Conheça a Catedral de Sal, a 1ª maravilha da Colômbia

Um passeio imperdível ao redor de Bogotá é a visita à Catedral de Sal de Zipaquirá, um santuário subterrâneo, considerado a 1ª maravilha da Colômbia.

A cidade de Zipaquirá fica a cerca de 50 quilômetros da capital colombiana e a Catedral de Sal fica a 20 minutos a pé do centro. Está localizada dentro do Parque de la Sal, um complexo cultural e turístico com várias atrações, como tirolesa, muro de escalada, lanchonetes, museus, lojas e outros.

Independente de crenças religiosas, o tour pela Catedral de Sal vale e pena pela grandiosidade e pela beleza do lugar.

Neste artigo vamos te guiar pelas galerias da Catedral de Sal e te contar um pouco da história desse santuário tão emblemático. Além, é claro, de te dar dicas de como chegar por conta própria, o que visitar e onde comer na região.

Catedral de Sal de Zipaquirá
Catedral de Sal de Zipaquirá, perto de Bogotá
Catedral de Sal Bogotá
Catedral de Sal é uma das atrações mais importantes de toda a Colômbia
Catedral de Sal de Zipaquirá
Entrada da Catedral
Zipaquirá Colômbia
A cidade de Zipaquirá vista da entrada da Catedral de Sal

Encontre as melhores ofertas de hospedagem em Bogotá e em Zipaquirá

Como surgiu a Catedral de Sal

A cidade de Zipaquirá já foi considerada uma das mais importantes da Colômbia por conta da grande exploração das minas de sal. Há mais de 70 milhões de anos a região foi um oceano, o que gerou uma reserva com mais de 250 milhões de toneladas de sal, exploradas primeiro pelos indígenas, e, séculos depois, por mineiros e grandes empresas.

A Catedral de Sal surgiu a partir da fé dos mineiros que trabalhavam naquelas minas. Muito religiosos, resolveram construir um santuário para a Virgem do Rosário de Guasá, e assim criaram a primeira catedral de Sal, em 1953. Fechada por problemas estruturais, iniciou-se, em 1991 a construção da Catedral como é hoje, 60 metros abaixo da primeira igreja.

A 180 metros abaixo da terra, a Catedral de Sal impressiona pela beleza, pelo simbolismo e pela grandiosidade. São cerca de 2 quilômetros de galerias que recriam a Via Crucis vivida por Jesus Cristo. Cada parada é representada por uma cruz talhada nas paredes de sal.

A igreja subterrânea ainda possui três naves: a do nascimento, a da vida, e a da morte e ressurreição.

A nave central é onde está a maior cruz subterrânea do mundo. Nas laterais há homenagens à Sagrada Família e uma releitura da Pietà de Michelangelo, criada pelo artista colombiano Miguel Sopo.

Catedral de Sal Bogotá
Tudo é feito de sal
Catedral de Sal Bogotá
Uma das enormes naves da Catedral de Sal

Como chegar em Zipaquirá

Existem várias formas de chegar a Zipaquirá e a mais econômica delas é de ônibus. Você ainda pode ir de táxi, transfer – contratado nas agências – ou de carro alugado. Nós fomos de ônibus e foi muito simples e fácil.

D I C A: Para utilizar o transporte urbano na capital você precisa adquirir um cartão do Transmilenio (COP 5.000) em uma das estações de entroncamento ou mesmo no aeroporto. Depois é só recarregar com o número de viagens que pretende fazer. Cada passagem custa COP 2.300. Nas estações você consegue fazer baldeações sem precisar pagar outra tarifa.

Para Zipaquirá, basta pegar um desses ônibus e seguir até o terminal Pontal del Norte. Dali, você sai da estação e pega uma das vans ou ônibus disponíveis a cada 10 minutos. Há placas e é supertranquilo de pegar. As passagens para “Zipa”, como eles dizem por lá, custam COP 5.400 (R$ 7,00 jan/2019) e você paga direto ao motorista.

A viagem até a cidade vizinha dura cerca de 50 minutos (sem trânsito) e você pode pedir ao motorista para avisar quando chegar no ponto mais próximo da Catedral.

