InícioBRASILPasseios no Rio de Janeiro: os top 6 que você precisa fazer

Passeios no Rio de Janeiro: os top 6 que você precisa fazer

Quando se fala em passeios no Rio de Janeiro surge uma gama infinita de programas possíveis para fazer na capital fluminense.

Mas existem aqueles clássicos que são imperdíveis e precisam estar no seu roteiro de viagem.

Famosa pelas praias, a Cidade Maravilhosa oferece ainda passeios pelas belas florestas, monumentos e atividades culturais para todos os gostos.

Fizemos uma lista de passeios no Rio de Janeiro que não podem faltar no seu roteiro, com opções clássicas e também para quem gosta de aventura.


>> aproveite as ofertas de passagens aéreas no Skyscanner <<


Confira o que não pode deixar de conhecer no Rio de Janeiro durante a sua viagem.

Para fazer os passeios clássicos no Rio de Janeiro você vai precisar de pelo menos 3 dias completos na cidade. Se quiser aproveitar as praias ou fazer trilhas e passeios mais radicais, aumente mais um ou dois dias no roteiro.

Lembrando que é impossível conhecer todas os pontos turísticos do Rio de Janeiro em apenas uma viagem, mas se organizando para esses passeios você vai circular pelo melhor da Cidade Maravilhosa.

Confira a lista de passeios no Rio de Janeiro que valem a pena fazer:

  1. Cristo Redentor
  2. Pão de Açúcar
  3. Boulevard Olímpico + Rio Star + Museu do Amanhã
  4. Arcos da Lapa + Santa Teresa + Escadaria Selarón
  5. Jardim Botânico + Floresta da Tijuca
  6. Tour no estádio do Maracanã
  7. Pedra do Telégrafo
  8. Pedra da Gávea
  9. Outros passeios no Rio

Como reservar os passeios RJ

Uma dica que a gente sempre dá para quem vai reservar passeios online é verificar os comentários de outros viajantes.

As plataformas Civitatis, GetYourGuide e EasyTravelShop são parceira que confiamos bastante, mas mesmo assim vale a pena checar as avaliações, já que os serviços podem melhorar ou piorar ao longo do tempo.

Roteiro de passeios no Rio de Janeiro: o que fazer em 5 dias no RJ

  • Dia 1: Passeio casado Cristo Redentor + Pão de Açúcar
  • Dia 2: Boulevard Olímpico + Museu do Amanhã + Roda Gigante
  • Dia 3: Floresta da Tijuca + Jardim Botânico ou Lapa + Santa Teresa
  • Dia 4: Visita ao Maracanã + praia
  • Dia 5: Pedra do Telégrafo ou Pedra da Gávea | ou um passeio extra

>> Voltar ao índice

Passeios no Rio de Janeiro: melhor época

O Rio de Janeiro é aquele tipo de cidade que dá para visitar o ano todo e, mesmo que volte várias vezes, sempre terá algo novo para fazer.

O verão é a melhor época para quem quer aproveitar as praias. No entanto, para curtir o melhor dos passeios pelo Rio de Janeiro, opte por estações intermediárias, como outono e primavera. Assim, você verá visuais incríveis com temperaturas mais amenas, entre 22° e 25°.

>> Voltar ao índice

Top 6 passeios no Rio de Janeiro [+bônus]

1. Cristo Redentor

O passeio clássico dos clássicos no Rio é o primeiro da lista por motivos óbvios. O Cristo Redentor faz parte do elenco de Patrimônios da Humanidade da UNESCO e foi aleito uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno, só aí já vale a visita.

Mas tem mais: a estátua de 38 metros de altura é um símbolo do Rio de Janeiro e oferece uma vista lindíssima da Cidade Maravilhosa, no topo do morro do Corcovado.

Há várias formas de se chegar ao Cristo Redentor e uma delas é de trem.

Se preferir, você pode adquirir o ingresso oficial Trem do Corcovado pelo GetYourGuide, que já tem o ingresso para o Cristo incluído, e visitar a atração por conta própria.

Outra opção é o passeio de van até o Cristo Redentor, ou ainda, fazer uma excursão ao Cristo Redentor, que também inclui outros pontos icônicos do Rio, como o Pão de Açúcar.

Veja também esse passeio casado no Cristo + Pão de Açúcar.

>> Voltar ao índice

passeios no rio
O Cristo Redentor pode ser visitado de trem ou de van exclusiva.

2. Pão de Açúcar

Visitar o Pão de Açúcar através do bondinho é outro passeio imperdível no Rio de Janeiro. Quase obrigatória para quem passa pela cidade, a atração oferece uma vista panorâmica da Baía de Guanabara, além de um complexo turístico muito bem montado para recepcionar os visitantes.

É bem tranquilo acessar o Pão de Açúcar por conta própria, e você pode comprar o ingresso oficial com antecedência aqui.

Mas se preferir, você pode contratar o passeio de van para o Pão de Açúcar ou o City Tour Rio com 6 horas de duração, que também vai ao Cristo Redentor e à Escadaria Selarón. O passeio inclui van, guia credenciado e ingressos.

