O Valle de la Luna é uma das atrações mais conhecidas em La Paz, que a gente super recomenda. A visita ao sítio arqueológico com formações rochosas espetaculares criadas pela ação do vento e pela erosão das montanhas é muito tranquila e fácil de contratar.
A atração fica na parte sul de La Paz, a cerca de 13 quilômetros da Plaza Mayor, em torno de 30 minutos do centro. Você ir por conta própria, de táxi, ou contratando o passeio em uma agência. Como a visita ao Valle de la Luna dura menos de uma hora, as empresas costumam oferecê-lo de forma casada junto com a subida ao Monte Chacaltaya. Nós fizemos com uma agência e gostamos muito da experiência.
Confira como foi o tour no Valle de la Luna, aproveite as dicas de onde se hospedar e o que levar para o passeio nos arredores de La Paz.
Se ainda não comprou sua passagem aérea para a Bolívia,
Onde ficar em La Paz
A melhor região para se hospedar é nos arredores da Rua Sagarnaga e da Plaza Mayor, na região histórica, nos bairros Rosario e Belén, onde tem muita oferta de serviços, casas de câmbio, agências, etc. Evite a região central e comercial, nos arredores da Plaza Murillo, pois a oferta de hotéis é pequena e as ruas ficam desertas à noite. Se preferir uma região mais moderna e nobre, procure as opções do bairro Sapocachi, mais afastado do centro histórico.
Nós ficamos numa rua que corta a Sagarnaga, perto do Mercado das Bruxas. Confira as ofertas de hospedagem na Booking e reserve com antecedência, ou aproveite nosso cupom de R$130 de desconto para usar na primeira reserva no Airbnb. La Paz tem ótima oferta de hospedagem nessa plataforma.
Como é o passeio no Valle de la Luna
O Valle de la Luna é um sítio arqueológico com imensas formações rochosas que se assemelham ao solo lunar. O circuito de cerca de 3,5 quilômetros de extensão é marcado por trilhas, pontes e placas, tudo muito bem preservado – um paraíso para quem gosta de fotografar.
As formações são compostas de argila e arenito e os cânions se criaram a partir da erosão persistente de montanhas e por ventos e chuvas fortes da região, esculpindo alguns pontos interessantes: algumas rochas têm formatos semelhantes a bichos ou até pessoas, e recebem nomes como El buen abuelo, La muela del Diablo, Ventana del Sur, Madre Luna e outros.
Sobre a beleza desse parque inusitado, não há o que discutir. Os cânions, as rochas gigantes a mais de 3 mil metros de altitude, as cores “tom sobre tom”, a vida urbana que o cerca sem atrapalhar a vista, tudo isso faz o passeio compensar e muito.
O passeio de aproximadamente 45 minutos é feito ora em solo arenoso, ora pelas pontes de madeira. Contratando com uma agência, você terá um tour guiado, com retorno ao centro 15 minutos após finalizar o circuito.
Como contratar o tour no Valle de la Luna
No centro de La Paz há diversas agências oferecendo passeios e tours na cidade e no entorno.
São inúmeras opções, mas nós fizemos com a Agência Buho’s, que fica na direita, subindo a Rua Sagarnaga. Partimos pela manhã em uma van com mais 12 pessoas.
O passeio casado no Chacaltaya e no Valle de la Luna custa 120 bolivianos (ago/2019) por pessoa e inclui guia bilíngue, van e entradas nas duas atrações.
O passeio pode ser contratado na véspera (as agências costumam ficar abertas até tarde) e a van marca a saída na agência ou busca os turistas em seus locais de hospedagem.
Quem não quiser comprar o passeio casado pode ir por conta própria no Valle de la Luna. o local fica a cerca de 30 minutos do centro de La Paz e tem acesso por ônibus ou táxi, ambos bem baratos. A entrada no parque custa 15 bolivianos (ago/2019).
Sempre que viajar para o exterior tenha em mente de que ter um SEGURO VIAGEM pode te livrar de vários incômodos, como acidentes ou extravios de bagagem. Faça aqui sua cotação e escolha o seguro que melhor se adapta à sua viagem.
Dicas para visitar o Valle de La Luna em La Paz
– Se for fazer o passeio casado, não se esqueça de levar protetor solar, lanches, água e mochila para guardar os casacos que você vai tirar após descer do Chacaltaya (a diferença de temperatura chega a ser maior que 20 graus).
– Não faça o passeio se estiver chovendo. As rochas podem ficar bem escorregadias com a água da chuva.
– O parque do Valle de la Luna tem loja, lanchonete e banheiro.
– Use roupas e calçados confortáveis, pois irá caminhar bastante.
– Tenha cuidado ao caminhar pelas pontes, os cânions são fundos e você pode se machucar se cair.
S E R V I Ç O
Valle de la Luna
CWM4+3C La Paz, Bolívia | +591 78937547
Funcionamento: diariamente, de 8h às 17h30
Entrada: 15 bolivianos (ago/2019)
+ sobre a Bolívia:
Ruínas de Tiahuanaco, como visitar por conta própria
Comidas bolivianas: pratos típicos que você precisa provar
Guia completo de Santa Cruz de la Sierra
Gastos no mochilão Bolívia e Peru
20 curiosidades sobre a Bolívia
Dicas de Uyuni, cidade de entrada no Salar de Uyuni
Monte Chacaltaya: como contratar e como funciona o passeio
Valle de La Luna: La Paz, Bolívia
Por Nange Sá
Bom dia,
Qual a empresa que vcs fizeram o passeio do Valle de la Luna?
Obrigado.
Olá!
Nós contratamos o passeio na agência Buho’s, que fica na Calle Sgarnaga. São inúmeras opções, mas nós gostamos bastante dessa que contratamos. Custou 100 bolivianos por pessoa para o Chacaltaya e o Valle, com tudo incluído. Abs