Início MÃO NA RODA Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela

Para viajar para alguns países precisamos tomar a vacina de febre amarela e ter em mãos o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Confira o passo a passo para conseguir seu documento de forma presencial nos postos da Anvisa, ou pela internet (de acordo com a nova regra de janeiro de 2019).

No Brasil costumávamos tomar mais de uma dose dessa vacina, válidas por 10 anos cada uma. Porém, desde julho de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que uma dose vale por toda a vida do cidadão (leia mais no site da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Mas isso não desobriga o viajante de tirar o certificado, caso ainda não o possua.

E com os casos de febre amarela em 2018 no Brasil, e campanha de vacinação com doses fracionadas do imunizante, lançado pelo Ministério da Saúde, é preciso ficar atento ao planejar sua viagem internacional. Isso porque segundo a Anvisa, quem pretende viajar para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) deve atentar-se para o fato de que o documento só é fornecido para quem toma a dose-padrão da vacina, que é de 0,5 mililitros e imuniza para a vida toda. A dose-padrão pode ser fornecida para viajantes que apresentem a passagem aérea para áreas em que o Certificado Internacional é exigido, como Bolívia e Colômbia.

Se você vai viajar e não tem certeza se já tomou a vacina, ou se tomou a dose fracionada, é bom procurar um posto de saúde e regularizar sua situação antes de embarcar. Nesse guia vamos te dar o passo a passo de como tirar o seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou pela Internet. Aproveite e consulte passagens aéreas em oferta nesse site.

>> Confira aqui a lista de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação e lembre-se de apresentar a passagem ao solicitar o seu.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação
Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação

Se está com viagem marcada, faça uma COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM, compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, pague com desconto no boleto ou em até 12X. Use nosso cupom de desconto exclusivo: VIDASEMPAREDES5

Documentação necessária para tirar o CIVP:

  • Cartão nacional de vacinação preenchido com as seguintes informações:
  • Data de administração, fabricante e lote da vacina;
  • Assinatura do profissional que aplicou o medicamento;
  • Identificação da unidade de saúde onde foi aplicada a vacina.
  • Documento de identidade original com foto.

Ao tomar a vacina de febre amarela, não esqueça os dados:

O primeiro passo é procurar na sua carteira de vacinação se está em dia com a vacina de febre amarela. Se não tiver tomado ainda, procure o posto de saúde mais próximo e regularize seu cartão. A vacina é gratuita e demora apenas alguns minutos. Se você tem medo de agulha, relaxe! Não dói nada e é rápido. Lembre-se de levar um documento com foto e o cartão de vacina, se possível.

Se você, assim como eu, não estava com o cartão de vacina em mãos, peça um cartão novo apenas para registrar essa vacina. Os responsáveis pelo posto de saúde precisam preencher os seus dados e os dados da vacina, como data da vacinação, fabricante e lote, além de identificar a unidade de saúde que aplicou a vacina e assinatura do profissional responsável.

FIQUE ATENTO: para obter o certificado, a vacina deve ser tomada na dose-padrão e em até 10 dias antes do embarque.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação
Cartão Brasileiro com os dados da vacina contra Febre Amarela

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação
O certificado internacional

ATENÇÃO: Você precisa escolher uma das duas opções abaixo.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação na Internet

Para emitir o Certificado pela internet e imprimir em casa. Se você preferir esta alternativa, acesse o Portal de Serviços do Governo Federal e faça o cadastro.

Depois de seguir os passos, você vai receber o arquivo no e-mail cadastrado. A emissão da primeira via é feita em até 5 dias úteis, e a segunda, em até 7 dias úteis.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação de forma presencial

Depois de tomar a vacina, você precisa fazer um cadastro no site da Anvisa. Quem não fizer esse cadastro com antecedência, pode fazer diretamente no centro de atendimento em um dos computadores da unidade (pense nos imprevistos e deixe tudo pronto antes).

Depois, vá até um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa e retire sua documentação. O certificado é gratuito e você precisa apenas apresentar um documento de identidade, o cartão de vacina e um comprovante da passagem aérea.

>> Confira aqui todos os centros de atendimento e escolha o mais perto de você.

Clique em “Cadastrar Novo” no site da Anvisa para fazer seu pré-cadastro

Tiramos o nosso certificado no Aeroporto de Guarulhos:

  • Endereço: Terminal 2- Asa C- Desembarque -Cumbica -Guarulhos – SP
  • ANVISA Aeroporto de Guarulhos
  • Telefone: (11) 2445-4435
  • Atendimento: segunda a sexta (dias úteis), 8 às 12 h e das 13 às 17h

Viu como é simples?! Nem todos os países verificam de fato se você tem o certificado ao chegar na imigração. Mas é bom lembrar que não se deve contar com a sorte e estragar a viagem, né. Ah, e lembre-se de carregar esses documentos sempre com você, assim como seu passaporte.

Leia também: Como tirar passaporte

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia
Por Nange Sá

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.

ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.

VOCÊ GANHOU R$350 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.

PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.

CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.

INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.

Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

45 COMENTÁRIOS

  1. Boa Noite

    Fiz o cadastro, mas ate agora nao recebi o email, o que devo fazer, ja tentei cadastrar novamente, mas nao consigo, diz que ja existe o pre cadastro.

    • Oi Marysol, tudo bem? Você já verificou sua caixa de span do email? Se acusa que o pré-cadastro já existe, de estar tudo certo, agora é só retirar no dia. Mas por garantia, você pode tentar ligar pra lá para confirmar. Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.