Dicas de Uyuni: cidade de entrada do salar na Bolívia

Atualizado em

Uyuni, na Bolívia, é uma das cidades que é porta de entrada para o tour no Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Além dela, a outra opção é São Pedro do Atacama, no Chile.

Uyuni é pequena e não tem muitos atrativos turísticos além do próprio salar, mas é importante conhecer o que te espera e se planejar bem para o último lugar que antecede um roteiro bem no meio do deserto.

Confira como é Uyuni, como chegar, quais serviços você encontra lá e veja dicas fundamentais para contratar o tour e organizar sua viagem.

Uyuni Bolivia
Plaza Arce
Uyuni
Monumento em homenagem aos trabalhadores ferroviários

Como chegar em Uyuni, Bolívia

O aeroporto de La Paz está a cerca de 545 quilômetros (consulte ofertas de passagem aérea para lá nesse link). O aeroporto de Santa Cruz de la Sierra está a 845 quilômetros, e esses são os dois principais destinos de entrada na Bolívia.

voos entre La Paz e Uyuni com as empresas Amaszonas, BoA e Tam (não é a brasileira), e a viagem dura cerca de 40 minutos.

De La Paz tem boa oferta de ônibus para a cidade de Uyuni, mas é difícil encontrar empresas que vendem a passagem pela internet. A duração da viagem varia bastante, em torno de 10 horas, geralmente é noturna, e a passagem custa em torno de 250 bolivianos no site da Todo Turismo, e 150 bolivianos ou 21,90 dólares o leito no site da TransOmar (abril/2019). Também é possível comprar passagem no site Tickets Bolívia, que tem todos os endereços de terminais rodoviários, horários e preços de ônibus entre as cidades turísticas. 

Nós chegamos na Bolívia por Santa Cruz e viajamos de ônibus para Sucre, em seguida para Potosí, e depois para Uyuni. Listamos todas as empresas de ônibus confiáveis que usamos em nossas viagens na Bolívia. Confira os preços das passagens e quanto tempo leva entre uma cidade e outra: Viajar de ônibus na Bolívia: preços e duração

Mas se precisar alugar um carro para chegar em Uyuni, compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com.

Uyuni
Centro de Uyuni
Não esqueça o seguro viagem! Faça uma cotação e compare os preços de várias seguradoras, pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Onde se hospedar em Uyuni

Uyuni é bem pequena, mas gira em torno do turismo, portanto, tem muitas opções de hospedagem e restaurantes. A maioria delas fica no centro, perto da Plaza Arce, a praça principal.

Nós ficamos no Hotel Avenida, em quarto duplo a 50 bolivianos para cada (somente banheiros compartilhados e sem café da manhã). Mas nos arrependemos, pois havia opções melhores pelo mesmo preço. Uma dica de hostel com quartos privativos e compartilhados, café da manhã e boa avaliação é o Piedra Blanca Backpackers Hostel.

Quem procura uma ótima infraestrutura precisa conferir o Hotel Jardines de Uyuni ou o Hotel Boutique Atipax, ambos 4 estrelas com ótima avaliação. Já o Hotel Salcay é uma opção bastante econômica no centro, com café da manhã e boa avaliação. O Salt Hotel também é uma boa dica com preço médio.

Mas vale a pena conferir as ofertas de hospedagem em Uyuni e reservar de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in através.

Como contratar o Tour no Salar de Uyuni

É possível chegar em Uyuni até as 17 horas e ainda encontrar facilmente seu tour no salar para o dia seguinte – seja de 1, 2 ou 3 dias – no Salar de Uyuni, porque são muitas agências e algumas funcionam além das 7 da noite. E às 7 da manhã os agentes já estão nas ruas oferecendo passeios. Eu conheci pessoas que fecharam na parte da manhã do mesmo dia, já que os tours começam às 10 da manhã. Confira: Guia completo para visitar o Salar de Uyuni

Esse é um artigo completo com dicas do que levar na travessia do Salar de Uyuni, tipos de tour e como contratar o passeio de forma e evitar perrengues. Você também vai ver como são as hospedagens, banheiros, refeições e todas as atrações visitadas em 3 dias de passeio. 

CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada com a EasySim4U

Confira informações sobre a cidade de Uyuni:

A cidade “gira em torno” da Plaza Arce, onde tem um calçadão com diversos bares e restaurantes, serviços turísticos, agências, caixas eletrônicos etc. Inclusive, é na rua em frente que estão os guichês de empresas de ônibus, e de onde eles param e saem. 

Uma dica muito importante é: não deixe para trocar dinheiro em Uyuni. Só encontramos umas 3 casas de câmbio perto da praça, a 4ª estava fechada, e em todas elas a cotação estava muito alta: 1 real = 1,50 bolivianos, sendo que em Santa Cruz de la Sierra, trocamos com a cotação de 1 real = 1,86 bolivianos. Diferença enorme!

Quanto aos caixas eletrônicos, vimos uns 2 diferentes que aceitavam cartão Visa, mas a cotação também é menor do que nas casas de câmbio de Santa Cruz ou Sucre e ouvi dizer que às vezes ficam fora do ar.

