Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago

Desconto no Seguro Viagem

 

As diversas fotos que pipocaram no Instagram recentemente não negam: Cajón del Maipo e Embalse El Yeso são os protagonistas quando o assunto é lugar bonito. O tour nos arredores de Santiago é um dos mais incríveis e mais procurados por quem vista o Chile.

É um passeio de dia inteiro, já que para chegar na região leva cerca de 1 hora de viagem a partir do centro de Santiago.


Para entender melhor!

Cajón del Maipo é o nome da região formada por pequenos vilarejos, sendo São José del Maipo a principal cidade nas proximidades. E Embalse El Yeso é uma represa gigante com aquela tonalidade azul turquesa formando um espelho d’água incrível, todo cercado pelas montanhas da cordilheira, que ficam áridas no verão, e cobertas de neve na temporada mais fria. De acordo com a estação, são cenários diferentes, mas igualmente bonitos.


Saiba mais sobre esse passeio nos arredores de Santiago. Confira as dicas, o que levar, quanto custa, como contratar e veja fotos de lá.  Fizemos o tour com a agência Destino Chile, que atende brasileiros e é a única que vai além do tradicional piquenique na represa, e tem opção de almoço gourmet.

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
Um espelho d’água azul turquesa cercado pela Cordilheira dos Andes

 

CONFIRA OFERTAS DE HOSPEDAGEM  em Santiago, com reserva de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.

VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.Tem oferta que não acaba mais de ótimos apartamentos no Airbnb. A gente só usou esse tipo de hospedagem em Santiago e foi ótimo para conciliar com os passeios que saíam cedo, antes do horário de café da manhã dos hotéis.

Consulte nosso artigo comparando as regiões para se hospedar em Santiago e descubra qual tem mais a ver com seu estilo de viagem.

 

Passeios no Chile: Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Cajón significa “gaveta” e representa toda a região no Vale do Rio Maipo. Ao adentrar o vale todo cercado pelas montanhas belíssimas da Cordilheira dos Andes, encontramos visuais incríveis, que são o principal atrativo para os aventureiros e amantes das belezas naturais.

Ali há várias opções de atividades esportivas e passeios, mas o mais procurado é o Embalse El Yeso. A represa existe desde 1964 e tem mais de 250 milhões de metros cúbicos de água. É muito espaço para admirar visuais de tirar o fôlego e fazer lindos registros fotográficos.

A atração fica a cerca de 110 quilômetros de Santiago, parte em asfalto, parte em estrada de terra. Por isso, depois de sair do asfalto a estrada fica cada vez mais sinuosa e a viagem cada vez mais lenta.

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
Rumo à Cajón del Maipo
Mapa Cajón del Maipo e Embalse el Yeso
Clique para ver em tamanho maior

 

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso: por conta própria ou com agência?

Há disponibilidade de campings e hospedagens na região de Cajón del Maipo. Mas para quem viaja para o Chile de avião fica meio inviável acampar, por causa da quantidade de equipamentos. Vimos mais chilenos e pessoas que estão viajando pelo continente de carro acampando por lá.

A outra opção seria alugar um carro, mas lembre-se que será necessário um modelo com tração. Nesse caso, evite a estação fria, quando as estradas ficam cobertas de neve e mais perigosas (ou até fechadas). Além disso, mesmo com pouca neve, é obrigatório o uso de correntes e é necessário experiência para dirigir nessas condições. Informe-se bem sobre o lugar, pois não há muita sinalização.

A maioria das pessoas que visitam Santiago, optam pelo conforto de contratar uma agência. Todas elas oferecem o tour para Cajón del Maipo e Embalse El Yeso incluindo transfer do local de hospedagem, guia e piquenique com vinhos e petiscos. Nós escolhemos essa opção e tivemos a sorte de fazer o tour com a Destino Chile, única que oferece o tour com a opção de almoço gourmet às margens da represa.

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
No ponto mais extremo do Embalse El Yeso
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
Mesa pronta para o almoço gourmet da Destino Chile

 

Melhor época para visitar Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Os melhores meses para visitar Cajón del Maipo e Embalse El Yeso são entre novembro e abril, durante a temporada de verão. As agências oferecem o tour durante o inverno (junho e julho), mas pode haver adiamento se as estradas estiverem com muita neve. De setembro a novembro ainda é possível ver neve.

Em dezembro, janeiro e fevereiro o clima fica bastante agradável, mas as montanhas da cordilheira não estão cobertas pela neve. Em compensação, nessa época as nuances de cores ocres das montanhas ficam incríveis!

