Início AMÉRICA DO SUL As gigantes cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande

As gigantes cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande

Se alguém te chamasse para ir nas cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande, provavelmente você iria se perguntar “onde fica isso?” E você não seria o único!

As cachoeiras chamadas de gigantes são a Cachoeira do Paiol, com 120 metros de queda, a Cachoeira do Brumado, com 90 metros, e a maior delas, a Cinco Estrelas, com um total de 200 metros de queda de águas geladas em um ambiente selvagem.
Conheça as quedas desse distrito de Bocaina de Minas, perto da região de Visconde de Mauá.

Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (3)
Cadeias de montanhas

A vila de Santo Antônio do Rio Grande

 

Santo Antônio do Rio Grande é um distrito de Bocaina de Minas, distante cerca de 14 quilômetros de estrada de terra dessa cidadezinha mineira, próxima de Andrelândia e Bom Jardim de Minas, do Parque Nacional de Itatiaia e da região de Visconde de Mauá.

O destino é todo cercado por montanhas da Mantiqueira e guarda as nascentes do rio Grande, um dos formadores da bacia do rio Paraná, e do Rio Preto, que forma a divisa natural entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. São inúmeras nascentes que precipitam uma cachoeira mais bonita que a outra.

A vila de Santo Antônio é aquele típico lugar em que as pessoas ficam proseando sem sentir o tempo passar. Bem pequena, tranquila, com pouca infraestrutura turística. Que fique assim! É isso que faz dela um lugar hospitaleiro e simples, capaz de nos oferecer uma pausa da correria diária.

Tem artesanato e gastronomia local – não deixe de comer os risoles feitos na hora no bar ao lado da igreja. Aliás, o pessoal por ali adora dar informações sobre os atrativos. Consulte-os, e, se der sorte, ainda pode ouvir os causos e lendas locais.

Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (12)
Centro de Santo Antônio do Rio Grande

Anote

Toda a região da Bocaina de Minas é linda e merece e deve ser preservada e respeitada.

 

Como chegar em Santo Antônio do Rio Grande

 

De carro, o acesso se dá por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, já que Bocaina de Minas está a certa de 45 Km da Via Dutra (BR-116) e a cerca de 35 Km da BR-267.

Quem vem de BH pela BR-040 deve entrar na BR-267 na altura de Juiz de Fora, passando por Lima Duarte e Bom Jardim de Minas. Depois de atravessar a próxima cidade, Liberdade, faltam 25 Km até a Bocaina de Minas.

Já quem vem do Rio e de São Paulo deve seguir pela Dutra até Resende e após o Graal, seguir pela RJ-161 (que vai para o distrito de Vargem Grande e Serra do M) até a divisa RJ/MG (o asfalto vai até aqui). De lá, é preciso atravessar o Rio Preto e percorrer mais 14 Km até o destino.

Precisa alugar um carro para visitar Santo Antônio do Rio Grande? Compre os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 3x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com.

De ônibus é preciso ir até Resende (Viação Cometa), ou Liberdade (Viação Santa Cruz) e seguir até a Bocaina de Minas nos horários:

Vida sem Paredes - horários Santo Antônio do Rio Grande

Mas lembre-se: ainda faltam 14 km da cidade Bocaina de Minas até Santo Antônio do Rio Grande, à pé, de bike ou de táxi por estrada de chão. Mas é claro, as Cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande compensam cada quilômetro rodado.

Aqui no site da Pousada dos Pássaros tem uma explicação detalhada de como chegar de carro. De quebra, dá para conferir tarifas e informações sobre a hospedagem. Outra opção de hospedagem é a Pousada Quinta da Prata, que fica em Mirantão, distrito vizinho. Foi do site dela que eu compartilhei o mapa abaixo:

Vida sem Paredes - mapa bocaina de minas

Uma opção para quem está na região de Visconde de Mauá e quer conhecer as vilas de Mirantão e Santo Antônio do Rio Grande e as cachoeiras citadas aqui, em um dia inteiro de passeio 4×4 que termina com almoço no Restaurante da Leila, é contratar o passeio da Remorini Turismo de Aventura: (24) 3387-1521(de sex a dom) / (24)99902-8465. Pagamos R$ 180,00 na época (aceita cartões).

Reserve sua hospedagem em Bocaina de Minas ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com.

 

Cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande

 

Cachoeira 5 Estrelas

 

A cachoeira 5 Estrelas, a maior delas, fica a cerca de 6 km da vila. Da entrada, onde está a placa, o estrondo da água vai aumentando e nos presenteia com um clima de expectativa sobre o que vamos encontrar pela frente. São três quedas com um total de 200 metros de altura que formam poços para se sentir literalmente longe de tudo. O nome é muito apropriado para esse monumento da natureza ainda pouco conhecido.

> Não tem bar ou casa por perto., apenas morros e mais morros, pastos e a estrada íngreme que não permite acesso a qualquer carro. É para aqueles que gostam do inexplorado.

Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (15)
Placa da Cachoeira 5 Estrelas (de cabeça para baixo, rs)
Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (26)
Cachoeira 5 Estrelas
Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (18)
Cachoeira 5 Estrelas
Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (17)
Cachoeira 5 Estrelas

Cachoeira do Paiol e Cachoeira do Brumado

 

Em Santo Antônio está a nascente do Rio Grande e o famoso vale do Paiol com suas belas cachoeiras e lindas montanhas.  As Cachoeiras do Paiol, com 120 metros de altura, e do Brumado, com 90 metros estão em meio às montanhas e ficam uma de frente para a outra, mas em propriedades particulares, então, são apenas para apreciação.

Mas há outras, inclusive mais próximas do povoado, como as Cachoeiras da Prata e do Rio Grande e as cachoeiras da região de Visconde de Mauá, a cerca de 24 quilômetros.

Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (7)
Cachoeira do Paiol
Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (21)
Cachoeira do Brumado

Mirante do Zé Manoela

 

Além dessa abundância de cachoeiras, outro atrativo próximo é um mirante com 1.800 metros de altitude. No portal em quem passamos está escrito Mirante do Zé Manoela (o famoso “Zé Manéla”), mas ouvi dizer que também é conhecido pelos nomes de Mirante da Serra Verde e Mirante do Asa Delta.

Do alto, temos a visão de toda a cadeia de montanhas da região da serra da Mantiqueira. O tempo estava meio fechado quando chegamos e avistamos as chuvas localizadas em alguns pontos.

Inspire-se com as imagens abaixo e comece a cogitar a possibilidade de conhecer as Cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande, a vila e as trilhas da região:

 

Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (9)
Pedra Selada lá no fundo
Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (19)
Portal do Mirante do Zé Manoela
Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (22)
Entre chuva e sol
Vida sem Paredes - Santo Antônio do Rio Grande (29)
Atolamos na volta
Paradinha na fazenda para comprar doces e queijos

Distâncias até a Bocaina de Minas – MG:

390 km de Belo Horizonte – MG
168 Km de Juiz de fora – MG
43 Km de Resende – RJ
208 km do Rio de Janeiro – RJ
320 km de São Paulo – SP
24 Km de Visconde de Mauá – RJ

>> Confira outro destino próximo: Programas clássicos em Penedo

 

Cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande – MG: cerca de 1.200 metros de altitude

Por Camila Coubelle

 
Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$350 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

21 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.