Para finalizar, com meia hora é possível conhecer o centro de Uyuni e as poucas atrações que a cidade oferece, como o Mercado Central, a Catedral, a Torre do Relógio, e os monumentos, como o da Guerra de Chaco, o que homenageia os ferroviários, e o que reproduz o Dakar que fica no Salar de Uyuni.

O ideal é chegar em Uyuni na hora do almoço (se estiver vindo de cidades vinhas, ou de avião), fazer check in e almoçar, e procurar uma agência para fechar o tour no deserto de sal. Depois de fazer isso, dá para dar uma volta com calma e conhecer tudo, e ainda fazer umas comprinhas para levar no passeio e guardar tudo no hotel antes de curtir o happy hour. 

Uyuni
Torre do Relógio
Uyuni
Uyuni é uma das cidades de entrada no maior deserto de sal do mundo
Uyuni
Uma réplica do monumento Dakar do Deserto de Salar de Uyuni

Onde comer em Uyuni

A movimentação de turistas é intensa e constante durante o dia todo e os estabelecimentos funcionam desde bem cedinho até mais tarde (mercadinhos, restaurantes, etc). Não será problema encontrar algo que você precise comprar.

É muito fácil encontrar outras opções de comidas em Uyuni, além da tradicional culinária local. São muitas barracas pelas ruas, mas também há muitos restaurantes, bem variados, com massas, rodízio de pizza, hambúrguer, café da manhã e outras coisas que podem amenizar sua saudade da comida do Brasil. Confira o artigo sobre pratos típicos da Bolívia.

Os três restaurantes mais bem avaliados no TripAdvisor são o Restaurante Tika e a Minuteman Pizza, ambos na principal rua de Uyuni, a Av. Ferroviaria; e o Restaurante Lliphi, na Calle Sucre, que tem música ao vivo e ótimas porções e sanduíches.

Para o café da manhã, caso seu hotel ou hostel não ofereça, ou caso chegue muito cedo à cidade, experimente o Breakfast Nonis, com opções de “café americano” (uma espécie de combo com café, chá, ovos mexidos, pão, manteiga e geleia) e brunch. Esse café é um dos poucos (se não o único) abertos de madrugada ou bem de manhãzinha. Alguns funcionários ficam no terminal de ônibus abordando passageiros que acabaram de chegar em Uyuni para que possam se abrigar do frio e tomar um bom café enquanto aguardam a hora do chick-in.

Quem gosta de beber, pode aproveitar um dos vários pubs que oferecem duble de drinks e cervejas. Tem um a cada metro nas ruas mais movimentadas. Se você é baladeiro vai adorar os bares de Uyuni. Quase todos têm happy hour entre 18h e 21h, com double de drinks com o mesmo preço das outras cidades bolivianas. E sempre tem muitos gringos e muita gente.

Vale lembrar que os restaurantes de Uyuni são bastante simples e rústicos e que será difícil encontrar algo mais luxuoso por lá.

Uyuni
Restaurante 16 de Julio: Cerveja Potosina 1l. = 38 bolivianos | Jantar – Steak Lhama com arroz e papas fritas (batatas fritas) = 60 bolivianos

Esperamos que esse artigo ajude no seu planejamento para visitar o deserto de sal, um dos lugares mais incríveis do mundo. Se você ficou com alguma dúvida sobre Uyuni, deixe um comentário!


+ sobre a Bolívia:

Ruínas de Tiahuanaco, como visitar por conta própria

Comidas bolivianas: pratos típicos que você precisa provar

Guia completo de La Paz

Guia completo de Santa Cruz de la Sierra

Gastos no mochilão Bolívia e Peru

20 curiosidades sobre a Bolívia

Dicas de Uyuni, cidade de entrada no Salar de Uyuni

O que fazer em Sucre

O que visitar em Potosí

Monte Chacaltaya: como contratar e como funciona o passeio

Dicas de Uyuni: cidade de entrada do salar na Bolívia, com cerca de 10 mil habitantes | cerca de 3.650 metros de altitude

Por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 12x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

5 comentários em “Dicas de Uyuni: cidade de entrada do salar na Bolívia

  • 24 de junho de 2019 em 14:12
    Permalink

    Olá. Tenho uma dúvida… para o deserto melhor levar uma mala específica e compacta, não? E a mala de viagem, como fica? Paga-se diária de hotel para poder guardá-la…? Estou um pouco confusa com isso. Obrigada.

    Resposta
    • 26 de junho de 2019 em 09:14
      Permalink

      Oi Mariana. Bom, nós viajamos com um mochilão de 50l cada e levamos eles pra Uyuni numa boa. Se você tiver mais malas, uma sugestão é deixar na recepção do seu hotel. Muitos hotéis e hostels já tem essa prática por lá e, geralmente, não cobram nada. Só não esqueça de fechar a sua mala com um bom cadeado.

      Resposta
  • 17 de janeiro de 2017 em 17:54
    Permalink

    Muito obrigada!!! Estava super perdida sobre os melhores caminhos a seguir pela Bolívia e suas dicas estão me ajudando muito!!!

    Resposta
  • 28 de junho de 2016 em 09:26
    Permalink

    […] Dicas de Uyuni: a cidade de entrada no salar […]

    Resposta
  • 21 de junho de 2016 em 10:19
    Permalink

    […] Dicas de Uyuni: cidade de entrada do salar […]

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.