Atrações em Maria da Fé, a cidade mais fria de Minas

 

A 1200 metros de altitude, a adorável Maria da Fé é conhecida como a cidade mais fria de Minas Gerais. Em plena Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, o destino é procurado por conta do seu turismo rural e de seu artesanato. Mas o que vem chamando a atenção são suas plantações de oliveiras, uma das maiores do Brasil, propícias ao turismo de experiência, e à degustação de deliciosos azeites.

C U R I O S I D A D E: Foi em Maria da Fé que aconteceu a primeira extração de azeite virgem no Brasil, em 2008.

Maria da Fé é conhecida como a “cidade das oliveiras”, mas também encanta por suas araucárias, pinheiros, cerejeiras e jardins, tudo cercado por montanhas verdinhas, que, durante o inverno, muitas vezes, ficam cobertas de gelo ao amanhecer.

Ela faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e é super fácil de ser visitada em um final de semana. Confira onde se localiza e como chegar em Maria da Fé, onde comer, onde se hospedar e o que fazer no destino.

Maria da Fé - MG
Antiga estação de trem

O que fazer em Maria da Fé

Centro de Maria da Fé

 

Como chegar em Maria da Fé

 

A cidade mais fria de Minas fica a apenas 25 quilômetros de Itajubá, no sul de Minas, a 50 quilômetros de São Lourenço, cidade do Circuito das Águas, e a 467 de Belo Horizonte. Também está a cerca de 80 quilômetros de Campos de Jordão, e a 105 de Cruzeiro, em São Paulo.

Os aeroportos principais mais próximos são os de São Paulo, cidade que está a cerca de 290 quilômetros. Aproveite para conferir preços de passagens aéreas nesse link.

De carro: a partir de São Paulo, acesso pela Rodovia Presidente Dutra até Lorena, BR-459 passando por Piquete, Delfim Moreira, MG-350 sentido Itajubá, e MG-383.

A partir do Rio, acesso pela Dutra até Lorena, e em seguida, conforme dito acima.

Quem vem de São Lourenço, acesso pela BR-460, passando por Carmo de Minas, e BR-383, passando por Cristina.

Se precisar alugar um carro, compare preços das locadoras no Rentcars.com e pague em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto.

De ônibus: a viação Santa Cruz vai até Itajubá, e de lá para Maria da Fé há vários horários na viação Expresso Gardênia. Essa última também liga São Lourenço a Maria da Fé.

Para São Lourenço, a viação Gontijo sai de Brasília, a Útil sai do Rio de Janeiro, a Cometa de São Paulo e a Gardênia de Belo Horizonte.

 

Onde se hospedar em Maria da Fé

 

A cidade conta com poucas pousadas, mas são aconchegantes e muito bem avaliadas. A Pousada Maria da Fé, que fica na entrada da cidade para quem vem de Cristina (a 2,5 km do centro), é cheia de agradáveis jardins. Também há o Hotel Colonial Gold, moderno e localizado próximo ao centro de Maria da Fé, e a Pousada Valle das Águas, que fica em local mais tranquilo e perto do centro, e oferece passeios a cavalo.

Clique nos respectivos links para ver fotos, preços e avaliações de outros viajantes. E se quiser reservar, é possível fazer isso de forma rápida e segura, com opções de cancelamento grátis e pagamento só no check-in através da Booking.com, nosso parceiro.

Há também a opção de casa para locação no Airbnb (confira aqui). E se for usar a plataforma pela primeira vez, aproveite R$130,00 em créditos através desse link.

 

O que fazer em Maria da Fé:

 

  1. Plantações de oliveiras

 

A atração mais interessante de Maria da Fé está relacionada ao turismo de experiência. É possível ver de perto uma das maiores plantações de oliveiras do Brasil e conhecer o processo de fabricação de azeites, além de degustar. Foi em Maria da Fé que aconteceu em 2008 a primeira extração de azeite virgem extra brasileiro, na Fazenda Experimental de Maria da Fé, da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).

Uma boa opção para visitar é a Fazenda Maria da Fé, aberta de segunda a domingo das 9h às 16h, fica a 3,6 quilômetros do centro, via estrada de terra em boas condições, com placas informativas.

O lugar tem um empório com produtos regionais (não deixe de degustar o azeite, o queijo e o doce de leite!), e um restaurante, que só funciona aos sábados, domingos e feriados. O cardápio oferece deliciosas opções artesanais e orgânicas.
Para acompanhar o processo de produção, visite entre fevereiro e março.

Estrada da Capetinga, bairro Retiro | WhatsApp: (11) 97464-5220 | Tel: (35) 99221-8607

Fazenda Maria da Fé
Empório da Fazenda Maria da Fé
Fazenda Maria da Fé: azeites
Azeite produzido na Fazenda Maria da Fé
Fazenda Maria da Fé: oliveiras
Futuras azeitonas, nas plantações de oliveira.
Fazenda Maria da Fé: oliveiras
Mirta Bonifácio, à frente da Fazenda Maria da Fé

 

  1. Igreja Nossa Senhora de Lourdes

 

Localizada no centro de Maria da Fé, a igreja construída no início do século XX em estilo eclético se destaca entre as ruas calmas da cidade, e oferece uma vista bonita das montanhas ao redor. Em seu interior há pinturas dos irmãos italianos Pietro e Ulderico Gentilli.

