Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela

Atualizado em

Para viajar para alguns países precisamos tomar a vacina de febre amarela e ter em mãos o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Confira o passo a passo para conseguir seu documento de forma presencial nos postos da Anvisa, ou pela internet (de acordo com a nova regra de janeiro de 2019).

No Brasil costumávamos tomar mais de uma dose dessa vacina, válidas por 10 anos cada uma. Porém, desde julho de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que uma dose vale por toda a vida do cidadão (leia mais no site da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Mas isso não desobriga o viajante de tirar o certificado, caso ainda não o possua.

E com os casos de febre amarela em 2018 no Brasil, e campanha de vacinação com doses fracionadas do imunizante, lançado pelo Ministério da Saúde, é preciso ficar atento ao planejar sua viagem internacional. Isso porque segundo a Anvisa, quem pretende viajar para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) deve atentar-se para o fato de que o documento só é fornecido para quem toma a dose-padrão da vacina, que é de 0,5 mililitros e imuniza para a vida toda. A dose-padrão pode ser fornecida para viajantes que apresentem a passagem aérea para áreas em que o Certificado Internacional é exigido, como Bolívia e Peru.

Se você vai viajar e não tem certeza se já tomou a vacina, ou se tomou a dose fracionada, é bom procurar um posto de saúde e regularizar sua situação antes de embarcar. Nesse guia vamos te dar o passo a passo de como tirar o seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou pela Internet. Aproveite e consulte passagens aéreas em oferta nesse site.

>> Confira aqui a lista de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação e lembre-se de apresentar a passagem ao solicitar o seu.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação
Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação

Se está com viagem marcada, faça uma COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM, compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, pague com desconto no boleto ou em até 12X. Use nosso cupom de desconto exclusivo: VIDASEMPAREDES5

Documentação necessária para tirar o CIVP:

– Cartão nacional de vacinação preenchido com as seguintes informações:

  • Data de administração, fabricante e lote da vacina;
  • Assinatura do profissional que aplicou o medicamento;
  • Identificação da unidade de saúde onde foi aplicada a vacina.

– Documento de identidade original com foto.

Ao tomar a vacina de febre amarela, não esqueça os dados:

O primeiro passo é procurar na sua carteira de vacinação se está em dia com a vacina de febre amarela. Se não tiver tomado ainda, procure o posto de saúde mais próximo e regularize seu cartão. A vacina é gratuita e demora apenas alguns minutos. Se você tem medo de agulha, relaxe! Não dói nada e é rápido. Lembre-se de levar um documento com foto e o cartão de vacina, se possível.

Se você, assim como eu, não estava com o cartão de vacina em mãos, peça um cartão novo apenas para registrar essa vacina. Os responsáveis pelo posto de saúde precisam preencher os seus dados e os dados da vacina, como data da vacinação, fabricante e lote, além de identificar a unidade de saúde que aplicou a vacina e assinatura do profissional responsável.

FIQUE ATENTO: para obter o certificado, a vacina deve ser tomada na dose-padrão e em até 10 dias antes do embarque.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação
Cartão Brasileiro com os dados da vacina contra Febre Amarela
Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação
O certificado internacional

ATENÇÃO: Você precisa escolher uma das duas opções abaixo.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação na Internet

Para emitir o Certificado pela internet e imprimir em casa. Se você preferir esta alternativa, acesse o Portal de Serviços do Governo Federal e faça o cadastro.

Depois de seguir os passos, você vai receber o arquivo no e-mail cadastrado. A emissão da primeira via é feita em até 5 dias úteis, e a segunda, em até 7 dias úteis.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação de forma presencial

Depois de tomar a vacina, você precisa fazer um cadastro no site da Anvisa. Quem não fizer esse cadastro com antecedência, pode fazer diretamente no centro de atendimento em um dos computadores da unidade (pense nos imprevistos e deixe tudo pronto antes).

Depois, vá até um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa e retire sua documentação. O certificado é gratuito e você precisa apenas apresentar um documento de identidade, o cartão de vacina e um comprovante da passagem aérea.

>> Confira aqui todos os centros de atendimento e escolha o mais perto de você.