Dali, você pode seguir a pé para o Parque de la Sal, de táxi ou no trenzinho que circula pela cidade.

Nós recomendamos ir a pé para curtir o clima agradável e conhecer melhor Zipaquirá, que é uma graça.

>> Se preferir alugar um carro, faça uma cotação na Rentcars.com. No site você pode comparar valores das principais locadoras e ainda pagar em até 12x sem juros no cartão sem IOF.

Zipaquirá Colômbia
Praça principal de Zipaquirá
Zipaquirá Colômbia
A cidade foi fundada em 1600 e tem um centro histórico bem conservado
Catedral de Sal Colombia
Sendero Ecológico no Parque de la Sal

Como é a visita à Catedral de Sal

Logo na chegada do Parque de la Sal, o visitante é direcionado para a bilheteria, que fica cerca de 15 minutos de caminhada por rampas e escadarias.

Os ingressos para visitar a Catedral de Sal custam COP 57mil – cerca de R$ 80,00 (jan/19) – e dão direito ao tour, a um áudio guia e a assistir ao filme 3D que conta a história de Zipaquirá e da Catedral. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão.

D I C A: Há uma casa de câmbio dentro do Parque de la Sal, mas recomendamos que já leve seu dinheiro trocado.

Ingresso comprado, é só seguir para a entrada da mina.  Logo de cara o visitante é recebido por uma grande galeria iluminada com uma animação de led que desenha as bandeiras de todos os países do mundo. Seguindo pelo túnel inicia-se a Via Crucis.

Em cada parada, Jesus é representado por uma cruz diferente. Os guias nos explicaram que seria muito difícil talhar imagens detalhadas nas rochas de sal e, por isso, cada artista criou uma simbologia em torno do episódio retratado.

Um exemplo disso é o momento em que Jesus carrega a cruz. O piso é propositalmente desigual nesse trecho para simbolizar as dificuldades encontradas pelo caminho.

Após fazer toda a Via Sacra, chega-se ao ponto alto da visita: as cúpulas da Catedral de Sal. Na nave central está a cruz que é uma grande surpresa para quem olha de perto (não vou dar spoilers). Nas laterais, esculturas homenageiam a Sagrada Família e a Pietà de Michelangelo, recriada com traços indígenas por um artista colombiano (para lembrar os povos que habitavam a região de Zipaquirá).

Na capela, onde há missas todos os domingos, há imagens de santas padroeiras dos países da América do Sul. A Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi talhada em madeira e é lindíssima. No centro, a Virgem do Rosário de Guasá, padroeira dos mineiros.

Após o tour, ainda dentro da mina, há um imenso corredor cheio de lojas de souvenirs, um espelho d’água, lanchonetes, banheiros e até um spa. É nessa área que está o cinema, onde é transmitido o filme incluído no ingresso. A exibição dura cerca de 15 minutos e inicia-se a cada meia hora.

Catedral de Sal Bogotá
A entrada da Catedral fica ao lado do muro de escalada
Catedral de Sal Bogotá
Catedral de Sal Bogotá
Um dos momentos da Via Crucis, com o chão desigual representando as dificuldades
Catedral de Sal Bogotá
Uma escultura magnífica em sal, com elementos que remetem à Zipaquirá e à Catedral
Catedral de Sal Bogotá
Releitura da obra Pietá de Michelangelo
Catedral de Sal Bogotá
Uma das naves da Catedral de Sal. Em primeiro plano a escultura que é releitura da obra “A criação de Adão”, de Michelangelo
Catedral de Sal Bogotá
Cine 3D
Catedral de Sal Bogotá
Mirante para uma das naves
Catedral de Sal Bogotá
O Espelho D’água é uma das atrações dentro da Catedral

É seguro visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá?

Apesar de estar a 180 metros abaixo do solo, o local é bem seguro. Tem corredores amplos, iluminados e arejados. O piso não é escorregadio e há monitores durante todo o percurso.

