O que fazer em Conservatória, a capital da serenata

Atualizado em

O primeiro acorde soa e a noite se cala para ouvir. Olhares se encontram, lembranças regressam e as estrelas brilham um pouco mais lá no céu. Esse é o cenário das noites de todos os fins de semana em Conservatória, a capital brasileira da serenata, que presenteia moradores e visitantes com uma tradição que se estende por 140 anos.

Confira o que fazer em Conservatória, interior do Rio de Janeiro, veja como chegar, conheça a programação cultural e anote as informações.

O que fazer em Conservatória - RJ
Solarata na Rua de Lazer

Turismo em Conservatória

Além da programação musical, Conservatória tem atrações históricas e culturais, e as belezas do Vale do Café.

Com fácil acesso para quem vem de Minas, do Rio ou de São Paulo, a região cercada por montanhas e fazendas centenárias atrai famílias, casais apaixonados e amantes da música. É bem estruturada para o turismo e conta com ótimas pousadas e restaurantes.

E o melhor: basta um fim de semana para curtir Conservatória!

O que fazer em Conservatória - RJ
A maravilhosa Serra da Beleza

Como chegar em Conservatória

O distrito de Conservatória pertence ao município de Valença, localizado no estado do Rio de Janeiro, a cerca de 140 quilômetros da capital, a 370 da cidade de São Paulo, e a 120 de Juiz de Fora.

Os aeroportos mais próximos são os do Rio de Janeiro.

>> De carro

Do Rio de Janeiro: acesso pela Via Dutra até entrar em Piraí, RJ-145 até Barra do Piraí e pela RJ-137, passando por Ipiabas, até Conservatória.

De São Paulo: acesso pela Via Dutra até Volta Redonda, BR-393 em direção a Barra do Piraí e depois o mesmo caminho já citado.

De Minas Gerais (Belo Horizonte-Juiz de Fora): acesso pela BR-40, e após Juiz de Fora, pela BR-393, passando por Três Rios, até Barra do Piraí; ou pegando a RJ-151 em Simão Pereira, em seguida a RJ-145, passando por Rio das Flores e Valença, e RJ-143 até Conservatória.

Se precisar alugar um carro, vale a pena comparar os preços de diversas locadoras de lá através desse link da Rentcars.

>> De ônibus

A viação Útil liga o Rio de Janeiro e Juiz de Fora a Valença. A viação Águia Branca liga São Paulo a Barra do Piraí. De ambas as cidades é possível pegar ônibus para Conservatória. De Vassouras e Volta Redonda também tem ônibus de linha em vários horários para a capital da serenata.

O que fazer em Conservatoria - RJ

Onde se hospedar em Conservatória

Conservatória conta com algumas pousadinhas charmosas, hotéis fazenda, tem um camping perto do mirante, além de vários Airbnbs. Eu recomendo que você reserve com antecedência, pois a cidade fica cheia nos finais de semana, e as boas opções se esgotam rápido.

Uma pousada charmosa e confortável, com uma das melhores avaliações na cidade é a Pousada Talismã. Se você procura um “ar rural”, confira as acomodações da Pousada Rancho da Mata.

Quem deseja aproveitar as comodidades de um confortável hotel fazenda, precisa ver as fotos do Hotel Fazenda Florença, que tem excelente avaliação e fica pertinho do centro de Conservatória. Ele oferece piscina coberta e ao ar livre, restaurante, quadra de tênis e salão de jogos, academia e outras regalias. No mesmo estilo, com as mesmas comodidades e também no centro, está o Hotel Fazenda Vilarejo.

Confira as opções e os preços e reserve sua hospedagem em Conservatória ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Tem opções de Airbnb e você pode clicar aqui e descolar um desconto de R$130 para usar na sua primeira viagem após o cadastro. Nós ficamos no Espaço MB que é excelente, bem no centro, superconfortável. Se você ainda não conhece a plataforma, confira nosso post que explica como funciona o Airbnb.

