O que fazer em Saquarema, Rio de Janeiro

2
163
Atualizado em

Saquarema é uma cidade de praia na Região do Lagos do Rio de Janeiro. Fica a cerca de 110km da capital fluminense e é um paraíso para os surfistas. As praias agitadas e as ondas que atingem três metros de altura fizeram do local a “Capital Nacional do Surf”.

Fizemos um roteiro com o que fazer em Saquarema, dicas de hospedagem e restaurantes badalados na cidade. Leia o post até o final e comece a programar sua viagem para lá.

saquarema rj
Saquarema é conhecida como a “capital do surf” e fica a 110km da cidade do Rio de Janeiro.

saquarema rj
Praia de Itaúna é uma das mais bonitas e com melhor estrutura em Saquarema.

Como chegar em Saquarema

Os aeroportos mais próximos de Saquarema são o de Cabo Frio, a 66km, e os do Rio de Janeiro, a cerca de 110km.

A partir das duas cidades, o acesso de carro é pela RJ-124, conhecida como “Via Lagos” (pedagiada). Outra opção é seguir pela BR-116, sem pedágio. Quem sai de São Paulo pode pegar BR-116 e, em seguida, RJ-124. Já quem sai de Belo Horizonte segue pela BR-040 e depois RJ-124.

Se precisar alugar um carro, nós recomendamos o buscador online Rentcars. Com ele é possível encontrar os melhores preços entre as locadoras de cada região e decidir pelo melhor custo-benefício para a sua viagem.

De ônibus, a Auto Viação 1001 oferece passagens saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Cabo Frio.


>> Confira ofertas de passagens aéreas nos sites Viajanet e Passagens Promo <<


 

Onde se hospedar

Itaúna é a região com mais ofertas de hospedagem em Saquarema. A Avenida Oceânica é a principal via e a que dá o melhor acesso à praia. O bairro fica a uma caminhada de cerca de 15 minutos do centro, mas conta com padarias, bares e restaurantes.

A outra opção de região é o centro, nos arredores da Praça do Canhão e a praia da Barrinha.

O Hotel Pousada Laje de Itaúna está bem perto da praia, cerca de 20 metros, e oferece área de lazer com piscina, salão de jogos e serviços de spa. Também pertinho do mar está o Mybis – Suítes que tem suítes com varanda, lounge compartilhado e café da manhã continental. Já a Mahalo Guest House não tem café, mas oferece lounge e cozinha compartilhados, além de churrasqueira.

Mais para o centro da cidade e próximo à Praia da Vila, o Casarão da Vila tem estacionamento privativo, café da manhã e piscina. O Hotel Aconchego da Vila é muito bem-avaliado, tem deck para a praia, bar e piscina.

Confira mais ofertas de hospedagem em Saquarema.

Você também pode se hospedar pelo Airbnb. Em Saquarema, há várias ofertas de apartamentos inteiros e até de suítes em pousadas. Se for sua primeira reserva na plataforma, aproveite o cupom e ganhe R$ 130 de desconto.

o que faze em saquarema
Saquarema atrai muitos surfistas e sedia alguns campeonatos de surf. Apesar das ondas fortes, os banhistas encontram alguns pontos legais para banho.

O que fazer em Saquarema:

#1 Praias

Saquarema é o lugar ideal para quem curte pegar onda. A cidade recebe um grande número de surfistas durante todo o ano e é palco de competições mundiais, como o WCT e o SuperSurf.

Exatamente por isso, as praias são as principais atrações de Saquá.

>> Quem nunca subiu numa prancha e quer dar os primeiros passos no surf, pode aproveitar a estadia em Saquarema para fazer aulas em uma das várias escolas de surf por lá. Há quiosques de escolinhas e locação de prancha na praia de Itaúna.

Itaúna

É considerada uma das melhores praias de surf do Brasil. A faixa de areia é bem larga, o que dá bastante espaço para montar as cadeiras e guarda-sóis. É em Itaúna que rolam os campeonatos de surf, geralmente em junho.

A praia fica lotada e o clima é totalmente good vibes. O mar é agitado, mas as áreas próximas às pedras ficam com poucas ondas na maré baixa.

Praia da Barrinha

Localiza-se no centro, justamente onde a lagoa encontra o mar. Por causa disso, as ondas são mais calmas e a profundidade ideal para quem está com crianças.

Fica extremamente cheia na alta temporada (verão e carnaval), mas se conseguir um lugarzinho para esticar a canga, vale a pena ficar um tempinho por lá.

Praia da Vila

Fica no centro, tem fácil acesso e uma ótima infraestrutura de quiosques e restaurantes. O espaço é dividido com os surfistas, mas o mar é melhor para quem pega onda, já que é bem agitado.

Boqueirão

É uma continuação da Praia da Vila. Fica a cerca de 3km do centro, tem barracas e muitas casas de veraneio ao redor.

 Prainha

É uma praia pequenina, mas de mar agitado, bem no centro de Saquarema. Fica entre a Igreja Nossa Senhora de Nazareth e a Praia da Vila. Como não tem infraestrutura, não é a melhor opção para passar o dia.

Massambaba

Fica após a praia de Itaúna e é possível caminhar até ela. Como tem pouca infraestrutura e fica em um bairro novo, é vazia e não vale a pena passar o dia. Mas vale a visita pois é bonita e tem mar bem mais calmo que a vizinha. Foi a que achamos mais bonita!

o que fazer em saquarema
A praia de Massambaba tem ondas menores, mas não tem infraestrutura de barracas.

