“O bisavô plantou, o vovô preservou, a vovó reforçou.” Esses são os retalhos que constroem a história da Rota do Café Especial. Um dos mais extraordinários passeios do Brasil, e uma das atrações mais procuradas em São Lourenço, no Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais.
O tour com cerca de 3 horas e meia de duração visita a centenária Fazenda Sertão, que produz alguns dos melhores cafés especiais do planeta, incluindo o que tem pontuação recorde mundial de 95.85 no Cup of Excellence (o mais renomado concurso de cafés especiais).
Se você não é tão fã de cafés, mas curte turismo de experiência, vai gostar do tour. Se é fã de cafés como nós, vai se surpreender. Leia até o final e descubra o porquê.
Você vai descobrir por que vale a pena visitar a Rota do Café, como funciona e como reservar o passeio que termina com a degustação de um delicioso café com quitutes mineiros.
Como chegar em São Lourenço
De ônibus, a viação Gontijo vem de Brasília, a Útil vem do Rio, a Cometa vem de São Paulo e a Gardênia vem de BH.
Quem vai de carro de BH deve usar a rodovia Fernão Dias sentido SP até depois de Três Corações, pegar a BR-267 e entrar na MG-383 antes de Caxambu. Já quem sai de Juiz de Fora, basta seguir pela BR-267. Quem sai do Rio de Janeiro, pode seguir pela Dutra até a BR-354, depois, seguir até a entrada da BR-460 e continuar até São Lourenço.
De São Paulo, é preciso seguir na Dutra até depois de Cachoeira Paulista e seguir as placas para a rodovia Hamilton Vieira Mendes até a Dr. Avelino Junior, que vai até a divisa entre Minas e SP e passa a se chamar MG-156. Em Itanhandu, basta seguir pela BR-354 até a entrada da BR-460 até o destino.
Se precisar ALUGAR DE CARRO, nossa dica é aproveitar a possibilidade de parcelar em sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. O site Rentcars.com compara preços das diversas locadoras e fica mais fácil encontrar os melhores preços e serviços. Aí você visita São Lourenço com mais mobilidade.
>>Leia também: O que fazer em São Lourenço<<
O tour na Rota do Café Especial no Sul de Minas Gerais
O tour proporciona uma experiência histórica, cultural e sensorial.
É um passeio de altitude, contemplação, informação, aromas, sabores e emoção. Sim, é emocionante passear pelos cafezais e sentir brotar o orgulho de algo tão brasileiro, reconhecido mundo afora.
Uma van sai do escritório no calçadão de São Lourenço e percorre cerca de 35 quilômetros até a cidade de Carmo de Minas, onde fica a Fazenda Sertão, a 1300 metros de altitude, no alto da Serra da Mantiqueira.
É lá que vamos “perceber o café”, como diz Adalberto, o monitor que é um verdadeiro contador de histórias.
Durante o percurso de cerca de meia hora, o monitor conta a história do café no mundo, no Brasil e na região Sudeste, até chegar na fazenda que vamos visitar. Você sabia que a prática de torrar o café começou por acaso?
A história de como a fruta foi descoberta pelos animais, onde hoje é a Etiópia, é interessantíssima. Já ouviu falar em Madame D’Orvilliers e Tenente Palheta? Foi a paixão entre eles que trouxe o café da Guiana para o norte do país, no Pará.
No passeio pela Rota do Café Especial, a gente conheceu a história da chegada da fruta em terras tupiniquins, por volta de 1770.
Como o clima lá no Norte era muito quente, as plantações foram “descendo” até a Bahia, e depois, até a região Sudeste, até encontrar as condições perfeitas. Assim se formou o “Cinturão do Café”.
Rota do Café: Fazenda Sertão
“Prepare seu coração, pras coisas que eu vou contar, eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão…” A essa altura já estamos apaixonados por essa história cheia de capítulos. Mas ao chegar na Fazenda Sertão, ela ganha cores e sabores e até trilha sonora, e fica ainda melhor.
Ali descobrimos como os primeiros cafés foram plantados, por volta de 1900, pelo patriarca da família Pereira.
E a fazenda que já era premiada pela criação do gado Girolando consegue levar, ao longo dos anos, toda a força da história do café até a xícara.
O trabalho duro, as crenças, as tradições familiares, a sabedoria popular, as vitórias e a preservação das memórias de várias gerações se enraizaram forte ali.
