InícioEUROPAALEMANHADresden, Alemanha: o que fazer, roteiro e dicas

Dresden, Alemanha: o que fazer, roteiro e dicas

Conhecida como a “joia do Elba”, Dresden, na Alemanha, é um destino interessantíssimo. Dá pra fazer um bate-volta a partir de Berlim, mas nós recomendamos, pelo menos, dois dias para conhecer as melhores atrações.

Devastada por intensos bombardeios nos anos finais da 2ª Guerra Mundial, a cidade foi completamente reconstruída e impressiona pelos prédios imponentes, reerguidos exatamente como nas plantas originais.

Preparamos esse guia completo que vai te dar dicas de como chegar, melhores bairros para se hospedar, como são as atrações e dicas para economizar.

Confira o que fazer em Dresden!

Você verá neste post:

dresden alemanha
Dresden é uma cidade perto de Berlim fácil de visitar e com belíssimas atrações.
dresden alemanha
Palácio Zwinger.

Dresden: onde fica e como chegar

Dresden é a capital do estado da Saxônia, que fica no leste da Alemanha. Durante a 2ª Guerra Mundial, a cidade foi duramente bombardeada e os monumentos do centro histórico foram completamente destruídos.

A reconstrução da cidade começou logo após o fim da guerra, mas muitos prédios só foram reerguidos depois da reunificação da Alemanha, por volta de 1990.

A cidade está localizada a cerca de 190km de Berlim, e a 150km de Praga, na República Tcheca, onde estão os aeroportos mais próximos – Aeroporto de Berlim-Brandemburgo (BER) e Aeroporto de Praga, Ruzyane (PGR).

O Aeroporto de Dresden (DRS) fica em Klotzsche, um distrito a 9km do centro da cidade. Não existem voos diretos do Brasil, mas você pode fazer voos internos da Alemanha ou outros lugares da Europa. Se preferir, reserve seu transfer em Dresden em até 3x na Civitatis, saindo do aeroporto ou da estação de trens.

Aproveite para conferir ofertas de passagens aéreas para Berlim ou Praga no site Skyscanner.

Nós decidimos incluir Dresden no caminho entre Praga e Berlim, um pit-stop que valeu muito a pena. Também é possível fazer apenas uma viagem bate-volta, mas acho justo ficar um pouco mais, visto que é uma das cidades mais bonitas que vistamos na nossa eurotrip e que tem muita coisa pra conhecer.

É possível chegar em Dresden de ônibus Flixbus, trem ou carro alugado, tanto saindo de Praga, quanto de Berlim. O tempo de viagem varia de 2h a 3h de ambas as cidades, dependendo do transporte escolhido. Confira:

Se preferir viajar de carro alugado, use esse buscador da rentcars.com, que compara preços das locadoras disponíveis na sua cidade de origem, ajudando a encontrar a opção que melhor se encaixa no seu roteiro.

>> Voltar ao índice

Quando ir

Entre maio e setembro o sol se põe mais tarde, às 21h, portanto, o período é visto como a melhor época para visitar Dresden, mesmo julho e agosto sendo meses com mais chuvas.

Nós fomos no final de outubro, início da baixa temporada, e gostamos bastante (as temperaturas variavam entre 9° e 17°).

>> Voltar ao índice

Quer economizar em Dresden? Use cards turísticos!

Uma boa forma de economizar na viagem à Dresden e garantir entrada nas principais atrações é comprando um ou mais cards turísticos.

Com eles você pode visitar diversos museus, andar no transporte público (ônibus, metrô, tram) gratuitamente e de forma ilimitada, além de descontos em restaurantes e/ou apresentações artísticas.

Nós utilizamos três cards em Dresden:

Como comprar os cards turísticos?

Antes da compra, atente-se para os seguintes fatos: os cartões são pessoais e intransferíveis, ou seja, cada viajante precisa ter o seu card em mãos, além de documento (geralmente o passaporte) para utilizar os serviços incluídos.

