Onde ficar em Cartagena: comparativo de bairros e dicas de bons hotéis

Atualizado em

Só decida onde ficar em Cartagena das Índias, na Colômbia, depois de conhecer as duas áreas turísticas e com maior oferta de hotéis e pousadas. Elas são bem diferentes entre si. O Centro Histórico nos arredores da Cidade Amuralhada, composto por quatro bairros pequenos, é a região charmosa e próxima das atrações. E o Bocagrande é o bairro a beira-mar, moderno e rico, onde estão os grandes hotéis.

Descubra qual região mais combina com a sua viagem e aproveite as dicas de hotéis e pousadas bem avaliadas e que cabem em todos os bolsos.

onde ficar em Cartagena das Índias
Cartagena tem cerca de 11 km de muros, que serviam para protegê-la dos invasores e piratas no período colonial

Clique aqui e garanta 5% de desconto no seu seguro viagem para a Colômbia

Onde ficar em Cartagena: entendendo as duas zonas turísticas

A parte histórica de Cartagena, que está cercada pelas famosas muralhas, é composta por 4 bairros: Centro, San Diego, Getsemaní e La Matuna. Essa região fica a cerca de 15 minutos de carro do aeroporto e pode ser conhecida a pé, já que tem no máximo 2 quilômetros de distância de um ponto extremo ao outro. É a zona turística perto de tudo que interessa e perto de onde saem as lanchas para as ilhas do caribe colombiano. Veja o mapa abaixo para entender melhor.

Já o bairro Bocagrande, mais moderno, com edifícios altos, está a cerca de 3 quilômetros do centro histórico e a 8,5 do aeroporto. O atrativo é a praia, que por ser urbana, não é tão bonita quanto o que se espera do mar do Caribe.

onde se hospedar em Cartagena

Entenda agora as características de cada bairro e escolha a hospedagem em Cartagena que tem tudo a ver com você.

Centro, o mais procurado:

onde ficar em Cartagena das Índias
O Centro tem prédios bonitos e conservados
onde ficar em Cartagena das Índias
Plaza Santo Domingo, coração do Centro
onde ficar em Cartagena, Colômbia

É a região mais famosa e cobiçada, dentro da Cidade Amuralhada, onde estão os casarões mais bonitos e as construções mais importantes do período colonial. As ruas cheias de casas com varandas floridas se intercalam com muitos restaurantes, agências de turismo, museus, igrejas e lojas. O “coração” do centro é a Plaza Santo Domingo, um dos lugares em que a gente se hospedou e adorou.

De fato, por ser o “centro do centro”, é a área com melhor localização, perto tanto das muralhas quanto dos outros bairros históricos.

É legal para quem quer badalação.

Pontos positivos: proximidade com a maior parte das atrações; grande número de bares, restaurantes e lojas de artesanato, esmeraldas e etc. Há muitas opções de ótimas pousadas e hotéis; fica perto do porto de onde partem as lanchas para a Isla Rosário.

Pontos negativos: me incomodou um pouco a grande circulação de charretes e táxis que buzinam demais. Essa movimentação um pouco chata para quem quer caminhar pelas ruas vai desde cedo até bem tarde. Também tem muitos vendedores que são bem insistentes.

O Hotel Casa India Catalina é confortável e elegante e o Centro Hotel tem localização perfeita. São dois 3 estrelas bem recomendados.

Duas boas opções 4 estrelas bem avaliadas são o Hotel Casa San Agustin, em um casarão colonial, e o Balcones de Alhelí Hotel, em estilo mais moderno.

O Bourbon St Hostal Boutique é um dos melhores albergues que já conhecemos. Mesmo com quartos mistos compartilhados, a “capsula” oferece privacidade e espaço suficiente. Os banheiros são ótimos, tem bar com desconto no terraço e um café da manhã imperdível.

Já o Hotel LM A Luxury Boutique Hotel é um 5 estrelas bonito com restaurante, hidromassagem e piscina na cobertura com vista da cidade.

>> Todas as ofertas de hospedagem no Centro.

>> Se você prefere alugar uma casa ou apê no Airbnb, use nosso cupom de desconto de R$130,00 (só vale na 1ª reserva).

San Diego, o mais agradável:

onde ficar em Cartagena das Índias
Ruas floridas do bairro San Diego
onde ficar em Cartagena
Plaza Fernandes Madrid, no bairro San Diego

Esse foi o bairro do centro histórico que mais gostei. Nele estão duas praças – Plaza San Diego e Plaza Fernandez Madrid – rodeadas de ótimos restaurantes com mesas ao ar livre. São menos de 10 minutos de caminhada até o bairro anterior, pois eles quase se fundem.

San Diego também está dentro da Cidade Amuralhada e suas ruas são igualmente bonitas e coloridas, mas algumas construções, apesar de antigas, porém conservadas, são menores e menos imponentes. As flores também dão o ar da graça por ali.

É perfeito para famílias.

Pontos positivos: um pouco mais vazio, o que deixa as ruas mais agradáveis. É perto das atrações e do porto de onde partem as lanchas para a Isla Rosário.

Pontos negativos: menor oferta de hospedagem; preços mais elevados.

