Ubatuba é um paraíso localizado no Litoral Norte do Estado de São Paulo, com 100 quilômetros de costa e podemos dizer que são mais de 100 praias em Ubatuba.
A região inserida na Mata Atlântica conta com um bioma único, além de diversas ilhas, trilhas e passeios de barco, sem falar na cultura tradicional dos povos caiçaras, quilombolas e indígenas que vivem por ali há centenas de anos.
Com tantas praias, fica difícil escolher o que visitar, mas nós fizemos uma seleção incrível com as melhores praias de Ubatuba.
Esse artigo vai te ajudar a decidir qual a melhor região para se hospedar, conhecer as características das praias, e um roteiro com praias que dão para conciliar no mesmo dia, além de várias dicas úteis de cada uma.
Ubatuba, SP: onde ficar, pousadas, melhores praias, passeios e dicas
Condira esse guia com as praias de Ubatuba que vai salvar a sua viagem!
- Melhor praia/região pra se hospedar em Ubatuba
- Pousadas
- 23 praias imperdíveis em Ubatuba
- Praias de Ubatuba: mapa
- Praias no centro
- Praias no norte
- Praias no extremo norte
- Praias no sul
- Ilhas e passeios de barco
Melhor região para ficar em Ubatuba: Centro, Norte ou Sul
É importante ter em mente dois fatos sobre a cidade:
- O primeiro é que existem praias com diferentes características, que agradam grupos distintos;
- O outro é que no verão (alta temporada na cidade) o trânsito fica muito lento, praticamente impossibilitando a locomoção.
Com base nisso, eu recomendo diferentes pontos para se hospedar em Ubatuba, dependendo da ocasião.
> Fora da alta temporada e dos feriados prolongados:
É uma boa ideia se hospedar no centro, nas proximidades do bairro Itaguá e da Rua Guarani, que é onde está a vida noturna de Ubatuba, ótimos bares e restaurantes.
O mar nessa região não é bom para banho, mas estando na zona central, será fácil visitar tanto as praias do Norte quanto as praias do Sul, principalmente se você estiver de carro, que facilita muito o acesso, já que as praias ficam distantes. E à noite, caminhe a pé ou de Uber.
> Durante os feriadões e o verão:
A melhor opção é escolher uma boa praia para fixar base, e se deslocar a pé, ou por distâncias muito pequenas, no máximo praias vizinhas.
Escolher essa praia está relacionado a gosto pessoal: tem praias com ótima infraestrutura de hospedagem, restaurantes, serviços e barracas de praia, como a praia Grande e a Toninhas, mais próximas do centro, e por isso, muito lotadas.
E praias mais rústicas, com quiosques mais básicos, e um ar de vilarejo que lembra um pouco Trindade. É o caso das praias de Prumirim e Félix, no Norte de Ubatuba, e das praias de Fortaleza e Lagoinha, no Sul, que também ficam cheias na alta, mas bem menos que as praias mais centrais.
Apesar de Prumirim e Félix serem lindas, as vizinhanças não têm restaurantes. Se hospedar em uma das confortáveis casas de temporada por ali, significa comer na praia de dia (os quiosques têm refeições) e em casa à noite.
Já na vizinha Itamambuca, que tem mar muito agitado para banho, o bairro tem algumas boas opções de restaurantes, padaria, bar, etc.
No lado Sul, a praia da Fortaleza, que também tem ótimas casas de temporada, tem uma pousada grande com restaurante aberto ao público; e na Lagoinha há algumas opções de bares e restaurantes.
Ubatuba, SP: pousadas no centro
No centro, no bairro do Itaguá, confira a Pousada Porto do Itaguá, que tem boa localização, piscina, café da manhã, estacionamento e ótima avaliação.
A Pousada Don Diego também tem ótima localização, em plena Rua Guarani. Ela oferece café da manhã, estacionamento e quartos com ar condicionado.
Ubatuba: pousadas na praia Grande
O UPG Hotel é um 3 estrelas bem-avaliado na praia Grande, com estacionamento, piscina, bar e café da manhã.
Já na praia das Toninhas, confira a Pousada Canto dos Golfinhos, que tem café da manhã, piscina e estacionamento.
Ubatuba: pousadas nas praias fora do centro
Na praia do Prumirim, confira o Manacá Prumirim B&B, que fica perto do mar, tem estacionamento, café da manhã e cozinha compartilhada.
Na praia do Félix, confira a Pousada Bawa (uma graça! com piscina e café da manhã) e a pousada Canto do Rio.
E em Itamambuca, veja a Pousada Praia de Itamambuca, que tem piscina, academia, salão de jogos, estacionamento, café da manhã e outras comodidades, mas a 700 metros da praia (aproveite para caminhar pelas ruas tranquilas).
