Basicamente, existem três formas de ir do aeroporto de Santiago do Chile ao centro e bairros ao redor, todas fáceis, porém com preços bem diferentes.
A escolha da melhor forma de sair do aeroporto vai depender muito do horário que você chega em Santiago, ou mesmo o número de malas e se tem disponibilidade para aguardar até que os carros completem o número de passageiros.
O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (SCL) fica a 17 quilômetros do centro, é moderno e bem movimentado, com ampla oferta de serviços.
As principais alternativas para ir do aeroporto ao centro de Santiago são: ônibus, carro alugado, táxi ou transfer, que pode ser exclusivo ou compartilhado.
Neste artigo, vamos te dar todas as dicas para se locomover em Santiago e as formas para acessar o centro da cidade, com horários e valores.
Saiba também como é a imigração e onde trocar dinheiro.
Como ir do Aeroporto de Santiago para os bairros
- Sobre o aeroporto
- Táxi
- Uber
- Transfer
- Carro alugado
- Ônibus
- Imigração
- Trocar dinheiro
- Onde ficar
- Dicas
>> Não viaje sem seguro! Compare os preços de várias seguradoras e parcele sem juros nesse link do Seguros Promo já com cupom de desconto aplicado <<
Aeroporto de Santiago: Comodoro Arturo Merino Benítez
O aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez em Santiago tem mais de 20 restaurantes, cafés e bares, dezenas de lojas, e 4 lojas duty-free.
Para quem precisa se hospedar lá e seguir viagem para outra região do Chile, há hotel Holliday Inn, conectado com o terminal.
O aeroporto ainda conta com diversos outros serviços, como bancos, casas de câmbio, agências de turismo e transporte, entre outros.
>> Pesquise passagem aérea em oferta para Santiago <<
>> Skyscanner <<
Como ir do aeroporto de Santiago para o centro ou bairros
_ Táxi
Os táxis para região central (Lastarria, Bellas Artes, Centro Histórico, Bellavista) custam em torno de 20.000 CLP (R$ 107).
Só vale a pena se você estiver em duas ou mais pessoas. Quando fomos, negociamos com o taxista e pagamos 16.000 CPL.
Do centro para o aeroporto nós pegamos um táxi e pagamos cerca de 13.000 CLP pelo taxímetro.
CUIDADO: Atente-se para o fato de há muitos relatos de golpes relacionados a taxistas, principalmente no aeroporto. Procure táxis oficiais credenciados e, se não confiar na negociação, procure outro.
Se algum taxista te abordar dizendo que seu transfer está atrasado e que vai te levar até o hotel, desconfie e busque por informações antes de fechar a corrida (se for preciso use o wi-fi do aeroporto).
Infelizmente esse tipo de golpe acontece e, às vezes, a corrida sai pelo dobro do preço… isso se não sofrer um assalto no caminho.
_ Uber
Quando estivemos em Santiago e tentamos sair do aeroporto utilizando o Uber, descobrimos que o aplicativo não era legalizado lá, e acho que ainda não é.
Entretanto, é muito utilizado na cidade, mas é difícil encontrar um para sair do aeroporto de Santiago.
Não quer perder a conexão ao desembarcar no Chile? Então confira os planos da EasySim4U para 40 países com internet ilimitada.
_ Transfers
Os transfers são boas opções para quem está viajando em grupo e quer sair do Aeroporto de Santiago com conforto.
São minivans que ficam na saída do aeroporto e a maioria delas tem guichê no desembarque:
Exclusivos ou compartilhados
As vans compartilhadas são mais baratas, custam em torno de 7.000 CLP por pessoa. A parte ruim desta opção é você precisará esperar pelo número mínimo de passageiros para sair, além de fazer várias paradas durante o trajeto.
Fechando uma minivan exclusiva você irá direto para o hotel com seu grupo, mas o preço será mais salgado, em torno de R$ 25.000 CLP por pessoa.
Os transfers ficam no saguão de desembarque do aeroporto.
Uma opção para quem quer deixar tudo resolvido antes é conferir opções aqui no GetYourGuide, ou neste link da Civitatis, duas das melhores plataformas para reservar ingressos e tíquetes de transfer e passeios no mundo.
Privados – hotéis e agências
Se você prefere o conforto e a certeza de que terá alguém te esperando no desembarque (as famosas plaquinhas), a melhor forma de ir do aeroporto de Santiago ao centro é pelo Transfer privado, geralmente fechado com antecedência com as agências de turismo ou mesmo em parceria com os hotéis.
