Viagem de carro: 5 roteiros para percorrer no Brasil

Atualizado em

Alguns destinos brasileiros combinam perfeitamente com uma viagem de carro. Desde as famosas rotas no sul do Brasil, até as estradas do litoral nordestino, passando pelo interior de Minas e de Goiás, as belezas são de cair o queixo. Se você está procurando destinos para fazer uma viagem de carro, confira os roteiros que já fizemos e queremos compartilhar com você.

Seja em uma trip solo, em família, ou com amigos, o importante é se programar, e claro, aproveitar as dicas que separamos para cada região. Confira as fotos, as informações sobre acessos e atrações, saiba porque é legal viajar de carro para esses destinos e descubra uma dica perfeita para preparar seu carro para a viagem.

Bora encher o tanque e pegar a estrada?

viagem de carro
Viajar de carro pelo Brasil é certeza de ver paisagens belíssimas

viagem de carro na serra da canastra
Serra da Canastra é um dos roteiros para uma viagem de carro: são diversas cachoeiras incríveis

5 roteiros para viajar de carro pelo Brasil

#1 Chapada dos Veadeiros, Goiás

viagem de carro
Mirante da Janela, na Chapada dos Veadeiros, oferece uma vista surreal

A Chapada dos Veadeiros fica em Goiás e é um destino que atrai quem gosta de estar em contato com a natureza. São diversas cachoeiras, trilhas, visuais belíssimos e uma ótima energia.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que é Patrimônio Mundial Natural da Humanidade (pela UNESCO), é uma das atrações mais visitadas. São mais de 65 mil hectares de vegetação nativa do cerrado, que abrigam diversas espécies de plantas, animais únicos e várias cachoeiras. Fora do Parque, atrações como a Cachoeira Santa Bárbara, o Mirante da Janela e o Vale da Lua atraem turistas e viajantes do mundo inteiro.

As atrações da Chapada dos Veadeiros ficam entre os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás, e o distrito de São Jorge, onde está a entrada do Parque Nacional, e são cerca de 100km de paisagens únicas entre uma e outra. A viagem é muito gostosa e, ao longo da estrada, é possível observar a vegetação típica do cerrado e atrações como o Jardim das Maytreas, a Pedra da Baleia e a Pedra do Elefante Deitado.

Estar de carro facilita bastante a viagem para lá, já que as cachoeiras ficam distantes das cidades. A maioria das atrações tem acesso por estrada de terra e é ideal ir com um carro que se dê bem em terrenos desiguais (mas não precisa ser 4×4).

Reserve, pelo menos, 4 dias para aproveitar as belezas da Chapada dos Veadeiros.

Principais acessos: O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, é o mais próximo e fica a cerca de 220km de Alto Paraíso de Goiás. De carro a partir da capital federal, o acesso é pela BR-020, seguindo pela BR-010 (depois de cruzar a divisa do DF com GO, passa a se chamar GO-118).

O segundo aeroporto mais próximo é o de Goiânia, distante 425km de Alto Paraíso, via BR-060 e BR-010.

A viagem de carro é por estradas asfaltadas, bem sinalizadas e bastante tranquilas.

>> Chapada dos Veadeiros, Goiás: onde fica, como chegar, o que fazer

#2 Serra da Canastra, Minas Gerais

Cachoeira Casca d’Anta, com 186 metros

A Serra da Canastra é um destino para amantes de ecoturismo e turismo de aventura. Fica no sudoeste de Minas Gerais e é onde está o Parque Nacional da Serra da Canastra, um dos mais importantes do Brasil.

Além de atrações históricas, como a nascente do Rio São Francisco, o Parque ainda nos presenteia com a Casca d’Anta, primeira queda do “Velho Chico”, com 186 metros de altura, e paisagens exuberantes de onde (com sorte) se pode observar animais silvestres, como o Tamanduá-Bandeira e o Lobo-Guará.

Ah, e a região também é famosa pela fabricação do Queijo Canastra, considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN.

Como a Serra da Canastra compreende 11 cidades mineiras e o ideal é viajar de carro para a região. Assim, vai ficar muito mais fácil visitar as cachoeiras, principalmente as que estão fora do Parque. As estradas são asfaltadas, mas os acessos a algumas atrações são por estrada de terra. Há sinalização e os aplicativos de GPS costumam funcionar.

