InícioBRASILSantana dos Montes, MG: hotéis fazenda e o que fazer

Santana dos Montes, MG: hotéis fazenda e o que fazer

Santana dos Montes é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, perfeita para quem quer descansar e fugir da correria. Prepare-se para respirar ar puro, ouvir o canto dos pássaros e o barulho do vento nas folhas.

Ela está a apenas 130 quilômetros da capital Belo Horizonte, e de cidades históricas de Minas, como Tiradentes e São João del-Rei.

Quer saber o que fazer em Santana dos Montes? A cidade tem como principais atrativos as fazendas históricas, os casarões coloniais em seu pequeno centro histórico, algumas cachoeiras em meio à Mata Atlântica, hotéis fazenda confortáveis e cheios de atividades de lazer, e uma cervejaria premiada, a Loba.

Confira nesse post as principais dicas de Santana dos Montes:

  1. Como chegar
  2. Hotéis fazenda
  3. Pousadas
  4. O que fazer
  5. Onde comer
santana dos montes
Santana dos Montes, MG: cidadezinha voltada para quem quer fugir do agito

Santana dos Montes: como chegar

Localizada no Caminho Novo da Estrada Real, Santana dos Montes está na região central de Minas Gerais, nos arredores da Serra do Espinhaço.

Os aeroportos mais próximos estão na capital do Estado, Belo Horizonte. De lá são 130 km até a pequena cidade, pela BR-040.

Cerca de 20 km depois de Conselheiro Lafaiete vem a cidade de Cristiano Otoni, e logo em seguida, o trevo (saída 652) para a estrada AMG-405 (há placas), que leva a Santana dos Montes. Essa estradinha de 17 km é sinuosa e calçada com pedras, mas muito bonita (fique atento às placas diferentonas!).

A distância é de 340 km a partir do Rio de Janeiro, pela BR-040, e de 590 km para quem vem de São Paulo, passando por diversas cidades do Sul de Minas.

Não vale a pena visitar a cidade de ônibus. Além da baldeação de BH para Conselheiro Lafaiete (viação Sandra), ou para Cristiano Otoni (viação Setelagoano), são poucos horários pela viação São Luiz até Santana dos Montes.

A melhor opção é alugar um carro para ter comodidade, e se quiser encontrar as melhores opções de locadoras e melhores preços, use o comparador Rentcars.com, que indica as ofertas das locadoras disponíveis.

estrada santana dos montes
A estrada para Santana dos Montes é sinuosa, estreita, mas pavimentada e sinalizada

Onde ficar:

Santana dos Montes integra, junto com mais 8 cidades, o Circuito Turístico de Villas e Fazendas, nome devido à grande quantidade de fazendas coloniais na região durante o Ciclo do Ouro. Eram elas que abasteciam as regiões mineradoras.

Hoje, praticamente todas as opções de hospedagem estão em casarios ou nessas fazendas históricas. Conheça as opções:

Hotéis fazenda em Santana dos Montes

Hotel Fazenda da Chácara

A 3 km do centro, a fazenda é datada de 1741 e foi uma das maiores da região no período colonial. A estrutura do hotel com instalações modernas envolve restaurante, quiosques, bar da piscina, salão de jogos, academia, sauna, piscina com hidromassagem, e outros atrativos.

Interessante é que essa é uma opção de hotel fazenda em Santana dos Montes que conta com o Bike Park, com 18 km de trilhas no meio da mata atlântica para a prática de mountain bike. Além disso, há trekkings, cavalgadas e tour histórico.

Site: www.hotelfazendadachacara.com.br

bike santana dos montes
Além da pista acima, são 18km de trilhas em meio à Mata atlântica

Hotel Fazenda Santa Marina

Localizada na charmosa estradinha para Santana dos Montes, 9km antes da entrada, esse hotel fazenda a 1.100m de altitude tem flora e fauna exuberante, lago, cachoeira e corredeira.

Com limitadas 25 vagas somente com reserva, em um casarão colonial do início do século XIX, esse hotel fazenda de Santana dos Montes é para quem quer andar a cavalo ou bicicleta, curtir a cachoeira ou piscina, fazer piqueniques, pesca, descansar e aproveitar a culinária mineira sem sair do hotel.

Site: http://www.fazendasantamarina.com.br/

Hotel Fazenda Fonte Limpa

Funciona em uma antiga fazenda declarada Monumento Histórico e Artístico pelo Estado de Minas Gerais desde 1998. Também na estrada para Santana dos Montes, a 3km do centro, esse hotel fazenda remonta a 1742, quando era uma das principais fazendas coloniais da região.

Ele conta com restaurante de comida mineira, bistrô voltado para a culinária internacional, cavalgadas guiadas, monitores para crianças, e um complexo de lazer termal e Spa, com piscinas, jacuzzi, ofurô, terapias naturais.

Site: www.fazendafontelimpa.com.br

Hotel Reserva do Tanque

Com um casarão do século XIX tombado como patrimônio cultural pelo IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), essa fazenda é procurada para eventos, mas tem datas abertas ao público.

Site: https://www.reservadotanque.com.br/

Pousadas

Hotel Solar dos Montes

Fica no coração do Centro Histórico, ao lado da Praça da Matriz, em um lindo casarão colonial do século XVIII. Quem vê sua fachada não imagina que o hotel guarda uma piscina com cascata e uma piscina aquecida coberta, playground, sauna, dois salões de jogos, restaurante, redário e outras comodidades.

