O Valle de la Luna é uma das atrações mais conhecidas em La Paz, que a gente super recomenda. A visita ao sítio arqueológico com formações rochosas espetaculares criadas pela ação do vento e pela erosão das montanhas é muito tranquila e fácil de contratar.
Confira como foi o tour no Valle de la Luna, aproveite as dicas de onde se hospedar e o que levar para o passeio nos arredores de La Paz.
Valle de la Luna, La Paz: como é, quanto custa e como contratar o passeio
Como contratar o tour no Valle de la Luna
Com agências
No centro de La Paz há diversas agências oferecendo passeios e tours na cidade e no entorno.
São inúmeras opções, mas nós fizemos com a Agência Buho’s, que fica na direita, subindo a Rua Sagarnaga. Partimos pela manhã em uma van com mais 12 pessoas.
O passeio casado no Chacaltaya e no Vale da Lua custa 120 bolivianos (ago/2022) por pessoa e inclui guia bilíngue, van e entradas nas duas atrações.
O passeio pode ser contratado na véspera (as agências costumam ficar abertas até tarde) e a van marca a saída na agência ou busca os turistas em seus locais de hospedagem.
Com tour contratado
Se quiser já sair do Brasil com seu passeio no Vale de la Luna garantido, confira esta opção na Civitatis. O tour inclui tudo e dura 8 horas. A vantagem de contratar antes é não ter que procurar agências lá.
Tenha em mente que independente se contratar antecipadamente pela internet ou lá, pessoalmente, é preciso ter paciência para o tour. Isto porque são feitas diversas paradas para pegar cada turista em seu hotel e o trânsito de La Paz é caótico.
Além disso, alguns contratam apenas a primeira, ou apenas a segunda parte do tour. Logo, na metade do passeio completo, pode haver paradas para deixar alguns turistas e pegar outros.
Por conta própria
Quem não quiser comprar o passeio casado pode ir por conta própria no Valle de la Luna. o local fica a cerca de 30 minutos do centro de La Paz e tem acesso por ônibus ou táxi, ambos bem baratos. A entrada no parque custa 15 bolivianos (ago/2022).
Sempre que viajar para o exterior tenha em mente de que ter um SEGURO VIAGEM pode te livrar de vários incômodos, como acidentes ou extravios de bagagem. Faça aqui sua cotação e escolha o seguro que melhor se adapta à sua viagem.
Valle de la Luna, La Paz: onde fica?
A atração fica na parte sul de La Paz, a cerca de 13 quilômetros da Plaza Mayor, em torno de 30 minutos do centro. Você ir por conta própria, de táxi, ou contratando o passeio em uma agência.
Como a visita ao Valle de la Luna dura menos de uma hora, as empresas costumam oferecê-lo de forma casada junto com a subida ao Monte Chacaltaya. Nós fizemos com uma agência e gostamos muito da experiência.
Valle de la Luna
- CWM4+3C La Paz, Bolívia | +591 78937547
- Funcionamento: diariamente, de 8h às 17h30
- Entrada: 15 bolivianos (ago/2022)
Se ainda não comprou sua passagem aérea para a Bolívia,
Onde ficar em La Paz
A melhor região para se hospedar é nos arredores da Rua Sagarnaga e da Plaza Mayor, na região histórica, nos bairros Rosario e Belén, onde tem muita oferta de serviços, casas de câmbio, agências, etc.
Evite a região central e comercial, nos arredores da Plaza Murillo, pois a oferta de hotéis é pequena e as ruas ficam desertas à noite. Se preferir uma região mais moderna e nobre, procure as opções do bairro Sapocachi, mais afastado do centro histórico.
Nós ficamos numa rua que corta a Sagarnaga, perto do Mercado das Bruxas. Confira as ofertas de hospedagem na Booking e reserve com antecedência.
Como é o passeio no Valle de la Luna
O Valle de la Luna é um sítio arqueológico com imensas formações rochosas que se assemelham ao solo lunar.
O circuito de cerca de 3,5 quilômetros de extensão é marcado por trilhas, pontes e placas, tudo muito bem preservado – um paraíso para quem gosta de fotografar.
As formações são compostas de argila e arenito e os cânions se criaram a partir da erosão persistente de montanhas e por ventos e chuvas fortes da região, esculpindo alguns pontos interessantes: algumas rochas têm formatos semelhantes a bichos ou até pessoas, e recebem nomes como El buen abuelo, La muela del Diablo, Ventana del Sur, Madre Luna e outros.
Sobre a beleza desse parque inusitado, não há o que discutir. Os cânions, as rochas gigantes a mais de 3 mil metros de altitude, as cores “tom sobre tom”, a vida urbana que o cerca sem atrapalhar a vista, tudo isso faz o passeio compensar e muito.
O passeio de aproximadamente 45 minutos é feito ora em solo arenoso, ora pelas pontes de madeira. Contratando com uma agência, você terá um tour guiado, com retorno ao centro 15 minutos após finalizar o circuito.
Fotos do Valle de la Luna, em La Paz
Dicas para visitar o Valle de La Luna
– Se for fazer o passeio casado, não se esqueça de levar protetor solar, lanches, água e mochila para guardar os casacos que você vai tirar após descer do Chacaltaya (a diferença de temperatura chega a ser maior que 20 graus).
– Não faça o passeio se estiver chovendo. As rochas podem ficar bem escorregadias com a água da chuva.
– O parque do Valle de la Luna tem loja, lanchonete e banheiro.
– Use roupas e calçados confortáveis, pois irá caminhar bastante.
– Tenha cuidado ao caminhar pelas pontes, os cânions são fundos e você pode se machucar se cair.
S E R V I Ç O
Valle de la Luna
CWM4+3C La Paz, Bolívia | +591 78937547
Funcionamento: diariamente, de 8h às 17h30
Entrada: 15 bolivianos (ago/2021)
+ sobre a Bolívia:
- Ruínas de Tiahuanaco, como visitar por conta própria
- Comidas bolivianas: pratos típicos que você precisa provar
- Guia completo de La Paz
- Guia completo de Santa Cruz de la Sierra
- Gastos no mochilão Bolívia e Peru
- 20 curiosidades sobre a Bolívia
- Dicas de Uyuni, cidade de entrada no Salar de Uyuni
- O que fazer em Sucre
- O que visitar em Potosí
- Monte Chacaltaya: como contratar e como funciona o passeio
Valle de La Luna: La Paz, Bolívia
Por Nange Sá
Bom dia,
Qual a empresa que vcs fizeram o passeio do Valle de la Luna?
Obrigado.
Olá!
Nós contratamos o passeio na agência Buho’s, que fica na Calle Sgarnaga. São inúmeras opções, mas nós gostamos bastante dessa que contratamos. Custou 100 bolivianos por pessoa para o Chacaltaya e o Valle, com tudo incluído. Abs