As comidas colombianas são únicas e bem diversificadas entre si, por dois motivos simples. Primeiro, porque tem influência espanhola, africana, andina e criolla (pessoas nascidas lá antes da invasão espanhola), e essa mistura forma um caldeirão super saboroso cheio de pratos típicos deliciosos.
O segundo motivo é porque a gente percebe nitidamente a diferença entre os pratos da região costeira, que é mais quente, em cidades como Cartagena das Índias, Barranquilla e Santa Marta, e os pratos com mais sustância, comuns no interior, onde as temperaturas são mais baixas, em cidades como Bogotá e Medelín.
Na costa caribenha há muitas receitas com frutos do mar, muitas frutas tropicais e comidas mais leves. E no interior, opções mais suculentas, com carnes mais gordas. Mandioca, milho, banana, coco e abacate estão sempre presentes, incrementando o cardápio.
Para te ajudar, fiz uma lista dos principais pratos típicos da Colômbia, com dicas que nos recomendaram durante a viagem, e vou tentar explicar como é, para que você escolha os que deseja experimentar ao visitar o país.
Confira as nossas dicas do que comer na Colômbia e bom apetite!
Pratos típicos da Colômbia:
Eu gostei muito da culinária da Colômbia, mas eu sou suspeita pra falar, pois adoro provar de tudo, e geralmente eu gosto de tudo hahaha. Inclusive, tem comidas colombianas fáceis de fazer, e a gente ensinou no artigo sobre comidas típicas do mundo.
Conheça alguns pratos:
- Arepas
- Pan de Bono
- Tamales
- Patacones
- Arroz de coco
- Ceviche
- Posta Negra
- Ajiaco
- Sancocho
- Bandeja Paisa
- Suco de lulo
- Limonada de coco
- Café
- Canelazo
- Arequipe (doce de leite), e muito mais!
Nesse artigo tem mais de 30 itens de comidas típicas da Colômbia.
Atenção: se você não quiser provar essas comidas colombianas, não se preocupe!
Há diversos restaurantes especializados em culinária internacional por lá!
Comidas colombianas: sopas, pratos principais e sobremesas
Os pratos típicos da Colômbia são coloridos e cheios de frutas, como banana, coco e abacate.
>> Comidas de rua e lanches colombianos
As arepas são as primeiras a serem lembradas ao se pensar em comidas colombianas. São um dos principais itens que os colombianos comem.
Ora fazem o papel do nosso cachorro-quente, ora substituem o nosso pão de sal. Isso porque são vendidas em barraquinhas na rua, recheadas de ovo, carne ou linguiça. Mas também são servidas no café da manhã e em diversos pratos, tanto da costa quanto no interior. Existem as versões de milho e de mandioca, e podem ser fritas ou assadas.
Outros lanches típicos bem famosos são a almojábana, que é como um bolinho meio doce e o pan de bono, que é como se fosse o nosso pão de queijo. A gente encontra ele em vários lugares, mas um ponto famoso e barato para experimentar o pan de bono e outros “salgados” típicos da Colômbia é a Esquina del Pandebono, em Cartagena.
Há muitos pastéis, que parecem mais um salgado folhado, com vários tipos de recheios, inclusive doces, pan de yuca e outros. Mas com o calor, o mais comum na região costeira são as frutas frescas servidas pelas palenqueras com suas roupas coloridas.
Já ouviu falar em tamal ou tamales? É algo bem diferente a princípio, mas lembra bastante uma pamonha brasileira. É uma massa feita com milho, mas recheada com arroz, frango, bacon, ervilha e cenoura, servido em folha de bananeira, e consumido geralmente no café da manhã.
Experimente também os sorvetes de frutas típicas da Colômbia, como o de borojó, fruta encontrada em Chocó, região da fronteira com o Panamá, que dizem ser afrodisíaca! Na Rua Santo Domingo em Cartagena, há diversas sorveterias em que você pode degustar alguns sabores antes de escolher.