O Itamambuca Eco Resort é para quem quer um local confortável, com piscina e spa e todas as comodidades de um 5 estrelas.
Veja também o Itamambuca Suites, que tem piscina, estacionamento e quartos para famílias.
No lado Sul de Ubatuba, confira o Hotel Refúgio do Corsário na beira da praia da Fortaleza, que tem café da manhã, estacionamento, restaurante, piscina e parquinho. Outra dica legal ali perto é o Loft Praia Brava, que tem estacionamento, piscina e churrasqueira.
E na praia da Lagoinha, confira a Pousada Suítes Ubatuba Praia da Lagoinha, com estacionamento, piscina ao ar livre, jardim e churrasqueira.
Na mesma praia e perto do mar, veja a pousada Aldeia Da Lagoinha. Ela conta com piscina e estacionamento, café da manhã e ótima avaliação.
Veja mais ofertas de hospedagem em Ubatuba.
Praias de Ubatuba: top 23 que você precisa visitar
Ubatuba tem mais de 100 praias e é impossível conhecer tudo em uma mesma viagem.
Nós ficamos 10 dias na cidade, percorremos boa parte do litoral e fizemos uma seleção com as praias que realmente valem a pena.
Quem mora ou conhece bem a cidade “separa” as praias de acordo com a localização – Norte e Sul. E para facilitar, vamos separar as praias assim também, usando como referência as distâncias em relação ao Shopping Porto Itaguá, no centro.
- Praia Grande
- Praia das Toninhas
- Praia Tenório
- Praia Vermelha do Centro
- Praia Vermelha do Norte
- Itamambuca
- Praia do Félix
- Praia do Português
- Praia do Prumirim
- Praia Canto Itaipu
- Praia da Almada
- Praia do Engenho
- Praia Brava da Almada
- Santa Rita
- Perequê-mirim
- Praia do Lázaro
- Domingas Dias
- Sununga
- Praia da Fortaleza
- Praia Brava da Fortaleza
- Praia Dura
- Praia Vermelha do Sul
- Praia da Lagoinha
Praias de Ubatuba: mapa – confira as localizações
1. Praias de Ubatuba na região central
A cerca de 4km do Shopping Porto Itaguá, a praia Grande e a praia das Toninhas, são meio parecidas, badaladas, com ótima infraestrutura de quiosques, que não cobram consumação mínima e aceitam cartão.
Ambas são separadas por um mirante que tem vista legal das duas praias, e é fácil caminhar de uma até a outra. O mar tem ondas nessa região.
A 2,5km do shopping, a praia Tenório e praia Vermelha do Centro também podem ser conciliadas, já que ficam uma ao lado da outra. Aqui o mar é um pouco mais calmo que nas duas anteriorizes.
2. Praias na região Norte de Ubatuba
A 12km do Shopping Porto Itaguá, a praia Vermelha do Norte é perfeita para quem gosta de surf, com ondas fortes, boa extensão, algumas escolinhas de surf, e quiosques. Bem perto dela (3km), a praia de Itamabuca também é outra dica para quem gosta de surf.
Mais adiante, a 21km do shopping, a praia do Félix foi uma das que mais gostamos. É simplesmente linda, com uma enseada rodeada de coqueiros e amendoeiras, quiosques, mar azul delícia com areia fofa, águas calmas, enfim… vale muito a pena.
Ao lado dela, no lado direito, uma trilha curtíssima leva até a pequena praia do Português.
A 24km, a praia do Prumirim é outra imperdível. Uma praia extensa, de areia dourada, cercada de vegetação, um verdadeiro paraíso, e com ótimos quiosques.
Ao lado dela, está a praia Canto Itaipu, de onde saem os barquinhos para a Ilha de Prumirim (veja abaixo).
3. Praias no extremo Norte de Ubatuba:
Se sobrar tempo, vá até a praia da Almada, a 43km do shopping. A praia de mar calminho tem ótimos quiosques, e acesso por uma via secundária com 3,5km de estrada de terra em condições razoáveis, passando por mirantes bem bacanas.
Ao lado da Almada estão a praia do Engenho, também tranquila e rústica, acessada por uma escada no canto esquerdo; e a Brava da Almada, totalmente isolada, acessível por uma trilha de 700 metros que começa no meio da praia do Engenho (há placa).
4. Praias de Ubatuba na região Sul
A 10km do Shopping Porto Itaguá, a praia de Santa Rita tem ondas calminhas, legal para quem está com crianças, mas não tem quiosques. Ao lado dela está a praia Perequê-Mirim. Essas duas praias têm extensão pequena, e não ficam muito longe da praia Grande.