Os trajetos oferecem uma visão incrível da Serra da Canastra e qualquer cantinho no acostamento já é motivo para uma parada estratégica para apreciar a vista.

Para visitar o Parque Nacional e ainda conhecer algumas cachoeiras ao redor, o ideal é ficar no mínimo 4 dias na Serra da Canastra.

 

D I C A: Você ainda pode passar em Capitólio. A cidade, carinhosamente chamada de “Mar de Minas”, fica a cerca de 80km do Parque Nacional e tem incríveis complexos de cachoeiras, o mirante dos cânions e o famoso passeio de barco pelo Lago de Furnas.

>> Saiba mais sobre Capitólio: o que fazer, onde comer e onde ficar

 Principais acessos: A Serra da Canastra está a cerca de 350km de Belo Horizonte (pela MG-050), onde estão os aeroportos mais próximos, a 540km de São Paulo (BR-364 e MG-050) e a 660km do Rio de Janeiro (BR-040 e MG-050).

Quando visitamos a Canastra, saímos de Juiz de Fora (MG) e percorremos cerca de 520km.

Todos esses acessos têm estradas asfaltadas e algumas cobram pedágio.

Tome nota: O Parque Nacional tem 4 entradas e cada uma delas fica perto de uma cidade diferente. As principais são a Portaria 1, em São Roque de Minas, e a Portaria 4, no distrito de São José do Barreiro, em Vargem Bonita.

>> Veja nossa dica de roteiro: Tudo o que você precisa saber sobre a Serra da Canastra

#3 Costa do Descobrimento, Bahia

Praia Lagoa Azul, em Arraial d’Ajuda

Costa do Descobrimento é o nome dado à região turística no sul da Bahia onde os navios portugueses chegaram, em 1500. O roteiro engloba as cidades de Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

A área foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO em 1999 e é destino certo de quem quer curtir praias com águas cristalinas, piscinas naturais, falésias, rios, muito contato com a natureza e noites agitadas.

As cidades mais famosas são Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, onde as praias são lindíssimas e, algumas delas, quase selvagens. É legal conhecer também a Praia do Espelho, que fica a 22km de Trancoso (acesso por estrada de terra), e é um paraíso à parte.

>> Conheça a Praia do Espelho, Bahia: uma das mais bonitas do Brasil

Percorrer a Costa do Descobrimento de carro é a oportunidade perfeita para conhecer um pouquinho dessas cidades, parando nos pontos de interesse e curtindo as atrações de cada uma. Tenha em mente o que deseja visitar e faça um roteiro bem organizado – mas dê uma brechinha para as surpresas do caminho. O ideal é passar, pelo menos, um dia inteiro em cada cidade, mas Arraial D’ajuda e Trancoso merecem um pouquinho mais.

Principais acessos: Quem sai de Salvador e de outros estados, pode pegar um voo para Porto Seguro e começar a viagem dali, com um carro alugado. Para conhecer Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva é preciso atravessar o Rio Buranhém de balsa. Já para chegar nas outras cidades, basta seguir pela BR-367.

#4 Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

Vinícola Peterlongo, em Garibaldi, Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha fica na região nordeste do Rio Grande do Sul e compreende cidades com influências de imigrantes alemães e italianos, além de das características dos gaúchos dos Pampas.

Nessa região, a comida é farta, os vinhos e as cervejas são deliciosos e um dos principais atrativos é o frio, que leva milhares de turistas para curtir noites geladas à beira das lareiras.

As principais cidades para visitar são Gramado e Canela – famosas pelas baixas temperaturas e pelos espetáculos na época do Natal -, e Bento Gonçalves, Garibaldi e outras que fazem parte do Vale dos Vinhedos, com forte influência italiana e principal polo de produção de vinhos e espumantes no Brasil.

A região da Serra Gaúcha tem paisagens lindíssimas e o bacana é viajar apreciando a estrada e parando nos pontos de maior interesse. Na Rota Romântica, que passa por 14 cidades, de Porto Alegre a Gramado, o viajante pode observar as lindas hortênsias (que florescem no verão) durante os 100km da estrada.