Outro ponto de atenção é que, comprando com antecedência, as datas de uso não podem ser alteradas. Nossa dica é que você compre seus cards até 10 dias antes de viajar ou quando tiver certeza de quais dias estará na cidade (os preços serão os mesmos).

Veja mais detalhes dos cards no site do Turismo de Dresden. Mas recomendo comprar com antecedência através do GetYourGuide ou da Civitatis, onde dá para conferir todos os detalhes em português, e com possiblidade de cancelamento. Comprando pelos nossos parceiros você tem a segurança de viajar com os passeios garantidos e ainda pode parcelar no cartão de crédito.

>> Voltar ao índice

Dresden: o que fazer (lista de pontos turísticos)

Dica: Dê um print nesses nomes, pois a maioria das placas nas atrações de Dresden traz o nome em alemão (algumas em inglês). Assim fica mais fácil se orientar na cidade.

  1. Neumarkt (Nova Praça do Mercado)
  2. Frauenkirche (Igreja da Nossa Senhora)
  3. Fürstenzug (Procissão dos Príncipes)
  4. Hofkirche (Catedral de Dresden)
  5. Brühlsche Terrasse (Balcão da Europa)
  6. Semperoper (Ópera de Dresden)
  7. Palácio Zwinger
    • Gemäldegalerie Alte Meister (Galeria dos Velhos Mestres)
    • Dresdener Porzellansammlung (Coleção de Porcelana de Dresden)
    • Mathematisch-Physikalischer Salon (Salão Real de Matemática e Instrumentos Físicos)
  8. Residenzschloss (Palácio Real de Dresden)
    • Grünes Gewölbe (Abóbada Verde)
    • Münzkabinett (Gabinete de Moedas de Dresden)
    • Kupferstich-Kabinett (Gabinete de gravação em cobre)
    • Rüstkammer (Arsenal de Dresden)
  9. Museu Albertinum
  10. Altmarkt (Velha Praça do Mercado)
    • Dresdner Striezelmarkt (Mercado de Natal)
  11. Kreuzkirche (Igreja da Santa Cruz)
  12. Neues Rathaus (Nova prefeitura de Dresden)
  13. Groẞer Garten (Grande Jardim)
  14. Molkerei Gebrüder Pfund (Laticínios Pfund)

>> Voltar ao índice

atracoes dresden
Salve essa imagem no seu celular e se oriente com os nomes das atrações em cada idioma
rio dresden
Vale do Rio Elba visto do domo da Frauenkirche (Igreja da Nossa Senhora).

ROTEIROS EM DRESDEN

O turismo em Dresden está dividido em duas principais regiões: Altstadt (cidade antiga) e Neustadt (cidade nova), separadas pelo rio Elba. Em Altstadt você encontra os principais monumentos históricos, museus, igrejas e palácios, e dá pra fazer tudo a pé.

Já na região de Neustadt, o que chama a atenção são os bairros hipsters, com bares badalados e uma vida noturna mais agitada. 

O que fazer em Dresden em um bate-volta, 2 ou 3 dias

Bate-volta

Passe o dia em Neumarkt, o centro histórico de Dresden:

Palácio Zwinger (sem entrar nos museus) + Semperoper + Residenzschloss (escolha um dos museus para visitar) + Frauenkirche (suba no domo para ter uma vista do alto) + Fürstenzug + Brühlsche Terrasse

Roteiro de 2 dias em Dresden

  • Dia 1: chegada + tour Hop-on Hop-off + Frauenkirche (suba no domo para ter uma vista do alto) + Semperoper + Fürstenzug + Brühlsche Terrasse + Albertinum
  • Dia 2: Palácio Zwinger (escolha 1 museu) + Residenzschloss (escolha 1 museu)

Obs: se for visitar apenas um museu em cada complexo, recomendamos o Gemäldegalerie Alte Meister (Galeria dos Velhos Mestres), no Palácio Zwinger, e o Rüstkammer, que tem uma das maiores coleções de armas cerimoniais, armaduras e têxteis históricos do mundo, no Residenzschloss.  Se tiver mais dias, divida as visitas aos museus em dois dias.