Clique em “Cadastrar Novo” no site da Anvisa para fazer seu pré-cadastro

Tiramos o nosso certificado no Aeroporto de Guarulhos:

  • Endereço: Terminal 2- Asa C- Desembarque -Cumbica -Guarulhos – SP
  • ANVISA Aeroporto de Guarulhos
  • Telefone: (11) 2445-4435
  • Atendimento: segunda a sexta (dias úteis), 8 às 12 h e das 13 às 17h

Viu como é simples?! Nem todos os países verificam de fato se você tem o certificado ao chegar na imigração. Mas é bom lembrar que não se deve contar com a sorte e estragar a viagem, né. Ah, e lembre-se de carregar esses documentos sempre com você, assim como seu passaporte.

Leia também: Como tirar passaporte

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia
Por Nange Sá

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x sem juros no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x sem juros no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

45 comentários em “Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela

  • Pingback:Guia de Cartagena, Colômbia: o que fazer, onde ficar e onde comer

  • 6 de dezembro de 2018 em 20:32
    Permalink

    Boa Noite

    Fiz o cadastro, mas ate agora nao recebi o email, o que devo fazer, ja tentei cadastrar novamente, mas nao consigo, diz que ja existe o pre cadastro.

    Resposta
    • 9 de dezembro de 2018 em 12:03
      Permalink

      Oi Marysol, tudo bem? Você já verificou sua caixa de span do email? Se acusa que o pré-cadastro já existe, de estar tudo certo, agora é só retirar no dia. Mas por garantia, você pode tentar ligar pra lá para confirmar. Abraços

      Resposta
  • 3 de outubro de 2018 em 20:52
    Permalink

    Ola fiz o cadastro no site da anvisa e nã tinha horario, passou uns dias entrei de novo e deu pagina não encontrada, como faço para agendar se a pagina não existe?

    Resposta
    • 4 de outubro de 2018 em 09:44
      Permalink

      Oi Lilian, as férias estão chegando e talvez eles estejam com sobrecarga no site…. sugiro que você continue tentando, ou entre em contato por telefone para saber como proceder. Abraços

      Resposta
  • 24 de abril de 2018 em 16:42
    Permalink

    Boa Tarde! Por gentileza me dê orientações: Fiz o pre´ cadastro no Sipafra, recebi o e mail no e mail do meu marido e agora como proceder?

    Resposta
  • 20 de abril de 2018 em 19:29
    Permalink

    Ola, gostaria de saber se há riscos de não conseguir emitir o certificado no dia da viagem, por problemas de sistema etc..?

    Resposta
    • 21 de abril de 2018 em 09:59
      Permalink

      Olá! Sempre há esse tipo de risco e o ideal é fazer com antecedência… nós fizemos no aeroporto no dia da viagem e deu certo! Mas não deixe de fazer o cadastro antes! 🙂

      Resposta
  • 6 de março de 2018 em 01:13
    Permalink

    Olá! Parabéns pela postagem, muito útil.
    Li nos comentários que você disse que o certificado é emitido na mesma hora. Sabe me informar com maior precisão o tempo de espera entre iniciar o processo e receber o CIVP?
    Obrigada!

    Resposta
    • 6 de março de 2018 em 09:22
      Permalink

      Olá! Obrigada pelo elogio!
      Como nós fizemos o pré-cadastro no site e não havia ninguém na nossa frente lá no posto da Anvisa, levou menos de 10 minutos.

      🙂

      Resposta
  • 2 de março de 2018 em 14:09
    Permalink

    Alguém sabe informar se tem que muita vila em Guarulhos para a retirada desse certificado de vacinação? Queria saber para tentar pegar no dia da minha viagem , aí eu iria com várias horas de antecedência… Desde já obrigada.

    Resposta
    • 2 de março de 2018 em 16:19
      Permalink

      Olá! Com esse surto de febre amarela, é possível que tenha sim… mas com o cadastro prévio você agiliza um pouco.

      Resposta
  • 20 de fevereiro de 2018 em 08:01
    Permalink

    Bom dia

    Tomei vacina de febre amarela há dez anos
    Como a dose foi completa não tenho necessidade de tomar novamente ,mas preciso trocar a carteira nacional de vacina pela internacional.
    Viajo pra Orlando e Miami dia 18/03/2018
    Em que lugar é horario consigo fazer isso?? Em congonhas ou guarulhos???

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2018 em 09:43
    Permalink

    Olá bom dia .. uma pessoa terceira portanto os documentos Passoais e comprovante de vacina e de viagem pode fazer o cartão internacional?

