InícioMÃO NA RODAComo tirar o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela

Para viajar para alguns países precisamos tomar a vacina de febre amarela e ter em mãos o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Confira o passo a passo para conseguir seu documento de forma presencial nos postos da Anvisa, ou pela internet (de acordo com a nova regra de janeiro de 2019).

No Brasil costumávamos tomar mais de uma dose dessa vacina, válidas por 10 anos cada uma. Porém, desde julho de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que uma dose vale por toda a vida do cidadão (leia mais no site da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Mas isso não desobriga o viajante de tirar o certificado, caso ainda não o possua.

E com os casos de febre amarela em 2018 no Brasil, e campanha de vacinação com doses fracionadas do imunizante, lançado pelo Ministério da Saúde, é preciso ficar atento ao planejar sua viagem internacional.

Isso porque segundo a Anvisa, quem pretende viajar para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) deve atentar-se para o fato de que o documento só é fornecido para quem toma a dose-padrão da vacina, que é de 0,5 mililitros e imuniza para a vida toda.

A dose-padrão pode ser fornecida para viajantes que apresentem a passagem aérea para áreas em que o Certificado Internacional é exigido, como Bolívia e Colômbia.

Se você vai viajar e não tem certeza se já tomou a vacina, ou se tomou a dose fracionada, é bom procurar um posto de saúde e regularizar sua situação antes de embarcar.

Nesse guia vamos te dar o passo a passo de como tirar o seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou pela Internet.

>> Confira aqui a lista de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação e lembre-se de apresentar a passagem ao solicitar o seu.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação
Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação

Se está com viagem marcada, faça uma COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM, compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, pague com desconto no boleto ou em até 12X. Use nosso cupom de desconto exclusivo: VIDASEMPAREDES5

Documentação necessária para tirar o CIVP:

  • Cartão nacional de vacinação preenchido com as seguintes informações:
  • Data de administração, fabricante e lote da vacina;
  • Assinatura do profissional que aplicou o medicamento;
  • Identificação da unidade de saúde onde foi aplicada a vacina.
  • Documento de identidade original com foto.

Ao tomar a vacina de febre amarela, não esqueça os dados:

O primeiro passo é procurar na sua carteira de vacinação se está em dia com a vacina de febre amarela. Se não tiver tomado ainda, procure o posto de saúde mais próximo e regularize seu cartão.

A vacina é gratuita e demora apenas alguns minutos. Se você tem medo de agulha, relaxe! Não dói nada e é rápido. Lembre-se de levar um documento com foto e o cartão de vacina, se possível.

Se você, assim como eu, não estava com o cartão de vacina em mãos, peça um cartão novo apenas para registrar essa vacina.

Os responsáveis pelo posto de saúde precisam preencher os seus dados e os dados da vacina, como data da vacinação, fabricante e lote, além de identificar a unidade de saúde que aplicou a vacina e assinatura do profissional responsável.

FIQUE ATENTO: para obter o certificado, a vacina deve ser tomada na dose-padrão e em até 10 dias antes do embarque.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação
Cartão Brasileiro com os dados da vacina contra Febre Amarela
Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação
O certificado internacional

ATENÇÃO: Você precisa escolher uma das duas opções abaixo.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação na Internet

Para emitir o Certificado pela internet e imprimir em casa. Se você preferir esta alternativa, acesse o Portal de Serviços do Governo Federal e faça o cadastro.

Depois de seguir os passos, você vai receber o arquivo no e-mail cadastrado. A emissão da primeira via é feita em até 5 dias úteis, e a segunda, em até 7 dias úteis.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação de forma presencial

Depois de tomar a vacina, você precisa fazer um cadastro no site da Anvisa. Quem não fizer esse cadastro com antecedência, pode fazer diretamente no centro de atendimento em um dos computadores da unidade (pense nos imprevistos e deixe tudo pronto antes).

Depois, vá até um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa e retire sua documentação. O certificado é gratuito e você precisa apenas apresentar um documento de identidade, o cartão de vacina e um comprovante da passagem aérea.

>> Confira aqui todos os centros de atendimento e escolha o mais perto de você.

