InícioMÃO NA RODAComo tirar certificado de vacina contra Covid-19

Como tirar certificado de vacina contra Covid-19

A pandemia ainda não acabou, mas já é possível tirar seu certificado de vacina contra Covid-19. É rápido, gratuito e você pode deixar a versão em PDF salva em três idiomas no seu celular.

Como o documento vem sendo exigido para ingressar em lugares como cinemas, academias, estabelecimentos comerciais e determinadas atrações turísticas em algumas cidades do Brasil, preparamos um passo a passo de como emitir o “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19”, popularmente chamado de “Passaporte da Vacina”.

O documento oficial está disponível para quem deseja comprovar que concluiu o ciclo vacinal contra o coronavírus.

Segundo o Ministério da Saúde, qualquer pessoa pode apresentar o certificado nacional sempre que necessitar. E isto inclui viagens internacionais, visto que alguns países já reconhecem o documento para a entrada de brasileiros em seu território. Ainda mais que, por enquanto, não existe um certificado internacional.

Continue lendo o post para entender como emitir seu documento.

passaporte da vacina
A plataforma Conecte SUS disponibiliza um certificado que comprova a imunização contra a Covid-19

Leia também:

Como tirar certificado internacional de vacina contra febre amarela


Quem pode tirar o certificado de vacinação contra Covid-19?

Quem já completou o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) já pode emitir o certificado de vacinação no Conecte SUS, o site e aplicativo oficiais do Ministério da Saúde.

Para emitir o documento, você precisa acessar o site ConecteSUS, ou aplicativo do programa, disponível para os sistemas Android ou iOS. No caso do app, basta procurar na loja de aplicativos do seu celular e fazer o download.

Sobre o Conecte SUS

O Conecte SUS foi criado pelo Ministério da Saúde para disponibilizar um certificado que comprova a imunização contra a Covid-19. O documento apresenta dados da vacinação e pode ser utilizado na versão impressa, ou mesmo apresentado através do aplicativo no celular, facilitando o controle sanitário em determinados ambientes ou ocasiões.

O certificado nacional de vacina contra a covid-19 apresenta data da vacinação, nome e laboratório da vacina, lote, código do vacinador e local onde a vacina foi aplicada. O documento conta também com um QR Code para validação dos dados, passo importante, visto que alguns ambientes podem exigir essa validação para aceitar o certificado.

O Conecte SUS terá outros dados sobre o cidadão, como resultados de exames, registros de doação de sangue, entre outros, que serão acrescentados futuramente. Outras vacinas aplicadas pelos SUS serão adicionadas gradativamente na Carteira de Vacinação Digital.

certificado vacina covid 19
Passo 1

Passo a passo para tirar o certificado de vacina contra Covid-19:

  1. Acesse a plataforma do ConecteSUS e clique em “Cidadão”.
  2. Clique no tópico “Vacinas” e em seguida, clique em “Acesse Agora”.
  3. Crie uma conta no site (obrigatório). Escolha qual documento ou sistema quer utilizar para criar a sua conta. Pode ser o CPF, por exemplo.
  4. Com a conta criada, clique em “Carteira de Vacinação Digital”.
  5. Nela estarão as doses tomadas por você. Basta acessar “Certificado de Vacinação”.
  6. Quando aparecer o certificado, é possível selecionar o idioma (português, inglês e espanhol), e salvar a versão PDF do documento. Para salvar, clique no botão com a seta apontando pra cima, no canto superior direito.
  7. No próprio certificado estarão as instruções para validar o documento através do site validacertidao.saude.gov.br ou do QRCode. Quando o certificado é verificado, o código QR é escaneado e a assinatura verificada por quem lê o documento, evitando falsificações.
Passo 2
Passo 4

Dica de ouro do “passaporte da vacina para brasileiros”:

Salve o documento PDF no seu computador e no seu celular, envie por e-mail e deixe salvo em sua caixa de entrada. Ou seja, tenha disponível em vários lugares, para facilitar o acesso.

O PDF terá este aspecto

Anote:

– O documento tem validade de 12 meses.

– O registro entra no sistema em até 10 dias, mas caso o seu não conste no site ou aplicativo, é possível procurar seu local de vacinação e solicitar o registro.

– A aceitação do certificado em outros países varia de acordo com regras locais. Consulte-as antes de fazer uma viagem internacional.


Confira também:

Como economizar em viagens

Como encontrar seguro viagem mais barato

Como reservar pelo Airbnb

por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui

OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou o El Quarto.

ALUGUEL DE CARRO em até 12x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.

PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Skyscanner, ou com até 25% OFF e 6x sem juros no Passagens Promo, ou nas ofertas da Viajanet.

CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.

INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a Civitatis.

Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem!

Ebook Capitólio



Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.