O que fazer em Baependi – MG: confira as dicas

Atualizado em

 

Baependi, uma simpática cidadezinha do Sul de Minas, ganhou fama depois da beatificação de Nhá Chica, em maio de 2013. Mas o município tem outros encantos para quem quer passar um feriado ou mesmo um fim de semana. Além da “Igrejinha de Nhá Chica”, tem flores, clima de interior, comida mineira da boa e um monte de cachoeiras.

Baependi faz parte do Circuito das Águas e do Caminho Velho da Estrada Real. Está próxima de Caxambu e São Lourenço, às margens da BR-267 e oferece opções de turismo religioso, turismo rural e ecoturismo. Confira o que fazer na cidade, onde comer e onde se hospedar.

Vida sem Paredes - Baependi (5)
Cachoeira de Itaúna
Vida sem Paredes - Baependi (10)
Cachoeira do Gamarra

 

Onde se hospedar em Baependi:

 

Baependi tem opções de pousadas, hotéis e até hotel fazenda. Também há alguns campings nas cachoeiras nas zonas rurais.

Confira nesse link ou se preferir, veja outras opções de hospedagem em Caxambu, a 3 quilômetros da cidade e reserve aqui no blog de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in. Você nos ajuda a continuar compartilhando dicas de viagens e não paga a mais por isso.

 

Como chegar a Baependi:

 

A BR-267 passa na porta e quem vem de carro a partir do Rio de Janeiro e São Paulo deve seguir pela Via Dutra até Engenheiro Passos (saída 330), seguir pela BR-354 até Caxambu e pegar a BR-267. Quem vem de Belo Horizonte pode seguir pela BR-381 até Campanha, e depois pela BR-267. De Juiz de Fora, basta seguir pela BR-267, passando por Lima Duarte, Bom Jardim e outras cidades até Baependi.

O aeroporto mais próximo de Baependi é o Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, a cerca de 235 quilômetros (consulte passagens aéreas nesse link).

Precisa alugar um carro para visitar Baependi? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

 

De ônibus, as empresas que levam até Baependi são:

Vida sem Paredes - horários de ônibus para Baependi

 

[  DICA ] Quem vai passear pelo sul de Minas pode esticar até Cruzília e conhecer o Museu do Cavalo Mangalarga Marchador (confira aqui) e aproveitar para experimentar os deliciosos e premiados queijos fabricados na cidade (saiba mais aqui).

 

O que fazer em Baependi – MG:

 

1. Visitar o Santuário Nhá Chica

 

Independente de crenças religiosas, muito da história e da cultura de um lugar pode ser apreciada em templos, igrejas ou mosteiros. Com a “Igrejinha de Nhá Chica” não é diferente.

A cidade orgulha-se da história da beata que, na verdade, mudou-se para lá na infância. Baependi foi onde a fé de Francisca de Paula de Jesus se fortaleceu e onde ela recebia pessoas de vários lugares do país que a visitavam em busca de conselhos, orações e sugestões. Fazia suas preces aos pés de uma pequena Imagem de Nossa Senhora da Conceição que era de sua mãe e que ainda hoje se encontra na sala da casinha onde ela viveu, sobre o Altar da antiga Capela.

A pequena igrejinha que ela construiu ao lado de sua casa é hoje o “Santuário Nossa Senhora da Conceição”, onde a beata está sepultada. É possível visitar a antiga casinha de Nhá Chica e a capela, que guardam muitos dos seus pertences e história. Ainda tem uma lojinha com lembrancinhas para levar para casa. Visite o site.

 

Vida sem Paredes - Baependi (3)

Vida sem Paredes - Baependi (4)

 

2. Admirar as flores da exposição

 

De muitas cores, várias espécies, com variados perfumes. De texturas intrigantes, folhas de uma extensa palheta de verdes, para admirar e fotografar. A exposição chama a atenção de todos, e com tanta beleza, fica difícil escolher uma para levar para casa.

 

Vida sem Paredes - Baependi (11)

Vida sem Paredes - Baependi (12)

Vida sem Paredes - Baependi (13)
Bela Flor da Exposição

 

3. Conhecer as cachoeiras

 

São muitas. De diferentes tons de água, que aliás, têm as temperaturas amenas, sempre convidativas para um mergulho. Uma das mais famosas é a Corredeira do Espraiado do Gamarra, que fica a 14 quilômetros do centro de Baependi. O acesso pela estrada de terra é tranquilo e o lugar tem um pequeno bar com banheiro. Com vários poços e prainhas, atrai muitas famílias com crianças, e muitos fazem churrasco.

Já a Cachoeira de Itaúna é bonita de se ver. Sua cascata comprida emoldura uma bela paisagem acima do poço em que é possível se refrescar ou ficar sentado observando o lugar. Fica a 20 quilômetros do centro, também em estrada de chão de fácil acesso. Também tem bar, banheiros e estacionamento, mas conta com restaurante e pousada ao lado.