Roteiro de 4 dias em Dresden

  • Dia 1: chegada + tour Hop-on Hop-off + Frauenkirche (suba no domo) + Semperoper + Fürstenzug + Brühlsche Terrasse
  • Dia 2: Palácio Zwinger (vista aos 3 museus) + Albertinum
  • Dia 3: Passeio de dia inteiro à Suíça Saxónica
  • Dia 4: Residenzschloss (visita aos 4 museus) + Pfund’s Dairy

>> Voltar ao índice

Dresden: mapa de atrações

>> Voltar ao índice

Seguro viagem para Dresden

Se você planeja conhecer a Europa, precisa saber que o seguro viagem é obrigatório para todos os países do Acordo de Schengen, incluindo a Alemanha. É exigida uma apólice que cubra pelo menos 30 mil euros em despesas médicas e hospitalares.

Mas se engana quem pensa que o Seguro Vagem cobre apenas despesas com a saúde. Contratando um seguro você também pode ser ressarcido em casos de bagagem perdida ou danificada, ou se tiver problemas com voos atrasados ​​ou cancelados.

Clique aqui no comparador Seguros Promo e compare os preços e serviços de diversas seguradoras para encontrar a que mais se encaixa nas suas necessidades. Use nosso cupom de desconto de 15%off VIDASEMPAREDES15.

>> Voltar ao índice

Internet no exterior

Hoje em dia é quase impossível viajar sem usar a internet no celular, seja pra pesquisar alguma rota no Google Maps ou mesmo conferir a avaliação de um restaurante. Por isso, em todas as nossas viagens internacionais, a gente já sai do Brasil com um chip instalado.

Dessa vez utilizamos o eSIM da Airalo, que oferece planos temporários para se conectar à internet a qualquer hora e lugar. Nesse post a gente explica como funciona o chip virtual internacional.

Clique aqui para comprar seu chip virtual Airalo e use o código de indicação CAMILA3449 para ganhar U$ 3 e usar de desconto na compra do seu eSIM Airalo.

>> Voltar ao índice

Como levar dinheiro para Dresden, Alemanha

Para uma viagem à Europa, a melhor forma de levar seu dinheiro é através de um cartão de débito. É válido levar alguns Euros em espécie, mas é mais seguro e mais barato utilizar o cartão.

A Wise é uma plataforma onde você pode enviar e receber dinheiro do exterior com taxas muito mais baixas do que os bancos tradicionais (1,1%.). Funciona como uma conta digital internacional com cartão de débito gratuito para usar em compras fora do país durante as viagens.

Confira nosso post completo sobre a Wise para tirar mais dúvidas, ou crie sua conta Wise grátis aqui.

>> Voltar ao índice

Onde se hospedar em Dresden: melhores bairros

As duas principais regiões para se hospedar em Dresden são Altstadt (cidade antiga) e Neustadt (cidade nova).

Em Altstadt você vai estar perto de todas as principais atrações da cidade. Em Neustadt você verá uma boa oferta de hotéis modernos e vai ficar bem pertinho da movimentação noturna.

Veja algumas ofertas de hospedagem nas duas regiões:

dresden
Neustadt

Hotéis em Altstadt        

Econômico:

  • MEININGER Hotel Dresden Zentrum: a 600m da Estação Central de Dresden, o hotel oferece acomodações privativas, café da manhã, terraço e bar. Além de cozinha compartilhada e recepção 24 horas.

Bom custo-benefício:

  • Premier Inn Dresden City Prager Straße: Fica a 10 minutos a pé das principais atrações de Dresden, tem quartos com banheiro privativo, chaleira/cafeteira em todas as acomodações, café da manhã, bar e elevador.
  • Leonardo Hotel Dresden Altstadt: Quartos privativos com mesa de trabalho, cofre, TV e comodidades para fazer chá e café. Oferece café da manhã, além de restaurante e bar com funcionamento à noite.

