InícioAMÉRICA DO SULPraias do Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Praias do Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Como dizia o poeta, “do Leme ao Pontal não há nada igual”! As praias do Rio de Janeiro são conhecidas internacionalmente por sua beleza. São 70 quilômetros de litoral, com algumas dezenas de praias, e muitas merecem destaque.

A diversidade é tanta, que tem praia grande, praia com poucos metros, algumas badaladíssimas, outras desertas e cercadas de montanhas.

Prepare a canga e o óculos de sol e confira nossa lista de melhores praias no Rio de Janeiro, que merecem muito uma visita.

praias do rio de janeiro
O Rio de Janeiro tem alguma das praias mais famosas e bonitas do Brasil

Praias do Rio de Janeiro: o que esperar?

As praias do Rio são responsáveis por fazer da Cidade Maravilhosa o maior destino turístico internacional do Brasil. A cidade tem dezenas de praias para todos os gostos, e para coroar o destino, o clima é favorável na maior parte do tempo.

As praias mais conhecidas do Rio de Janeiro têm fácil acesso e ótima estrutura de barracas, aluguel de guarda-sol e muitas têm posto salva-vidas e banheiros públicos.

São duas baías, a de Sepetiba e a de Guanabara, cheias de ilhas. Não é à toa que o estado do Rio de Janeiro emplacou dez praias entre as 25 melhores do Brasil, segundo o o prêmio Travellers’ Choice do TripAdvisor. Quatro delas estão na capital: Prainha, Grumari, Arpoador e Praia da Barra. E é claro que elas estão nessa lista de praias imperdíveis no Rio de Janeiro.

A cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade, com sua “Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar” e conta com passeios e atrativos para montar um roteiro de 7 dias ou mais com o que fazer no Rio de Janeiro.

Praias do Rio
Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea emoldurando a orla de Copacabana

>> Ofertas de hospedagem na Zona Sul do Rio de Janeiro <<


Melhores praias Rio de Janeiro: mapa

Como visitar

As duas melhores formas de visitar as praias do Rio de Janeiro é de transporte público e de carro. Isto porque as da zona Sul são facilmente acessadas por metrô. Porém, algumas praias da zona Oeste só têm acesso por carro.

Antes de ir, confira as praias do Rio que estão adequadas para banho

Praias do Rio de Janeiro na Zona Sul

As praias da zona Sul do Rio são as mais badaladas e contam com ótima estrutura de barracas.

Copacabana

Essa dispensa apresentações! Seu calçadão é responsável por ela ser uma das praias mais famosas do Rio de Janeiro e do mundo inteiro. Está sempre cheio de cariocas e turistas.

São 4,5 quilômetros de uma orla sempre cheia, com uma faixa de areia larga, muitas quadras de vôlei e futevôlei, e infraestrutura de quiosques e diversos serviços. O mar é meio agitado, mas o canto esquerdo, perto do Posto 6, é mais calminho, muito procurado para stand up paddle.

As barracas alugam cadeiras e guarda-sol e aceitam cartões. Para comer, a dica são os quiosques do calçadão, ou as guloseimas dos muitos vendedores ambulantes que transitam por ali.

A praia de Copacabana é para quem curte praia agitada, sempre com música, e bem fácil de chegar.

>> Estações de metrô mais próximas: Cardeal Arcoverde, perto do Posto 2; e General Osório, perto do Posto 6.

Se preferir alugar um carro para visitar, use esse buscador online para comprar os preços de diversas locadoras disponíveis.

Praias do Rio de Janeiro: Copacabana
Copacabana vista do início, perto do Leme. Foto: Thiago Barral
Praias do Rio de Janeiro

Praia do Leme

É a praia do canto esquerdo de Copacabana, tão bonita quanto, e bem mais vazia. Ela está aos pés do Morro do Leme, onde está o Caminho dos Pescadores. Esse trajeto contorna o morro e oferece uma vista incrível da orla, com o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo. Por ali estão alguns bares bem agradáveis, estilo um lounge.