Esse serviço custa de 35.000 a 55.00 CLP, ida e volta, dependendo do destino.
_ Carro alugado
Uma opção legal para quem quer ter mobilidade e conforto na capital chilena e visitar por conta própria algumas atrações no entorno, ou ainda, viajar para o Vale do Colchagua.
O aeroporto de Santiago tem diversas locadoras e a gente recomenda que você compare preços de todas através do Rentcars. A plataforma auxilia encontrar o melhor serviço e preço, e dá para fazer a reserva direto lá, parcelando sem juros e sem IOF.
Nós fomos de ônibus para Santa Cruz, no Vale do Colchagua, onde estão algumas das melhores vinícolas do Chile. Mas depois de vermos que a estrada é bem tranquila e que é muito mais fácil visitar as vinícolas de carro próprio, se fôssemos novamente para lá, alugaria um carro com certeza.
_ Ônibus
Existem duas empresas que saem do aeroporto em Santiago, a Turbus e a Centropuerto. Ambas saem do primeiro piso, bem perto do portão 5.
Logo que você sair da imigração, verá um guichê chamado “BUS” e o nome das duas empresas. Ali, você pode comprar sua “Tarjeta BIP” (falaremos dela a seguir) e se informar sobre o itinerário.
A viagem até o centro dura cerca de 45 minutos. Dependendo do lugar da hospedagem, será preciso pegar o metrô, táxi ou Uber após a parada.
> Turbus
Horário de saída: diariamente entre 5h e 0h, a cada 10 minutos | entre 0h30 e 4h30, a cada 30 minutos.
Preço: 1.900 CLP – comprando ida e volta sai mais barato, 3.400 CLP.
Paradas: as melhores paradas para quem visita Santiago a turismo são no Terminal Alameda ou Moneda. A primeira passa pelas linhas de metrô Pajaritos e Las Rejas, parando no Terminal de Ônibus Alameda. A segunda opção, passa pelas estações de metrô Universidad de Santiago e Estácion Central.
> Centropuerto
Horário de saída: diariamente entre 6h e 23h30, a cada 10 minutos | entre 23h30 e 05h30, a cada 30 minutos.
Preço: 1.900 CLP – comprando ida e volta sai mais barato, 3.400 CLP.
Paradas: a empresa para em 9 estações de metrô: Barrancas, Terminal Pajaritos, Las Rejas, San Alberto Hurtado, Universidad de Santiago, Estación Central, Unión Latinoamericana, República (depois das 21h), Los Héroes (Plazoleta Central).
Para andar de ônibus ou de metrô em Santiago, você precisa comprar uma “Tarjeta BIP” (uma espécie de cartão de crédito), que custa 1.500 CLP, e você recarrega as passagens de acordo com a sua necessidade. Ah, e um detalhe, pode ser compartilhada por mais de uma pessoa.
Do centro para o Aeroporto
Para pegar o ônibus do centro para o aeroporto, vá até o Terminal de Ônibus Alameda. Os carros da Turbus saem de lá a cada 10 minutos (entre 5h e 2h) pelas plataformas 22 ou 23.
Já os ônibus da Centropuerto pegam passageiros na estação Los Heróes, entre 5h55 e 22h30, também a cada 10 minutos.
Aeroporto de Santiago: como é a Imigração
Ainda dentro do avião você vai receber um formulário, que deve ser preenchido com atenção. Nele você se identifica com nome e documentos, explica porque está indo ao Chile (turismo, trabalho) e declara se porta eletrônicos, valores em dinheiro e até se leva algum alimento de origem animal ou vegetal (alguns deles são proibidos para evitar a entrada de pragas no país).
No desembarque, você será direcionado para a Policia de Investigaciones de Chile, onde seus documentos serão verificados. Entregue o passaporte ou RG, junto com seu bilhete do voo.
Pode ser que o agente faça perguntas como “tempo estimado para a viagem” ou “motivo da viagem”, mas nada muito formal. O agente então irá carimbar o passaporte (se for o caso) e te entregar uma autorização de permanência no país, a Tarjeta Única Migratória.
Importante: guarde muito bem esse papel. Você precisará dele para sair do Chile.
Por último, depois de pegar suas malas, você irá passar pelo Servicio Agrícola y Ganadero, onde as bagagens passarão por um raio-x e onde será apresentado o documento preenchido no avião.
Se tiver portando algum alimento na mala, é possível que os agentes façam algumas perguntas.
Se estiver tudo ok, você estará pronto para sair do Aeroporto de Santiago para seu hotel no centro ou o bairro escolhido e aproveitar as belezas do Chile.