Máximo conforto:

  • Hotel Suitess: Um 5 estrelas que conserva a fachada barroca original e quartos muito bem decorados. Está bem ao lado da Frauenkirche, uma das principais atrações de Dresden. O café da manhã é servido no restaurante, mas nos dias mais quentes o hóspede pode fazer as refeições no jardim, com vista para a Igreja. Ainda oferece tratamentos de spa, banheira de hidromassagem e sauna.
  • Townhouse Dresden: Hotel luxuoso, também ao lado da Frauenkirche. Oferece quartos espaçosos, roupões de banho e chinelos. O café da manhã, no entanto, é pago à parte.

>> Voltar ao índice

Hotéis em Neustadt 

Econômico:

  • LaLeLu Hostel Dresden: Com uma decoração irreverente, o LaLeLu oferece quartos privativos com banheiro compartilhado. Também há uma cozinha compartilhada e alguns quartos oferecem uma pequena sala de estar. Há opções de agendamento com e sem café da manhã.

Bom custo-benefício:

  • Super 8 by Wyndham Dresden: Com café da manhã incluído, esse hotel está a pouco mais de 1km dos principais pontos turísticos. O atendimento e a limpeza estão entre as melhores avaliações dos hóspedes.
  • Moxy Dresden Neustadt: Um 3 estrelas bem moderninho e muito bem avaliado. Tem academia, lounge compartilhado e bar. O café da manhã diário oferece opções continentais, vegetarianas ou veganas. Fica um pouco mais distante do centro, mas está perto de estações de trem.

Máximo conforto:

  • mightyTwice Hotel Dresden:  Decorado com tema musical, esse 4 estrelas oferece um café da manhã bem avaliado, academia, spa e sauna. Fica próximo à estação Stauffenbergallee do tram e ainda conta com restaurante e bar no terraço.
  • Bilderberg Bellevue Hotel Dresden: Hotel às margens do Rio Elba e bem pertinho das atrações de Altstadt. Tem piscina, academia, bar e uma vista fenomenal da cidade velha.

Confira todas as ofertas de hospedagem em Dresden na Booking.com.

>> Voltar ao índice

Home Exchange: outra forma de se hospedar

Nós nos hospedamos em outra região, mas com fácil acesso aos pontos turísticos por transporte público. Isso porque utilizamos a plataforma de troca de casas HomeExchange. Nesse modelo de hospedagem, os membros ficam alojados em casas de moradores locais. O HomeExchange não utiliza dinheiro, e sim pontos ou uma troca mútua, quando os viajantes trocam de casa literalmente, por período pré-estipulado.

Essa foi a nossa primeira experiência na plataforma e foi bastante positiva, tanto que fizemos um post explicando como funciona o Home Exchange. Aproveite para se cadastrar aqui e começar a juntar pontos para a sua viagem.

>> Voltar ao índice

O que fazer em Dresden: principais pontos turísticos para visitar

City Tour – Hop-on Hop-off

Para entender o funcionamento da cidade e quais atrações fazem mais sentido no seu roteiro, é essencial contratar o city tour em um ônibus Hop-on Hop-off. No caso de Dresden, utilizamos um ônibus com audioguia em português, o que foi ótimo!

Você pode utilizar o ônibus como meio de transporte, descendo nas atrações de maior interesse e pegando-o novamente em seguida, ou pode fazer o tour completo, que dura 2h, que foi a nossa opção.

Contrate seu ônibus Hop-on Hop-off com o melhor preço aqui.

>> Voltar ao índice

dresden alemanha
City tour em Dresden tem audioguia em português
dresden  city tour

Neumarkt

A “nova praça do mercado”, Neumarkt, é o ponto-chave para visitar quase todas as atrações de Dresden. O título de “nova” existe porque foi construída para substituir outra praça, a Altmarkt (velha praça do mercado).

É na Neumarkt que está a Frauenkirche, além de vários restaurantes, lojas e do centro de informações turísticas. A praça também foi dizimada em 1945, e reconstruída no pós-guerra.

Tem vários restaurantes, bares e cafés, e está sempre movimentada. Vale a pena escolher um lugar para sentar e aproveitar a vibe da cidade.

>> Voltar ao índice

praça dresden
A praça mais movimentada de Dresden, próxima de várias atrações.