A entrada para o Forte do Leme (ou Forte Duque de Caxias) fica ao lado. O ingresso custa R$ 4 (jun/2022) e são 30 minutos de uma subida íngreme, mas agradável, em meio à mata. Lá em cima é possível visitar os canhões e o acervo do forte, além de ter uma vista espetacular de vários pontos famosos do Rio.

É para quem procura praia fácil de chegar, com um pouco menos de muvuca.

>> Estação de metrô mais próxima: General Osório. Dá para ir caminhando até o Leme (1,5 km), ou pegar o ônibus 539.

Praia do Leme rio de janeiro
Praia do Leme
Praia do Leme
Praia do Leme, e área de bares com lounge aos pés do Forte do Leme. Foto: Thiago Barral
Forte do Leme RJ
Visão do cume do Forte do Leme. Foto: Thiago Barral

Praia de Ipanema

A praia que inspirou Tom Jobim e Vinícius de Moraes é uma das mais conhecidas do Brasil. Ipanema é badalada, com seus 2,5 quilômetros cheios de quiosques. O Posto 9 é o point assumidamente gay, com suas bandeiras de arco-íris avistadas de longe.

A praia inteira tem uma vibe legal e acho que é a praia que mais tem a “cara do Rio”, e está sempre cheia de gente jovem reunida.

É para quem curte ver o pôr do sol, e gosta de paquerar na praia.

>> Estações do metrô mais próximas: General Osório, perto do Posto 8, e Nossa Senhora da Paz, perto do Posto 9.

praias do Rio de Janeiro: Ipanema
Um lindíssimo pôr do sol na praia de Ipanema

Praia do Arpoador

Emendada na praia de Ipanema, no canto esquerdo, é um das melhores prais para ver o pôr do sol no Rio. Da famosa Pedra do Arpoador o sol costuma até ser aplaudido. O mar alterna entre agitado e dias de calmaria, e a água é de um azul muito bonito. Como a praia é menor, com 800 metros, sempre parece estar mais cheia.

Essa é uma praia do Rio para quem curte pegar onda, e busca uma praia fácil de chegar.

>> Estação de metrô mais próxima: General Osório. Dá para caminhar ou usar o Uber.

Praias do Rio de Janeiro
Pôr do sol visto da Pedra do Arpoador

Praia Vermelha

Aqui a tonalidade da água muda completamente, e o azul dá lugar a um verde que lembra algumas praias de Paraty. O mar é calminho e o visual é uma obra de arte, com o Pão de Açúcar visto por trás.

A praia Vermelha e a praia do Arpoador são as minhas duas preferidas entre as praias do Rio de Janeiro, não só pela beleza, mas pelas histórias e momentos que já vivi lá.
Fica no bairro da Urca, e a dica é percorrer a Pista Cláudio Coutinho (entrada no canto esquerdo da praia), que dá acesso à trilha para o Morro da Urca.

É para quem quer fazer stand up paddle, gosta de mar tranquilo e praia cheia.

>> Estação de metrô mais próxima: Botafogo. São 20 minutos caminhando até a praia Vermelha, e o Uber sai por menos de R$10. Aliás, vale a pena usar o aplicativo se estiver na Zona Sul.

Praias do Rio de Janeiro: Praia Vermelha
Praia Vermelha, com vista para o bondinho do Pão de Açúcar
Praia Vermelha rio de janeiro
Praia Vermelha vista do início da pista Cláudio Coutinho

Praias do Rio de Janeiro na Zona Oeste

A aproximadamente 18km da zona Sul, as praias da zona Oeste do Rio têm ondas fortes e são mais vazias.

Praia da Barra

Uma praia de ondas fortes, areia fofa e ótima infraestrutura na parte urbanizada. Isso porque são 18 quilômetros no total, o que faz da Barra da Tijuca a praia do Rio de Janeiro com a maior extensão.