 

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM para o Chile em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5

 

Como funciona o tour em Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

O tour em Embalse El Yeso é um passeio de dia inteiro nos arredores de Santiago. Começa às 6h, quando a van busca todos no local da hospedagem, e termina por volta das 18h30, hora que retornamos. A van deixa um a um em casa. Esses horários podem variar um pouquinho, de acordo com a localização da sua hospedagem.

Depois de pegar todos em seus hotéis, saímos de Santiago e logo paramos em uma loja de conveniência para os que desejam tomar café ou comprar água e lanches. A dica é levar pelo menos 1 litros de água para cada, pois o local é bem seco. Nós ainda levamos um Gatorade, empanadas e biscoito. Até paramos em pequenas lanchonetes nos vilarejos de Cajón del Maipo, mas a variedade é pequena e os preços mais elevados.

No caminho fazemos algumas paradas, como na Puente El Toyo, no Tunel Tinoco, alguns mirantes, entre outros lugares legais para fotos. No Tunel Tinoco, onde reza a lenda um jovem se suicidou, já temos uma bela vista do Vulcão San José, com 5.856 metros de altitude, um dos ícones da Cordilheira dos Andes.

O guia compartilha diversas informações sobre a região e a construção da represa Embalse El Yeso, que é responsável pelo abastecimento de água em Santiago. Foi assim que descobrimos por que o sabonete e o xampu não fazem muita espuma em Santiago: devido à composição mineral da água.

Logo que avistamos a tonalidade das águas da represa todos pareciam hipnotizados por aquela beleza única a 3.000 metros altitude. Os tours com piquenique não chegam até a praia. No nosso caso, seguimos contornando pela direita os 8 quilômetros de extensão. Foram uns 15 minutos até uma praia onde aconteceria nosso almoço gourmet, com churrasco e vinho liberado.

Poucos chegam até esse ponto remoto do Embalse El Yeso e a mesa já estava pronta nos esperando. Depois de fazer fotos e explorar as possibilidades do lugar, o cheirinho de churrasco atraiu todos para a mesa. Brindamos várias vezes e por vários motivos. Por participarmos do primeiro tour para o Embalse El Yeso com almoço, pela comida que estava deliciosa, pelo dia especial que tivemos e claro, pelos vinhos que estavam ali especialmente para isso! Hahaha

Na volta, paramos para algumas fotos em um ponto mais bonito do Embalse El Yeso e seguimos para Santiago, onde cada um foi deixado no local de hospedagem.

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
Tunel Tinoco
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
Vulcão San José, com 5.856 metros de altitude
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
Almoço com vinho e espumante liberado
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
A Destino Chile tem opções de tours com piquenique ou com almoço. Essa é a mesa do almoço!
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
Um churrasco com acompanhamentos e bebidas
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
Brinde da galera nas marges do Embalse El Yeso

 

Passeio casado em Cajón del Maipo: Embalse El Yeso + Termas Baños Colina
Nós fizemos o tour duplo e nesse caso, a primeira parada é nas termas com piscinas de águas naturais com temperaturas que variam de 30º a 60ºC. Confira como funciona a visita às termas de Colina.

 

Dicas para visitar Cajón del Maipo Embalse El Yeso

  1. Leve pelo menos 1 litros de água para cada pessoa. Vale a pena levar lanche, mesmo se você optar pelo tour com almoço.
  2. Não esqueça o protetor solar e óculos de sol seja qual for a estação.
  3. Há paradas em locais com banheiros pagos à parte na ida e na volta, mas na represa não há banheiros.
  4. Use roupas confortáveis e leve agasalho, mesmo que esteja calor. Costuma ventar muito perto da represa.
  5. Use calçado fechado e lembre-se que o terreno é pedregoso: caminhe com atenção.

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago

 

Como contratar o tour no Cajón del Maipo e Embalse El Yeso com a agência Destino Chile

Escolher uma agência bem avaliada foi imprescindível, principalmente depois de ter visto tanta gente relatando problemas nos grupos do Facebook. Há agências boas que são caras e deu trabalho encontrar uma que fosse recomendada e com preço acessível ao mesmo tempo. Confira as avaliações no TripAdvisor e na página do Facebook.

A Destino Chile é especializada em brasileiros, então fica mais fácil combinar tudo, e eles atendem pelo WhatsApp.

Para reservar é preciso pagar 20% do valor do passeio, e os 80% restantes até o fim do tour. O pagamento pode ser feito em reais, pesos chilenos, dólares e cartão de credito. Eles enviam o voucher com todos os dados e ainda oferecem preços especiais para pacotes.

