Início AMÉRICA DO SUL Serra da Mantiqueira: 9 cidades incríveis para conhecer

Serra da Mantiqueira: 9 cidades incríveis para conhecer

A Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas que passa por três estados brasileiros: Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Além de belezas extraordinárias, a região ainda oferece vários destinos bem-estruturados para o turismo.

Com altitude elevada (entre 1000 a 3000 metros), a região agrada a quem busca por atividades de ecoturismo, descanso em meio à natureza e baixas temperaturas.

Neste artigo você vai conhecer 9 cidades para visitar na Serra da Mantiqueira e vai entender por que esta é uma das regiões turísticas mais bonitas do sudeste brasileiro.

serra da mantiqueira
Serra da Mantiqueira tem diversas cidades turísticas para todos os tipos de gosto

Cidades para conhecer na Serra da Mantiqueira:

  1. Carrancas (MG)
  2. Maria da Fé (MG)
  3. Itamonte (MG)
  4. Aiuruoca (MG)
  5. Monte Verde (MG)
  6. Campos do Jordão (SP)
  7. São Francisco Xavier (SP)
  8. Penedo (RJ)
  9. Visconde de Mauá (RJ)

Essas são só algumas das cidades da Serra da Mantiqueira que precisam entrar na sua lista de viagens. Conheça mais sobre cada uma abaixo.

Onde fica a Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira fica em uma área de 500km de extensão entre os estados de MG, SP e RJ. A região tem início na cidade de Barbacena, em Minas Gerais, e segue para o sudoeste até as divisas com os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O ponto final é perto da cidade de Bragança Paulista.

A maior “fatia” da Mantiqueira fica em Minas Gerais, com 60% do território. Cerca de 30% da serra está em São Paulo, e 10% no Rio.

As cidades com maior altitude da serra são Campos do Jordão (SP), com 1628m., e Monte Verde (MG), a 1555m. acima do nível do mar. A montanha mais alta é a Pedra da Mina, na Serra Fina – entre Itamonte e Passa Quatro -, com 2798m. de altitude (5ª montanha mais alta do Brasil).

Em toda a extensão da Serra da Mantiqueira há várias unidades de conservação e proteção ambiental, como o Parque Nacional do Itatiaia e o Parque da Serra do Papagaio.


> Confira ofertas de passagens aéreas <

na ViajaNet, Passagens Promo e MaxMilhas


CURIOSIDADE: O nome ‘Mantiqueira’ vem do Tupi e significa “gota de chuva” – amana (chuva) e tykyra (gota). A serra é fonte de água potável e abastece um grande número de cidades da região sudeste.

Mapa da Serra da Mantiqueira

mapa serra da mantiqueira

Serra da Mantiqueira: melhor época para visitar

Com temperaturas amenas, as cidades da Serra da Mantiqueira podem ser visitadas durante todo o ano.

Porém, para fugir das chuvas intensas, a melhor época para conhecer a região e aproveitar as baixas temperaturas vai de maio a setembro, que são períodos secos. Época boa também para quem gosta de fazer trekking e quer explorar suas diversas trilhas e montanhas.

Como chegar na Serra da Mantiqueira

A melhor forma de chegar em alguma das cidades da Serra da Mantiqueira é de carro, saindo dos principais aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo ou Belo Horizonte.

Os aeroportos de Belo Horizonte recebem voos diários de várias partes do Brasil e, de lá é fácil chegar a algumas cidades de Minas que fazem parte da Serra da Mantiqueira.

Porém, dependendo da cidade a ser visitada, vale a pena voar até São Paulo ou Rio de Janeiro – que também recebem muitos voos – e, de lá, alugar um carro. A exemplo de Itamonte, em Minas, que está a apenas 235km do Rio e a 430 de BH.

