A Trilha Transcarioca é um circuito de ecoturismo no Rio de Janeiro, com 180km de distância entre Barra de Guaratiba, na zona Oeste do Rio, até o Morro da Urca, ao lado do Pão de Açúcar.
A Transcarioca percorre os melhores ângulos outdoors da cidade maravilhosa, divididos em 25 trechos, e o mais interessante é que eles podem ser percorridos separadamente. Nós, por exemplo, já percorremos vários deles, e muitos podem ser conciliados em um só dia.
Conheça mais sobre a Trilha Transcarioca, esse circuito fantástico do Rio de Janeiro. Veja quais são os trechos, como se planejar, dicas para percorrer, onde se hospedar e muito mais.
Ofertas de hospedagem na Zona Sul do Rio
Como é a Trilha Transcarioca
Inspirada em trilhas internacionais de longo curso, como a Appalachian Trail (EUA), Huella Andina (Argentina), Rota Vicentina (Portugal), a Trilha Transcarioca foi idealizada por Pedro da Cunha e Menezes, em seu livro Transcarioca: todos os passos de um sonho (2000), com objetivo de fortalecer a conservação e recuperação dos corredores verdes unindo as principais áreas de Mata Atlântica da cidade em um maravilhoso atrativo turístico.
Mas o trajeto tem mãos e suor de muitos outros que contribuíram para que o projeto saísse do papel, e de muitos voluntários. Destaco os montanhistas que estão sempre trabalhando na sinalização e manejo da trilha.
A Trilha Transcarioca foi oficialmente inaugurada em 2017 e descortina atrativos naturais pouco conhecidos da cidade, sem se esquecer dos cartões-postais conhecidos no mundo todo. Ela conta com vários pontos de acesso conhecidos, como a Pista Claudio Coutinho, no bairro da Urca, a Sede do Parque Natural Municipal de Grumari, o Largo do Bom Retiro na Floresta da Tijuca, a Vista Chinesa, o Parque Lage e muitos outros.
A Transcarioca já ganhou o prêmio Mosquetão de Ouro na Categoria Montanhismo e Ação Local. Saiba mais aqui. Conheça o prêmio no site da Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro.
Trechos da Trilha Transcarioca
São 25 trechos no total, sendo que 2 deles estão fechados atualmente (ago/2020).
- Barra de Guaratiba x Grumari – Distância: 7,5 km
- Grumari x Grota Funda – Distância: 6,8 km
- Grota Funda x Morgado- Distância: 4,5 km
- Morgado x Rio da Prata – Distância: 11,5 km
- Rio da Prata x Casa Amarela – Distância: 8 km
- Casa Amarela x Pau-da-Fome – Distância: 13,4 km
- Pau-da-Fome x Piraquara – Distância: 11,7 km
- Piraquara x Estrada dos Teixeiras – Distância: 4,6 km
- Estrada dos Teixeiras x Aqueduto do Catonho – Distância: 7,3 km
- (fechado)
- Represa dos Ciganos x Bom Retiro – Distância: 9,5 km
- Bom Retiro x Centro de visitantes (Pq. Nacional da Floresta da Tijuca) – Distância: 6,6 km
- Centro de visitantes x Portão da Floresta – Distância: 4,6 km
- Portão da Floresta x Mesa do Imperador – Distância: 5,8 km
- Mesa do Imperador x Vista Chinesa – Distância: 1,6 km
- Vista Chinesa x Dona Castorina (+Circuito Parque da Cidade) – Distância: 3,5 km (+2,8 km)
- Dona Castorina (Jequitibá) x Primatas – Distância: 3,9 km
- Primatas x Paineiras/Corcovado – Distância: 4,2 km
- Paineiras/Corcovado x Parque Lage – Distância: 3,3 km (+1 km até o Cristo)
- Parque Lage x Parque da Catacumba – Distância: 4,3 km
- Parque da Catacumba (Circuito) – Distância: 1,1 km
- (fechado)
- Ladeira dos Tabajaras x Portão da Chacrinha – Distância: 2,6 km
- Portão da Chacrinha x Praia Vermelha (+ Circuito Babilônia) – Distância: 3,3 km (+ 1,9 km)
- Praia Vermelha x Morro da Urca – Distância: 1,9 km
Planejamento da Trilha Transcarioca
Como eu disse antes, alguns trechos podem ser conciliados entre si. E a melhor forma de se planejar é conferir no mapa as localizações dos trechos, somar distâncias, verificar acessos para o início e final da trilha e, principalmente, se passa por lugares remotos, onde é fundamental levar água suficiente e lanche.
