InícioAMÉRICA DO SULTurismo na Colômbia: cidades para visitar e dicas essenciais

Turismo na Colômbia: cidades para visitar e dicas essenciais

Tour de bicicleta por São Paulo

Turismo na Colômbia é sinônimo de viver uma maravilhosa mistura entre o charme das cidades históricas e a beleza do mar do Caribe. Uma combinação que funciona muito bem pra gente e, tenho certeza, vai te encantar também.

Embora as cidades sejam muito distintas entre si – algumas com temperaturas mais amenas, outras um calorão danado-, uma coisa elas têm em comum: a alegria do povo colombiano e a culinária deliciosa.

Selecionamos algumas dicas para quem quer descobrir um pouco mais desse país que agrada a todo tipo de viajante, do mochileiro ao rei do camarote. Conheça as cidades mais legais para visitar e organize sua viagem!

  1. Bogotá
  2. Zipaquirá
  3. San Andrés
  4. Cartagena das Índias
Bogotá, turismo Colombia
Grafittis no Centro Histórico de Bogotá
Cartagena, turismo Colombia
Cartagena e seus prédios históricos
Islas Rosario, turismo Colombia
Islas Rosario, principal passeio a partir de Cartagena

Turismo na Colômbia: como chegar

A Avianca e a Latam têm voos diretos para Bogotá, saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro. A viagem dura cerca de 6h. Dali saem as conexões para outros destinos na Colômbia, como Cartagena e San Andres.

A Copa Airlines também oferece voos com escalas no Panamá e duração de cerca de 7h30.

>> Confira preços e condições de passagens aéreas no Skyscanner.

>> Voltar ao índice

Documentação e vacina

Não é preciso visto ou passaporte para entrar na Colômbia, basta apresentar o RG em bom estado e expedido há menos de 10 anos.

Porém, o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela é obrigatório e você não consegue nem sair do Brasil sem ele. A Cia. Aérea foi bem rigorosa quanto a isso. Saiba aqui como tirar o seu Certificado de Vacinação contra Febre Amarela.

>> Voltar ao índice

Turismo Colômbia x Seguro viagem

Não é obrigatório fazer um seguro viagem para viajar à Colômbia, mas é arriscado não contratar. Imagina se você se machuca ou passa mal com alguma comida? Infelizmente os serviços de saúde pública na América do Sul não são lá essas coisas.

Use esse comparador de preços e serviços de diversas seguradoras para encontrar o que mais se encaixa às suas necessidades e viaje com mais tranquilidade. O link já está com cupom de 5% de desconto exclusivo para nossos leitores.

>> Voltar ao índice

Quanto custa viajar para a Colômbia?

A moeda corrente no país é o Peso Colombiano (COP), que é desvalorizado em relação ao real. Quando viajamos para lá, em dezembro de 2018, levamos o dinheiro em real e encontramos R$ 1 = COP 700 como o melhor câmbio.

O preço de se viajar na Colômbia pode variar, dependendo do seu destino final e do seu estilo de viagem. Na costa, que é mais turística, a comida e os passeios costumam sair mais caros que nas cidades do interior. Mas é possível encontrar restaurantes mais locais, com preços mais em conta, mesmo nas regiões próximas aos pontos turísticos.

Nós consideramos os preços de transportes, alimentação e passeios razoáveis, mas as hospedagens foram mais caras que o esperado.

>> Voltar ao índice

Turismo na Colômbia: o que fazer e quais cidades visitar

1. Bogotá

A capital da Colômbia é cosmopolita, muito parecida com São Paulo. Tem uma oferta gigante de atrações que vão de museus a centros gastronômicos. A noite por lá também é bastante agitada.

Recomendo muito o tour pelo centro histórico de Bogotá, o La Candelaria. Vá de ônibus até o centro e caminhe a pé para explorar melhor a cidade.

Para ver Bogotá do alto, visite o Cerro Monserrate ou o Santuário da Virgem de Guadalupe. A vista é fantástica!

Quem gosta de arte e história precisa fazer o Bogotá Graffiti Tour, que circula todos os dias pela arte urbana do centro de Bogotá. Também é imprescindível conhecer o Museu Nacional e o Museu do Botero.

Para finalizar, explore bastante a noite bogotana. A Zona T, ou Zona Rosa, é a mais movimentada, cheia de bares, pubs, restaurantes e grandes lojas que ficam abertas até tarde.

Fique de 3 a 4 dias.

>> Confira um guia completo sobre a capital no nosso artigo O que fazer em Bogotá.

>> Voltar ao índice

turismo Colombia
Catedral de Bogotá, na Praça de Bolívar, a principal da cidade, onde estão diversas atrações
Zona Rosa Bogota
Zona Rosa, uma das regiões boêmias, cheia de bares e restaurantes

2. Zipaquirá

Em um bate-volta a partir de Bogotá você tem a oportunidade de conhecer a Catedral de Sal, a primeira maravilha da Colômbia. A igreja construída a 180 metros abaixo do solo, no meio de uma mina de sal, fica em Zipaquirá – a 50 quilômetros da capital colombiana.

A Catedral subterrânea está dentro do Parque de La Sal que tem várias outras atividades como museus, tirolesa, muro de escalada e city tours.

Aproveite também para caminhar um pouco por Zipaquirá e visite a Casa del Nobel, que foi a escola onde o escritor Gabriel Garcia Márquez estudou na juventude. O tour guiado é gratuito e dura cerca de 20 minutos.

Basta um dia para visitar.

>> Confira como chegar e veja outras dicas sobre a cidadezinha no nosso artigo sobre a Catedral de Sal, a primeira maravilha da Colômbia.