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2018 em 07:58
    Permalink

    Você fala que o Certificado deve ser emitido até 10 dias após a vacinação, no meu caso, vou viajar apenas em Maio, sendo assim só vou ao posto da Anvisa no dia do voo, no entanto gostaria de tomar a vacinar ainda esse mês, pra garantir que vou conseguir tomar antes que acabem as doses, na sua opinião, terei algum problema?

    Resposta
    • 1 de fevereiro de 2018 em 08:55
      Permalink

      Olá!

      Não, a gente falou que a recomendação da Anvisa é tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem, porque ela leva esse período para fazer efeito. Você pode tomar sim a vacina agora, e só tirar o Certificado no dia da viagem.

      Abraços

      Resposta
  • 30 de janeiro de 2018 em 23:01
    Permalink

    Boa noite. Tudo bem? Alguém sabe me dizer se é possível conseguir o certificado mesmo sem o pré-agendamento no site da Anvisa? Muito obrigada!

    Resposta
    • 31 de janeiro de 2018 em 08:44
      Permalink

      Bom dia! Se você não fizer o pré-cadastro no site da Anvisa, terá que fazer lá na hora. No escritório que retiramos o certificado havia um computador disponível para isso.
      Abraços

      Resposta
  • 30 de janeiro de 2018 em 22:50
    Permalink

    Fiz o agendamento para emissão do certificado em Guarulhos no site da anvisa, porém não recebi nenhum email comprovando o agendamento, somente no momento apareceu uma mensagem no próprio site de confirmação do agendamento, é assim mesmo?

    Resposta
    • 31 de janeiro de 2018 em 11:55
      Permalink

      Olá! Nós recebemos um e-mail apenas confirmando o cadastro.

      Resposta
  • 30 de janeiro de 2018 em 10:31
    Permalink

    Bom dia,
    No post li que o certificado somente será emitido mediante a apresentação das passagens aérea, mas ainda não comprei, então quer dizer que não consigo o cartão antes de compra-las, correto?
    obrigada

    Resposta
  • 28 de janeiro de 2018 em 19:24
    Permalink

    Parabéns pelo post.
    Não estou conseguindo fazer meu pré-cadastro no site da Anvisa.Neste escrito que o site tem melhor funcionamento pelo Internet Explorer.
    Você o Chromo,Mozilla ou Explorer?
    Muito Obrigado

    Resposta
    • 29 de janeiro de 2018 em 09:09
      Permalink

      Oi! Fizemos pelo Chrome, mas me lembro que tivemos uma certa dificuldade tb….
      Vai tentando em todos os navegadores! Abraços

      Resposta
  • 17 de janeiro de 2018 em 08:59
    Permalink

    Olá! Parabéns pela publicação, bem legal. Vocês acham arriscado deixar para emitir o certificado internacional no dia do embarque? Tenho o comprovante da vacinação, mas moro no interior.

    Resposta
    • 17 de janeiro de 2018 em 09:12
      Permalink

      Olá! Sinceramente, eu acho, por causa do momento que estamos vivendo agora. Quando tiramos o nosso certificado, foi no dia do embarque, durante a conexão em SP, mas foi em 2016. Imagina ter algum problema e atrasar para tirar o certificado. Tenta ligar para a Anvisa e esclarecer se está tudo certo.

      Abraços e boa sorte

      Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 20:30
    Permalink

    Olá,

    Não consegui tomar a vacina com os 10 dias de antecedência, porém, vou emitir o Certificado na Anvisa no dia 12/01. Será que terei algum problema para embarcar? Estou em viagem para Bolívia. Vi alguns relatos que na Bolívia basta ter o Certificado, não estão verificando a situação dos 10 dias.

    Resposta
    • 11 de janeiro de 2018 em 09:10
      Permalink

      Olá! Quando fomos para a Bolívia nem olharam nosso certificado, mas essas coisas de fiscalização a gente nunca sabe como vai ser né… Acho que não tem problema.

      Boa viagem! 🙂

      Resposta
      • 12 de janeiro de 2018 em 00:48
        Permalink

        Vocês foram quando? Ja havia a exigência?

        Resposta
  • 8 de janeiro de 2018 em 09:31
    Permalink

    Oi, tudo bem?? Eu não tenho o cartão de vacinação mas tenho o comprovante do posto de saúde que eu tomei a vacina da febre amarela, consigo só com esse comprovante? O certificado é emitido e entregue na mesma hora? Obrigada!!