Maria da Fé - MG

 

  1. Estação de Trem e Maria Fumaça

 

Na antiga estação inaugurada em 1892 funciona um Centro de Atendimento ao Turista, que conta com exposições fotográficas e documentais da história da região. Na parte externa está a locomotiva Raldwin 225, de 1918.

 

Maria da Fé - MG

 

  1. Ateliês, artesãos e artistas em Maria da Fé:

 

A cidade realmente deixou a gente de queijo caído com seu artesanato. Logo que chegar em Maria da Fé, você verá uma sequência de “casinhas”, cada uma delas ocupada por nomes da região.

São diferentes técnicas, sempre com produtos artesanais, permeados pela sustentabilidade e muitos criados a partir das oliveiras. Lá aproveita-se até o caroço da azeitona! São muitas opções de cosméticos e itens de decoração.

Nós adoramos “O Papel da Gente”, que tem peças lindas em papelão reciclado, o “Chocolate Tentação”, que tem bombons de azeite e de azeitona, entre outros, e o “Plantas e Flores”, que vende lindos cactos e suculentas, mas todos são imperdíveis.

Entre os ateliês que se destacam, citamos a Oficina Gente de Fibra, projeto criado a partir da Cooperativa Mariense de Artesanato, com ênfase em peças feitas com fibras de bananeira. Também impressionam as obras de Domingos Tótora, artista de relevância internacional e João Paulo Raimundo, designer autodidata da região. Ambos criam peças extraordinárias em papelão reciclado.

Ateliês Maria da Fé - MG
Lojinhas de artesãos e artistas locais, no centro de Maria da Fé
Ateliês Maria da Fé - MG
São muitos produtos feitos a partir das oliveiras
Ateliês Maria da Fé - MG
Produtos feitos com fibras de bananeira
Ateliês Maria da Fé - MG
Peças feitas com papelão reciclado
Ateliês Maria da Fé - MG
Bombons do “Chocolate Tentação”, os cactos e suculentas do “Plantas e Flores”

 

>> Ateliê João Paulo Raimundo (horário comercial): Fazenda São Luiz, s/n, Bairro Lambarizinho, Cristina | (35) 4105-0717 | WhatsApp: (35) 98439-6019

>> Domingos Tótora Estúdio de Arte e Design: Darci de Souza Cardoso, 300, Maria da Fé | (35) 99134-1997

>> Gente de Fibra: Teodomiro Santiago 160, Centro, Maria da Fé | (35) 3662-2386

 

Há diversos outros ateliês, artistas e artesãos na região, mas atente-se para o fato de que alguns não funcionam aos finais de semana.

 

  1. Atrativos naturais

 

Maria da fé ainda tem um mirante natural, o Pico da Bandeira, a 1.683 metros de altitude (não confunda com o Pico da Bandeira da Serra do Caparaó, que a gente já visitou – clique no link para ler). O mirante fica a cerca de 10 quilômetros do centro (por uma estradinha rústica) e oferece uma vista privilegiada das cidades do entorno e da Serra da Mantiqueira.

Ainda há algumas cachoeiras e pesqueiros, que além de serem áreas de lazer agradáveis para passar o dia, também são boa opção para provar comidas mineiras. O Pesqueiro Arco Íris, localizado na Rodovia Itajubá-Maria da Fé, KM 7, é o mais procurado.

 

Onde comer em Maria da Fé

 

Restaurante da Fazenda Maria da Fé: Estrada da Capetinga, bairro Retiro. | (11) 97464-5220 e (35) 99221-8607, o imperdível, na nossa opinião.

Restaurante Três Marias (Fogão a lenha): Av. José de Campos Sales, 151, centro. | (35) 3662-2028, para provar comida mineira.

Pizzaria Casa Rosada: R. Arlindo Zaroni, 10, centro. | (35) 3662-1523, boa opção à noite.

Café com Prosa: R. Maria de Lourdes Ferraz Viana, 55, centro. | (35) 3662-15-82, com quitutes caseiros para o café da manhã ou da tarde.

Maria da Fé - MG
Em cima, as massas artesanais do Restaurante da Fazenda Maria da Fé. Embaixo, quitutes do Café com Prosa.

 

Melhor época para Maria da Fé

 

Maria da Fé chega a zero graus durante o inverno. É quando o destino fica ainda mais interessante e perfeito para aproveitar vinhos, cachaças mineiras e caldos. E também por causa do maior evento da cidade, o Festival de Inverno, que acontece durante 10 dias do mês de julho e tem shows, artesanato, azeites etc.

 

Nossa viagem para Maria da Fé aconteceu de repente, e faltou visitar várias coisas. Nós planejamos voltar lá em breve e se você tiver alguma dica de lugar imperdível, conta pra gente nos comentários!

 

Nos arredores de Maria da Fé:

> Atrações em São Lourenço

> Cruzília, a cidade dos queijos deliciosos

> O que fazer em Caxambu

 

Atrações em Maria da Fé, a cidade mais fria de Minas

Data da viagem: agosto de 2018

por Camila Coubelle

 

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

As dicas te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.