Veja no mapa abaixo os trechos da Transcarioca:
Nossas recomendações de trechos:
Nós já fizemos os trechos 20, 21, 23 e 24 em um único dia, pois são próximos. Essa é uma parte mais “urbana” da trilha, que intercala trilhas e trechos no asfalto. São trechos de fácil acesso, na Zona Sul do Rio, cheios de mirantes, interessantes para quem quer conciliar com alguma praia, ou com as atrações do Boulevard Olímpico.
Em outra ocasião, fizemos os trechos 17, 18 e 19, que é mais no meio da mata e passa por algumas cachoeiras que a gente não acredita que está dentro de uma cidade grande como o Rio de Janeiro.
Também já fizemos o trecho 1, que a gente recomenda para quem gosta de praias mais intocadas, pois passa pelas praias selvagens do Rio, e por uma das mais bonitas entre as praias do Rio de Janeiro, a praia de Grumari.
O número 2 é outro trecho que fizemos da Trilha Transcarioca, completamente diferente dos outros que percorremos. Não tem praia ou cachoeira no caminho, mas é completamente isolado, no meio da mata. Mas também inclui a praia de Grumari.
A sinalização da Transcarioca
A sinalização é genial! Uma pegada de bota com duas figuras do Cristo Redentor desenhadas em sua sola. Foi desenvolvida pelo INEA-RJ para o Mosaico Carioca e não poderia representar melhor esse tipo de percurso no Rio de Janeiro.
No site da Trilha Transcarioca tem um guia completo sobre a sinalização e a navegação do trajeto (confira o link no fim desse post).
Atrações da Trilha Transcarioca
A Trilha Transcarioca integra nove unidades de conservação de proteção integral:
- Parque Natural Municipal de Grumari
- Parque Estadual da Pedra Branca
- Parque Nacional da Tijuca
- Parque Natural Municipal da Cidade
- Parque Natural Municipal da Catacumba
- Parque Natural Municipal Fonte da Saudade
- Parque Natural Municipal Jose Guilerme Merquior
- Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca
- Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca
E isso tudo de forma gratuita entre praias, áreas reflorestadas, lagos, açudes, manguezais, costões rochosos e floresta de baixada, com significativa biodiversidade e espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, tudo isso, dentro da segunda maior metrópole do país.
Anote as dicas:
– Não jogue lixo no Meio Ambiente e obedeça às regras de visitação do local.
– Confira tudo sobre a Trilha Transcarioca no site oficial tem mapas e tracklogs para download de todos os trechos, e informações de como chegar em cada um.
– Informe-se sobre a questão da segurança no trecho escolhido na época da sua visita.
Onde se hospedar na Zona Sul do Rio
Se você vai passar alguns dias na cidade maravilhosa e está em busca de um lugar para se hospedar com sossego e conforto, a nossa dica é o Solar do Cosme. Uma guest house localizada na Zona Sul do Rio, no bairro Cosme Velho, com jardim, piscina, quartos para todos os gostos e um delicioso café da manhã.
Fizemos um post detalhado sobre esse pedacinho de aconchego aos pés do Cristo Redentor. Confira como é se hospedar lá: Solar do Cosme: dica de hospedagem na Zona Sul do Rio.
CONFIRA TODAS AS OFERTAS DE HOSPEDAGEM no Rio com reserva de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.
+ dicas de trilhas legais:
Travessia Petrópolis x Teresópolis
Trilha da Pedra do Peito de Pombo
Trilhas do Parque Nacional de Itatiaia
Trilhas do Parque Estadual dos Três Picos
Você já percorreu algum trecho da Trilha Transcarioca do Rio de Janeiro? Conta pra gente nos comentários!
por Camila Coubelle
Tive o prazer de completar todo o percurso da Transcarioca em 2017 além de ter trabalhado em algumas ocasiões na manutenção do trecho 11 (Ciganos).
Parabéns pelo ótimo artigo!
Olá Douglas! Que experiência legal, né?! Ainda faltam trechos pra gente fazer. Espero poder concluir logo! Grande abraço!
[…] Uma das minhas praias preferidas no Rio, por ser mais rústica, e por ser a mais falada pelos meus primos de lá, que pegam onda. São 3 quilômetros de extensão, com águas azuis, geralmente, com ondas fortes. Durante a semana fica bem vazia. Há poucos quiosques por ali, e parece meio fora da civilização: o local é todo cercado por montanhas, que aliás, já percorremos. Confira no post sobre a Trilha Transcarioca. […]
[…] Trilha Transcarioca: parte 1 […]
[…] Trilha Transcarioca […]
[…] isso, confira nosso relato ilustrado do trecho que fizemos da Trilha Transcarioca, também no […]
Quero ajudar na marcação!
Oi Alexandre! Que legal! Entre em contato por inbox através da fanpage:
https://www.facebook.com/TrilhaTranscarioca/?fref=ts
abraços