    Resposta
    • 8 de janeiro de 2018 em 10:19
      Permalink

      Oi! Consegue sim, e o certificado é emitido na hora. Abraços

      Resposta
  • 7 de janeiro de 2018 em 22:36
    Permalink

    Boa noite, Parabéns com a publicação de as recomendações sobre o Certificado Internacional de Vacinação , so tem uma duvida sobre o texto que diz: ” A vacina deve ser tomada em ate 10 dias antes de o embarque “, o texto atrapalha um pouco porque por exemplo: eu vou a ir de viagem o 31 de Janeiro, então tem que tomar a vacina 10 dias antes do 31 de Janeiro, o posso tomar a vacina já na próxima semana ? Também pode ter recomendações onde se pode conseguir o certificado de Interacional de Vacinação no Rio de Janeiro ? Muito obrigado.

    Resposta
    • 8 de janeiro de 2018 em 08:23
      Permalink

      Olá! A recomendação de tomar a vacina 10 dias antes da viagem é pq leva esse tempo para “fazer efeito”. Nesse link você consulta os lugares onde pode fazer seu Certificado Internacional de Vacinação, e seus respectivos endereços:

      http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/centros.pdf

      abraços!

      Resposta
  • 4 de dezembro de 2017 em 19:49
    Permalink

    Eu tomei a vacina da febre amarela no posto da Penha, eu já tinha o cadastro, mas não emitiram porque queriam ver o meu voucher de viajem para emitir a CIVP.

    Resposta
  • 27 de novembro de 2017 em 12:08
    Permalink

    Oi Rodrigo! Pelo que a gente sabe, não tem vacina mesmo não… então não tem como pedir certificado para essa doença. A recomendação é usar roupas compridas e repelentes. Se tiver alguma notícia, avisa a gente! vamos para lá em fevereiro!

    Abraços

    Resposta
  • 21 de novembro de 2017 em 14:13
    Permalink

    Boa Tarde !

    Sabem me informar se há vacinação contra Malária ?
    Pois irei viajar para a Argentina, tem uma recomendação. Me informaram que como não existe ainda vacina para malária, não é emitido nenhum certificado. Apenas é dita a prevenção. Sabem se isto procede ? Pois estou com medo de me pedirem o CIVP de malária e não ter…
    Obrigadooo

    Resposta
  • 10 de novembro de 2017 em 11:02
    Permalink

    Olá! Não tivemos que apresentar comprovante de residência não… e tb não somos de São Paulo!

    🙂

    Resposta
  • 9 de novembro de 2017 em 23:20
    Permalink

    Olá! Muito útil e bacana seu post! Parabéns! Tenho apenas uma dúvida: você teve que apresentar comprovante de residência? É que moro em outra cidade (interior de São Paulo) e não tenho comprovante de residência. Obrigada! : )

    Resposta
  • 15 de setembro de 2017 em 22:41
    Permalink

    Olá tudo bem?
    Me ajudou bastante!

    Na minha cidade nao tem ANVISA, e o voo é para chegar na madrugada no aeroporto de Guarulhos. Funciona 24h?
    No caso, tendo o cadastro feito posso retirar antes da viagem? ( no momento de espera da conexão?)

    Resposta
  • 5 de junho de 2017 em 14:13
    Permalink

    Olá, eu gostei muito do post e me identifquei com o conteúdo. Eu gostaria de saber se você pode me informar mais algumas coisas. No site da Anvisa diz que, para emitir o CIVP, a vacina tem q estar identificada com o nome do fabricante, porém a minha não tem esta identificação. Será que mesmo assim eles podem emitir a minha CIVP? Outra dúvida: é necessário agendar um horário na ANVISA do aeroporto de Guaraulhos?

    Resposta
    • 6 de junho de 2017 em 09:35
      Permalink

      Olá, Daniela. Quando tirei meu certificado, não me exigiram nome do fabricante não. Como pode ver na segunda foto desse post, na minha carteirinha só tinha data da vacina, o lote, a validade e a assinatura da pessoa que aplicou. Portanto acredito que essa regra não seja absoluta. Quanto ao agendamento, não precisa. Basta chegar com os documentos em mãos e com o pré-cadastro feito com antecedência. Abraços

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.