Se precisar alugar um carro para fazer esta viagem, veja o site da Rentcars.com, um comparativo que identifica os melhores preços entre as locadoras, na região que escolher.

serra da mantiqueira
Pico do Papagaio, em Aiuruoca, uma das belas montanhas da Serra da Mantiqueira

Serra da Mantiqueira: cidades para conhecer

Neste guia, nós separamos alguns destinos imperdíveis que estão dentro da Serra da Mantiqueira – um pouquinho em cada estado – e podem fazer parte do seu roteiro turístico pela região.

Serra da Mantiqueira, MG

Carrancas

Localizada no sul de Minas Gerais, a 280km de Belo Horizonte, Carrancas se destaca pelas inúmeras cachoeiras, encravadas entre as montanhas da Mantiqueira.

Os principais pontos turísticos são a Cachoeira da Esmeralda, a Cascata da Zilda e a Serra de Carrancas, de onde se avista um pôr do sol magnífico. A boa comida mineira também faz parte do passeio.

>> O que fazer em Carrancas, MG

serra da mantiqueira carrancas
Cascata da Zilda, uma das mais visitadas em Carrancas

Maria da Fé

Considerada a cidade mais fria de Minas Gerais (com termômetros negativos no inverno), Maria da Fé está a 1200m. de altitude e é destino certo para quem gosta de tranquilidade.

A 290km de São Paulo e 467km de BH, a cidade faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e é reconhecida pela produção de deliciosos azeites. Inclusive, é possível visitar as fazendas com plantações de oliveiras e fazer uma degustação especial.

Você pode conciliar a viagem a Maria da Fé com algumas cidades do Circuito das Águas mineiro, como São Lourenço e Caxambu.

>> Atrações em Maria da Fé, a cidade mais fria de Minas

CURIOSIDADE: a temperatura mais baixa já registrada na Serra da Mantiqueira foi de -8,4°C, em Maria da Fé, no dia 21 de julho de 1981.

Itamonte

Também no sul de Minas, Itamonte é opção para quem gosta de ecoturismo e montanhismo. Conhecida por ser entrada para a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, Itamonte ainda tem várias cachoeiras, a tranquilidade de cidadezinha de interior, boa gastronomia e belezas características de quem está aos pés da Serra da Mantiqueira.

Itamonte está a 200km do Rio de Janeiro e 270km de São Paulo. Resende (interior do Rio) é a maior cidade de referência.

>> Conheça Itamonte: cachoeiras e ecoturismo no sul de MG

serra da mantiqueira
Pico das Agulhas Negras

Aiuruoca

Aiuruoca é a porta de entrada para o Pico do Papagaio, uma formação rochosa com 2105m. de altitude, um dos principais atrativos da cidade.

Distante cerca de 390km de São Paulo, Aiuruoca ainda tem diversas cachoeiras, muitas delas no Vale do Matutu, uma APA (Área de Proteção Ambiental) onde os moradores vivem em perfeita harmonia com a natureza.

Em uma mesma viagem você pode aproveitar para conhecer e experimentar os famosos queijos de Alagoa e de Cruzília.

>> 6 experiências no Vale do Matutu, Aiuruoca

Monte Verde

Com o turismo em alta nos últimos anos, Monte Verde desponta como um dos destinos queridinhos na Serra da Mantiqueira.

Distante cerca de 160km de São Paulo, e a 480km de BH, o principal atrativo em Monte Verde é o frio, com termômetros chegando perto de 0° – ou menos – no inverno. A gastronomia, as deliciosas pousadas e as atividades de ecoturismo completam a lista de atrações em Monte Verde.

>> Monte Verde, MG: melhores pontos turísticos

monte verde
Monte Verde é uma das cidades mais frias de Minas Gerais

Serra da Mantiqueira, SP

Campos do Jordão

Destino de milhares de turistas durante todo o ano, Campos do Jordão (a 180km de SP) se destaca mesmo é no inverno. As temperaturas baixas são um convite para experimentar pratos quentes, fondues, vinhos e chocolates nos restaurantes badalados da vila de Capivari.

Não é à toa que é uma das cidades mais famosas da Serra da Mantiqueira.