Melhor época para visitar:
Prefira o período mais seco (maio a setembro). Assim você aproveita melhor as atividades ao ar livre com menos riscos de chuvas, e ainda curte um friozinho da serra. Visitamos Conservatória em maio e fazia muito calor durante o dia, mas de noite tinha uma “brisa”.
Basta um fim de semana para conhecer tudo e aproveitar bastante.
A cidade ainda tem um calendário cheio de eventos ao longo do ano, e os principais são o Encontro de Seresteiros, que acontece no final de agosto, o Café, Cachaça e Serenata, que rola no final de abril, e a Noite da Bossa Nova, que acontece em maio.

Atrações em Conservatória, o que fazer no destino no interior do Rio:

Curtir as Serestas e Serenatas

O que fazer em Conservatória - RJ: Serenata ao Luar
A Serenata acontece todas as sextas e sábados
O que fazer em Conservatória - RJ
A Solarata acontece aos domingos
O que fazer em Conservatória - RJ
As tendas e cadeiras ficam disputadas nas manhãs de sábado e domingo

O maior atrativo de quem visita a cidade são as tradicionais apresentações musicais ao ar livre, as serenatas, “sob o sereno”. Já as serestas acontecem quando o mesmo repertório romântico é interpretado em locais fechados. Conservatória comemora 140 anos de serenatas e tem até lendas que explicam a origem da tradição.

Todos os finais de semana – e nos feriados – a cidade ainda tem a Solarata, sob o gostoso solzinho da manhã, e um animado chorinho na praça. Eventualmente pode acontecer outras apresentações e eventos. Programe-se:

 

Sextas e vésperas de feriados:
21h até 23h50 – Serenoite:  chorinho e canções na rua de lazer até a saída da serenata.
21h30 – Seresta: no Museu da Seresta (Casa de Cultura).
23h – Serenata ao Luar: sai do Museu da Seresta e percorre as ruas até depois de meia noite.
Sábados:
11h – Chorinho na praça.
21h30 – Seresta: início no Museu da Seresta.
23h – Serenata ao Luar: sai do Museu da Seresta e percorre as ruas.
Domingos:
10h30h às 12h – Solarata: na rua de lazer.

Apreciar a Serra da Beleza

O que fazer em Conservatória - RJ: Mirante da Serra da Beleza
Mirante da Serra da Beleza

Um mirante em um ponto especial oferece uma vista incrível da cadeia de montanhas da serra.

Fica na estrada, 12 quilômetros depois de Conservatória, sentido Santa Rita de Jacutinga. Tem lugar para parar o carro, um deck de madeira, e é fácil de achar, com placas indicando distâncias e localização.

DICA: bem perto do mirante está a entrada para dois ótimos restaurantes, Mirante da Serra, na beira da estrada, e Beleza da Serra, 1.200 metros depois, em estrada de terra em ótimas condições. Ambos têm uma deliciosa comida self-service no fogão a lenha, mas gostamos mais do primeiro.

Fotografar a Ponte dos Arcos

O que fazer em Conservatória - RJ: Ponte dos Arcos

A construção de 1884 foi feita por escravos com uma técnica que usa blocos de pedra sobrepostos, cal e óleo de baleia, nos tempos áureos do ciclo do café. São 100 metros de extensão e 12 de altura, que, na época, ligavam duas ferrovias.

Fica no mesmo trajeto para a Serra da Beleza, 7 quilômetros distante de Conservatória. Você a verá da estrada, mas se preferir, pode parar o carro em uma entradinha ao lado.

Passar pelo Túnel que chora (Túnel Maria Nossar)

 O que fazer em Conservatória - RJ: Túnel que Chora

Construído em 1880 para escoamento da produção de café, tem 95 metros de extensão e é todo iluminado com lampiões antigos. A água que provoca gotículas o apelidou.

Fica no centro da cidade, bem perto da praça, e dá para ir a pé. E não se preocupe, você não vai se molhar.