Pelo caminho, há placas de led indicando saídas de emergência e, em alguns pontos, há um telefone que qualquer pessoa pode utilizar para pedir socorro por algum motivo. Há uma lista pregada na cabine com todos os telefones úteis dentro do Parque.

>> Seguro viagem para a Colômbia

Quanto tempo dura a visita?

A duração da visita vai depender do ritmo de cada um. Nós visitamos toda a Catedral em cerca de 2h. Mas o Parque de la Sal é enorme e cheio de atividades. Se quiser aproveitar um pouco mais, reserve pelo menos um turno.

Uma dica que eu dou é ir para Zipaquirá de manhã e aproveitar todo o dia por lá, tanto no Parque, quanto na cidade.

Outras atividades no Parque de la Sal

Além do tour pela Catedral de Sal, ainda é possível fazer as seguintes atividades:

  • Museo de la Salmuera: conta a história das minas de sal de Zipaquirá;
  • Tirolesa: 210 metros, atravessando toda a Plaza del Minero;
  • Muro de escalada;
  • Tour na Ruta del Minero: simula o trabalho de um mineiro de verdade;
  • Caminata huellas de la sal: uma espécie de walking tour guiado;
  • City tour de trem pela cidade.

>> Todas essas atividades são pagas a parte ou em combos oferecidos logo na entrada do Parque.

Catedral de Sal Bogotá
Alguns valores dos combos de atrações dentro do parque (clique para ver em tamanho maior)
Catedral de Sal Bogotá
Dentro da Catedral há várias lojas que vendem lembrancinhas e produtos feitos de sal

Onde comer em Zipaquirá: anote essa dica!

No Parque de la Sal há vários restaurantes e lanchonetes, mas nossa dica é que você almoce na cidade.

Nós recebemos uma recomendação para comer um prato típico de Zipaquirá, a Sobrebarriga, no restaurante Parolaccia (o último antes da entrada do Parque) e foi uma ótima escolha. Além de saboroso, saiu bem mais barato do que imaginávamos. Detalhe: o prato é individual, mas serve bem duas pessoas.

Também dedique um tempo para conhecer – e comer – em um dos bares ao redor do Plaza de La Independencia ou em uma das lanchonetes ao redor da praça principal (ou Parque Municipal) da cidade. Foi lá que comemos as melhores empanadas da viagem à Colômbia. Aproveite para conhecer outras comidas colombianas que você precisa provar na sua viagem.

Sobrebarriga Zipaquirena
O “Sobrebarriga” é um prato típico de Zipaquirá

Mais atrações em Zipaquirá

A cidade de mais ou menos 150 mil habitantes é bem movimentada, pelo menos na área central. Em uma hora dá para circular bastante pelo centro e conhecer alguns pontos interessantes.

O primeiro deles é no Parque Municipal (praça principal da cidade) onde estão o Centro Histórico e vários prédios em estilo colonial considerados monumentos nacionais. Um deles é a Catedral Diocesana, de 1870, com uma linda fachada de pedra.

Outro destaque é para o museu Casa del Nobel, dedicada ao escritor colombiano Gabriel García Márquez. O prédio, que virou um centro cultural, foi a escola onde o ganhador do Nobel de Literatura viveu e estudou na juventude. A visita é gratuita e o tour guiado dura cerca de 20 minutos. Vale a pena visitar e conhecer um pouco mais sobre o escritor e sua importância para o país.

Centro Cultural Garcia Marques
Centro Cultural García Márquez, em Zipaquirá

S E R V I Ç O

Catedral de Sal

Parque de la Sal Zipaquirá – Carrera 6, Calle 1

Funcionamento: todos os dias, de 9h às 17h30 (horário limite para entrar)

Telefones: 315 760 7376 | 01 8000 955528

Site: www.catedraldesal.gov.co

 

+  artigos sobre a Colômbia

Comidas colombianas: quais pratos provar

Onde ficar em Cartagena: comparativo de bairros e dicas de bons hotéis

 

Por Nange Sá

Data da viagem: janeiro de 2019

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

Um comentário em “Conheça a Catedral de Sal, a 1ª maravilha da Colômbia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.