Praias do Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Atualizado em

Como dizia o poeta, “do Leme ao Pontal não há nada igual”! As praias do Rio de Janeiro são conhecidas internacionalmente por sua beleza, principalmente por estarem em uma grande cidade. São 70 quilômetros de litoral, com algumas dezenas de praias, e muitas merecem destaque.

A diversidade é tanta, que tem praia grande, praia com poucos metros, algumas badaladíssimas, outras desertas e cercadas de montanhas.

A maioria tem posto salva-vidas, banheiros públicos e quiosques que alugam cadeiras e guarda-sol. Confira quais delas estão adequadas para banho. Prepare a canga e o óculos de sol e confira nossa lista de praias que merecem uma visita.

Praias do Rio de Janeiro: Praia Vermelha
O Rio de Janeiro tem alguma das praias mais famosas e bonitas do Brasil
Praia do Rio
Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea emoldurando a orla de Copacabana

Ofertas de hospedagem na Zona Sul do Rio de Janeiro

Praias do Rio de Janeiro: Zona Sul

Copacabana

Essa dispensa apresentações! O calçadão famoso no mundo inteiro está sempre cheio de cariocas e turistas. São 4,5 quilômetros de uma orla sempre cheia, com uma faixa de areia larga, muitas quadras de vôlei e futevôlei, e infraestrutura de quiosques e diversos serviços. O mar é meio agitado, mas o canto esquerdo, perto do Posto 6, é mais calminho, muito procurado para stand up paddle.
As barracas alugam cadeiras e guarda-sol e aceitam cartões. Para comer, a dica são os quiosques do calçadão, ou as guloseimas dos muitos vendedores ambulantes que transitam por ali.

É para quem curte praia agitada, sempre com música, e bem fácil de chegar.

>> Estações de metrô mais próximas: Cardeal Arcoverde, perto do Posto 2; e General Osório, perto do Posto 6.

Praias do Rio de Janeiro: Copacabana
Copacabana vista do início, perto do Leme. Foto: Thiago Barral
Praias do Rio de Janeiro

Leme

É a praia do canto esquerdo de Copacabana, tão bonita quanto, e bem mais vazia. Ela está aos pés do Morro do Leme, onde está o Caminho dos Pescadores. Esse trajeto contorna o morro e oferece uma vista incrível da orla, com o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo. Por ali estão alguns bares bem agradáveis, estilo um lounge.

A entrada para o Forte do Leme (ou Forte Duque de Caxias) fica ao lado. O ingresso custa R$4,00 (ago/2018) e são 30 minutos de uma subida íngreme, mas agradável, em meio à mata. Lá em cima é possível visitar os canhões e o acervo do forte, além de ter uma vista espetacular de vários pontos famosos do Rio.

É para quem procura praia fácil de chegar, com um pouco menos de muvuca.

>> Estação de metrô mais próxima: General Osório. Dá para ir caminhando até o Leme (1,5 km), ou pegar o ônibus 539.

Praias do Rio de Janeiro: Copacabana
Praia do Leme
Praias do Rio de Janeiro
Praia do Leme, e área de bares com lounge aos pés do Forte do Leme. Foto: Thiago Barral
Forte do Leme RJ
Visão do cume do Forte do Leme

Ipanema

A praia que inspirou Tom Jobim e Vinícius de Moraes é uma das mais conhecidas do Brasil. Ipanema é badalada, com seus 2,5 quilômetros cheios de quiosques. O Posto 9 é o point assumidamente gay, com suas bandeiras de arco-íris avistadas de longe.

A praia inteira tem uma vibe legal e acho que é a praia que mais tem a “cara do Rio”, e está sempre cheia de gente jovem reunida.

É para quem curte ver o pôr do sol, e gosta de paquerar na praia.

>> Estações do metrô mais próximas: General Osório, perto do Posto 8, e Nossa Senhora da Paz, perto do Posto 9.

praias do Rio de Janeiro: Ipanema
Um lindíssimo pôr do sol na praia de Ipanema

Praia do Arpoador

Emendada na praia de Ipanema, no canto esquerdo, é um dos melhores lugares para ver o pôr do sol no Rio. Da famosa Pedra do Arpoador o sol costuma até ser aplaudido. O mar alterna entre agitado e dias de calmaria, e a água é de um azul muito bonito. Como a praia é menor, com 800 metros, sempre parece estar mais cheia.

É para quem curte pegar onda, e busca uma praia fácil de chegar.

>> Estação de metrô mais próxima: General Osório. Dá para caminhar ou usar o Uber.

Praias do Rio de Janeiro
Pôr do sol visto da Pedra do Arpoador

Praia Vermelha

Aqui a tonalidade da água muda completamente, e o azul dá lugar a um verde que lembra algumas praias de Paraty. O mar é calminho e o visual é uma obra de arte, com o Pão de Açúcar visto por trás. A praia Vermelha e a praia do Arpoador são as minhas duas preferidas entre as praias do Rio de Janeiro, não só pela beleza, mas pelas histórias e momentos que já vivi lá.
Fica no bairro da Urca, e a dica é percorrer a Pista Cláudio Coutinho (entrada no canto esquerdo da praia), que dá acesso à trilha para o Morro da Urca.

É para quem quer fazer stand up paddle, gosta de mar tranquilo e praia cheia.

>> Estação de metrô mais próxima: Botafogo. São 20 minutos caminhando até a praia Vermelha, e o Uber sai por menos de R$10,00. Aliás, vale a pena usar o aplicativo se estiver na Zona Sul.