Há várias opções de passeios. Nós também fizemos o da Rota do Vinho: Valle de Casablanca com eles e foi sensacional.

 

Quanto custa o Embalse El Yeso?

O tour para o Cajón del Maipo e Embalse El Yeso custa 35.000 pesos chilenos, ou R$194,44. Inclui o transfer, guia bilíngue (português e espanhol) e piquenique. Com almoço gourmet são mais 35.000 pesos ou R$194.44.

O passeio duplo Embalse El Yeso + Termas Baños Colina sai por 50.600 pesos chilenos ou R$281.11. Se escolher o tour duplo com almoço gourmet são mais 35.000 pesos ou R$194.44.

Esses são os valores de fevereiro de 2018. Vale a pena consultar antes pelo WhatsApp. Vale mais a pena ainda reservar com antecedência, pois este é um dos mais procurados ultimamente em Santiago.

 

S E R V I Ç O

Agência Destino Chile

 

+ Mais artigos sobre Santiago:

Vinícola Concha Y Toro

O que esperar do Mercado Central de Santiago

Mirante Sky Costanera: o maior da América Latina

Museu de Arte Precolombino

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago
Data da viagem: fevereiro de 2018

por Camila Coubelle


> A agência Destino Chile foi parceira do Vida sem Paredes nesse tour, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com o serviço. Escolhemos nossos parceiros com muita cautela. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

14 comentários em “Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: o melhor tour em Santiago

  • 15 de março de 2018 em 17:09
    Permalink

    O sul do Chile é maravilhoso demais, meu deus! Adorei a opção de almoçar olhando a vista, deve ser incrível 🙂

    Resposta
  • 16 de março de 2018 em 08:59
    Permalink

    Que demais esse passeio ao Cajon del Maipo e Embalse el Yeso! É uma boa opção pra quem vai para o Chile, mas não vai conhecer os lagos do Atacama ou da Patagônia.

    Resposta
  • 17 de março de 2018 em 23:18
    Permalink

    Esse passeio é realmente maravilhoso! Quando eu fui estava tudo branquinho de neve. Preciso voltar com sol.

    Resposta
    • 19 de março de 2018 em 10:15
      Permalink

      E a gente quer voltar com neve! 🙂

      Resposta
  • 18 de março de 2018 em 18:37
    Permalink

    Cada vez que vejo um post do Cajon del Maipo, me prometo voltar. E, quer saber, eu vou mesmo! hahaha e seu post tá salvo pra quando isso acontecer. 😉

    Resposta
    • 19 de março de 2018 em 10:14
      Permalink

      Até eu que acabei de voltar já quero voltar! hahaha

      Resposta
  • 19 de março de 2018 em 12:28
    Permalink

    Adorei saber que os melhores meses são novembro e abril! Estou indo mês que vem e já ando ansiosa! Adorei ler tudinho! Depois volto aqui pra contar como foi! Bjos!

    Resposta
    • 19 de março de 2018 em 13:13
      Permalink

      Você vai adorar! Não esquece de contar, hein!?
      boa viagem! 🙂

      Resposta
  • 20 de março de 2018 em 12:00
    Permalink

    […] Embalse El Yeso […]

    Resposta
  • 4 de outubro de 2018 em 14:24
    Permalink

    Excelente post! Um dos mais completos que já li, especialmente por incluir detalhes e atrações do percurso, não só do destino final. Parabéns pelo post!
    Apenas para contribuir, eu fui com carro próprio (carro pequeno, baixo, com pneus esportivos inclusive) e o acesso é tranquilo, não há a menor necessidade de carro alto ou com tração 4×4. No mesmo dia que fomos, conhecemos um casal com carro alugado, também baixo. Fomos até o final da represa, inclusive almoçamos no mesmo local, só que sem o mesmo glamour, já que levamos apenas pães, frios e sucos! haha! Isso tudo, claro, considerando o caminho sem neve. Fomos em abril/2018.
    Falando da época correta, muito bem colocado que são paisagens completamente distintas. Eu peguei esse mesmo visual do verão, mas adoraria conhecer o local coberto de neve no inverno. Por fotos que vi, é lindo!

    Resposta
    • 4 de outubro de 2018 em 15:45
      Permalink

      Oi Elder! Muito obrigada por sua contribuição em compartilhar seu relato! A gente também pensa em voltar lá em outra ocasião para complementar a experiência. Um abraço!

      Resposta
  • Pingback:Dicas para o trekking no vulcão Villarrica em Pucón, sul do Chile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.