InícioAMÉRICA DO SUL8 cidades para visitar em um mochilão na Bolívia

8 cidades para visitar em um mochilão na Bolívia

Salar de Uyuni ao entardecer, possível para quem fazer o tour de 3 dias
Laguna Colorada, um dos pontos altos do tour de 3 dias

Organizar um roteiro de mochilão na Bolívia envolve escolhas difíceis. Quais cidades priorizar? Quais atrações vou gostar mais? O país vizinho é um dos primeiros a serem lembrados por quem está planejando iniciar as viagens internacionais. Pudera! Sítios arqueológicos, montanhas nevadas, museus, mirantes e o maior deserto de sal do mundo são algumas das atrações que motivam essa escolha.

E entre tantas possibilidades desse destino barato e fácil de viajar, listamos algumas cidades e suas principais características e atrações. E se quiser saber mais, confira os links com outras dicas de cada cidade.

8 cidades para visitar em um mochilão na Bolívia

  1. Santa Cruz de la Sierra

Santa Cruz de la Sierra é uma das principais cidades de entrada na Bolívia, por ter opções de voos mais baratos e ônibus que saem das cidades próximas. Além disso, é a cidade de destino do famoso Trem da Morte, que sai da fronteira com o Brasil.

Santa Cruz é um destino barato, e ótimo para fazer câmbio. Suas principais atrações se concentram em torno da Plaza 24 de Septiembre e podem ser visitadas em um dia.

A Basílica de São Lorenzo se destaca e a maior parte dos pontos turísticos são culturais.

O Forte Samaipata, onde está a maior pedra talhada do mundo é uma das atrações mais visitadas nos arredores de Santa Cruz. Há vans saindo o tempo todo para lá.

Leia mais: Dicas para Santa Cruz de la Sierra

Onde se hospedar em Santa Cruz de la Sierra

 
Santa Cruz de la Sierra
  1. Samaipata

Samaipata é uma pequena cidadezinha a 1650 metros de altitude cuja principal atração é o Forte. Esse sítio arqueológico tem um circuito que percorre importantes construções feitas por povos pré-colombianos. A atração é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e muitos a visitam a partir de Santa Cruz de la Sierra.

Porém, a cidade tem outros atrativos. As Cascadas de Cuevas e o Museo Arqueológico de Samaipata são alguns. Vale a pena dedicar uns dois dias para o lugar.

Leia mais: Forte Samaipata, a maior pedra talhada do mundo

Onde se hospedar em Samaipata

dicas de mochilão na Bolívia: Ruínas no Forte Samaipata
Ruínas no Forte Samaipata, Bolívia

[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5 [/su_note]

  1. Sucre

Sucre é conhecida por “Cidade Branca”, por ter a maior parte de suas construções pintadas dessa cor. Nem é preciso dizer que isso dá uma beleza ímpar a cidade a 2800 metros de altitude.

Suas principais atrações são o Parque Cretáceo, onde estão pegadas de dinossauros conservadas, o Parque Bolívar, o Mirador de la Recoleta, que oferece uma vista incrível da cidade, além de museus, igrejas e lindas construções em seu centro histórico. Aliás, é considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

Leia mais: O que fazer em Sucre

Onde se hospedar em Sucre

dicas de mochilão na Bolívia: Parque Cretáceo
Parque Cretáceo, Sucre
  1. Tarabuco

Tarabuco tem como principal atração uma grande feira indígena a céu aberto, que acontece aos domingos. A cerca de 60 quilômetros de Sucre, muitos a visitam a partir de vans que saem de lá, na praça central. Mas se a ideia é fazer uma imersão na cultura quéchua esse é um local perfeito.

Com ruas estreitas de pedra e construções simples, o lugarejo é bem pequeno, com costumes e idioma quéchua conservados.

No Mercado Campesino, se encontra de tudo, e nas ruas, é quase impossível decidir quais artesanatos ou lãs levar para casa. Não pernoitamos em Tarabuco, e me arrependo imensamente disso.

