InícioMÃO NA RODAPasso a passo para reservar hospedagem no Airbnb (com dicas úteis)

Passo a passo para reservar hospedagem no Airbnb (com dicas úteis)

O Airbnb é uma plataforma para alugar hospedagens alternativas de forma segura, sejam elas casas ou apartamentos inteiros, ou quartos em casas de moradores locais. As grandes vantagens desse sistema de locação são a flexibilidade, a economia e a imersão na cultura local. O site, presente no mundo todo, facilita o acesso do viajante às hospedagens e agiliza o processo de locação, atuando como mediador entre as duas partes.

A gente já reservou hospedagem em Capitólio, Campos do Jordão, Santiago, Curitiba, Porto Alegre, Monte Verde, Petrópolis, São Paulo, Tiradentes, Ubatuba, Buenos Aires e diversas outras cidades. Inclusive, algumas pousadas e hotéis também disponibilizam quartos na plataforma. Já ficamos em apartamentos, casas, quarto em pousada, quartos na casa de alguém, e sempre tivemos ótimas experiências.

O fundamental é ter em mente como utilizar o site de forma correta, reduzindo riscos de ter algum tipo de problema. Atualmente, o Airbnb está bastante popularizado, é confiável e fácil de usar. E ainda tem cupom de desconto para novos cadastros (pegue o seu no final do artigo).

Se você nunca ouviu falar do Airbnb ou ainda tem dúvidas de como usar o site/aplicativo, leia esse post até o final e veja um passo a passo de como se cadastrar, como pesquisar uma hospedagem, o que levar em conta na hora de reservar, as vantagens de usar esse sistema de locação de imóveis por temporada, e dicas para ter uma boa experiência.

hospedagem airbnb
O Airbnb é uma alternativa para reservar hospedagem no mundo todo
monte verde
Termômetro em Monte Verde, Sul de Minas, próximo ao estúdio que alugamos no Airbnb

>> Leia também: Como tirar passaporte <<

Vale a pena usar o Airbnb?

A plataforma está presente no mundo todo: o site do Airbnb oferece uma extensa lista de acomodações em mais de 190 países e 65 mil cidades, e há possibilidades de locação para todos os gostos e bolsos.

Tem regras rígidas de segurança: as regras do Airbnb são destinadas a garantir a segurança e a privacidade dos usuários e devem ser seguidas com atenção.

Sistema de avaliações: o acesso a comentários e avaliações de hóspedes que já utilizaram as acomodações ajuda a ter uma ideia do que esperar do lugar e pesar se vale a pena ou não contratar a casa daquela pessoa.

Economia: em algumas cidades do mundo a locação no Airbnb pode ser mais barata do que as hospedagens convencionais. Quem opta por casas ou apartamentos inteiros ainda têm a possibilidade de fazer sua própria comida e, assim, diminuir gastos com restaurantes e lanches (algo quase impossível de fazer em quartos de hotéis).

Imersão na cultura do lugar: estando em uma casa, em contato com um anfitrião, o viajante poderá ter uma experiência mais imersiva, parecida com a dos moradores locais.

Dicas dos moradores: as dicas oferecidas pelos anfitriões podem ser um “plus”, pois eles também estão sendo avaliados, e alguns costumam separar dicas sobre a cidade e dar informações valiosas de quem vive naquele local. Se isto acontecer com você, aproveite! Nós, por exemplo, já descobrimos lugares legais indicados por anfitriões, e já encontramos táxi por menos da metade do preço, pois a anfitrião tinha contatos de motoristas.

Mais flexibilidade: Se você é do tipo que gosta de explorar as cidades que visita, estar em um Airbnb vai facilitar a sua vida, já que não estará preso a horários e poderá sair cedinho de casa.

Airbnb
Os filtros ajudam a encontrar os lugares que mais se adequam às suas necessidades. Uma dica é escolher lugares que tenham detector de fumaça e de monóxido de carbono. Veja mais dicas abaixo.

Como fazer o cadastro no Airbnb?

Você precisa ter um e-mail válido e deve preencher informações básicas, como nome documentos, endereço e telefone.

É muito importante escolher uma boa foto sua, que mostre bem o seu rosto. Também é legal falar um pouco de você, da sua profissão e das coisas que gosta de fazer. Isso funciona porque os anfitriões vão querer te conhecer antes de aceitar recebê-lo (a) em casa – assim como você precisará conferir alguns dados dessa pessoa também.

É preciso cadastrar um cartão de crédito, que é onde as reservas serão cobradas.

Confirme sua identidade: o Airbnb está presente tanto no site, quanto em aplicativo para smartphone (Android e iOS). Para que todos estejam seguros dentro da plataforma, em algum momento do cadastro, o site irá pedir uma confirmação de identidade. Será solicitada uma foto do seu documento de identidade (frente e verso) e, em seguida, uma foto de rosto, tirada no momento, sem nenhum tipo de óculos e com boa luminosidade (não é possível subir uma foto da sua câmera). Após a conferência, você estará pronto para navegar.

Passo a passo para reservar uma hospedagem no Airbnb

  1. Escolha o destino (pode ser cidade ou bairro)
  2. Selecione as datas de chegada e de partida
  3. Coloque a quantidade de hóspedes que estarão na viagem (incluindo você)

Depois disso, as ofertas vão aparecer e você pode usar o mapa que aparece ao lado para ter uma ideia da localização da hospedagem.

Clique na oferta para verificar as avaliações dos hóspedes antigos, ver o perfil do anfitrião, fotos e outras especificações da casa que pretende alugar, além de regras e políticas de cancelamento.