Outras praias

As praias de Barra Nova, Jaconé e Vilatur ficam mais distantes do centro (entre 7km e 15km), mas seguem o mesmo estilo – ondas fortes, algumas barracas e clima relax.

#2 Igreja de Nossa Senhora de Nazareth

O cartão-postal de Saquarema! Localizada no alto de uma colina, a igrejinha construída em 1640 oferece uma vista bacana da cidade. De um lado a Prainha e Praia da Vila, do outro, as Praias da Barrinha e Itaúna. De frente, a exuberante Lagoa de Saquarema.

Nos fundos da igreja é possível visitar a gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

saquarema

#3 Lagoa de Saquarema

A lagoa de água salgada tem 17km de extensão e é ideal para a prática de esportes náuticos, como SUP, canoagem e pesca. Além disso, nos finais de semana é possível fazer passeios de barco pela lagoa, com parada para almoço.

É point para locais e turistas que também aproveitam a orla para petiscar e tomar um chopp nos dias mais quentes. Perto do centro, tem barracas com mesas ao ar livre na orla, e por ali há alguns pontos para banho.

lagoa saquarema
Existem alguns bares e restaurantes na orla da lagoa de Saquarema.

#4 Mirante Morro da Cruz

Localizado no Morro do Cruzeiro, é onde está a cruz metálica de 15 metros, erguida em homenagem à primeira missa celebrada no Brasil. A vista para a Lagoa é deslumbrante. Organize seu roteiro para ver o pôr do sol de lá, ou faça um pit stop ao chegar ou sair de Saquarema, já que o mirante estará caminho.

#5 Artesanato

As lojas de artesanato ficam na praça central de Saquarema e oferecem produtos variados, geralmente peças de cestaria e trançado em taboa, bambu e folha de bananeira, além de objetos em cerâmica. A feirinha rola todo fim de semana.  

#6 Outras atrações

Além das praias, há algumas atrações bem interessantes em Saquarema. Como visitar o Templo do Rock, uma casa-museu criada pelo cantor Serguei. O espaço reúne discos, roupas, prêmios, fotos e artigos pessoais do roqueiro, que morreu em 2019.

Além do surf, Saquarema também tem uma grande tradição no vôlei. No Centro de Desenvolvimento do Voleibol, o visitante pode conhecer as instalações do clube e ainda visitar o Museu do Voleibol, com a história do esporte, camisas, uniformes, medalhas e troféus da Seleção Brasileira de Vôlei, que aliás, treina no CBV. A entrada é gratuita.

Outra atração interessante é o Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o museu a céu aberto Sambaqui da Beirada guarda uma exposição de fósseis pré-históricos e esqueletos indígenas de mais de 4 mil anos. O museu fica a 7km do centro e funciona de quarta a sexta, de 13h às 16h, e sábado, de 9h às 16h. A entrada é gratuita.

Atrações ao redor de Saquarema

Cabo Frio e Arraial do Cabo: estão a cerca de 66km de Saquarema e, quem tem um tempo maior para visitar a cidade, pode fazer um bate-volta e conhecer as lindas praias da Região dos Lagos. Quem pretende fazer um bate-volta em Arraial do Cabo pode aproveitar esse passeio de barco, que visita algumas praias incríveis de lá.

arraial do cabo
Arraial do Cabo tem algumas das praias mais lindas do Estado do Rio de Janeiro, e fica bem perto de Saquarema.

>> Arraial do Cabo: praias, o que fazer, dicas e passeios <<


Onde comer em Saquarema

O Casa da Praia Restaurante fica na Praia de Itaúna, com acesso pela Av. Oceânica ou pela areia da praia. É um dos melhores pontos para ver o pôr do sol e assistir aos campeonatos de surf comendo um petisco ou tomando uma cervejinha (o atendimento é um pouco ruim, mas o espaço é agradável). No complexo onde está situado, ainda tem um sushi bar que oferece comida oriental de altíssima qualidade.

O Garota de Itaúna segue o mesmo estilo do Casa de Praia, tem pratos bem servidos (para 2 pessoas ou mais) e cardápio variado.

O Paraíso de Itaúna é ideal para quem curte um clima de barzinho à noite. Já o Le Bistrô traz o bacalhau como carro-chefe e é uma boa pedida para quem gosta de comida portuguesa.

O Saquasuco é famoso na Praia da Vila, tem vista para o mar e cardápio muito bem avaliado pelos clientes. Já quem gosta de hambúrguer e sobremesas tão saborosas quanto bonitas, vai curtir o Bold Burger, na Av. Saquarema.

itauna saquarema
Casa da Praia é um dos points da praia de Itaúna, legal para curtir o fim de tarde com drinks e música ao vivo.

Outros destinos no Rio de Janeiro

Conheça 5 praias selvagens do Rio de Janeiro

Petrópolis: roteiro e dicas da Cidade Imperial

Ilha Grande: tudo sobre o paraíso em Angra dos Reis

   

Se estiver passando pela Região do Lagos, aproveite para curtir alguns dias em Saquarema. O clima super astral da cidade, com certeza, vai renovar suas energias. Se gostou das nossas dicas, deixa um comentário contando pra gente.

por Nange Sá

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Compartilhe com os amigos!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.