>> Pratos típicos da região costeira da Colômbia
Um dos pratos principais a comida colombiana é o peixe frito, geralmente acompanhado de arroz de coco, que é bem gostoso, e patacón ou patacones, que é outra iguaria muito comum na culinária típica da Colômbia. É como uma massinha de banana verde frita, lembra uma panqueca, mas com sabor de banana. Ela acompanha vários pratos em todas as regiões.
Além disso, a gente encontra muitas comidas feitas com camarões e outros frutos do mar, como massas e risotos, por exemplo, ou outras também acompanhados por arroz de coco e patacones. Um lugar que a gente gostou é o La Cocina de Cartagena, no bairro San Diego.
Os ceviches também fazem sucesso, inclusive, o La Cevicheria, em Cartagena, é uma ótima opção para provar, mas chegue cedo.
Quero destacar também a cazuela de mariscos que é uma sopa bastante tradicional servida em uma panela de pedra. Poderia dizer que se parece um pouco com a nossa moqueca baiana. É feita com diversos tipos de frutos do mar, é bem cremosa e leva coco.
Se você não gosta muito de frutos do mar, existe um prato típico em Cartagena que se chama Posta Negra Cartagenera, feito com carne de boi em um molho bem diferente, com especiarias e panela (rapadura), também acompanhada por arroz de coco, patacones e salada.
Para finalizar a lista de comidas para provar na Colômbia, não posso deixar de citar a lagosta grelhada e os lagostins que a gente teve oportunidade de experimentar na Isla Rosário, bem frescos, acompanhados – para variar, de arroz de coco e patacones – e com um preço semelhante ao do Nordeste Brasileiro.
RESERVE sua hospedagens em Cartagena das Índias, Medelín e Bogotá
>> Pratos típicos do interior da Colômbia
À medida em que a altitude aumenta, os pratos típicos da Colômbia ganham mais sustância, com muitas sopas e carnes gordas.
O Ajiaco santafereño é uma das sopas criollas mais conhecidas. É feita com três tipos de batatas, frango e creme de leite, alcaparras e uma erva de origem pré-hispânica conhecida como ‘guasca’, servida com uma mazorca (espiga de milho), e um pratinho de arroz e abacate.
Outro caldo famoso é o Sancocho, feito com mandioca, batata, banana, coentro e coxa de frango, também servido com uma espiga de milho, arroz e abacate.
Também provamos a Mazamorra Chiquita, em um lugar bem local, que fomos com um colega colombiano que conhecemos no Salar de Uyuni. Parece uma dobradinha, mas com milho.
O Caldo con Costilla, geralmente tomado no café da manhã, e a Sopa de Mondongo, feita com batatas e diversos miúdos e tripas de boi, também são muito tradicionais.
Já a Bandeja Paisa eu diria que é o nosso PF na versão colombiana. Prato muito requisitado – e muito calórico – feito com arroz, feijão, carne moída, linguiça, chouriço, chicharrón (um pedaço de barriga de porco), banana, ovo, abacate e arepas. Um típico almoço colombiano. Bem parecido com ele é o Sobrebarriga, que provamos no pueblo Zipaquirá.
Lembre-se que esses pratos são enoooormes e servem duas pessoas facilmente. Um ótimo lugar em Bogotá para encontrar todas essas comidas típicas da Colômbia é o centro histórico.
Na rua ao lado da Catedral, que fica na Plaza Bolívar está o La Puerta Falsa, restaurante super tradicional fundado em 1816, o La Puerta de la Tradicíon e o La Puerta de La Catedral, todos especializados em receitas, doces e bebidas colombianas.