Mas são nos 6 quilômetros da parte urbanizada que as famílias escolhem seus quiosques preferidos, entre tantas possibilidades.

Perto do Posto 2, no início da praia, está a famosa Barraca do Pepê, mas a área mais legal é perto do Posto 6. Já para os lados da Lagoa Marapendi, mais à direita, a praia tem ares mais selvagens e menos pessoas.

É para quem procura praia familiar, ou gosta de surfar.

>> Estação de metrô mais próxima: Jardim Oceânico, a 1,3 km.

Recreio

O bairro tem praias bonitas e conservadas, bem familiares, com vários quiosques e ondas fortes. A praia tem cerca de 2 quilômetros de extensão, entre os postos 9 e 12, com uma faixa de areia larga, com escolinhas de vôlei e surf.

No fim da praia está a Pedra do Pontal, acessada por uma faixa de areia visível quando a maré está baixa. São cerca de 500 metros de uma trilha íngreme, com cordas para apoio no final. Do alto da pedra a vista das praias do Recreio e da Macumba é sensacional.

É para quem prefere praia sem muvuca e ambiente familiar.

Se você estiver no Rio de Janeiro para curtir o Rock in Rio e quiser pegar uma praia, saiba que a praia do Recreio e a praia da Barra são as duas mais próximas do Parque Olímpico do Rio, onde acontece o evento.

>> Estação de metrô mais próxima: Jardim Oceânico, a 28 km. A Estação de BRT Recreio Shopping está 3 km. Dá para pegar um Uber de lá, ou caminhar por cerca de meia hora.

Praia do Recreio
Praia do Recreio, próximo ao Posto 12
praias do rio de janeiro
Praia do Recreio vista da Pedra do Pontal

Praia da Macumba

Essa praia fica imediatamente ao lado da praia do Recreio, separada apenas pela Pedra do Pontal. Ela tem um ar mais rústico, com menos prédios, construções mais baixas e orla mais arborizada. 

É uma das praias do Rio com grande concentração de surfistas, algumas escolinhas de surf e quiosques. A tonalidade da água é muito bonita, a areia branquinha nunca fica lotada, e mais ou menos no meio da praia está a Pedra da Macumba, de onde se tem uma vista bonita do mar.

É para quem gosta de surf, praias rústicas e ambiente familiar.

>> Estação de metrô mais próxima: Jardim Oceânico, a 28 km. A Estação de BRT Recreio Shopping está 3 km. Dá para pegar um Uber de lá, ou caminhar por cerca de meia hora.

Praia da Macumba
Praia da Macumba é mais vazia e cercada de montanhas
Praia da Macumba
A tonalidade da água é linda na praia da Macumba

Prainha

Com apenas 700 metros de extensão, a Prainha é considerada uma das mais belas praias do Rio de Janeiro. Ela fica no fim da praia do Recreio, antes da praia do Grumari, tem ondas fortes, é toda cercada por Mata Atlântica e tem aquele ar de praia rústica e deserta.

A Prainha não costuma ficar cheia, mas suas ondas são disputadas por surfistas, bem como os poucos lugares para estacionar, já que só tem acesso por carro. Conta com alguns quiosques e o melhor horário para visitá-la é na parte da manhã, pois lá o sol acaba cedo.

É uma das melhores praias do Rio de Janeiro para quem curte praia vazia e isolada.

>> Estação de metrô mais próxima: Jardim Oceânico, a 25 km. A Estação de BRT Recreio Shopping está 5 km. Dá para pegar um Uber de lá, ou caminhar por cerca de meia hora.

Grumari

Uma das minhas praias preferidas no Rio, por ser mais rústica, e por ser a mais falada pelos meus primos de lá, que pegam onda.