Admirar a Locomotiva 206

O que fazer em Conservatória - RJ: Locomotiva 206

Imponente em frente a antiga Estação Ferroviária de Conservatória, a Maria-Fumaça é um símbolo da história da região e do ciclo do café. É ponto de passagem e você a verá facilmente.

Caminhar sem pressa pelas ruas e ver os sobrados

A cidade histórica do ciclo do café tem diversos sobrados e casarões antigos que podem ser admirados em uma caminhada entre um atrativo e outro, ou entre um restaurante e outro.

Não esqueça de conferir as várias lojinhas de artesanato e produtos típicos que funcionam até tarde na rua principal de Conservatória.

Visitar os Museus de Conservatória

O que fazer em Conservatória - RJ: museus
Casa de Cultura e Museu da Seresta
O que fazer em Conservatória - RJ: museus
Museu Nelson Gonçalves
O que fazer em Conservatória - RJ: museus
Instituto Waldyr Azevedo
O que fazer em Conservatória - RJ: museus
Caminho Joubert

Todos ficam no centro, pertinho da praça, e funcionam até tarde nos finais de semana. O Museu da Seresta fica na Casa De Cultura, é ponto de encontro dos músicos, tem o maior acervo de músicas de serestas do país e entrada gratuita.

Ao lado estão os Museus Vicente Celestino, Silvio Caldas, Gilberto Alves, Guilherme de Brito e Nelson Gonçalves, que reúnem documentos, fotografias, discos, roupas, reportagens sobre os artistas, entre outros. Lá estão, por exemplo, objetos pessoais de Vicente Celestino e sua esposa, Gilda de Abreu, a carteira profissional de Guilherme, o chapéu panamá de Nelson, o violão que Juscelino Kubistcheck ofereceu a Silvio Caldas em 1957, entre outros.

Também perto estão o Caminho Joubert, que é mais um memorial a céu aberto com histórias de Conservatória, e o Instituto Waldyr Azevedo, museu que conserva o acervo pessoal do autor do choro “Brasileirinho” e conta com café e agenda de shows (se tiver Ronaldinho do Cavaquinho, não perca por nada! Confira a agenda.). Dá para circular a pé facilmente entre um e outro.

Visitar a Fazenda Florença

O que fazer em Conservatória - RJ: Fazenda Florença

Construída durante o Ciclo do Café, a Fazenda Florença ainda conserva o piso de peroba-rosa, um penico inglês, alguns móveis de jacarandá e um retrato de seu fundador. Fica bem perto, entrando à direita de quem vem da locomotiva, na estrada para Ipiabas (há placas).

O tour guiado (R$51,00 maio/2018) acontece uma vez por dia aos finais de semana e precisa ser reservado com antecedência. A fazenda tem um restaurante, o Dom João, com buffet completo e reserva antecipada.

contato@hotelfazendaflorenca.com.br | Whatsapp: +55 24 2438-0124

Degustar a Cachaça Vilarejo

O que fazer em Conservatória - RJ

Faça uma parada na Cachaçaria Vilarejo e na loja de artesanato Casa VelhaA cachaçaria também fica na estrada para Ipiabas e tem loja própria. Experimente as cachaças, licores e rapaduras pois são sensacionais! Você pode conhecer as instalações a qualquer hora, ou chegar pouco antes das 11h aos finais de semana para participar de um tour guiado gratuito com duração de meia hora, com degustação.

Na loja Casa Velha, que fica logo após o Túnel que Chora e pertence ao mesmo grupo, você também pode degustar os produtos, e ainda dar um confere nos artigos lindíssimos de decoração.

Sugestão de roteiro:

Visite o mirante e a ponte na sexta a tarde e depois tome um café na loja de chocolate. Aproveite o chorinho no sábado de manhã e depois do almoço, circule a pé pelas ruas, praça, igreja, locomotiva, lojas de artesanato, museus e túnel que chora. Após a solarata no domingo de manhã, vá de carro até a cachaçaria e a fazenda.

Onde comer em Conservatória

O único que você não pode perder de jeito nenhum é o Bistrô do Poeta, lugar sensacional, com comida e drinks incríveis, atendimento de primeira e música mais ainda.