Clique aqui e garanta 5% OFF no seguro viagem para a Colômbia
>> Bebidas típicas da Colômbia: sucos, café, drinks
Entre as bebidas que você precisa provar na Colômbia a gente destaca a limonada com coco, parece simples, mas é uma bebida deliciosa e oferecida em todos os bares e restaurantes, bem geladinha, perfeita para refrescar o calor. Uma dica de lugar com mesas ao ar livre e sucos deliciosos é o Malanga Bistrô Caribe, na Plaza San Diego.
Entre os vários sucos de frutas como guanábana (graviola), fresa (moranga), curuba (um “maracujá-banana”) e outros, o imperdível é o suco de lulo, fruta local da família do caqui e do tomate, com sabor cítrico. Se quiser tomar um suco colombiano, não deixe de provar a “lulada”, feita com essa fruta.
Já a Agua de Panela, eu diria que é um “suco de rapadura”, rs, parece um mate, mas é bem doce.
Muitos sabem que a Colômbia é um país com grande produção de café e cacau, então é fácil encontrar muitas cafeterias, e, especificamente no interior, muitos lugares que vendem deliciosos chocolates quentes incrementados. Experimentei um com pimenta negra bem diferente.
O café Juan Valdéz é o mais conhecido e há uma cafeteria em cada esquina da Colômbia. São bem sofisticadas, estilo Starbucks. É um café bom, com diversas especialidades, e esse é um ótimo presente pra trazer para o Brasil. Mas a gente tem um amigo colombiano que nos apresentou para outras marcas menos famosas e excelentes, como o Sello Rojo, que trouxemos para casa e adoramos.
Entre as bebidas alcoólicas, destaco os diversos drinks, principalmente Mojito, Piña colada e Coco Loko. O Canelazo, bebida típica mais comum em Bogotá, é feito com cachaça, canela e rapadura, e parece um chá, servido quente.
Se você curte cervejas, recomendo visitar o pub BBC, ou Bogotá Beer Company, presente em diversas zonas de restaurantes em Bogotá. Também é encontrada nos bares e restaurantes em outras cidades, e entre uma BBC Roja e uma Aguila, prefira a primeira!
>> O que comer na Colômbia: doces e sobremesas
Para quem gosta de sobremesas, chegou a hora de falar dos doces típicos da Colômbia.
Em Cartagena existe um local chamado Portal de los Dulces, logo que se entra na cidade amuralhada pela Torre do Relógio. Lá estão várias barraquinhas de senhoras que vendem doces típicos como marquesas, uma massa com graviolas e um toque de amora, panderitos, que é tipo um biscoitinho de polvilho, las panelitas, doce feito com leite, rapadura e farinha, além de muitas cocadas e muitos doces com arequipe, o doce de leite deles, que é muito gostoso.
Em Bogotá, você encontra esses doces colombiano nos restaurantes tradicionais da Plaza Bolívar.
Leia também:
Onde se hospedar em Cartagena: comparativo de bairros
Guia completo de Cartagena: melhores passeios
Vale a pena visitar a Playa Blanca na Isla Baru?
Essas foram as comidas típicas da Colômbia que tivemos oportunidade de provar, e, particularmente, gostei de tudo! E você, provou mais alguma coisa que faltou nessa lista? Conte nos comentários!
por Camila Coubelle
[…] >> Leia também: Comidas colombianas, quais pratos típicos provar […]
[…] Circular na Plaza Santo Domingo, o coração do centro, onde está a estátua “Gorda Gertrudes” do artista Fernando Botero. A praça fica ao lado do convento e da igreja de mesmo nome e é cercada de bons restaurantes, perfeitos para provar as comidas colombianas. […]
[…] Na barraca que ficamos, o cardápio tinha opções de petiscos e pratos, e o principal era peixe acompanhado por patacones e arroz de coco, que estava muito bom, e com preço razoável. Se você não sabe o que é patacones, confira o post Comidas típicas da Colômbia. […]
[…] Foi lá que comemos as melhores empanadas da viagem à Colômbia. Aproveite para conhecer outras comidas colombianas que você precisa provar na sua […]