Dicas para economizar e viajar barato

Atualizado em

Viajar barato – mais e melhor – é a meta de muita gente por aí. E nossa também! Por isso separamos algumas dicas para você poupar durante as viagens e já ir planejando as próximas, sem sofrer com o orçamento.

Eu sei que é difícil e, às vezes, parece impossível fazer uma viagem sem gastar muito, mas existem alguns macetes para aproveitar descontos, se hospedar e até para aproveitar passeios sem voltar endividado pra casa.

Antes de tudo, pesquise muito sobre o destino para onde vai, desde passagens a atrações. Procure saber o quão caro é este lugar para, aí sim, planejar seu orçamento.

Listamos algumas dicas que vão te ajudar a organizar uma viagem barata. E se você tiver alguma dica infalível para essa tarefa, comenta no final do post também, combinado?

 

Dicas para economizar e viajar barato
Parque Nacional Huerquehue, Pucón – Chile

 

Cusco, Peru

Dicas para economizar nas viagens

 

  1. Utilize o ID Jovem

Essa dica vale antes mesmo de embarcar na viagem. Sabia que jovens de 15 a 29 anos, com renda familiar de até 2 salários mínimos, têm direito a uma série de descontos em viagens e passeios?

O ID Jovem é um programa do Governo Federal Brasileiro que oferece descontos e até gratuidade a esses jovens (estudantes ou não) em cinemas, shows, teatros, eventos esportivos e viagens interestaduais de ônibus, trens ou barcos. Ou seja, se você se encaixa nesse grupo pode viajar barato com um baita descontão no deslocamento ou em atrações, ou até de graça, dependendo do destino.

 

  1. Viaje com milhas

Aproveite as compras no cartão de crédito e faça parte de algum programa de milhagem para viagens de avião. Dependendo do destino e da quantidade de milhas acumuladas, você pode até viajar de graça.

Procure sua operadora de cartão e comece a acumular seus pontos para viajar barato.

Quando não for possível viajar com milhas, consulte preços de passagens aéreas em oferta. A gente usa muito o ViajaNet e o Passagens Promo.

 

  1. Como viajar barato: faça reservas com antecedência

Aluguel de carro, hotel, passeio, entrada em atrações… tudo isso pode ser feito com antecedência, pela internet, aproveitando descontos e outras facilidades.

A maioria dos sites disponibiliza ofertas mais baratas com antecedência, e quanto antes reservar, mais barato fica. A gente economiza muito com isso!

No Rentcars.com, por exemplo, você pode comparar os preços das locadoras, dividir em 12x sem juros e sem IOF ou ganhar desconto pagando no boleto. Vale a pena consultar através  desse link e colocar na ponta do lápis.

Consulte também ofertas de hospedagem no mundo inteiro e reserve de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento grátis e pagamento só no check-in através desse link da Booking.com.

 

  1. Conheça hospedagens alternativas

Você pode economizar experimentando alguns tipos alternativos de hospedagem, como o Airbnb, que oferece acomodações que vão desde quartos na casa de pessoas locais a apartamento inteiros. Vale a pena fazer a conta, principalmente se você estiver em família.

Outras opções são o Couchsurfing, uma rede social que conecta viajantes que procuram hospedagens grátis e pessoas a fim de receber visitantes; e o Worldpackers, onde você pode trocar um trabalho por hospedagem.

Já está com uma viagem marcada? Então clique aqui e ganhe R$ 130 de desconto na sua primeira reserva pelo Airbnb, site de aluguel de casas de temporada que a gente usa e recomenda. Se ainda tem dúvidas sobre como funciona essa plataforma, confira nosso artigo sobre  como funciona o Airbnb.

 

Viajar Barato
Parque Estadual dos Três Picos – RJ
  1. Aproveite atrações gratuitas

Pesquise se o destino para onde está indo tem atrações gratuitas interessantes, como parques, museus e exposições.

Às vezes, algumas atrações pagas oferecem gratuidade em dias específicos. Procure saber e planeje o passeio de acordo com este calendário.

> Leia também: 9 atrações gratuitas no Rio de Janeiro

 

  1. Como viajar barato: use cupons de desconto

Se você tem direito a algum desconto, aproveite. Se é estudante e paga meia-entrada? Aproveite!

Em alguns lugares, comprando um cartão ou um bilhete você pode andar de metrô ou ônibus quantas vezes quiser em determinado prazo (24h, 48h).

Em outros, existem passaportes culturais que dão direito a descontos em entradas de shows, exposições, museus ou peças de teatro. Aproveite tudo isso e faça a viagem render.

Por exemplo, quem vai viajar para o exterior precisa de um seguro viagem para evitar despesas médicas ou extravios de bagagem. Compare os principais planos e seguradoras do mercado através desse link do Seguros Promo e aproveite o nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5.

 

>> Dica:

Salve os links de reservas de viagens nos seus favoritos para consultar sempre que estiver planejando a próxima trip: HOSPEDAGENS | SEGURO | ALUGUEL DE CARRO | PASSAGENS AÉREAS | CHIP EASYSIM ou VIAJE CONECTADOINGRESSOS

 

  1. Diminua as refeições na rua

Viajar barato significa abrir mão de algumas coisinhas. É claro que em um lugar novo, com uma cultura diferente da nossa é imprescindível experimentar a comida local. Mas se a ideia é economizar, eleja um dia, ou uma refeição por dia, para fazer fora e experimentar o cardápio local.

Mas se estiver hospedado em um hostel, Airbnb ou Couchsurfing passe em um mercado e faça algumas refeições em casa. Querendo ou não, é uma forma de comer mais barato.

Certos lugares, principalmente na América do Sul, oferecem menus turísticos com preços que valem muito a pena. Pesquise!

 

  1. Utilize aplicativos de transporte

Além do aluguel de carros, os aplicativos de transporte podem ajudar a economizar tempo e dinheiro em viagens para grandes cidades. Se estiver acompanhado, melhor ainda, pois dá para dividir o valor das corridas.

Nós fizemos um post falando um pouco sobre cada app que são uma mão na roda na hora de se locomover. Confira os aplicativos de transporte para economizar em viagens e veja qual deles funciona no destino para onde está indo.

 

Viagens econômicas não precisam ser um bicho de sete cabeças. Basta se organizar e abrir mão de alguns pequenos “luxos”. Depois de fazer as contas e planejar direitinho, quem sabe a gente não se encontra numa trip bem baratinha por aí!

 

>> Leia também:

Gastos de viagem em Foz do Iguaçu

Gastos Mochilão Bolívia-Peru

 

Dicas para economizar e viajar barato
Por Nange Sá

 

 
Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x sem juros no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x sem juros no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

5 comentários em “Dicas para economizar e viajar barato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.