A 13,5km, a praia do Lázaro e a praia Domingas Dias também podem ser visitadas juntas. Elas têm um aspecto mais selvagem, sem muitas construções visíveis da praia, e contam com alguns quiosques.
Bem perto delas está a praia Sununga, onde fica a Gruta que Chora. O mar é perigoso para banho lá, mas a formação geográfica dela cria ondas muito diferentes, legal para praticar skimboard.
A 25km do shopping, a praia da Fortaleza é uma das mais bonitas de Ubatuba. Tem ondas calmas, faixa de areia grande, com alguns quiosques, e fica ao lado da selvagem praia Brava da Fortaleza.
O acesso fica em via secundária a partir da BR-101, por uma estradinha asfaltada e sinuosa de 8km, passando por outras praias meio isoladas, como a Dura e a Vermelha do Sul.
A 22km, a praia da Lagoinha é a última praia do Sul que vale a pena. Ela tem ondas calmas, extensão e boa infraestrutura, e beleza suficiente para valer a distância percorrida.
5. Ilhas e passeios de barco
Além das praias lindíssimas de Ubatuba, existem algumas ilhas que podem ser visitadas em passeios de barco.
Ilha do Prumirim
Uma delas é a Ilha do Prumirim, no lado norte do litoral. A faixa de areia fofa é pequena, as ondas são tranquilas e o visual ao redor é maravilhoso. O ideal é ficar em torno de 1h30 por lá, só curtindo a paisagem.
A pequena ilha fica a menos de 1km da costa e é facilmente acessada pelos barquinhos que ficam na areia da Praia do Prumirim.
O trajeto de ida e volta custa R$ 25 por pessoa (out/2021) e a travessia dura cerca de 5 minutos.
Ilha das Couves
Ainda na região norte está a Ilha das Couves, paradisíaca e muitíssimo visitada. São duas prainhas bem pequenas, que somadas não chegam a 200 metros de faixa de areia, com águas cristalinas e com uma grande diversidade de peixes.
A visita à ilha é ideal para quem gosta de mergulhar. Porém, como a ilha é pequena, vem ficando muito lotada, e já chegou a receber mais de 1000 turistas de uma só vez.
Esse excesso descontrolado degrada o meio ambiente e, por isso, nossa dica é que visite a ilha na baixa temporada e cuide para não deixar nenhum tipo de lixo ou resíduo na natureza.
O acesso para a Ilha das Couves por embarcação pode ser feito a partir das praias de Picinguaba, Almada, Prumirim, Félix ou do Itaguá, e custa em torno de R$ 70 (out/2021).
Ilha de Anchieta
Já a Ilha de Anchieta, na região sul, além de linda, tem uma importância histórica para Ubatuba.
Em uma visita à ilha você pode conhecer as ruínas de um presídio que funcionou ali até 1955 e foi marcado por uma grande rebelião.
O Parque Estadual da Ilha Anchieta é uma área de proteção ambiental, tem uma enorme variedade de plantas e animais, além da lindas praias, trilhas e atrações rodeadas pela natureza.
Há vários passeios de escuna para Ilha de Anchieta e o ideal é passar o dia todo por lá.
Dicas para visitar as praias em Ubatuba:
As praias de Ubatuba têm estacionamento com Área Azul. Custa R$ 12 (out/2021) o dia, e o cartão é válido para o dia todo, mesmo que você mude de praia.
Existem placas indicando todas as praias e o Google Maps funciona bem.
O acesso de boa parte das praias fica em condomínio fechado, mas a entrada é livre.
Destinos próximos:
Como chegar na praia do Sono, em Trindade
São Luiz do Paraitinga, turismo histórico e gastronômico perto de Ubatuba
Espero que nosso roteiro de praias de Ubatuba seja útil para você. Conte para nós, o que achou?!
por Camila Coubelle e Nange Sá
gostaria de saber mais sobre os restaurantes, os valores aproximados!rs…eu super amei as dicas era tudo que estava procurando vai me ajudar muito , obrigada .bjos
Oi, Vanessa. Na Rua Guarani e na Av. Iperoig tem uma infinidade de restaurantes com os mais variados preços e cardápios. Na Pizzaria São Paulo, que nós indicamos no post, o valor é um pouco mais alto (em média 98,00 uma pizza grande). em outros lugares, você consegue um prato de frutos do mar para 2 pessoas nesse valor. Então depende muito do que vc gosta de comer e o quanto está disposta a gastar. O que posso te afirmar é que tem muuuuita opção.
[…] do Mar, e abrange áreas em diversas cidades do estado, como Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande, Ubatuba e são José do […]