Praias do Rio de Janeiro: Praia Vermelha
Praia Vermelha, com vista para o bondinho do Pão de Açúcar
Praias do Rio de Janeiro: Praia Vermelha
Praia Vermelha vista do início da pista Cláudio Coutinho

Praias do Rio de Janeiro: Zona Oeste

Barra da Tijuca

Uma praia de ondas fortes, areia fofa e ótima infraestrutura na parte urbanizada. Isso porque são 18 quilômetros no total, o que faz da Barra da Tijuca a praia do Rio de Janeiro com a maior extensão. Mas são nos 6 quilômetros da parte urbanizada que as famílias escolhem seus quiosques preferidos, entre tantas possibilidades.

Perto do Posto 2, no início da praia, está a famosa Barraca do Pepê, mas a área mais legal é perto do Posto 6. Já para os lados da Lagoa Marapendi, mais à direita, a praia tem ares mais selvagens e menos pessoas.

É para quem procura praia familiar, ou gosta de surfar.

>> Estação de metrô mais próxima: Jardim Oceânico, a 1,3 km.

Recreio

O bairro tem praias bonitas e conservadas, bem familiares, com vários quiosques e ondas fortes. A praia tem cerca de 2 quilômetros de extensão, entre os postos 9 e 12, com uma faixa de areia larga, com escolinhas de vôlei e surf.

No fim da praia está a Pedra do Pontal, acessada por uma faixa de areia visível quando a maré está baixa. São cerca de 500 metros de uma trilha íngreme, com cordas para apoio no final. Do alto da pedra a vista das praias do Recreio e da Macumba é sensacional.

É para quem prefere praia sem muvuca e ambiente familiar.

>> Estação de metrô mais próxima: Jardim Oceânico, a 28 km. A Estação de BRT Recreio Shopping está 3 km. Dá para pegar um Uber de lá, ou caminhar por cerca de meia hora.

Praia do Recreio
Praia do Recreio, próximo ao Posto 12
Praia do Recreio
Praia do Recreio vista da Pedra do Pontal

Praia da Macumba

Essa praia fica imediatamente ao lado da praia do Recreio, separada apenas pela Pedra do Pontal. Ela tem um ar mais rústico, com menos prédios, construções mais baixas e orla mais arborizada. 

É uma praia com grande concentração de surfistas, algumas escolinhas de surf e quiosques. A tonalidade da água é muito bonita, a areia branquinha nunca fica lotada, e mais ou menos no meio da praia está a Pedra da Macumba, de onde se tem uma vista bonita do mar.

É para quem gosta de surf, praias rústicas e ambiente familiar.

>> Estação de metrô mais próxima: Jardim Oceânico, a 28 km. A Estação de BRT Recreio Shopping está 3 km. Dá para pegar um Uber de lá, ou caminhar por cerca de meia hora.

Praia da Macumba
Praia da Macumba é mais vazia e cercada de montanhas
Praia da Macumba
A tonalidade da água é linda na praia da Macumba

Grumari

Uma das minhas praias preferidas no Rio, por ser mais rústica, e por ser a mais falada pelos meus primos de lá, que pegam onda. São 3 quilômetros de extensão, com águas azuis, geralmente, com ondas fortes. Durante a semana fica bem vazia. Há poucos quiosques por ali, e parece meio fora da civilização: o local é todo cercado por montanhas, que aliás, já percorremos. Confira no post sobre a Trilha Transcarioca.

Não há transporte público para a praia de Grumari. Sempre fui de carro, e também já cheguei por trilha entre Barra de Guaratiba e Grumari. Confira no post acima sobre a Transcarioca.

No canto esquerdo está a Praia do Abricó, com 1,5 quilômetros e cercada de pedras, a única praia naturista do Rio de Janeiro.

É para quem gosta de praias intocadas, com pouca infraestrutura e sem prédios.

>> Estação de metrô mais próxima: Jardim Oceânico, a 28 km. A Estação de BRT Recreio Shopping está 6 km. Dá para pegar um Uber de lá.

Praias do Rio de Janeiro: Grumari
Meu primo Marcelinho é bodyboarder e frequenta muito a Praia de Grumari
Praias do Rio de Janeiro: Grumari
Praia de Grumari não tem acesso por transporte público

Praias selvagens do Rio: Perigoso, Búzios, Funda, Meio e Inferno

Essas 5 praias pequenas são conhecidas como “praias selvagens” por estarem literalmente isoladas. O acesso é só por trilha ou embarcação. Elas ficam em Barra de Guaratiba e têm um aspecto de intocável, mas a praia do Perigoso, a mais próxima e acessível, não fica vazia nos finais de semana. A trilha até ela é fácil, e por ali estão dois pontos famosos e movimentados, a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Telégrafo. Se quiser fugir da movimentação, vá para a praia do Meio, que não está longe. A trilha para a praia do Inferno é mais complicada, mas não encontramos ninguém lá nas vezes que fomos. Saiba mais no nosso post sobre as praias selvagens do Rio, e confira como chegar no local.

É para quem quer se aventurar nas trilhas do Rio.

praias do Rio de Janeiro
Praia do Meio

Há outras praias na Zona Oeste que valem a visita, como a Prainha, a praia da Reserva, do Secreto e outras, mas conto melhor sobre elas quando tiver a chance de voltar nelas. E aí, de qual dessas praias do Rio de Janeiro você mais gostou?

  

+ do Rio de Janeiro:

 

Solar do Cosme: nossa dica de hospedagem na Zona Sul

O que fazer no Boulevard Olímpico

Trilha Transcarioca: o mais novo percurso no Rio

Trilha do Morro Dois Irmãos no Vidigal

O que fazer em Santa Teresa, o bairro boêmio do Rio

  

por Camila Coubelle

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.