Leia mais: Tarabuco, a imperdível feira indígena

Vimos alguns hostels lá, incluindo o HI Cej e o Hostal Tarabuco, mas o mais comum é se hospedar em Sucre.

Feira de Tarabuco
  1. Potosí

“Potosí é a Ouro Preto de vocês”. Foi o que me disse um morador local, por causa de sua principal atração: Cerro Rico. Trata-se de uma das maiores minas de prata do mundo, a 4500 metros de altitude.

Por ser Patrimônio Cultural da Humanidade, por suas ruas estreitas e entrecortadas e suas belíssimas igrejas, elegi Potosí a cidade mais bonita da Bolívia. Além do passeio à mina, seu centro histórico (o maior e mais conservado da Bolívia) é cheio de museus que valem a pena visitar. Não deixe por nada de conferir a Catedral de Potosí e a Igreja de San Lorenzo, lindíssimas.

Leia mais: Potosí: dica de lugares para visitar

Onde se hospedar em Potosí

turismo bolivia
Cerro Rico ao fundo, Potosí – Bolívia
  1. Uyuni

Uyuni é a entrada boliviana para o maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni. Seus inúmeros visitantes não buscam atrativos turísticos na cidade, mas aproveitam bastante os bares e restaurantes.

O “calçadão” está sempre movimentado e a cidade é muito eclética, com visitantes de estilos que vão de um extremo ao outro.

É essencialmente turística e há muitos hotéis, hostels, restaurantes e agências oferecendo o tour (de um, dois, ou três dias) no Salar.

Leia mais: Guia completo do Salar de Uyuni

Onde se hospedar em Uyuni

 
Salar de Uyuni ao entardecer, possível para quem fazer o tour de 3 dias
Laguna Colorada, um dos pontos altos do tour de 3 dias
 

[su_quote]Oruro e Cochabamba são outras duas cidades que valem a pena colocar no roteiro de mochilão na Bolívia, mas para nós, ficou para uma próxima vez. Se você tiver mais tempo, saiba que Oruro está a cerca de 225 quilômetros de La Paz, e Cochabamba está a cerca de 215 quilômetros de Oruro.[/su_quote]

  1. La paz

La Paz é a cidade dessa lista que oferece mais possibilidades ao visitante. Também é uma das principais cidades de entrada no país, pois recebe voos diários de vários lugares do mundo. Entretanto, para brasileiros, os voos são mais caros que os de Santa Cruz.

Na cidade, o Museu Nacional de Etnografia e Folclore e a Igreja de São Francisco são imperdíveis. A Calle Sagarnaga e o Mercado das Bruxas também. É onde você encontra artesanato, tecidos, lãs e artigos da cultura local.

Nos arredores, os principais passeios são para o Valle de la Luna, a montanha Chacaltaya, a 5435 metros de altitude, e o sítio Tiahuanaco. Esse último impressiona por suas esculturas gigantes cheias de simbologias. Para quem curte trekking, a cidade é a base para escalar o Huayna Potosí, com 6088 metros de altitude.

La Paz é mais cosmopolita, cheia de cafés, restaurantes e bares, e tem uma vista incrível da Cordilheira dos Andes. Com certeza, merece mais dias de visita durante seu mochilão na Bolívia. Também tem hotéis com melhor infraestrutura e muitas agências, que oferecem passeios nos arredores e até para outras cidades.

Leia mais: Guia completo de La Paz

Onde se hospedar em La Paz

dicas de mochilão na Bolívia: La Paz
Teleférico de La Paz, Montanhas Nevadas ao fundo
dicas de mochilão na Bolívia: La Paz
Calle Linares
  1. Copacabana – Isla del Sol

Copacabana é a cidade da Bolívia de onde saem barcos para a Isla del Sol e a Isla de la Luna, no Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo. A cidade também é a primeira do país para quem vem do Peru por terra.

Tem uma rua principal com um hotel, um restaurante e uma agência a cada passo, e está sempre movimentada. A Catedral de Copacabana e o Mirante do Calvário são dois pontos para visitar.