>> Voltar ao índice

passeios no rio
O passeio no Pão de Açúcar oferece uma vista surreal do Rio de Janeiro.

3. Boulevard Olímpico

A região do Boulevard Olímpico foi toda revitalizada na época das Olimpíadas e oferece várias opções de lazer e cultura para quem procura passeios de um dia no Rio de Janeiro.

Além do conhecido Mural Etnias, do artista Eduardo Kobra, o espaço ainda conta com museus como o MAR – Museu de Arte do Rio – e o Famoso Museu do Amanhã, o aquário AquaRio, a Roda Gigante Rio Star e muito mais.

No GetYourGuide você compra os ingressos da Roda Gigante Yup Star com antecedência ou pode escolher uma cabine exclusiva para até seis pessoas.

Se preferir um passeio guiado no Rio de Janeiro, contrate um tour pelo Boulevard Olímpico e Museu do Amanhã, com guia profissional e serviço de transfer ida e volta do hotel.

Esse tour também está disponível aqui na Civitatis.

>> Voltar ao índice

passeios no rio de janeiro
Área do Boulevard Olímpico onde está o MAR e o Museu do Amanhã

4. Arcos da Lapa + Santa Teresa + Escadaria Selarón

Um bom passeio no Rio de Janeiro para quem quer conhecer a região boêmia é circular pela área central e conhecer pontos importantes como os Arcos da Lapa, o bairro Santa Teresa e a famosa Escadaria Selarón.

Inclusive, esta dica também é uma opção para passear no Rio com pouco dinheiro, pois boa parte das atrações é gratuita.

Os degraus coloridos que rendem muitas fotos foram decorados com azulejos pelo artista chileno Jorge Selarón, como forma de homenagear o povo brasileiro.

Confira esse tour em Santa Teresa ou esse passeio completão que passa por Santa Teresa, Lapa e Escadaria Selarón.

Neste passeio ainda está incluído o ingresso para o tradicional bondinho de Santa Teresa, que liga o centro ao bairro, e uma parada na Confeitaria Colombo, o café mais tradicional do Rio de Janeiro.

Outra opção é contratar esse free tour por Santa Teresa, ou o free tour no centro histórico do Rio + Lapa.

>> Voltar ao índice

escadaria selaron rj
A Escadaria Selarón é uma das atrações desse passeio no Rio de Janeiro.

5. Jardim Botânico + Floresta da Tijuca

Tanto o Jardim Botânico quanto a Floresta da Tijuca oferecem ótimas opções de passeios no Rio de Janeiro, indicados para quem gosta de estar em contato com a natureza.

No primeiro você vai conhecer diversas espécies de plantas nacionais e estrangeiras, caminhar entre as palmeiras imperiais e apender um pouco sobre a riquíssima flora brasileira.

Já na Floresta da Tijuca, o ideal é caminhar pelas trilhas, conhecer as cachoeiras e observar a vida selvagem (prepare-se para ver muitos macaquinhos e pássaros exóticos).

Você pode contratar um passeio casado Jardim Botânico + Floresta da Tijuca que passa, ainda, pela Vista Chinesa, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro.

Ou ainda, essa opção de tour no Jardim Botânico, com Floresta da Tijuca e Parque Lage.

>> Voltar ao índice

jardim botanico rj
Jardim Botânico é uma das atrações mais visitadas do Rio.

6. Tour no estádio do Maracanã

Quem ama futebol, com certeza, vai querer conhecer um dos estádios mais importantes do Brasil, o Maracanã.

Em um tour guiado, o visitante tem a chance de ficar pertinho do gramado que foi palco das finais da Copa do Mundo de 1950 e 2014, conhecer os vestiários, sala de imprensa e as arquibancadas.

No GetYourGuide você encontra um passeio completo pelo Maracanã e ainda conhece a sede do Flamengo, na Gávea, passando por todos os ginásios e pelo museu de um dos times mais idolatrados do país. A Civitatis também oferece esse tour.

>> Voltar ao índice

Bônus: passeios no Rio de Janeiro para quem curte trilhas

7. Pedra do Telégrafo

Aquela foto famosa que circula na internet, onde as pessoas estão prestes a cair de um penhasco, nada mais é que uma ilusão de ótica ocasionada pela formação da Pedra da Bigorna, no topo da Pedra do Telégrafo.

Para chegar até a atração, que fica em Barra de Guaratiba, é preciso fazer uma trilha tranquila, mas que leva cerca de 2 horas.

Dá para ir por conta própria, mas também vale a pena contratar um tour privado para a Pedra do Telégrafo, com guia credenciado e transporte ida e volta garantidos. Na Civitatis tem o tour casado com as praias selvagens do Rio.

Mas prepare-se: a fila para tirar a tal foto costuma ser enorme.