Confira disponibilidade e reservas neste link.

santana dos montes mg
Solar dos Montes fica em um lindo casarão colonial no centro histórico de Santana dos Montes

Pousada Chalé dos Montes

A pousada conta com restaurante, café da manhã, piscina ao ar livre, churrasqueira e jardim. O visual ao redor é seu ponto forte, perfeito para relaxar cercado de verde. É possível reservar na Booking através deste link.

O que fazer: principais atrativos em Santana dos Montes

Cavalgadas, caminhadas, tour histórico, passeios de bicicleta

Os hotéis fazenda de Santana dos Montes oferecem diversas atividades de lazer para os hóspedes e muitas estão incluídas no valor da diária. Verifique o “cardápio” de opções antes de se decidir por um dos hotéis.

cavalgadas santana dos montes
Passeios à cavalo e cavalgadas são muito procurados nesse paraíso bucólico

Praça da Matriz e Igreja de Sant’ana

Com 10 minutos de caminhada é possível conhecer os casarões coloniais e as lojinhas de artesanato na rua da Praça da Matriz (Praça Aristides de Araújo Teixeira). E subindo a escadaria da igreja, temos uma vista incrível desse centro histórico.

A entrada da Igreja Matriz de Sant’ana é por um portão lateral, e o monumento é do século XVIII, construído em 1749, e ainda conta com portas e janelas originais. Apesar de simples, a igreja tem pinturas de Francisco Xavier Carneiro (discípulo de Mestre Ataíde) e imagens dos séculos XVIII e XIX.

igreja santana dos montes
Suba as escadarias para conferir o visual do centro histórico do alto (foto abaixo)
santana dos montes mg
Santana dos Montes vista do alto da Igreja de Sant’ana

Cervejaria Loba: cervejas, cachaça e vinhos

A Fazenda Guarará, distante cerca de 9 km do centro, é um atrativo indispensável para visitar em Santana dos Montes.

No local acontece a produção da cerveja artesanal Loba, da cachaça Itaveravense e do vinho Dos Montes, que podem ser adquiridos na loja do complexo.

Faça uma visita guiada pela cervejaria e finalize no bar que tem cardápio cheio de quitutes mineiros. A cervejaria Loba tem 16 estilos de cerveja, incluindo a Strong Scotch Ale, premiada na “Copa Cerveza de América 2016, no Chile, e todas podem ser degustadas no bar.

Na cachaçaria, visite a enorme roda d’água e os barris gigantes que armazenam a bebida.

E dependendo da época, aproveite para conhecer também o vinho Dos Montes, feito com uvas do vinhedo da fazenda. Deguste as variedades merlot, shiraz, cabernet franc e tempranillo na adega intimista, abaixo do bar da cervejaria.

A estrada de terra até a fazenda tem boas condições e placas indicativas.

cervejaria loba santana dos montes
A cervejaria Loba tem 16 estilos de cerveja

Cachoeiras

É verdade que a cidade tem algumas cachoeiras bem próximas do centro, mas é difícil encontrar informações sobre as localizações exatas. Perguntando na cidade, soube que algumas não são abertas ao público, então vou citar aqui apenas a Cachoeira da Caatinga. Ela fica na beira da estradinha para Santana dos Montes, perto do Hotel Fazenda Santa Marina, com entrada gratuita.

Mas já aviso, não vale a pena visitar cachoeiras, sendo que o foco da cidade são os atrativos históricos e as atividades de lazer dos hotéis fazenda. Se quiser muito um mergulho nas águas geladas locais, procure um hotel fazenda que tenha uma disponível para os hóspedes, como o Hotel Fazenda Santa Marina.

cachoeira santana dos montes
Cachoeira da Caatinga fica na estradinha à caminho da cidade

Museu Latino-Americano de Tecnologia Rural

Não conseguimos visitar o único museu da cidade, mas deixo aqui as informações básicas para quem quiser incluir no roteiro. No acervo há centenas de peças que ilustram o trabalho rural nos séculos XIX e XX em Minas e em alguns países da América Latina.

Funcionamento: quartas e sábados, de 9h às 17h; sextas, de 13h às 17h; e domingos, de 9h às 13h.

Entrada: R$ 3

Endereço: Rua José Teixeira de Araújo, nº 40, centro

Fazenda da Pedra

A Fazenda da Pedra é famosa por ter sua sede construída por negros escravizados em cima de uma única rocha. Ela não está aberta à visitação, mas é possível observá-la da estrada, do lado esquerdo, cerca de 8km após a saída 652 da BR-040 para a estrada AMG-405, que vai até Santana dos Montes.

fazenda da pedra santana dos montes
Fazenda da Pedra é famosa por ter sido construída em cima de uma única rocha

Onde comer:

Como os hotéis fazenda contam com restaurantes, ou ainda, bar e bistrô, e a maioria tem pensão completa (com café da manhã, almoço e jantar incluídos), a única dica é visitar o bar da Cervejaria Loba. Programe-se para ir na parte da tarde.

cervejaria loba
Bar da cervejaria Loba

Outras cidades para visitar na região:

Tiradentes, MG: roteiro completo

Melhores dicas para visitar BH

O que fazer em Ouro Preto

Gostou das nossas dicas de Santana dos Montes? Espero que te ajudem a organizar uma viagem para esse destino relaxante e em meio à natureza.

por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui

OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou o El Quarto.

ALUGUEL DE CARRO em até 12x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.

PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Skyscanner, ou com até 25% OFF e 6x sem juros no Passagens Promo, ou nas ofertas da Viajanet.

CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.

INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a Civitatis.

Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem!

Ebook Capitólio



Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.