>> O que fazer em Santiago: um guia completo com todas as dicas e preços <<
Moeda e câmbio no Aeroporto de Santiago
Em uma viagem a Santiago, é comum levar o dinheiro em real e fazer o câmbio lá. É possível trocar dinheiro no aeroporto, porém a cotação é muito cara.
O ideal é trocar apenas o necessário para sair do terminal e utilizar nas primeiras horas, e depois buscar uma boa cotação na cidade.
As melhores casas de câmbio que encontramos estão na Calle Agustinas, no centro histórico de Santiago.
Como levar dinheiro para o Chile?
Atualmente, nossa plataforma preferida é a Wise, uma conta digital multimoeda gratuita que permite manter e movimentar dinheiro em 50 moedas.
A Wise tem cartão de débito internacional grátis que pode ser usado na versão física ou na versão virtual no seu aparelho celular para fazer pagamentos ou saques em outros países.
Claro, a gente também leva uma quantia em dinheiro para o caso de pagamentos pequenos ou lugares que não aceitam cartão, mas a facilidade e economia do cartão Wise nos deu segurança para levar 80% do valor do dinheiro da viagem diretamente na conta. Isto porque o IOF é de apenas 1,1%, mais vantajoso do que é oferecido pelas casas de câmbio.
Confira nosso post completo sobre a Wise para tirar mais dúvidas, ou crie sua conta Wise grátis aqui.
Onde ficar em Santiago: melhores dicas de hospedagem
A capital chilena tem inúmeras opções de hospedagem, em vários bairros de interesse. O mais procurado pelos brasileiros é o bairro Providência, mas também há ótimos hotéis e hostels nos bairros Bellas Artes, Bellavista ou Lastarria, conhecidos pela movimentação e vida noturna.
Fizemos um post com comparativo de bairros para se hospedar em Santiago e ainda separamos dicas dos melhores hotéis da cidade. Escolha o que mais combina com a sua viagem.
Nós ficamos em um apartamento no bairro Bellas Artes, ao lado do museu, e adoramos a região.
Dicas para a sua viagem ao Chile:
– Brasileiros não precisam de passaporte para entrar no Chile, podendo viajar somente com a carteira de identidade expedida a menos de 10 anos. Se preferir levar o documento, confira como tirar passaporte.
– O Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela não é exigido, mas se quiser leva-lo por precaução, isga nosso passo a passo de como tirar o documento.
– É perfeitamente possível viajar para o Chile sem dominar a língua. Porém, é interessante que aprenda o básico para evitar perrengues e também para demonstrar respeito pelo país vizinho.
– Além de Santiago, você ainda pode conhecer ótimas cidades ao redor, como Viña del Mar e Valparaíso, no litoral, e o Vale do Colchagua, onde estão algumas das melhores vinícolas do Chile. Quem gosta de turismo de aventura, vai adorar a cidade Pucón, ao sul do Chile. Aproveite para conhecer o Vulcão Villarrica.
+ dicas sobre o Chile:
- Guia completo de Santiago do Chile
- Vinícola Concha Y Toro por conta própria
- Termas Baños de Colina: paraíso das águas termais
- Embalse el Yeso e Cajon del Maipo: como visitar
- O que fazer em Santa Cruz, no Vale do Colchagua
- Vinícolas no Vale do Maipo
- Melhores vinícolas no Vale de Casablanca
- Comidas típicas do Chile
- Dicas de ótimos restaurantes em Santiago
Viu como é fácil sair do Aeroporto de Santiago? Agora é só organizar seu roteiro ir curtir a capital do Chile!
Por Nange Sá
Para quem deseja um contato de confiança em Santiago para transporte pode procurar por Gonzalo Basualto, ele opera como Uber e também transporte particular, ama o Brasil, já visitou, e entende um pouco de Português.+56-9541-60261
Ele é de confiança mesmo !!! Por favor queria uma ajuda
Olá pessoal! Devo chegar em Santiago de madrugada, pelas 03:00 da manhã. Será que os guichês de vans/taxis estarão abertos nesse horário no aeroporto?
Oi! Na época nós também chegamos de madrugada e estavam abertos sim. Boa viagem!
Obrigado pelas informações e dicas! Eu vim procurar se havia opção de ir de metrô do aeroporto para outros lugares, mas aparentemente não há… De toda forma, as informações sobre o transporte e as demais dicas estão bem completas e vão ajudar bastante!
Ótimos textos! Vou salvar sua página para planejar minha viagem para maio/23.