Frauenkirche (Igreja da Nossa Senhora)

A Igreja de Nossa Senhora, Frauenkirche, se destaca entre as igrejas luteranas de Dresden, sendo um ícone e cartão-postal da cidade. Originalmente uma igreja católica, o prédio ostenta uma das maiores cúpulas da Europa.

A igreja foi erguida no século XVIII e completamente destruída pelos bombardeios de 1945.  Sua reconstrução só começou em 1994, após a reunificação da Alemanha. Na parte externa, foram utilizados pedras e tijolos originais (na medida do possível), com finalização em 2004. O interior da igreja foi reinaugurado em 2005.

É possível subir ao domo da Frauenkirche, de onde se tem uma vista privilegiada do centro histórico.

  • ONDE: Neumarkt, 01067
  • FUNCIONAMENTO: de segunda a sexta, de 10h as 11h30, e de 13h as 17h30 – aos sábados e domingos pode haver alterações de horário.
  • INGRESSOS: Entrada gratuita durante o horário de funcionamento da igreja (acesso pela entrada D) | Subida ao domo (acesso pela entrada G) – adultos: 10€; menores de 6 a 16 anos: 5€; Voucher para famílias (dois adultos e seus filhos): 22€.
  • Veja outras informações no site.

>> Voltar ao índice

igreja dresden
É possível subir no domo da igreja mais visitada de Dresden

Fürstenzug (Procissão dos Príncipes)

Esse incrível painel com 102 metros de comprimento foi pintado para retratar 35 ancestrais nobres dos duques e reis da Casa de Wettin, dinastia que governou a Saxônia por mais de 800 anos.

A pintura foi substituída por pastilhas de porcelana e impressiona pelo tamanho e pelos detalhes.

  • ONDE: Augustusstraße, 01067

>> Voltar ao índice

procissao principes dresden
Um dos pontos turísticos gratuitos no centro de Dresden

Hofkirche (Catedral da Santíssima Trindade ou Catedral de Dresden)

Construída entre 1739 a 1755 em estilo barroco tardio, a Catedral de Dresden fica às margens do Rio Elba, na Theaterplatz, e é a maior do estado da Saxônia.

O que mais me chamou a atenção no prédio foram as 78 estátuas de santos, com 3,5m cada uma, ao redor da nave.

  • ONDE: Schloßstraße 24, 01067
  • FUNCIONAMENTO: de segunda a quinta, de 10h as 17h | sexta, de 13h as 17h | sábado, de 10h as 17h | domingo, de 12h as 16h.
  • INGRESSO: Entrada gratuita 

>> Voltar ao índice

igreja dresden
dresden
Detalhes das estátuas, e o Palácio Real à esquerda.

Brühlsche Terrasse (Balcão da Europa)

Conhecido como “Balcão da Europa” esse imenso terraço oferece uma vista privilegiada, tanto para o rio Elba, quanto para alguns dos prédios históricos de Dresden. Um convite para sentar e apreciar tudo o que acontece ao redor.

Uma das construções que chama a atenção no terraço é a Academia de Belas Artes, que tem nomes de grandes artistas na fachada, como Michelangelo e Rafael.

  • ONDE: Georg-Treu-Platz 1, 01067

>> Voltar ao índice

balcao dresden
Uma das atrações gratuitas mais visitadas de Dresden.

>> DICA: reserve seu free tour em Dresden <<


Semperoper (Ópera de Dresden)

A Ópera Semper é a casa da Sächsischen Staatskapelle (Orquestra Estatal de Dresden), uma das mais antigas e importantes orquestras do mundo, localizada na Theaterplatz.

Não é necessário esperar um concerto para visitar a Semperoper. Para conhecer seu interior basta fazer um tour guiado.

  • ONDE: Theaterplatz 2, 01067
  • FUNCIONAMENTO: de segunda a sexta, de 10h as 18h | sábado, de 10h as 17h (de Janeiro a Março, de 10h as 13h)
  • INGRESSO: tour guiado na Semperoper.