Já a Rota do Vinho e o roteiro Caminhos de Pedra ficam na região de Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, e encantam pelas construções coloniais e a forte influência italiana. Sem contar os restaurantes e cafés super aconchegantes para você se deliciar com a comida farta e a boa conversa.

Principais acessos: O aeroporto mais próximo da Serra Gaúcha é o Salgado Filho, em Porto Alegre. Se pretende visitar o Vale dos Vinhedos, a região fica a cerca de 122km da capital, a partir da BR-116, e a principal cidade de referência para visitar as vinícolas é Bento Gonçalves. Praticamente pela mesma estrada se chega a Gramado (120km) e Canela, que está do ladinho.

A viagem de carro é bastante prazerosa e você percebe a mudança do clima, da vegetação e dos costumes dos gaúchos conforme vai se embrenhando pela rodovia.

>> Conheça o Vale dos Vinhedos (RS): guia completo para visitar a região

#5 Litoral de Alagoas, Nordeste

Mirante da Praia do Gunga, Alagoas

Alagoas ostenta uma das orlas mais bonitas do Brasil. As praias têm piscinas naturais e diferentes tons de azul que justificam o título de “Caribe Brasileiro”. O destino é cobiçado, cabe no bolso, tem ótima gastronomia e diversos passeios para praias incríveis, como a do Francês e a do Gunga, Maragogi e São Miguel dos Milagres, que figuram nas listas das mais bonitas do Brasil.

Nelas, você pode fazer passeios de barco, mergulhos com snorkel, passeios de buggy pelas falésias, ou simplesmente sentar na areia e apreciar a vista paradisíaca.

De norte a sul do estado são cerca de 340km, passando por praias maravilhosas e cidadezinhas pitorescas, com uma cultura incrível e visuais de tirar o fôlego. A estrada beira a praia e você pode fazer quase todo o trajeto com vista para o mar. Não é demais?!!!

Principais acessos: Na maior parte dessa viagem você vai utilizar a pista litorânea AL-101, que liga Alagoas de norte a sul. Não tem pedágios e, embora o interior do estado seja precário, essa estrada tem boas condições de tráfego, mas com pouca sinalização em alguns trechos. Os aplicativos de GPS funcionam normalmente e você pode usá-los em caso de dúvidas.

O Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, é a melhor indicação para começar uma viagem de carro pelas praias de Alagoas.

>> Saiba mais: Praia de Alagoas, o que visitar na capital e nos litorais norte e sul

Dicas para quem ama viajar de carro:

Precaução nunca é demais! Durante uma viagem de carro, é melhor reduzir as chances de que algo saia errado e, por isso, é muito importante fazer uma revisão com antecedência. Deixe o carro seguro e com peças reservas para o caso de precisar de algum serviço mecânico. Confira o site autopecasonline24.pt, que tem uma lista completa de peças de automóveis com ótimo custo-benefício. Mesmo com cobrança em Euros, pode sair mais barato.

Organizar uma viagem de carro exige um bom planejamento de rotas, mapas e custos. Entre outras coisas, você precisa calcular os gastos com pedágios, consumo de combustível, aluguel do automóvel e, claro, verificar se o veículo está em bom estado para encarar as rodovias. Confira outras dicas:

– Não esqueça seus documentos, nem os do veículo.

– Calcule bem os gastos da viagem.

– Leve um kit de emergências no porta-luvas.

– Baixe aplicativos de GPS. Em alguns casos, faça o download das rotas para usar quando estiver off-line.

– Em viagens longas, pare para descansar.

– Escolha um playlist que agrade a todos dentro do carro e divirta-se no caminho.

– E, claro, se beber, não dirija.

 

Outros destinos para viajar de carro

Estrada Real, a maior rota do Brasil

Circuito Trilha dos Inconfidentes, em Minas

 

Partiu planejar a próxima viagem de carro? Se você já fez uma roadtrip ou quer conhecer o Brasil sobre quatro rodas, manda sua história pra gente. Diz aí nos comentários como foram suas experiências pelas estradas.

 

por Nange Sá

Escrito com o apoio da loja Autopecasonline24

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 12x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo, ou passagem e pacotes em oferta no Sub Viagens.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.