>> Voltar ao índice


>> Trilha Transcarioca: o maior percurso do Rio de Janeiro <<


8. Pedra da Gávea

Quem gosta de fazer trekking precisa colocar uma das trilhas mais desafiadoras do Rio de Janeiro no roteiro.

Mas o passeio é para os fortes: são 844 metros de altura e uma caminhada de cerca de três horas para acessar a Pedra da Gávea e ter um visual deslumbrante da Cidade Maravilhosa.

Recomendamos fortemente que você faça essa trilha ao lado de um guia experiente, pois há pontos críticos durante a subida.

O GetYourGuide oferece este trekking para a Pedra da Gávea com boas avaliações, serviço de guia, equipamento certificado e seguro contra acidentes.

A Civitatis oferece o trekking com transfer do hotel incluído.

>> Voltar ao índice


>> Leia também: Pedra do Pontal, visual incrível da praia do Recreio <<


Outros passeios no Rio de Janeiro

Além dos passeios clássicos no Rio de Janeiro, há ainda outras opções para explorar a cidade, mas tendo em mente que o investimento será maior.

Um dos mais buscados é o passeio de barco no Rio de Janeiro, que descortina visuais da Cidade Maravilhosa por um ângulo diferente. Confira esse passeio de Veleiro pela Baía de Guanabara ou o passeio de barco ao entardecer no Rio.

Alguns passeios muito bacanas para se fazer no Rio são o voo de asa-delta e o tour de helicóptero, no GetYourGuide.

Confira também todas as opções de passeios da Civitatis e passeios no EasyTravelShop.

Além dos tours privados, separe um tempo para conhecer as melhores praias do Rio de Janeiro, curtir o pôr do sol no Arpoador e aproveitar o fim de tarde na Mureta da Urca.

Navegue pelas opções abaixo e confira as fotos:

>> Voltar ao índice

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Para quem quer fazer passeios pelo Rio de Janeiro, a localização estratégica para se hospedar é na Zona Sul, principalmente nos bairros de Copacabana, Ipanema e Botafogo.

Neles há uma ampla oferta de hospedagem, restaurantes, praias, transporte e movimentação noturna.

Aproveite para reservar seu transfer do aeroporto para os hotéis da zona Sul com o melhor preço na Civitatis.

Algumas recomendações com boa avaliação são o Copacabana Suites by Atlantica Hotels, um 3 estrelas com preço em conta e o Che Lagarto Hostel Copacabana, que tem quartos privativos e compartilhados com boa localização.

Em Botafogo, o Ibis Styles RJ Botafogo e o Mercure RJ Botafogo Mourisco são boas opções. Quem preferir ficar em Ipanema pode se hospedar no Hotel Vermont Ipanema ou no Best Western Premier Arpoador Fashion Hotel, que estão bem perto da praia.

Se você não faz questão de se hospedar perto das praias boas para banho, cogite ficar na melhor vista do Rio de Janeiro, o Prodigy Santos Dumont. Hospedamos lá apenas para ficar perto do Aeroporto, mas vi que muitos turistas também escolhem esse hotel por causa da qualidade, da vista sensacional do Pão de Açúcar, Baía de Guanabara e Cristo a partir da piscina e dos quartos, e também por causa da localização estratégica.

Veja outras ofertas de hospedagem no Rio de Janeiro e use o mapa para entender melhor cada localização.

>> Voltar ao índice

Seguro viagem nacional: devo contratar?

Dependendo dos passeios que deseja fazer, vale a pena contratar um seguro viagem nacional e se resguardar quanto a alguns imprevistos, principalmente se for fazer atividades de aventura.

O custo do seguro é baixo e pode ser uma mão na roda para quem está longe de casa.

Use o comparador Seguros Promo para encontrar os melhores preços e serviços entre as diversas seguradoras disponíveis.

Se ainda não sabe como funciona, confira o artigo Seguro viagem nacional: saiba por que vale a pena fazer.

>> Voltar ao índice

Como chegar no Rio de Janeiro

Confira ofertas de passagem aérea no site Skyscanner.

E se precisar alugar um carro para chegar no Rio de Janeiro, use o comparador da RentCars.com. Com ele você consegue pesquisar os valores das melhores locadoras e escolher o que mais se encaixa no seu perfil de viagem, pagando em até 12x no cartão.

Entretanto, a gente não recomenda usar o carro lá. É melhor usar o metrô ou carros de aplicativo/táxi.

D I C A: Confira nosso guia completo com o que fazer no Rio de Janeiro, conheça outras atrações, saiba como sair dos aeroportos e rodoviária, além de outras dicas importantes.

>> Voltar ao índice

Outros destinos no Rio de Janeiro:

>> Voltar ao índice

Aproveite nossas dicas de passeios no Rio de Janeiro para montar um roteiro completo e conhecer o que há de melhor na Cidade Maravilhosa. Se tiver alguma dúvida, manda aí nos comentários que a gente responde rapidinho.

por Nange Sá




RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:

OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança a Civitatis, EasyTravelShop ou GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta online multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem!
Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.