>> Voltar ao índice

semper opera dresden
A casa de ópera mais famosa da Alemanha

Palácio Zwinger

Obra-prima da arquitetura barroca, o Palácio Zwinger é aquele tipo de atração imperdível em Dresden.

O palácio abriga um complexo de museus muito interessantes, além de terraços instagramáveis e um jardim inspirado no Palácio de Versalhes, na França (infelizmente o jardim estava em reforma no dia da nossa visita).

Obs.: as obras expostas nos museus do Zwinger já estavam no palácio durante a 2ª Guerra Mundial, e só não foram afetadas pelos bombardeios de 1945 porque haviam sido transferidas para a fortaleza de Königstein em 1942. Sorte a nossa!

>> Voltar ao índice

palacio dresden
Palácio Zwinger tem vários terraços abertos ao público que rendem belas fotos.

Museus do Palácio Zwinger:

Gemäldegalerie Alte Meister (Galeria dos Velhos Mestres): tem cerca de 750 pinturas e esculturas que vão do século XV ao século XVIII. Destaque para obras como a Madonna Sistina, de Raffael, e a Vênus Adormecida, de Giorgione.

– Porzellansammlung (Coleção de Porcelana): pra mim, é o acervo mais bonito da visita. São milhares de peças em porcelana da China, Japão e Meissen, que faziam parte da coleção de Augusto, o Forte, um dos principais governantes da Saxônia e fundador do Zwinger.

– Mathematisch-Physikalischer Salon (Salão Real de Matemática e Instrumentos Físicos): globos terrestres, instrumentos astronômicos, relógios, telescópios e outros equipamentos fazem parte desse acervo. O salão é o menor dos três museus, mas foi o que a Camila mais gostou.

  • ONDE: Sophienstraße, 01067
  • FUNCIONAMENTO: jardim – de segunda a sexta, de 06h as 20h | museus – de terça a domingo, de 10h as 18h
  • INGRESSOS: Entrada gratuita para visitar o jardim | 4€ – Gemäldegalerie Alte Meister | 6€ – Porzellansammlung | 6€ – Mathematisch-Physikalischer Salon | A entrada nesses museus está incluída no Dresden Museums Card.

>> Voltar ao índice

museu dresden
Museu de Porcelana tem coleções alemãs, japonesas, chinesas, entre outras.
museu dresden
Galeria dos Velhos Mestres no Palácio Zwinger.
dresden o que fazer
Salão Real de Matemática e instrumentos físicos.

Residenzschloss (Palácio Real de Dresden)

O Castelo de Dresden ou Palácio Real foi a casa dos monarcas da Saxônia por mais de 400 anos. O prédio mistura diferentes estilos arquitetônicos, o barroco e o neorrenascentista. Hoje, é um complexo de museus e uma biblioteca de artes.

dresden alemanha
Pátio interno do Palácio Real de Dresden. É possível subir na torre com o Dresden Museums Card.

Museus do Palácio Real:

– Grünes Gewölbe (Abóbada Verde): um rico acervo histórico com a maior coleção de tesouros da Europa. É dividido em duas partes: o Historische Grüne Gewölbe  e o Neue Grüne Gewölbe.

– Münzkabinett (Gabinete de Moedas de Dresden): possui uma das três maiores coleções numismáticas (medalhas e moedas) da Alemanha. São cerca de 300 mil objetos, da antiguidade até os dias atuais.

– Kupferstich-Kabinett (Gabinete de gravação em cobre): o acervo conta com mais de 500 mil gravuras, desenhos e fotografias de diversas épocas, mas nem tudo está em exposição.

– Rüstkammer (Arsenal de Dresden): uma das maiores e mais valiosas coleções de armas e trajes cerimoniais do mundo. São cerca de 13 mil itens, entre eles a Câmara Turca, uma tenda de seda e couro dourado do século XVII.

  • ONDE: Taschenberg 2, 01067
  • FUNCIONAMENTO: de quarta a segunda, de 10h as 18h (fechado às terças)
  • INGRESSOS: 14€ – bilhete válido para todos os museus, exceto o Historische Grüne Gewölbe | 24,50€ – bilhete válido para todos os museus, incluindo o Historisches Grünes Gewölbe | 14€s – somente o Historisches Grünes Gewölbe | 6€ – somente o Kupferstich-Kabinett | A entrada nesses museus (exceto o Historische Grünes Gewölbe) está incluída no Dresden Museums Card.

