobrebarriga! hahaha. Acho super válido ir na Catedral. Independente de religiões, é um lugar lindíssimo.
Eu já vi fotos dessa igreja mas não recordava que era na Colômbia, que legal. Achei mega interessante o passeio e bem mais longo do que imaginei, 02 horas significa que tem muito a percorrer, adorei! Curti muito também a cidade de Zipaquirá, com certeza vale a pena caminhar por ela. Obrigada pelas dicas.
Siiiimmm, cada pedacinho da Catedral tem algo interessante, não é simplesmente caminhar e observar.
Já tive ouvido falar de minas de sal com fins turísticos na Roménia, mas nunca numa igreja de sal. Muito interessante e parece que a Catedral de Zipaquirá tem uma boa estrutura. Também se paga bilhete para assistir à missa de domingo?
Sim. Você paga o ingresso normal e a missa seria uma espécie de “plus” no tour.
Não acredito que eu nunca havia ouvido falar sobre essa catedral! Com certeza farei questão de conhecer quando for a Colombia 🙂
É, com certeza, um passeio inesquecível!
Acho super interessante a relação da religião com as pessoas. Mesmo em condições provavelmente difíceis, os mineiros se preocuparam em construir uma catedral como essa, que ao final, significa um conforto pra eles, né? Só achei o ingresso um pouquinho caro…
Realmente, é um pouco caro, mas vale a pena se pensar que está visitando um lugar onde não se imaginava construir algo tão grandioso, além de ser uma aula de cultura, né.
[…] >> Confira como chegar e veja outras dicas sobre a cidadezinha no nosso artigo sobre a Catedral de Sal, a primeira maravilha da Colômbia. […]
[…] Catedral de Sal de Zipaquirá, primeira maravilha da Colômbia […]