Viajar barato – mais e melhor – é a meta de muita gente por aí. E nossa também! Por isso separamos algumas dicas para você poupar durante as viagens e já ir planejando as próximas, sem sofrer com o orçamento.
Eu sei que é difícil e, às vezes, parece impossível fazer uma viagem sem gastar muito, mas existem alguns macetes para aproveitar descontos, se hospedar e até para aproveitar passeios sem voltar endividado pra casa.
Antes de tudo, pesquise muito sobre o destino para onde vai, desde passagens a atrações. Procure saber o quão caro é este lugar para, aí sim, planejar seu orçamento.
Listamos algumas dicas que vão te ajudar a organizar uma viagem barata. E se você tiver alguma dica infalível para essa tarefa, comenta no final do post também, combinado?
Dicas para economizar nas viagens
- Utilize o ID Jovem
Essa dica vale antes mesmo de embarcar na viagem. Sabia que jovens de 15 a 29 anos, com renda familiar de até 2 salários mínimos, têm direito a uma série de descontos em viagens e passeios?
O ID Jovem é um programa do Governo Federal Brasileiro que oferece descontos e até gratuidade a esses jovens (estudantes ou não) em cinemas, shows, teatros, eventos esportivos e viagens interestaduais de ônibus, trens ou barcos. Ou seja, se você se encaixa nesse grupo pode viajar barato com um baita descontão no deslocamento ou em atrações, ou até de graça, dependendo do destino.
- Viaje com milhas
Aproveite as compras no cartão de crédito e faça parte de algum programa de milhagem para viagens de avião. Dependendo do destino e da quantidade de milhas acumuladas, você pode até viajar de graça.
Procure sua operadora de cartão e comece a acumular seus pontos para viajar barato.
Quando não for possível viajar com milhas, consulte preços de passagens aéreas em oferta. A gente usa muito o Skyscanner.
- Como viajar barato: faça reservas com antecedência
Aluguel de carro, hotel, passeio, entrada em atrações… tudo isso pode ser feito com antecedência, pela internet, aproveitando descontos e outras facilidades.
A maioria dos sites disponibiliza ofertas mais baratas com antecedência, e quanto antes reservar, mais barato fica. A gente economiza muito com isso!
No Rentcars.com, por exemplo, você pode comparar os preços das locadoras, dividir sem juros e sem IOF no cartão, ou ganhar desconto pagando no boleto. Vale a pena consultar através desse link e colocar na ponta do lápis.
Consulte também ofertas de hospedagem no mundo inteiro e reserve de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento grátis e pagamento só no check-in através desse link da Booking.com.
- Conheça hospedagens alternativas
Você pode economizar experimentando alguns tipos alternativos de hospedagem, como o Airbnb, que oferece acomodações que vão desde quartos na casa de pessoas locais a apartamento inteiros. Vale a pena fazer a conta, principalmente se você estiver em família.
Outras opções são o Couchsurfing, uma rede social que conecta viajantes que procuram hospedagens grátis e pessoas a fim de receber visitantes; e o Worldpackers, onde você pode trocar um trabalho por hospedagem.
Conheça também o HomeExchange, onde você troca de casa com outras pessoas, ou usa seus guestpoints para se hospedar na casa de alguém.
- Aproveite atrações gratuitas
Pesquise se o destino para onde está indo tem atrações gratuitas interessantes, como parques, museus e exposições.
Às vezes, algumas atrações pagas oferecem gratuidade em dias específicos. Procure saber e planeje o passeio de acordo com este calendário.
Veja abaixo algumas opções de free tour em cidades turísticas do Brasil.
- Como viajar barato: use cupons de desconto
Se você tem direito a algum desconto, aproveite. Se é estudante e paga meia-entrada? Aproveite!
Em alguns lugares, comprando um cartão ou um bilhete você pode andar de metrô ou ônibus quantas vezes quiser em determinado prazo (24h, 48h).
Em outros, existem passaportes culturais que dão direito a descontos em entradas de shows, exposições, museus ou peças de teatro. Aproveite tudo isso e faça a viagem render.
Por exemplo, quem vai viajar para o exterior precisa de um seguro viagem para evitar despesas médicas ou extravios de bagagem. Compare os principais planos e seguradoras do mercado através desse link do Seguros Promo e aproveite o nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15.
Salve os links de reservas de viagens nos seus favoritos para consultar sempre que estiver planejando a próxima trip: HOSPEDAGENS | SEGURO | ALUGUEL DE CARRO | CHIP eSIM Airalo | INGRESSOS
- Diminua as refeições na rua
Viajar barato significa abrir mão de algumas coisinhas. É claro que em um lugar novo, com uma cultura diferente da nossa é imprescindível experimentar a comida local. Mas se a ideia é economizar, eleja um dia, ou uma refeição por dia, para fazer fora e experimentar o cardápio local.
Mas se estiver hospedado em um hostel, Airbnb ou Couchsurfing passe em um mercado e faça algumas refeições em casa. Querendo ou não, é uma forma de comer mais barato.
Certos lugares, principalmente na América do Sul, oferecem menus turísticos com preços que valem muito a pena. Pesquise!
- Utilize aplicativos de transporte
Além do aluguel de carros, os aplicativos de transporte podem ajudar a economizar tempo e dinheiro em viagens para grandes cidades. Se estiver acompanhado, melhor ainda, pois dá para dividir o valor das corridas.
Nós fizemos um post falando um pouco sobre cada app que são uma mão na roda na hora de se locomover. Confira os aplicativos de transporte para economizar em viagens e veja qual deles funciona no destino para onde está indo.
Viagens econômicas não precisam ser um bicho de sete cabeças. Basta se organizar e abrir mão de alguns pequenos “luxos”. Depois de fazer as contas e planejar direitinho, quem sabe a gente não se encontra numa trip bem baratinha por aí!
>> Leia também:
Gastos de viagem em Foz do Iguaçu
Dicas para economizar e viajar barato
Por Nange Sá
Pos é, viajar barato não pode ser sinonimo de perrengue, afinal a gente viaja pra se divertir e não pra passar perrengue. Boas dicas!
Exatamente! Viajando barato a gente acaba viajando mais! 😉
[…] Leia também: Dicas para economizar e viajar barato […]
Gostei muito das dicas ditadas umas já conhecia , mas sempre tem algo novo para aprender.
Obrigada pelo feedback Maria Emília! Um abraço 🙂