8 destinos de inverno em Minas Gerais

 

Tem lugares que combinam perfeitamente com o friozinho, e nessa época, os destinos de inverno em Minas Gerais ficam cobiçadíssimos. Lugares que pedem um bom vinho e abraços apertados, cidadezinhas acolhedoras com suas lareiras e seus fogões de lenha, lugarejos com o céu estrelado iluminando as noites. Se tiver Festival de Inverno então… Tudo isso Minas tem de sobra!

Confira algumas cidades perfeitas para a estação, com dicas de atrações interessantes, gastronomia e hospedagem.

Destinos de inverno em Minas Gerais
Tiradentes – MG

 

8 destinos de inverno em Minas Gerais

 

1. Tiradentes

Tiradentes é a mais charmosa das cidades históricas mineiras. Seus lampiões dão um clima especial às noites e suas ruas de pedra ficam cheias de cachecóis e gorros de lã. Com seus inúmeros restaurantes de diversas especialidades, a cidade é simplesmente a cara do inverno.

O turismo em Tiradentes tem foco em atividades culturais. São diversas igrejas barrocas centenárias e alguns museus com acervos históricos, religiosos e culturais. Isso sem falar no delicioso passeio de Maria-Fumaça. A cidade da Zona das Vertentes de Minas ainda é conhecida pelo artesanato e pelos móveis de madeira de demolição. Sua rede hoteleira variada e com excelente infraestrutura torna esse destino um dos mais cobiçados durante o inverno.

>> Confira como chegar e conheça as atrações: Dicas de Tiradentes

Onde se hospedar em Tiradentes

O que fazer em Tiradentes – MG

 

2. Conceição de Ibitipoca

A vila de Ibitipoca é mais conhecida por suas incríveis cachoeiras de águas alaranjadas. Mas as noites amenas se intensificam no inverno e suas ruas estreitas e escurinhas ficam disputadas. Para esquentar o frio, tem sempre um forrozinho pé de serra.

O distrito de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, tem um restaurante a cada passo, com pratos incrementados que fazem a estação ficar ainda mais deliciosa. A cidade tem campings, pousadas de vários estilos, hotéis, chalés e casas para aluguel. Encarar as águas geladas das cachoeiras pode ser impossível, mas durante o dia, os mais animados aproveitam as diversas trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca para aquecer o corpo e a mente.

>> Confira como chegar e conheça as atrações: Roteiro em Ibitipoca

Onde se hospedar em Ibitipoca

Pico do Pião, Conceição de Ibitipoca - MG
Trilha para o Pico do Pião

 

3. Monte Verde

Monte Verde, distrito de Camanducaia próximo à São Paulo, é mais um dos destinos de inverno em Minas Gerais, em plena Serra da Mantiqueira. Aliás, é o segundo ponto mais alto da serra. Seus bosques de araucárias, mirantes e picos atraem amantes da natureza, enquanto seus restaurantes cheios de trutas e fondues encantam os apaixonados pelos prazeres à mesa.

Entre as principais atrações estão a Pedra Redonda e Pico do Selado. Quem procura algo mais light encontra o Orquidário, o City Tour e os passeios pelas fábricas de chocolates. A cidade tem uma excelente infraestrutura hoteleira, e o número de vagas disponíveis cai na mesma intensidade que os termômetros.

>> Confira como chegar e conheça as atrações: Monte Verde

Onde se hospedar em Monte Verde

ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com e visite Minas com muito mais mobilidade.

4. São Lourenço

São Lourenço, no Circuito das Águas e no Caminho Velho da Estrada Real, é conhecida pelo balneário do Parque das Águas, com suas fontes medicinais. Mas é com o frio certo do Sul de Minas que cidade alcança seu ponto máximo. Além do parque, fazem sucesso o passeio de balão e a viagem de Maria-Fumaça até Soledade de Minas.

Lá, os doces, as cachaças e os cafés ajudam a amenizar o frio, além, claro, da comida mineira. São diversos hotéis e pousadas na cidade, e muitos ainda aproveitam para conhecer Caxambu, a vizinha que também conta com um parque com fontes medicinais.

>> Confira como chegar e conheça as atrações: São Lourenço

Onde se hospedar em São Lourenço

Parque das Águas de São Lourenço - MG
Lago no Parque das Águas

 

5. Ouro Preto

O vale profundo entre as montanhas de Minas onde está a primeira cidade do Caminho Velho da Estrada Real dispensa comentários. Suas ladeiras de pedra e igrejas setecentistas, sua importância histórica e sua beleza fizeram dela Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Tudo isso fica ainda mais realçado durante o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que acontece em julho.