Leia mais: Titicaca e Isla del Sol: como chegar e por que visitar

Onde se hospedar em Copacabana

dicas de mochilão na Bolívia: Isla del Sol
Isla del Sol – Bolívia
 

Cidades para mochilão na Bolívia

Mapa

As cidades de Santa Cruz de la Sierra e La Paz são os principais pontos de partida para um mochilão na Bolívia, com mais opções de voos. Uma dica é começar em uma e terminar em outra.

Dicas de mochilão na Bolívia

Dicas para um mochilão na Bolívia

  1. As cidades menores têm taxas de câmbio maiores. Se possível, deixe para trocar dinheiro nas maiores, nas casas de câmbio do centro.
  2. Se você tem problemas com altitude, é mais interessante começar por Santa Cruz, bem mais baixa do que La Paz, que é a capital mais alta do mundo.
  3. Confira todos os nossos gastos com hospedagem, gastos no mochilão Bolívia-Peru (com tabela para download) e gastos com ônibus entre uma cidade e outra.
  4. Brasileiros não precisam de visto ou passaporte para visitar a Bolívia, basta o RG.
  5. Durante nossa viagem, levamos apenas alguns dólares por precaução e o restante do dinheiro em reais.

8 cidades para visitar em um mochilão na Bolívia

por Camila Coubelle


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:
Ao reservar com nossos parceiros, por meio dos links abaixo ou citados nos posts, recebemos uma comissão.
Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem.
Muito obrigada e boa viagem!
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo ou a Holafly.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança na Civitatis, no EasyTravelShop ou no GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta on-line multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.



Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

28 COMENTÁRIOS

  1. Agradeço a vcs compartilhar tantas informações, quero ir a Bolivia e como sou professora, pretendo conhecer uma escola. Vcs tem alguma dica para me dar??

    • Olá Márcia! Não saberia te indicar alguma escola. Lembro que passamos perto de algumas e que os alunos tinham uniformes muito bonitos, mas realmente não sei indicar. Acho que você verá escolas durante seus trajetos na Bolívia, e pode tentar visitar. Outra dica é tentar entrar em contato previamente com alguns professores bolivianos (talvez nas redes sociais). Boa sorte e boa viagem!

  2. ola.. qremos visitar Bolivia no final de janeiro, estamos indo pra ficar 7 dias, vou estar gravida de 5 meses. Vcs indicam um roteiro para 7 dias?

    • Olá! Nesse período de tempo acho que dá para conhecer a capital La Paz (4 dias), a Isla del Sol (1 dia), e até fazer um tour de 1 dia no Salar de Uyuni. Devido à altitude, aridez e outras características da Bolívia, você terá que esclarecer tudo com o seu obstetra. Abraços e boa viagem!

  3. Tenho vontade de ir mas estou preocupada, vi uns comentário sobre segurança, em Santa Cruz e perigoso, qual a melhor época para ir.

    • Olá! Não percebemos nada relacionado à insegurança lá durante a nossa viagem. A cidade é pacata e fácil de ser visitada, e eu considero a primavera ou outono as melhores estações para visitar. Boa viagem!

  4. Olá eu moro em Ipixuna-Am irei fazer um mochilão Bolívia – Peru partindo de Rio Branco no Acre, não tenho noção de por onde começar, o que vocês me aconselham ?

    • Olá John! Nós fizemos o sentido oposto: finalizamos no Acre. Fomos de Cusco para Puerto Maldonato, e depois de
      Puerto Maldonato para Inãpari, que está perto da fronteira Peru/Acre. Aí fomos de táxi para Assis Brasil. Fazendo o sentido inverso, você pode começar a viagem por Cusco, e depois, seguir para Copacabana, já na Bolívia. Abraços e boa viagem!

  5. Ola esse ano quero fazer um mochilão em Bolívia e Peru, eu não faço ideia por onde começar será em Setembro. Alguém poderia me dar dicas e orientação, Gratidão!