>> Voltar ao índice

museus dresden
Gabinete de Moedas de Dresden.
o que fazer em dresden
Câmara Turca ao fundo, no Arsenal de Dresden.
dresden o que fazer
Grünes Gewölbe, um dos museus mais visitados em Dresden.

Albertinum

O Museu de Arte Moderna de Dresden traz obras que vão do romantismo ao tempo presente, com diversas esculturas, pinturas e fotografias. Os pontos principais são a Galerie Neue Meister (Galeria dos Novos Mestres) e a Skulpturensammlung  (Coleção de Esculturas)

  • ONDE: Tzschirnerpl. 2, 01067
  • FUNCIONAMENTO: de terça a domingo, de 10h as 18h
  • INGRESSO: 12€ – gratuito com o Dresden Museums Card.

>> Voltar ao índice

dresden

Altmarkt

A praça mais antiga de Dresden é conhecida como “a praça do mercado” por conta do Striezelmarkt, um dos marcados de Natal mais antigos do mundo, que acontece desde 1434.

Ao redor da praça há vários bares e restaurantes, onde vale muito a pena curtir um happy hour. Quando estivemos em Dresden, a Altmarkt estava em obras.

>> Voltar ao índice

altmkt dresden
Torre da Prefeitura e Igreja Kreuzkirche, bem ao lado do Altmarkt

Kreuzkirche

A igreja protestante fica em Altmarkt e já foi destruída 5 vezes, inclusive durante os bombardeios de 1945.

Seu interior, até hoje, ainda não foi totalmente recuperado. O templo é a casa do coral Dresdner Kreuzchor, fundado há mais de 700 anos.

  • ONDE: An d. Kreuzkirche 1, 01067
  • FUNCIONAMENTO: os horários de funcionamento variam de acordo com a época do ano. Confira aqui.
  • INGRESSO: entrada gratuita | 5€ para acessar a torre

>> Voltar ao índice

Neues Rathaus (Nova prefeitura de Dresden)

Além da belíssima arquitetura, o que chama a atenção na nova prefeitura de Dresden é a plataforma de observação, a 68m do chão. Na cúpula, há uma estátua dourada de Hércules, com 5m de altura.

  • ONDE: Kreuzstraße 6, 01067
  • FUNCIONAMENTO: Diariamente, de maio a outubro, das 10h as 18h (última subida para a plataforma de observação: 17h30)

>> Voltar ao índice

Groẞer Garten

O maior parque de Dresden é lindíssimo! Muita área verde e um palácio em estilo barroco que rende belas fotos.

Além disso, o parque ainda abriga o Zoológico de Dresden e o Jardim Botânico, com cerca de 10 mil espécies de plantas de diferentes regiões do mundo. Destaque para três estufas com plantas de regiões tropicais e subtropicais.

  • ONDE: Hauptallee 10, 01219
  • FUNCIONAMENTO: aberto 24 horas | As estufas do Jardim Botânico estão abertas a partir das 10h | o zoológico funciona em horários variados. Confira aqui.
  • INGRESSO: o parque e o jardim botânico têm entrada gratuita | 16€ – entrada do zoológico comum/adulto | 8€ – entrada do zoológico comum/crianças.

>> Voltar ao índice

parque dresden
Groẞer Garten de Dresden.
jardim botanico dresden
Jardim Botânico

Molkerei Gebrüder Pfund

“A loja de laticínios mais bonita do mundo”, segundo o Guinness Book of Records, acabou virando ponto turístico.

Fundada em 1892, a loja é coberta de azulejos pintados à mão em estilo neorrenascentista, vasos e esculturas. Além de vários queijos e produtos regionais, no segundo andar ainda funciona um café, pra quem quiser dar uma pausa nos passeios.

  • ONDE: Bautzner Str. 79, 01099
  • FUNCIONAMENTO: de segunda a sábado, de 10h as 18h.