Ainda tem as cachoeiras do Moinho e do Caixão Branco, cujo acesso se dá pela mesma estrada que leva ao Espraiado do Gamarra, e as Cachoeiras do Pacote e do Cavalo Baio, essa última com cerca de 120 metros de queda que pode ser avistada de vários locais. A 40 quilômetros de estrada de terra no sentido do Vale do Gamarra, tem acesso mais difícil, e recomenda-se a contratação de guias.

A lista de cachoeiras não termina aqui. Tem outras cascatas e trilhas na cidade que está ao lado do Parque Estadual da Serra do Papagaio.

 

Vida sem Paredes - Baependi (7)
Cachoeira de Itaúna
Vida sem Paredes - Baependi (9)
Cachoeira Espraiado do Gamarra
Vida sem Paredes - Baependi (14)
Basta seguir a sinalização para as cachoeiras

 

4. Provar a comida mineira

 

Ah, mesa mineira, sua linda! Sabor é o que não falta e nada como provar da autêntica comida na panela de pedra unindo a experiência a um dia de lazer e tranquilidade.

Tem um lugar super legal onde almoçamos, o Recanto da Mata, que fica na Estrada de Baependi para São Thomé das Letras. Além da comida caseira super gostosa, tem lagos para pescar, fazendinha de animais, quatro piscinas, parquinho e uma vasta área verde para caminhadas e apreciação. Rende um dia gostoso com cara de roça! Quem quiser passar mais tempo por lá, pode se hospedar em um dos chalés do lugar.

 

Vida sem Paredes - Baependi (2)

 

Essas são as principais coisas para se fazer nessa cidade que faz parte da Estrada Real. A dica é carimbar seu Passaporte da Estrada Real no Santuário Nhá Chica. Vale a visita e vale descobrir mais coisas boas por lá. Se você fizer isso, divida com a gente nos comentários e boa viagem!
Distâncias até Baependi – MG:
382 Km de Belo Horizonte – MG
5 Km de Caxambu – MG
199 Km de Juiz de Fora – MG
288 Km do Rio de Janeiro – RJ
34 Km de São Lourenço – MG
355 Km de São Paulo – SP


Baependi, Sul de Minas Gerais: 18.307 habitantes | 880 m. de altitude| 127 e 220v

Data da viagem: fevereiro de 2016

Por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x sem juros no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x sem juros no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

11 comentários em “O que fazer em Baependi – MG: confira as dicas

  • 11 de abril de 2019 em 19:05
    Permalink

    Estamos planejando uma visita a Baenpendi em maio de 2019. É um passeio religioso.Tem algum evento neste mês, de modo que eu possa agendar a viagem coincidindo com o evento local?

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2019 em 07:07
    Permalink

    Em Baependi há uma outra igreja histórica, linda! Com ouro no altar e uma salinha ao lado que abriga belas esculturas dos apóstolos.
    É perto da igreja da Beata nha Chica. Para crianças, perto da igreja tem uma pracinha com parquinho, bem agradável. Na época do Natal, a cidade fica muito bonita. Passamos um pouco por lá antes de ir a São Lourenço.

    Resposta
    • 31 de março de 2019 em 18:25
      Permalink

      Boa tarde.
      Estamos querendo ir p Baependi MG agora dia 6/4/19, queríamos um turismo rural p interagir com os animais, alguém pode dar uma dica?
      Obrigado

      Resposta
      • 3 de abril de 2019 em 15:21
        Permalink

        Olá, indicamos o Recanto da Mata em Baependi mesmo, mas outras opções legais são a Fazenda Quinta do Cedro em São Lourenço. Abraços

        Resposta
  • 9 de dezembro de 2018 em 16:24
    Permalink

    Outro lugar ótimo também para lazer porém sem hospedaria é o bar do curral que fornece um almoço de derrubar qualquer um…. O bar do curral é tipo um lugarzinho bem na roça em que as pessoas almoçam, as crianças brincam mas a atração principal são as cachoeiras que tem em volta, visitem, é muito bom

    Resposta
    • 7 de junho de 2019 em 08:17
      Permalink

      Bom dia!
      Por favor, estou a procura de informações…,estamos querendo ir
      em Baependi para conhecermos e aprendermos sobre o plantio de oliveiras orgânicas, alguém pode me ajudar e me orientar sobre como fazer isso, por favor?

      Resposta
  • 6 de dezembro de 2018 em 14:20
    Permalink

    boa tarde, como faço para se deslocar para as cachoeiras, pois não sei dirigi?

    Resposta
    • 9 de dezembro de 2018 em 11:57
      Permalink

      Oi Antonio! A gente não conhece uma agência que leve visitantes para as cachoeiras, então, só com carro mesmo. Você não consegue arrumar alguns amigos para ir junto?

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.