O Sofitel Legend Santa Clara é um 5 estrelas conhecidíssimo e com ótima avaliação, com spa e dois restaurantes.

Já um dos albergues mais procurados é o Viajero Cartagena Hostel, que tem quartos compartilhados e privativos.

O Casa Del Curato e o Hotel 3 Banderas são duas opções 3 estrelas com ótima avaliação e custo-benefício.

E o Don Pedro de Heredia é uma boa dica para quem procura um casarão colonial com conforto e bom preço.

>> Todas as ofertas de hospedagem em San Diego.

Getsemaní, o preferido dos mochileiros:

onde ficar em Cartagena das Índias
O Getsemaní é o bairro cheio de grafittis
onde ficar em Cartagena das Índias
Plaza de La Trinidad, a principal do bairro Getsemaní, bem agitada à noite e cerca de restaurantes
onde ficar em Cartagena das Índias
A rua do Café Havana – a boate famosa – é cheia de bares e restaurantes cheios à noite

Conhecido pela boemia, esse bairro lembra o Beco do Batman em São Paulo. O antigo bairro de escravos foi revitalizado e tem diversas paredes grafitadas. Com ruas mais estreitas e muitos bares e baladas, é o lugar preferido dos mochileiros. Isto se deve à tradição de que esse bairro oferecia as opções mais baratas de hospedagem, por ser considerado mais perigoso antigamente. Atualmente esse panorama mudou, devido à revitalização e ao crescimento do turismo na cidade, e o bairro atende todos os tipos de público.

A diferença em relação aos dois anteriores é que ele é um pouco mais “local”. A praça principal – Plaza de la Trinidad – é turística e sempre cheia, mas à medida que a gente se afasta pelas ruelas, encontramos bares pequenos e frequentados pelos moradores.

Também fica bem próximo das atrações do centro e a dica é procurar um hotel nas ruas próximas ao Parque Centenário ou da Plaza Trinidad, onde estão as melhores opções e onde ficam os bons restaurantes. Entre o bairro e o parque está a Torre do Relógio, “entrada principal” para a Cidade Amuralhada, mas o lado do Getsemaní que dá para o mar também tem muralha. Nos hospedamos aqui em outro momento da viagem e gostamos.

É interessante para jovens solteiros.

Pontos positivos: hospedagens mais baratas; mais baladas; restaurantes em conta; proximidade com as atrações, proximidade com o porto.

Pontos negativos: algumas ruas mais escuras e vazias à noite; barulho até mais tarde.

Dois albergues que estão na Calle Media Luna, em frente ao parque Centenário, são o Mystic House Hostal e o Media Luna Hostel, ambos com quartos privativos e compartilhados.

O Hotel Capellán é uma opção 5 estrelas na mesma rua, com restaurante, piscina no terraço e atendimento impecável.

Se a escolha é um 3 estrelas confortável e com preço atrativo, confira o Hotel San Felipe.

Algumas das opções mais econômicas são o Hotel Casa Baluarte e o Casa Marta.

>> Todas as ofertas de hospedagem em Getsemaní.

DICA: Evite o bairro La Matuna. Ele é mais comercial, não é tão bonito como os outros do centro histórico.

Para sair do aeroporto de Cartagena, as opções são táxis credenciados, que custam 15 mil pesos colombianos para o centro histórico/cerca de 20 reais (jan/2019), transfer privativo (consulte opções aqui), ou carro alugado (compare preços de diversas locadoras aqui).

Bocagrande, o bairro moderno na orla:

onde ficar em Cartagena das Índias
Praia em Bocagrande, cercada de prédios modernos. Foto: Carlos Ferreira

Mais organizado e sem o charme caótico do centro histórico, esse bairro na orla têm muitas opções de hotéis com preços mais baratos, além de shoppings e restaurantes. Dá para ir a pé para a praia, que como já mencionei, não é tão bonita. É o extremo oposto da Cidade Amuralhada, agradando quem gosta de infraestrutura e grandes cidades.

Pontos positivos: variedade de hotéis grandes e de redes internacionais com ótimo custo-benefício; proximidade com a praia.

Pontos negativos: distância do centro; necessidade de pegar táxi para visitar as atrações e para chegar ao porto de onde partem as lanchas para a Isla Rosário.

Procura uma piscina com vista maravilhosa? Vá de Hyatt Regency Cartagena, um 5 estrelas bem avaliado, ou Hampton by Hilton Cartagena, um 4 estrelas, ambos com preço justo. O Holiday Inn Express Bocagrande é outro 4 estrelas bem procurado.

O Hotel Casa Ballarin é uma opção boa e barata, e o Baluarte Cartagena Hotel Boutique é um 3 estrelas com ótimo preço.

>> Todas as ofertas de hospedagem em Bocagrande.

Agora que você conhece melhor as regiões, fica mais fácil decidir onde ficar em Cartagena. Conta pra gente nos comentários e boa viagem!

Data da viagem: janeiro de 2019

por Camila Coubelle

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Viaje conectado com a EasySim4U ou a Chip de Viagem
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

4 comentários em “Onde ficar em Cartagena: comparativo de bairros e dicas de bons hotéis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.