Outros que experimentamos foram o restaurante Dó Ré Mi, que fica na Rua de Lazer onde acontece apresentações musicais, serve pratos a la carte e sempre tem música ao vivo.

Tem também o Mirante da Serra e o Beleza da Serra, que já citei, e ficam perto do Mirante da Serra da Beleza. Ambos oferecem uma vista linda da serra, têm mirantes e decks, e uma comida caseira no fogão à lenha, com variedade no self-service, além de porções.

Outras opções que foram recomendadas, mas que não tivemos tempo de conhecer são o Boemia, o Taberna e o Gema da Roça, todos próximos, e o Dom João, que fica na Fazenda Florença e já apareceu no Guia Quatro Rodas de 2010. Esse oferece uma experiência excepcional, somente com reserva antecipada. São 16 pratos quentes, sobremesas e um ambiente incrível por R$88,00 por pessoa (maio/2018).

Para a sobremesa, pare na loja da fábrica de chocolate da cidade, Zermatt, na saída para Ipiabas, que recebe os visitantes com música e várias delícias. A outra unidade da loja – que nós também visitamos – fica em Ipiabas.

O que fazer em Conservatória - RJ
O Bistrô do Poeta é nosso restaurante preferido em Conservatória
O que fazer em Conservatória - RJ
Drinks cercando o delicioso nhoque recheado do Bistrô do Poeta
O que fazer em Conservatória - RJ
Piano ao vivo na Loja Zermatt
Dicas para visitar a capital da seresta e serenata
  • Tem um caixa eletrônico do Bradesco (o do Banco do Brasil não está funcionando no momento). A maioria dos estabelecimentos aceita cartão, em alguns lugares, só débito.
  • A cidade tem apenas um posto de gasolina. Tem alguns mercadinhos.
Nos arredores de Conservatória – RJ:

Um lugar pertinho que a gente conhece é Santa Rita de Jacutinga e suas cachoeiras. A Fazenda Santa Clara, aberta à visitação, também é outra atração muito procurada na região. Ainda tem o Quilombo São José da Serra, que sempre promove eventos interessantes e que valorizam a cultura negra.

Ainda na região tem as cachoeiras de Ibitipoca, que vale ficar pelo menos 3 dias.

Espero que esse roteiro auxilie na sua visita à Conservatória. Boa viagem!

por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 12x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo, ou passagem e pacotes em oferta no Sub Viagens.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

20 comentários em “O que fazer em Conservatória, a capital da serenata

  • Pingback:Pousada Jacutinga: hospedagem sossegada na cidade das cachoeiras

  • Pingback:Como é a visita à histórica Fazenda Santa Clara (MG) | vida sem paredes

  • 28 de julho de 2019 em 20:14
    Permalink

    Algum grupo curte o Frank Sinatra? Além obviamente das serestas?

    Resposta
  • 6 de junho de 2019 em 08:57
    Permalink

    ola
    como chega no quilombo? por que eu estive na serra da beleza e nao consegui encontrar

    Resposta
    • 7 de junho de 2019 em 14:52
      Permalink

      Olá Thamara, infelizmente não sabemos informar. Vimos placas na estrada indicando a entrada, mas ainda não tivemos chance de visitar o quilombo. Abraços

      Resposta
  • 28 de fevereiro de 2019 em 14:11
    Permalink

    Ah eu ameii o post, tudo que eu precisava!! Obrigada! S2

    Resposta
    • 2 de março de 2019 em 11:16
      Permalink

      Que bom Stefany. Ficamos muito felizes quando ajudamos nas viagens dos nossos leitores. Aproveite!