  6. Olá! Penso em fazer um roteiro em junho de 10 dias pela Bolívia, sem incluir o Uyuni, pois já conheço.
    Como as passagens mais baratas são pra Santa Cruz de La Sierra, quais cidades incluir, sendo que quero conhecer La Paz, Copacabana e Isla del Sol.

    • Olá! É difícil escolher as cidades pois eu não deixaria de visitar nenhuma que citei no post. Acho que vale a pena separar um dia para conhecer Samaipata a partir de Santa Cruz, a viagem até Sucre é longa, então é interessante parar lá para descansar e conhecê-la rapidamente, e depois seguir para La Paz, Copacabana e Isla del Sol. E com 10 dias dá para fazer esse roteiro tranquilamente. Boa viagem!

  7. Opa!
    Começando a planejar meu mochilão; a idéia inicial é Bolívia, Peru e Argentina (Chile era opcional, mas o seguro de 30mil dólares é uma balde de água fria, com duração pra 30 dias. . Cês tem alguma dica?

    • Olá! A única dica que tenho é não viajar sem seguro viagem, independente de covid-19! E mesmo se o país não exigir, contrate assim mesmo.
      Sempre contratamos, apesar de nunca utilizar. Mas com os relatos de parentes e amigos que tiveram problemas de saúde durante uma viagem, jamais viajaria sem. Um seguro com cobertura de 30 mil para o Chile sai por R$ 360 mais ou menos, acho que compensa, e ainda tem cupom de desconto sempre.
      Boa viagem! ;-D

  8. Oi, gostaria de fazer um mochilão econômico em dezembro e janeiro por Bolívia, Chile e um parte pequena do Peru. Infelizmente depois de alguns cálculos acredito que não dará para ir a Machu Picchu (fica para a próxima). O roteiro, a princípio, é este: Santa Cruz de La Sierra, Sucre, Uyuni, San Pedro de Atacama, Iquique (minha filha quer ir a praia), Arica, talvez Arequipa, aí Copacabana, La Paz(onde ficaremos na casa de amigos) e volta para casa. Vocês acham que é tranquilo viajar eu e minhas duas filhas de 10 e 15 anos?

    • Oi Danielle. Acho tranquilo sim. Essas cidades têm uma certa estrutura para receber turistas e as meninas já estão numa idade boa para aproveitar tudo. Só lembro que os destinos são muito secos e altos, portanto é bom reforçar a hidratação e aclimatação delas. No mais, aproveitem bastante que esse roteiro tá top.

  9. Muito obirgada pelas dicas. Estou indo agora em abril com minha filha e gostaria de saber se é tranquilo trocar Real por Bolivianos em La Paz. Obrigada desde

  10. Olás,

    Esse mochilão que vocês descreveram ai gastaram mais ou menos quantos dias?
    E qual seria o minimo de dias pra fazer um mochilão massa pela Bolívia na opinião de vocês?

    beijos

    • Olá Mariana! Nós gastamos 25 dias. Eu recomendo pelo menos 3 dias em Cusco e La Paz, que são maiores. Em Uyuni tem que ser 4 dias se quiser fazer o tour de 3 dias no salar. Se você pensa em fazer o tour de 1 dia, bastam 2 dias nessa cidade. Nas demais eu recomendo pelo menos 2 dias. Qualquer dúvida, fale com a gente. Abraços

  11. Tô vendo que vou precisar de mais tempo na Bolívia, viu?! hahaha

    Meu primeiro mochilão foi Bolívia e Peru, mas quem organizou foi um amigo… Eu apenas fui.. hahaha

    Esse ano quero fazer um repeteco pra estes lados e tô adorando as dicas de vocês!

    Parabéns!

    Abração

  12. Olá, muito bom o blog de vcs, estou favoritando tudo q postam sobre a Bolivia pois vou pra lá em breve. Uma coisa que n achei e n sei se podem me ajudar é a média de gasto diário (considerando comidas, bebidas, atrações turísticas, um eventual souvenir) para curtir as cidades bolivianas. Queria saber mais ou menos quanto levar de dinheiro…

    Parabéns pelo blog e muito obrigado!!

    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.