Início AMÉRICA DO SUL Como é a visita na Gruta Casa de Pedra em SJDR

Como é a visita na Gruta Casa de Pedra em SJDR

[a gruta está fechada para visitação]

400 metros de extensão, cinco salões, galerias, labirintos e muitas lendas. A Gruta Casa de Pedra é uma das atrações outdoor de São João del-Rei e Tiradentes que surpreende por tudo isso e muito mais. O local é interessante para observar estalagmites e estalactites e é uma alternativa de passeio que fica no caminho entre as duas cidades históricas de Minas Gerais, localizadas no Campo das Vertentes.

O lugar foi cenário para o romance Maurício, de Bernardo Guimarães, e está em uma Área de Preservação Permanente (APP). Algumas claraboias da caverna permitem a entrada da luz natural, o que confere tonalidades únicas e belezas fascinantes às paredes com formações calcárias de milhares de anos.

Confira como é a visita guiada que dura cerca de 60 minutos.

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG
Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR – MG
Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG

Como chegar na gruta em Tiradentes

A Gruta Casa de Pedra fica na Rodovia BR-265 entre São João del e Rei-Tiradentes, próximo ao Km 250. Para quem vem de São João del-Rei há placas indicando, mas quem vem de Tiradentes deve ficar atendo à entrada já que a placa foi removida. Para quem sai dessa cidade, a entrada para a atração fica à direita, menos de 1 quilômetro após a ponte do Córrego Pedra e antes da Pousada Caminho dos Sinos.

>> Se precisar alugar um carro para visitar a região, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.

Os aeroportos mais próximos de São João del-Rei e Tiradentes são os de Belo Horizonte e o Aeroporto Regional da Zona da Mata – Presidente Itamar Franco.

De carro a partir de Belo Horizonte, basta seguir pela BR-040 até Congonhas e virar à direita na BR-383 até São João del-Rei. Quem vem do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-040 sentido Belo Horizonte até Barbacena e depois pela BR-265. De São Paulo, o acesso é pela BR-381 até Lavras e em seguida, pela BR-265.

De ônibus, vá através da Viação Sandra a partir de BH, Viação Paraibuna a partir do RJ, Viação Gardênia para quem vem de SP, e Transur para quem vem de Juiz de Fora.

Onde se hospedar:

São João del-Rei e Tiradentes têm uma ótima oferta de hospedagens, com hotéis simples e mais sofisticados, pousadas em casarões, hostels e chalés. Confira OFERTAS DE HOSPEDAGEM e reserve de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.

Gruta Casa de Pedra: a atração outdoor de São João del-Rei e Tiradentes

Trilha

Do ponto onde deixamos o carro até a entrada da gruta percorremos um caminho plano de cerca de 150 metros, cercado de verde. A trilha percorre uma antiga estrada asfaltada. Nesse momento, o condutor mostra algumas plantas e explica para que servem. Alguns exemplos são o guaco, que é expectorante, e a pimenta rosa.

Entrada da Gruta

Em poucos minutos chegamos até a formação rochosa, cujo processo de composição calcária remonta há mais de um bilhão de anos. A gruta, porém, foi moldada pela água há cerca de 300 mil anos.

São os sedimentos trazidos pela água que se cristalizam e formam os espeleotemas. Há uma placa na entrada da caverna dando as boas-vindas aos aventureiros que adoram registrar lugares incríveis desse Brasil.

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG
Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG

Labirintos e galerias

Ao adentramos o local, as cores ocres das paredes internas chamam a atenção. O monitor explica a diferença entre as estalactites e estalagmites. Enquanto a primeira tem aquela gotícula pingante, a segunda, é a que se forma no local onde a gota cai. Quando as duas se juntam formam a coluna e quando a água cai pela parede, chama-se escorrimento.

O tamanho da gruta impressiona: são diversos salões e corredores conectando-os. Cada um com atributos que os tornam mais interessantes, como a árvore curvada. Em vários salões vemos uma abertura no teto que permite a entrada de luz, criando nuances únicas nas paredes rebuscadas. Com a tradição histórica das cidades ao redor, eu chamaria de paredes “barrocas”. Uma das texturas mais interessantes confere a um dos salões o nome de “caixa de ovos”, por causa da sua aparência.

Em alguns trechos, há passarelas de madeira para facilitar o acesso e conservar o solo. Em outros locais específicos dentro da gruta é possível ver morcegos de três espécies diferentes – hematófagos, insetívoros e frugívoros. Mas acalme-se: eles não saem do lugar.

Em certo momento, experimentamos ficar por um minuto com as lanternas apagadas e em silêncio nas profundezas da caverna. É estranho constatar que o silêncio grita.

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG
Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG
À esquerda, estalactites. À direita, o tronco da árvore dentro da caverna.
Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG
Gretas e Labirintos

Salão do Púlpito

Esse é o salão mais falado da Gruta Casa de Pedra. Em seu enorme interior há uma formação curiosa em formato que lembra um púlpito. Mas a fama é por causa da passagem de Dom Pedro II por ali e o equívoco que ele cometeu em afirmar na época sobre a não existência de estalactites.

Outro fato interessante sobre o lugar é a visitação e registro realizado pela Expedição Langsdorff Russa de 1825. Durante o reconhecimento de Minas e São Paulo, foi feito um registro da gruta entre as cerca de 120 aquarelas e desenhos e 36 mapas produzidos durante a viagem.

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG
Salão do Púlpito

As lendas dessa gruta entre Tiradentes e SJDR

Além da história acima, o guia nos contou algumas lendas locais que habitam o lugar. Ao visitar a gruta você também escutará as histórias do “fantasma da caverna” e do “buraco do inferno”.

Leia também:

Atrações turísticas em São João del-Rei

O que fazer em Tiradentes

Pontos turísticos em Bichinho

Dicas para visitar a Gruta Casa de Pedra

  1. O passeio é pago e precisa ser agendado (32 98813-9894). Custa R$ 20 por pessoa (junho/2018)
  2. É possível deixar o carro na entrada do lugar.
  3. É obrigatório o uso de capacete (com touca higiênica) e o mesmo já vem com lanterna.
  4. A visitação dura cerca de 60 minutos e atende grupos de até 45 pessoas.

S E R V I Ç O

Gruta Casa de Pedra
  • Rua Renato Russo, s/n – Zona Rural
  • Telefone: (32) 98862-8900
  • Funcionamento: sábados, domingos e feriados às 10h, 12h, 14h e 16h | dias de semana, só com agendamento
  • [atualização: a gruta está fechada para visitação]

Gruta Casa de Pedra: São João del-Rei e Tiradentes – MG

por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$350 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo ótimo texto (com descrições e informações) e belas fotos.
    Nunca fui ao local, apesar de ter ouvido falar, e estava muito curioso em conhecê-lo.
    Repassarei esta publicação aos meus conhecidos.
    Grato pelo trabalho primoroso!

    • Olá! Agradecemos os elogios e o carinho! Esperamos que também gostem do lugar, que é uma bela de uma atração por ali! Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.