      Resposta
  • 20 de janeiro de 2019 em 11:50
    Permalink

    Olá,
    Adorei as dicas e sugestões. Penso em conhecer Conservatória em março ou abril. Obrigada pelas informações. Ajudou mui.to

    Resposta
    • 23 de janeiro de 2019 em 14:51
      Permalink

      Olá Helenita, que bom que te ajudamos! Aproveite bastante esse lugar tão gracinha! 😉

      Resposta
  • 14 de novembro de 2018 em 07:22
    Permalink

    Fantástico…..um dos melhores fins de semana da minha vida , o domingo de manhã na “solarata “ não tem igual …

    Resposta
  • 31 de outubro de 2018 em 12:16
    Permalink

    Conservatória ” A Vila das Ruas Sonoras”, Capital das Serestas e Serenatas do Brasil, Um pedacinho do Céu títulos esses altamente merecedores desse pequeno vilarejo às margens do Rio Bonito, no Estado do Rio de Janeiro. Vale muito a pena conhecer. Cidade pacata, sem violências e que se eterniza pelos acordes dos violões de seus menestréis.
    Escrevo essas linhas pois amo a minha cidade, fundado por meus antepassados , que aqui estão desde 06 de abril de 1792.
    Brinquei nas calçadas que hoje eu caminho, pedras das ruas que meus pais e avós fizeram, cachoeira e rios em que me banhei.
    Verdade ! Muita coisa de meus tempos de criança já mudaram, tempos idos que não voltam mais. Porém, hoje, proprietário da Pousada Casa do Sandrinho, no centro da cidade, em rua principal, ainda posso relembrar e sentir a nostalgia das serestas e serenatas.
    Desejo que todos sejam bem vindos a minha cidade e que vivam, intensamente, tudo o que de bom possamos oferecer.

    Sandro Paschoal
    Proprietário da Pousadinha Casa do Sandrinho
    whatsaap 24 992567403

    .

    Resposta
    • 7 de novembro de 2018 em 11:04
      Permalink

      Olá! Que legal saber sua história, tão ligada à história dessa cidadezinha tão acolhedora. Adoramos presenciar a música que embala Conservatória. Tudo de bom para você Sandro. Abraços

      Resposta
  • 11 de julho de 2018 em 10:00
    Permalink

    olá. Adorei o relato. Bem completo.
    Poderia me dar mais informações de sua hospedagem no Espaço MB?
    Estaremos em 5 casais para aniversario do meu pai no final de agosto.
    E estou com duvidas quanto a hospedagem.
    Obrigada

    Resposta
    • 11 de julho de 2018 em 13:07
      Permalink

      Oi Ligia! Nós alugamos pelo Airbnb e adoramos o lugar! Fica no centro, dá para circular a pé, tem estacionamento e espaços de lazer. Nosso apartamento tinha um quarto com uma cama de casal e uma de solteiro, e uma sala com sofá cama de casal, e acho que todos os apartamentos são nessa mesma configuração. É super completo, limpo, organizado, tem todos utensílios, roupas de cama e banho, enfim, não tenho absolutamente nada a reclamar, pelo contrário, super recomendo!
      Qualquer dúvida, estamos à disposição! Boa viagem e boa comemoração para vocês! Abraços

      Resposta
  • 7 de maio de 2018 em 21:57
    Permalink

    Ola, mais perto dai, tem Aiuruoca (terra natal de Isis Valverde), Vale do Matutu etc.. muito bonito também.

    Resposta
    • 8 de maio de 2018 em 10:50
      Permalink

      Olá! Sim, Aiuruoca e o Vale do Matutu são demais! Do lado de Cruzília, minha terra (Nange)!

      🙂

      Resposta
    • 7 de abril de 2019 em 14:35
      Permalink

      Gente que lugar maravilhoso , tranquilo lindo amei tudo ….

      Resposta
  • 7 de maio de 2018 em 15:02
    Permalink

    Morei aí dos 6 aos 19, amava fazer trilhas e ir pras cachoeiras que tem várias. Poder andar tranquilo sem medo de ser assaltado não tem preço. O ar puro… Existem outras cidades maravilhosas ao redor, Santa Isabel, Santa Rita…

    Resposta
    • 7 de maio de 2018 em 17:02
      Permalink

      Essa região é toda bonita e nós adoramos Conservatória Larrisa! Obrigada pelo seu feedback e um abraços!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.