“O bisavô plantou, o vovô preservou, a vovó reforçou.”
Toda essa carga de histórias e sentimentos acrescentou algo único e intangível aos grãos e cada xícara da bebida consegue traduzir tudo isso.
Mas foi preciso sensibilidade para perceber esse valor e levar com maestria até as pessoas.
Durante o tour, temos a chance de conhecer como as novas gerações da família souberam buscar informações para trabalhar o café a fim de extrair o máximo de aroma e sabor.
E como souberam fazer a diferença com a valorização de todo o processo, desde a colheita. Conhecemos até os segredos para encontrar os melhores grãos!
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] OFERTAS DE HOSPEDAGEM em São Lourenço com reserva de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com. Se quiser descobrir quais as nossas dicas de hotéis e pousadas para ficar perto das atrações, confira o artigo Guia de São Lourenço.
[/su_note]
Mirante Central e Casa da Árvore
A experiência na Rota do Café Especial conta com duas paradas para apreciação dos cafezais. Na primeira, no Mirante Central, podemos apreciar a beleza da Serra da Mantiqueira e conhecer alguns tipos da fruta.
Na segunda, na Casa da Árvore, em um jacarandá centenário, podemos identificar a diferença entre os primeiros pés de cafés plantados ali, que têm mais de 100 anos, e os pés de café mais recentes, plantados a partir de técnicas adquiridas ao longo dos anos.
Também podemos experimentar e perceber as diferenças entre os tipos de frutos, como o bourbon vermelho, o bourbon amarelo, o catuaí, o acaiá e o mundo novo.
Rota do Café: degustação no casarão da Fazenda Sertão
Um delicioso café com quitutes mineiros na sede da fazenda nos recebe no casarão antigo, ainda preservado. Lá está o Museu do Café, que guarda objetos, fotografias e publicações que ilustram a história contada.
E é ali que acontece o ponto alto de toda a experiência sensorial do dia: a degustação dos cafés, levando em conta as formas corretas que nos permitem perceber a acidez e o preenchimento do paladar pelo buquê floral da bebida.
Mas é com a intrigante descoberta de como o nosso cérebro reage ao comparamos os aromas dos grãos comuns e especiais torrados, que a gente volta para casa com a certeza de que o passeio revoluciona a nossa percepção do café.
Não vou dar spoiler, mas garanto que você também ficará impressionado!
O passeio na Rota do Café Especial termina no showroom da Unique, onde os turistas podem levar para casa um pouco da história e dos sabores dos cafés especiais.
S E R V I Ç O
Rota do Café Especial
- Unique Cafés – Showroom: Calçadão da Rua Wenceslau Braz, 35
- Reservas: [email protected] | (35) 3331-1086 e 98417-5735 WhatsApp | site
- Ticket individual: R$ 130 (ago/2021), ou R$ 1.400,00 para grupos fechados de até 14 pessoas.
- Saídas: de quinta a domingo às 9h (confirmada). Outros dias da semana e horários devem ser consultados antes.
- OBS: Crianças abaixo de 12 anos pagam meia
Vai visitar a fazenda de café? Anote as dicas:
- Circule a pé por São Lourenço. Nas férias e feriados, o entorno do Parque das Águas fica bastante cheio.
- Além das visitações, a Unique também oferece cursos sobre cafés especiais e outros, como o de barista, treinamentos, workshops e outras atividades. Consulte a agenda no site.
- Use calçados confortáveis para passear na fazenda e nos cafezais.
- Como o passeio é de altitude, mesmo no calor, leve um casaquinho.
- Garrafinhas de águas minerais da cidade estão inclusas no passeio da Rota do Café.
> Leia também:
- Visitando o Parque das Águas em São Lourenço
- Trem das Águas: a Maria-Fumaça de São Lourenço
- O que fazer em Caxambu, no Circuito das Águas
Distâncias até São Lourenço – MG:
384 Km de Belo Horizonte – MG
234 Km de Juiz de Fora – MG
266 Km do Rio de Janeiro – RJ
300 Km de São Paulo – SP
699 Km de Vitória – ES
Pintou aquela vontade de fazer e Rota do Café Especial? Se ficou alguma dúvida, será um prazer ajudar, basta deixar um comentário.
por Camila Coubelle
> Agradecemos as cortesias para o Vida sem Paredes, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com a hospedagem. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!
Amei as dicas! Deu vontade de ir lá visitar e provar do café!!