>> Voltar ao índice

loja dresden

Outros passeios em Dresden

Se tiver mais tempo para visitar Dresden, inclua uma excursão ao Parque Nacional da Suíça Saxônica e Boêmia, na fronteira entre Alemanha e República Tcheca. Esse é um passeio de dia inteiro por diversas paisagens naturais, com almoço incluído.

Pra quem quer experimentar a culinária alemã e as melhores cervejas da região, o Taste of Dresden Food Walk é uma boa pedida. O passeio guiado pela cidade velha é feito a pé e oferece 6 especialidades de comida e bebida, tudo isso enquanto ouve e aprende sobre a história da cidade.

Outros passeios são o tour guiado na Semperoper, o passeio de barco no Rio Elba, e o Dresden Winterlights, um cruzeiro noturno pelo rio Elba com jantar incluído (só funciona na época do Natal).

>> Voltar ao índice

Curiosidade: Dresden perdeu o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO

Você sabia que a cidade de Dresden já foi considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e perdeu o status por conta de uma ponte?

O título foi concedido em 2004, contemplando todo o centro histórico de Dresden e suas belíssimas construções barrocas.

Mas, em 2009, o atributo foi revogado após a construção da Waldschlößchenbrücke, uma ponte de 18km que liga as margens do rio Elba.

De acordo com a UNESCO essa foi uma violação à arquitetura da cidade e uma ameaça aos animais que habitam o Vale do Elba.

>> Voltar ao índice

Onde comer

São tantas opções para comer em Dresden que fica até difícil indicar nesse post. Ao redor das praças Neumarkt e Altmarkt você vai encontrar diversas opções de cafés, bares e restaurantes. São todos muito próximos, então a dica é conferir os cardápios para escolher a opção que mais te agrada. Em todos eles tem sempre boas opções de cerveja com preços atrativos.

Mas a cidade também está cheia de barraquinhas de rua, onde você pode experimentar o Currywurst, um lanche típico alemão (salsicha de porco cortada e temperada com molho ao curry), ou mesmo o tradicional pão com salsicha.

>> Voltar ao índice

onde comer em dresden
Esse é da barraquinha que fica entre Neumarkt e Brühlsche Terrasse e custou 4€.
comidas em dresden
Os mercados de rua são ótimas escolhas para comer itens típicos da Alemanha. Nesse, no dia do Halloween, a cerveja de 500ml custava entre 4 e 10.

Perguntas Frequentes

O que fazer em Dresden?

Monumentos e pontos icônicos do centro histórico, como Frauenkirche (Igreja da Nossa Senhora), Fürstenzug (Procissão dos Príncipes), Hofkirche (Catedral de Dresden) e museus como os do Palácio Zwinger e do Residenzschloss (Palácio Real de Dresden).

O que fazer em Dresden à noite?

O ideal é visitar as atrações durante o dia e finalizar o passeio em um dos bares e restaurantes de Neustadt (cidade nova), uma região mais moderna e badalada.

O que fazer em Dresden com chuva?

As duas melhores opções de lugares para ir caso chova em Dresden são os museus do Palácio Zwinger e do Residenzschloss.

O que fazer em Dresden em um bate-volta?

Se tiver poucas horas na cidade, foque em um roteiro enxuto que prioriza as mais visitadas e tradicionais atrações de Dresden, como Palácio Zwinger (fazendo apenas uma visita externa, sem entrar nos museus), o Residenzschloss (escolhendo um dos museus para visitar), a Frauenkirche, se possível, subindo no domo para ver a cidade do alto, o painel Fürstenzug e o Brühlsche Terrasse, que oferece uma vista linda para o rio Elba.

>> Voltar ao índice

+ destinos internacionais

O que fazer em Cidade do Cabo, África do Sul

Passeios em Santiago, Chile

25 melhores atrações em Buenos Aires

Se tiver mais dúvidas de Dresden, deixe um comentário!

por Nange Sá




RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:

OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança a Civitatis, EasyTravelShop ou GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta online multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem!
Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.