>> Voltar ao índice

Catedral de Sal
A Catedral fica a uma hora de viagem de Bogotá

3. San Andrés

O mar com 7 tons de azul, esse é o chamariz de San Andrés. A 720 quilômetros da costa colombiana, a ilha é um convite para uma aventura pelo mar do Caribe ou até o conforto de uma espreguiçadeira de frente para as ondas. Tanto que é um dos destinos que vem em mente primeiramente quando o assunto é o que fazer na Colômbia.

Além de curtir a praia, entre as atrações estão os passeios de barco para as famosas ilhotas de Johnny Cay, Rocky Cay, e El Acuário.

Apesar de estar no Caribe, San Andrés tem passeios baratos e hospedagens mais simples.

A dica é separar 3 dias para visitar. Veja mais dicas no post do Abrace o Mundo sobre San Andrés.

>> Voltar ao índice

4. Cartagena das Índias

Lembra daquela mistura entre cidades históricas e mar do Caribe? Cartagena é, sem dúvida, a cidade que conseguiu unir as duas coisas com maestria.

Cercada por uma muralha de 11 quilômetros, Cartagena é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade. Caminhar pelas ruas estreitas com sobrados coloridos e flores nas janelas é uma das melhores atrações na cidade.

Quem procura praia com mar azulzinho, encontra nos passeios de dia inteiro para a Isla del Rosário e para a Playa Branca. Dentro da cidade também tem praia, em Bocagrande, mas ela está longe de ter aquela paisagem azul turquesa caribenha.

A noite na cidade é bastante agitada e há incontáveis bares e restaurantes para curtir um bom drink e um prato de frutos do mar. Todas essas particularidades fazem de Cartagena o ponto alto do turismo na Colômbia.

Pelo menos 3 dias para visitar.

>> Confira tudo o que tem para fazer na Cidade Amuralhada no nosso artigo Guia de Cartagena.

>> Voltar ao índice

Islas Rosario
Islas Rosario, no caribe colombiano
Catedral de Cartagena
A Catedral que é ícone de Cartagena

Turismo na Colômbia: o que comer

A culinária colombiana sofreu influência de várias etnias: criolla (povos que habitavam a região antes das invasões), espanhola, africana e andina. A combinação disso tudo só poderia resultar em pratos únicos, deliciosos e com muita sustância. Por isso, o turismo na Colômbia está muito relacionado à gastronomia.

Pratos como o Ajiaco, o Sancocho e a Bandeja Paisa são mais consumidos nas cidades frias como Bogotá e Medellín.

Já no litoral, o forte são os peixes, frutos do mar, cazuelas de mariscos, camarões e ceviches.

Entre as bebidas, experimente o suco de lulo, um fruto típico da Colômbia, e não deixe de tomar um dos seus deliciosos cafés.

>> Não perca o post Comidas colombianas: quais pratos típicos provar?

>> Voltar ao índice

Peixei frito com patacones e arroz de coco, um prato muito comum no litoral
O que comer na Colombia
Ajiaco, prato cheio de sustância, comum no interior

Melhor época

Em Bogotá a temperatura média é de 14ºC o ano inteiro, já que está a 2.640 metros acima do nível do mar. Se for entre dezembro e fevereiro, ou entre junho e setembro, terá poucas chances de encontrar dias chuvosos (talvez apenas uma chuva surpresa no final da tarde).

Mas se o seu rolê é curtir a praia, vá no tempo mais seco, entre janeiro e abril.

>> Voltar ao índice

Informações úteis

– O fuso horário da Colômbia é de 2h a menos com relação ao horário de Brasília (3h no nosso horário de verão);

–  Não se preocupe com o idioma, os colombianos são simpáticos e gostam muito do Brasil. É fácil se comunicar em “portunhol”, mas aprenda o básico para demonstrar interesse e educação;

– A tomada é de dois pinos chatos, lembre-se de levar um adaptador.

– Para visitar as cidades que citamos, o ideal é dedicar 12 dias, mas se tiver mais tempo, saiba que outras cidades muito visitadas no país são Medelín, Cali, Barranquilla e Santa Marta.

>> Voltar ao índice

Como levar dinheiro na viagem?

Atualmente, nossa plataforma preferida é a Wise, uma conta digital multimoeda gratuita que permite manter e movimentar dinheiro em 50 moedas.

A Wise tem cartão de débito internacional grátis que pode ser usado na versão física ou na versão virtual no seu aparelho celular para fazer pagamentos ou saques em outros países.

Claro, a gente também leva uma quantia em dinheiro para o caso de pagamentos pequenos ou lugares que não aceitam cartão, mas a facilidade e economia do cartão Wise nos deu segurança para levar 80% do valor do dinheiro da viagem diretamente na conta. Isto porque o IOF é de apenas 1,1%, mais vantajoso do que é oferecido pelas casas de câmbio.

Confira nosso post completo sobre a Wise para tirar mais dúvidas, ou crie sua conta Wise grátis aqui.

>> Voltar ao índice

Garanta seu seguro viagem com desconto

Aproveite nosso cupom de desconto exclusivo que oferece 15% OFF no seu seguro viagem. Basta fazer uma cotação nesse link do Seguros Promo, a plataforma parceira nossa que compara preços de diversas seguradoras, ajudando a encontrar a melhor opção para sua viagem. Use o cupom VIDASEMPAREDES15 e viaje com segurança.

>> Voltar ao índice

Leia também:

Onde ficar em Cartagena: comparativo de bairros e dicas de bons hotéis

Ficou alguma dúvida sobre turismo na Colômbia? Fale com a gente nos comentários!

Por Nange Sá


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:
Ao reservar com nossos parceiros, por meio dos links abaixo ou citados nos posts, recebemos uma comissão.
Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem.
Muito obrigada e boa viagem!
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança na Civitatis, no EasyTravelShop ou no GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta on-line multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.



Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.