Passeios em La Paz: Valle de La Luna

Parece loucura estar, no mesmo dia, em uma temperatura abaixo de zero – com neve – e em um ambiente desértico de quase 30 graus. Mas o Valle de La Luna foi essa loucura toda e marcou um dos nossos melhores passeios em La Paz.
Compramos um tour (Bs. 100) que reúne dois grandes pontos dessa cidade cheia de nuances: a subida ao Monte Chacaltaya e a visita ao Valle, que é um lugar único e diferente, destacando-se como um dos mais procurados entre as atrações em La Paz.

Vida sem Pareres - Valle de la Luna (2)

Vida sem Pareres - Valle de la Luna (1)

 

Como contratar

 

No centro de La Paz há diversas agências oferecendo passeios e tours na cidade e no entorno. Nós contratamos o passeio na agência Buho’s, que fica na Calle Sagarnaga. São inúmeras opções, mas nós gostamos bastante dessa que contratamos. O tour casado no Chacaltaya e no Valle de la Luna custou 100 bolivianos por pessoa (abril de 2016) e inclui guia bilíngue, van e entradas nas duas atrações. É preciso levar lanche e água.

O passeio pode ser contratado na véspera e a van marca a saída na agência ou busca os turistas em seus locais de hospedagem.

Nós fizemos o tour no Valle de la Luna com a Agência Buho’s, que fica na direita, subindo a Rua Sagarnaga. Partimos pela manhã em uma van com mais 12 pessoas de várias nacionalidades. Fomos rumo ao desconhecido: o Chacaltaya (já contamos sobre nossa subida aqui no Vida Sem Paredes).

Depois de encarar a neve, descemos de volta para o trânsito louco de La Paz, rumo à parte sul da cidade. Lá, o que nos aguardava era uma paisagem completamente diferente: árida, seca, quente, mas, ainda assim, muito bonita.

 

O Valle de La Luna:

 

É um sítio arqueológico de cerca de 3,5 km de extensão, com imensas formações rochosas que se assemelham ao solo lunar. O circuito é marcado por trilhas, pontes e placas, tudo muito bem preservado. As formações são compostas, principalmente, de argila e arenito. Os cânions foram criados pela erosão persistente de montanhas e por ventos e chuvas fortes da região, esculpindo alguns pontos interessantes como o El buen abuelo, La muela del Diablo, El sombrero de la dama, El salto de la viscacha, El monticulo de la tortuga, Madre Luna, La ventana del Sur e o Cañon del Silencio.

O passeio no Valle de La Luna dura cerca de 45 minutos. Como fizemos o tour casado com o Chacaltaya, nosso passeio foi guiado. A cada ponto importante do Valle, nosso guia passava informações sobre as rochas – existem algumas que tem formatos semelhantes a bichos ou até pessoas, mas isso deve ser história para turista (confesso que não consegui identificar muito bem).

Sobre a beleza desse parque inusitado, não há o que discutir. Os cânions, a rochas gigantes a mais de 3 mil metros de altitude, a cores “tom sobre tom”, a vida urbana que o cerca sem atrapalhar a vista, tudo isso faz o passeio compensar e muito. Nunca fomos à Lua, mas se lá é desse jeito, deve ser beeeem legal.

 

Vida sem Paredes - Valle de la Luna (11)

Vida sem Pareres - Valle de la Luna (4)

Vida sem Pareres - Valle de la Luna (5)

Vida sem Pareres - Valle de la Luna (10)

Há perfurações naturais e fendas enormes no valle, além de lindas flores!

 

Dicas

 

  1. Quem não quiser comprar o passeio casado pode ir por conta própria no Valle de la Luna. o local fica a cerca de 30 minutos do centro da cidade e tem acesso por ônibus ou táxi, ambos bem baratos. A entrada no parque custou 15 bolivianos (abril de 2016).
  2. Se for fazer o passeio casado, não se esqueça de levar protetor solar, lanches, água e mochila para guardar os casacos que você vai tirar após descer do Chacaltaya.
  3. Não faça o passeio se estiver chovendo. As rochas podem ficar bem escorregadias com a água da chuva.

 

Vida sem Pareres - Valle de la Luna (9)

Vida sem Pareres - Valle de la Luna (7)

 

>> Confira outras opções de passeios em La Paz: 8 coisas para fazer em La Paz

 


 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 


Valle de La Luna: La Paz, Bolívia

Data da viagem: abril de 2016

 

Por Nange Sá

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Bom dia,

    Qual a empresa que vcs fizeram o passeio do Valle de la Luna?

    Obrigado.

    • Olá!
      Nós contratamos o passeio na agência Buho’s, que fica na Calle Sgarnaga. São inúmeras opções, mas nós gostamos bastante dessa que contratamos. Custou 100 bolivianos por pessoa para o Chacaltaya e o Valle, com tudo incluído. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *