A van branca se contorce pela estreita subida para a montanha Chacaltaya, em La Paz, capital da Bolívia, sem que a gente se dê conta dos precipícios ao redor.
A estradinha tortuosa tem distrações suficientes: lhamas, lagunas escondidas por trás das montanhas e picos nevados da Cordilheira dos Andes. Pares de olhos atentos tentam registrar o momento de dentro da van, que, às vezes, precisa retornar um pouco para tomar fôlego na subida escorregadia.
O motorista não desvia a atenção da estrada, e nas aceleradas a gente se dá conta da largura do caminho. Ou melhor, da falta dela. Sorte nossa que o visual vence a disputa pela nossa atenção.
O passeio no Chacaltaya é um dos mais procurados por quem visita La Paz, capital da Bolívia.
O tour tem preço atrativo e é fácil de contratar até de véspera no centro da cidade. Confira como contratar e como funciona o tour na Montanha Chacaltaya, na Cordilheira dos Andes.
Chacaltaya, La Paz, Bolívia: dicas para o passeio
Faça uma cotação de seguro viagem para a Bolívia, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5
Como contratar o tour no Monte Chacaltaya
É fácil encontrar o tour na montanha Chacaltaya em todas as agências que estão próximas à Calle Sagarnaga, no centro de La Paz!
Como a maioria dos visitantes, nós conciliamos o Chacaltaya com o Valle de la Luna, pois ambos passeios necessitam de meio turno, então as agências já oferece o passeio casado.
Quanto custa?
O passeio duplo custa em torno de 120 bolivianos (abr/2020) incluindo os ingressos para as duas atrações (15 bolivianos cada), van e guia bilíngue.
As vans pegam os turistas em seus respectivos hotéis às 8h da manhã e o passeio só termina lá pelas 16h. Nós fizemos com uma agência chamada Buho’s, que fica na Calle Sagarnaga.
Também é possível comprar o tour antecipadamente na Civitatis, que oferece a excursão com transporte e guia.
>> Voltar ao índice.
Onde ficar em La Paz
Provavelmente você estará hospedado nos arredores da Rua Sagarnaga e da Plaza Mayor, na região histórica, nos bairros Rosario e Belén, onde tem muita oferta de serviços, casas de câmbio, agências, etc.
Evite a região central e comercial, nos arredores da Plaza Murillo, pois a oferta de hotéis é pequena e as ruas ficam desertas à noite. Se preferir uma região mais moderna e nobre, procure as opções do bairro Sapocachi, mais afastado do centro histórico.
Nós ficamos numa rua que corta a Sagarnaga, perto do Mercado das Bruxas. Confira as ofertas de hospedagem na Booking e reserve com antecedência.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para diversos países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
Como é o passeio na montanha Chacaltaya, em La Paz
São cerca de 30 quilômetros desde o centro de La Paz e mais 200 metros entre o ponto em que a van chega e o cume. Duzentos metros de uma subida acima de cinco mil metros de altitude.
Talvez seja isso que torne a subida ao Chacaltaya um dos passeios mais procurados na cidade. Mas vale lembrar que, devido à altitude, a subida é pesada. Não recomendo esse passeio para crianças pequenas e pessoas com problemas de saúde.
A pequena amostra do que é estar em uma altitude difícil de ser alcançada parece que atrai a maioria dos viajantes por ali, mesmo sem a garantia de ver neve. Há anos a estação de esqui mais alta do mundo sofre com o aquecimento global que a desativou.
O mais legal do passeio é a visão das montanhas nevadas vizinhas, que ficam lindas do alto do Chacaltaya.
O glaciar Huayna Potosí destaca-se com seus 6.088 metros de altitude, revelando a imponência da Cordilheira dos Andes bem na nossa frente. Parece muito perto visto dali e o guia explica que a água consumida em La Paz vem do nevado.
Alguns se sentam no chão, alguns não seguem adiante, sob o olhar de aprovação do guia, que já tinha instruído sobre não tentar ir além do que o seu limite permite.
O ar é cada vez mais arredio e o frio cada vez mais cortante rumo ao topo do Chacaltaya.
A mim, a adrenalina continuava empurrando. Chegamos. Segundo o guia, 5.435 metros de altitude.
A visão é surpreendente e o grupo permanece por ali cerca de 30 minutos para apreciar e fotografar, antes de descer até a estação.
Nós tivemos sorte e pegamos um pouco de neve. Os flocos eram pequenos, mas foi divertido.
Tivemos que esperar um pouco na estação, para que a descida não fosse prejudicada pela neve, mas ninguém reclamou disso, ao contrário, o grupo curtiu bastante esse momento gelado na montanha Chacaltaya.
Depois de retornar para o centro de La Paz, seguimos para o Valle de la Luna para a segunda parte do passeio.
>> Voltar ao índice.
O que levar no tour do Chacaltaya?
É recomendado levar lanches, já que não paramos para almoçar, água suficiente, protetor solar e roupas quentes.
Mas saiba: da neve para o clima quase desértico do Valle de la Luna a diferença de temperatura é grande.
Leve uma mochila para guardar todos os agasalhos que você provavelmente vai tirar depois de descer o Chacaltaya.
>> Voltar ao índice.
> Confira depois o artigo: O que fazer em La Paz
> Garanta aqui mais passeios em La Paz com o melhor preço
> Consulte aqui ofertas de passagem aérea para lá
Dicas para quem vai visitar o Chacaltaya:
É recomendado se aclimatar antes em La Paz, para evitar as consequências da altitude, e o chá de coca ajuda nessa.
Na estação de esqui desativada no Chacaltaya há banheiros extremamente sujos (compreensível, já que não há água ali).
Já no Valle de la Luna, os banheiros são limpos, há bebedouros e lojinha. Confira como é o tour no Valle de la Luna.
O que eu mais me lembro do passeio não é o esforço da subida, mas a nossa emoção de chegar a essa altitude, e o cenário surpreendente das montanhas nevadas da Cordilheira dos andes.
Suficiente para falar do Chacaltaya como uma das melhores atrações de La Paz.
>> Voltar ao índice.
+ sobre a Bolívia:
- Comidas bolivianas: pratos típicos que você precisa provar
- Guia completo de La Paz
- Guia completo de Santa Cruz de la Sierra
- Gastos no mochilão Bolívia e Peru
- 20 curiosidades sobre a Bolívia
- Dicas de Uyuni, cidade de entrada no Salar de Uyuni
- O que fazer em Sucre
- O que visitar em Potosí
Dicas para o passeio na montanha Chacaltaya, La Paz – Bolívia: 5.435 m. de altitude
Por Camila Coubelle