Dicas para escolher bem:

  1. Explore os filtros de pesquisa

Além do destino, datas e número de hóspedes, utilize mais filtros para que o site mostre as acomodações que se encaixam no seu perfil de viagem, como bairro que deseja ficar, tipo de acomodação (quarto ou casa inteira), faixa de preço, etc. Quanto mais você filtrar as informações, mais fácil vai ser achar a hospedagem que você precisa.

  1. Leia os comentários de hóspedes antigos

Assim você terá uma ideia do que esperar do anfitrião e da casa ou quarto contratado. Se houver muitas avaliações negativas, fuja! Leve em conta que uma ou outra avaliação ruim pode não ser impedimento para a reserva, desde que o item reclamado não esteja entre as suas exigências. Por exemplo, se houver uma reclamação de que não tem toalhas. Se os outros itens da hospedagem valerem a pena, você pode levar sua roupa de banho.

Como o site não mostra a localização exata da hospedagem (por questões de segurança, você só saberá o endereço depois de efetuar a reserva), uma dica é conferir nas avaliações se estão elogiando a localização, se fica em rua movimentada, com serviços próximos.

Também preste atenção na data do último comentário para saber se a oferta continua nos moldes em que foi anunciada.

  1. Veja avaliações sobre o anfitrião

Geralmente os usuários falam um pouco sobre a facilidade (ou não) de comunicação com o host, simpatia ou educação. Entre no perfil do anfitrião para conhecê-lo melhor e, se for preciso, troque mensagens com ele antes de reservar.

  1. Sempre utilize os métodos de comunicação dentro do site

É importante que você não faça nenhuma negociação fora da plataforma, mesmo depois da reserva.

É normal que usuários e anfitriões troquem telefones, mas este recurso só deve ser usado para informações sobre chegada ou partida. Se precisar negociar valores, inserir ou retirar de hóspedes, ou fazer algum tipo de reclamação ou alteração na reserva, faça dentro do site, utilizando o chat de mensagens e os recursos internos. Assim, o Airbnb vai poder auxiliar na resolução dos problemas ou mesmo ressarcir qualquer parte que seja.

Também aproveite esta alternativa para tirar todas as suas dúvidas com o anfitrião sobre check-in e check-out.

  1. Taxas de limpeza e serviço

Além dos preços dos quartos ou casas, o site também costuma cobrar uma taxa de limpeza, utilizada pelo anfitrião, e uma taxa de serviço, que vai direto para o Airbnb. Esses gastos variam de acordo com o preço da hospedagem.

  1. Reserva instantânea x pedir para reservar

O anfitrião pode escolher entre duas formas de reserva. Quando aparecer o botão “reservar”, quer dizer que a autorização é imediata. Se aparecer o botão “pedir para reservar” será preciso que o anfitrião aceite ou rejeite a reserva. Por isso é tão importante ter um perfil preenchido corretamente, pois é a partir dessas informações que o anfitrião irá te aceitar ou não.

  1. Leia com atenção as políticas de cancelamento

A política de cancelamento varia de acordo com o anfitrião. Há opções em que o host é flexível e pode devolver o valor integral da reserva (exceto a taxa de serviço) mesmo estando bem perto da data do check-in. Outros são mais rigorosos e pedem prazos maiores para desistências. Leia atentamente sempre que for

reservar.

  1. Verifique se há detector de fumaça e monóxido de carbono na hospedagem

Esse é um quesito importante par evitar acidentes como o que aconteceu com uma família recentemente no Chile. Todas as hospedagens cadastradas têm informação se existe ou não o equipamento de segurança.

  1. Siga as regras da casa

Os anfitriões podem estipular algumas regras de convivência na casa, como não fumar ou não fazer festas. Siga-as, pois você também será avaliado enquanto hóspede e uma avaliação ruim pode ser prejudicial no futuro.

Fiz a reserva, e agora?

Se a reserva for automática, você será informado que a mesma está confirmada, e receberá um e-mail com resumo da reserva, com o endereço exato, telefone do anfitrião, recibo de pagamento, etc. Se for o caso do “pedir para reservar”, assim que o anfitrião aceitar, você receberá o e-mail, e o prazo vai depender de quanto tempo ele levará para fazer isso, mas costuma não demorar.

 

Outras experiências no Airbnb

Recentemente, o site divulgou um novo serviço, chamado “Experiências”. Nele, o usuário pode contratar cursos, degustações, passeios, comprar ingressos para palestras e até shows dentro da plataforma, seguindo as diretrizes do Airbnb.

As ofertas aparecem de acordo com o perfil das buscas e você também pode utilizar o sistema de avaliações para decidir ou não pela compra..

Viu como é fácil reservar uma hospedagem pelo Airbnb? 

Se surgirem dúvidas sobre como usar o Airbnb, deixa aqui nos comentários, combinado?

.

Leia também:

Onde ficar em Santiago: melhores bairros e dicas de hospedagem

Capitólio: o que fazer, onde comer, onde ficar

O que fazer em Conservatória, Minas Gerais

.

por Nange Sá


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:
Ao reservar com nossos parceiros, por meio dos links abaixo ou citados nos posts, recebemos uma comissão.
Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem.
Muito obrigada e boa viagem!
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo ou a Holafly.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança na Civitatis, no EasyTravelShop ou no GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta on-line multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.



Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite!
    Como amei ler o blog de vocês!!!
    Estava cheia de dúvidas sobre exatamente, o que foi falado.
    Agradeço muito a empatia de vocês!
    Forte abraço.
    Aparecida Xisto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.