São 3 quilômetros de extensão, com águas azuis, geralmente, com ondas fortes. Durante a semana fica bem vazia. Há poucos quiosques por ali, e parece meio fora da civilização: o local é todo cercado por montanhas, que aliás, já percorremos. Confira no post sobre a Trilha Transcarioca.

Não há transporte público para a praia de Grumari. Sempre fui de carro, e também já cheguei por trilha entre Barra de Guaratiba e Grumari. Confira no post acima sobre a Transcarioca.

No canto esquerdo está a Praia do Abricó, com 1,5 quilômetros e cercada de pedras, a única praia naturista do Rio de Janeiro.

É para quem gosta de praias intocadas, com pouca infraestrutura e sem prédios. Ela está dentro de uma área de conservação ambiental.

>> Estação de metrô mais próxima: Jardim Oceânico, a 28 km. A Estação de BRT Recreio Shopping está 6 km. Dá para pegar um Uber de lá.

Praias do Rio de Janeiro: Grumari
Meu primo Marcelinho é bodyboarder e frequenta muito a Praia de Grumari
Praias do Rio de Janeiro: Grumari
Praia de Grumari não tem acesso por transporte público

Praias selvagens do Rio de Janeiro: Perigoso, Búzios, Funda, Meio e Inferno

Essas 5 praias pequenas são conhecidas como “praias selvagens do Rio” por estarem literalmente isoladas. O acesso é só por trilha ou embarcação.

Elas ficam em Barra de Guaratiba e têm um aspecto de intocável, mas a praia do Perigoso, a mais próxima e acessível, não fica vazia nos finais de semana. A trilha até ela é fácil, e por ali estão dois pontos famosos e movimentados, a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Telégrafo.

Se quiser fugir da movimentação, vá para a praia do Meio, que não está longe. A trilha para a praia do Inferno é mais complicada, mas não encontramos ninguém lá nas vezes que fomos. Saiba mais no nosso post sobre as praias selvagens do Rio, e confira como chegar no local.

É para quem quer se aventurar nas trilhas do Rio.

praias rio de janeiro
praias selvagens do Rio de Janeiro

Bônus: praias no Estado do Rio

Algumas são muito fáceis de visitar em um bate-volta a partir da capital.

Praias do Rio de Janeiro: Arraial do Cabo

Um dos destinos mais cobiçados do litoral fluminense, Arraial tem praias belíssimas como a praia do Forno, a praia Grande e as Prainhas do Pontal do Atalaia. A cidade localizada a cerca de 170km da zona sul do Rio de Janeiro é destino de diversos passeios de 1 dia.

Confira nosso guia completo de Arraial do Cabo.

praias do rio de janeiro arraial do cabo
As Prainhas do Pontal do Atalaia são consideradas duas das mais bonitas de Arraial do Cabo

Praias do Rio de Janeiro: Ilha Grande

Outro paraíso no Rio, a Ilha Grande tem acesso de barco a partir de Mangaratiba, Angra dos Reis e Conceição de Jacareí. Lá estão algumas prais lindíssimas como a Parnaioca, Aventureiro, Lagoa Azul e diversas outras.

Confira nosso guia completo da Ilha Grande.

praias rio de janeiro ilha grande
Ilha Grande tem dezenas de praias de uma tonalidade única

+ do Rio de Janeiro:

Guia completo do Rio de Janeiro: roteiro e melhores atrações

O que fazer no Boulevard Olímpico

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Cristo Redentor: como chegar e como comprar ingresso

Trilha Transcarioca: o mais novo percurso no Rio

O que fazer em Santa Teresa, o bairro boêmio do Rio

Há outras praias na Zona Oeste que valem a visita, como a praia da Reserva, do Secreto e outras, mas conto melhor sobre quando tiver a chance de voltar nelas. E aí, de qual dessas praias do Rio de Janeiro você mais gostou? 

por Camila Coubelle




RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:

OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança a Civitatis, EasyTravelShop ou GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta online multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem!
Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.