A diversidade de manifestações artísticas atrai os holofotes e o burburinho toma conta das ruas de Ouro Preto. As tradicionais cachaças e os pratos quentes da culinária mineira ajudam a aquecer os corações de quem visita o maior conjunto arquitetônico barroco do mundo. E as pousadas e hotéis são um aconchego só.

>> Confira como chegar e conheça as atrações: Ouro Preto

Onde se hospedar em Ouro Preto

Destinos de inverno em Minas Gerais: Ouro Preto
Ouro Preto vista do Mirante São Sebastião no fim de tarde

 

6. São João del-Rei

O inverno é tão convidativo em São João del-Rei que a cidade tem um dos Festivais de Inverno mais tradicionais de Minas. Durante o mês de julho, o Inverno Cultural UFSJ mistura oficinas, shows e intercâmbio cultural nas montanhas históricas da cidade. Durante o dia, a dica é conhecer as belíssimas igrejas e os museus.

A ruas estreitas do Centro Histórico dessa bela cidade do Campo das Vertentes ficam cheias dos mais variados sotaques de quem vem aproveitar o frio e as especialidades da gastronomia mineira. A ampla rede de hospedagem agrada em cheio quem não abre mão do conforto e do clima de interior.

>> Confira como chegar e conheça as atrações: São João del-Rei

Onde se hospedar em SJDR

Centro Histórico de São João del-Rei - MG
Centro Histórico

 

7. Alto Caparaó

A cidade cercada pela Serra do Caparaó abriga a principal entrada para o parque de mesmo nome. É lá que está o Pico da Bandeira, ponto mais alto de Minas Gerais e o 3º mais alto do país, com 2892 metros. O parque tem trilhas acessíveis e é muito procurado pelos que gostam de assistir o sol nascer sobre as nuvens

Localizada na Zona da Mata, e perto da divisa com o Espírito Santo, a cidade é um dos principais destinos de ecoturismo e montanhismo em Minas. Pelas ruas é possível encontrar variados hotéis, restaurantes, lojas de artigos outdoor para aluguel e venda e claro, inúmeras cafeterias. Se você aprecia a bebida, saiba que Alto Caparaó é uma das principais cidades produtoras de café arábica do mundo.

>> Confira como chegar e conheça as atrações: Montanhas de Alto Caparaó

Onde se hospedar em Alto Caparaó

Pico da Bandeira, Serra do Caparaó - MG
No cume do Pico da Bandeira: visão dos outros picos.

 

8. Maria da Fé

A cidade conhecida por ser a mais fria de Minas Gerais fecha a lista com a garantia de que os casacos mais quentes vão precisar de reforço. Os pinheiros, oliveiras, eucaliptos e araucárias confirmam o clima fresco de Maria da Fé, na Serra da Mantiqueira e Sul de Minas.

A cidade cheia de belezas naturais faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e conserva a paz do interior. As cachoeiras, a vocação para o ecoturismo e a suculenta comida caseira mineira atraem muitos visitantes, principalmente para conhecer as maiores plantações de oliveiras do Brasil. Bem como o primeiro azeite virgem extra brasileiros.

Mais um dos destinos de inverno em Minas Gerais que esbanja hospitalidade, colocada em prática em suas diversas pousadas e hotéis.

>> Confira como chegar e conheça as atrações: Maria da Fé

Onde se hospedar em Maria da Fé

Maria da Fé – MG

 

Se a gente fosse listar todos os destinos de inverno em Minas Gerais o resultado seria igual o “ali de mineiro”. Nos quatro cantos do estado têm sempre uma cidadezinha cheia de hospitalidade e aconchego pra gente visitar. Qual é a sua dica de lugar para curtir o frio em Minas? Deixe sua sugestão nos comentários!

 

8 destinos de inverno em Minas Gerais

por Camila Coubelle

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

As dicas te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

2 comentários em “8 destinos de inverno em Minas Gerais

  • 20 de agosto de 2017 em 08:54
    Permalink

    SÃO SEBASTIÃO DAS ÁGUAS CLARAS MAIS CONHECIDO MACACOS 2017 CHEGOU A 5 GRAUS.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.