Para apreciar as montanhas da Serra da Mantiqueira, mirantes como os do Amantikir Jardins e do Pico do Itapeva são alguns dos melhores passeios em Campos do Jordão.

Com atividades de ecoturismo, as vizinhas Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí são boas opções para conciliar em uma mesma viagem.

>> O que fazer em Campos do Jordão: roteiros e dicas

serra da mantiqueira cidades
Parque Amantikir tem uma das mais belas vistas da Serra da Mantiqueira

São Francisco Xavier

Cidade cheia de trilhas e cachoeiras, São Francisco Xavier está a 170km de São Paulo e é um refúgio para quem busca tranquilidade.

 O mirante da Pedra do São Francisco e as cachoeiras Pedro Davi e Pouso do Rochedo são os passeios mais indicados. A boa gastronomia e as lojas de artesanato são atrativos a mais para colocar no roteiro.


> Reserve suas hospedagens nas cidades da Serra da Mantiqueira pela Booking.com <


Serra da Mantiqueira, RJ

Penedo

Penedo é uma das vilas próximas ao Parque Nacional de Itatiaia e está aos pés da Serra da Mantiqueira, cerca de 180km do Rio de Janeiro e a 280km de São Paulo.

Com grande influência dos imigrantes finlandeses, que colonizaram a região, os pontos fortes de Penedo são, sem dúvida, o turismo gastronômico, o polo comercial e o ecoturismo. Um destino de serra que atrai casais, famílias e alguns aventureiros.

>> O que fazer em Penedo (RJ)

penedo rj
Penedo tem muitos restaurantes, bares e fábricas de chocolate

Visconde de Mauá

A região de Visconde de Mauá, interior do Rio de Janeiro, é formada por diversas vilas, entre elas Maromba e Maringá, e fica a mais ou menos 30km de Penedo. As vilas são cercadas de cachoeiras, poços, trilhas e atividades de ecoturismo. Além disso, a reconhecida gastronomia atrai turistas de todo o Brasil.

É uma ótima opção de viagem para quem quer curtir um final de semana ou feriado em meio às belezas da Serra da Mantiqueira.

>> Visconde de Mauá, RJ: o que fazer, onde ficar e como chegar

Trilhas na Serra da Mantiqueira

A região que faz divisa entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro é muito famosa pelas trilhas, ecoturismo e turismo de aventura. Todos os anos, o parques e áreas de preservação recebem montanhistas de várias partes do país a fim de explorar as trilhas, picos e cachoeiras da Serra da Mantiqueira.

– A travessia da Serra Fina, por exemplo, é uma trilha clássica do montanhismo no Brasil. São 30km de extensão, passando pela Pedra da Mina e pelo Pico dos Três Estados, dois dos mais altos do país.

– Já o Parque Nacional do Itatiaia, primeiro parque nacional do Brasil, se divide entre a cidade de Itamonte (MG) e Itatiaia (RJ). É lá que estão algumas das montanhas mais altas do Brasil, como o Pico das Agulhas Negras e o Morro do Couto.

– Pontos altos como o Pico dos Marins, a mais de 2400m. de altitude, e o Pico do Itaguaré, com 2300m., também são procuradíssimos para hikkings e travessias.

– No estado de São Paulo, a Pedra do Baú é muito procurada para a prática de saltos de paraglider, asa-delta, escaladas, e também para caminhadas e mountain-bike.

Outras cidades de serra no Brasil

Teresópolis, RJ: o que fazer na região serrana

Petrópolis: roteiro e dicas da cidade imperial

Montanhas de Minas Gerais: conheça as 6 mais altas

4 destinos com trilhas perto do Rio de Janeiro

O que não faltam são destinos maravilhosos para visitar na Serra da Mantiqueira, uma região aconchegante e deliciosa para curtir dias de muito descanso, prosa boa e comidas mais ainda. Você conhece algum desses destinos?

por Nange Sá

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$350 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.