Clique em “Cadastrar Novo” no site da Anvisa para fazer seu pré-cadastro

Tiramos o nosso certificado no Aeroporto de Guarulhos:

  • Endereço: Terminal 2- Asa C- Desembarque -Cumbica -Guarulhos – SP
  • ANVISA Aeroporto de Guarulhos
  • Telefone: (11) 2445-4435
  • Atendimento: segunda a sexta (dias úteis), 8 às 12 h e das 13 às 17h

Viu como é simples?! Nem todos os países verificam de fato se você tem o certificado ao chegar na imigração. Mas é bom lembrar que não se deve contar com a sorte e estragar a viagem, né. Ah, e lembre-se de carregar esses documentos sempre com você, assim como seu passaporte.

Leia também: Como tirar passaporte

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia
Por Nange Sá




RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:

OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança a Civitatis, EasyTravelShop ou GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta online multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem!
Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

45 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Parabéns pela publicação, bem legal. Vocês acham arriscado deixar para emitir o certificado internacional no dia do embarque? Tenho o comprovante da vacinação, mas moro no interior.

    • Olá! Sinceramente, eu acho, por causa do momento que estamos vivendo agora. Quando tiramos o nosso certificado, foi no dia do embarque, durante a conexão em SP, mas foi em 2016. Imagina ter algum problema e atrasar para tirar o certificado. Tenta ligar para a Anvisa e esclarecer se está tudo certo.

      Abraços e boa sorte

  2. Olá,

    Não consegui tomar a vacina com os 10 dias de antecedência, porém, vou emitir o Certificado na Anvisa no dia 12/01. Será que terei algum problema para embarcar? Estou em viagem para Bolívia. Vi alguns relatos que na Bolívia basta ter o Certificado, não estão verificando a situação dos 10 dias.

  3. Oi, tudo bem?? Eu não tenho o cartão de vacinação mas tenho o comprovante do posto de saúde que eu tomei a vacina da febre amarela, consigo só com esse comprovante? O certificado é emitido e entregue na mesma hora? Obrigada!!

  4. Boa noite, Parabéns com a publicação de as recomendações sobre o Certificado Internacional de Vacinação , so tem uma duvida sobre o texto que diz: ” A vacina deve ser tomada em ate 10 dias antes de o embarque “, o texto atrapalha um pouco porque por exemplo: eu vou a ir de viagem o 31 de Janeiro, então tem que tomar a vacina 10 dias antes do 31 de Janeiro, o posso tomar a vacina já na próxima semana ? Também pode ter recomendações onde se pode conseguir o certificado de Interacional de Vacinação no Rio de Janeiro ? Muito obrigado.

  5. Eu tomei a vacina da febre amarela no posto da Penha, eu já tinha o cadastro, mas não emitiram porque queriam ver o meu voucher de viajem para emitir a CIVP.

  6. Oi Rodrigo! Pelo que a gente sabe, não tem vacina mesmo não… então não tem como pedir certificado para essa doença. A recomendação é usar roupas compridas e repelentes. Se tiver alguma notícia, avisa a gente! vamos para lá em fevereiro!

    Abraços

  7. Boa Tarde !

    Sabem me informar se há vacinação contra Malária ?
    Pois irei viajar para a Argentina, tem uma recomendação. Me informaram que como não existe ainda vacina para malária, não é emitido nenhum certificado. Apenas é dita a prevenção. Sabem se isto procede ? Pois estou com medo de me pedirem o CIVP de malária e não ter…
    Obrigadooo

  8. Olá! Muito útil e bacana seu post! Parabéns! Tenho apenas uma dúvida: você teve que apresentar comprovante de residência? É que moro em outra cidade (interior de São Paulo) e não tenho comprovante de residência. Obrigada! : )

  9. Olá tudo bem?
    Me ajudou bastante!

    Na minha cidade nao tem ANVISA, e o voo é para chegar na madrugada no aeroporto de Guarulhos. Funciona 24h?
    No caso, tendo o cadastro feito posso retirar antes da viagem? ( no momento de espera da conexão?)

  10. Olá, eu gostei muito do post e me identifquei com o conteúdo. Eu gostaria de saber se você pode me informar mais algumas coisas. No site da Anvisa diz que, para emitir o CIVP, a vacina tem q estar identificada com o nome do fabricante, porém a minha não tem esta identificação. Será que mesmo assim eles podem emitir a minha CIVP? Outra dúvida: é necessário agendar um horário na ANVISA do aeroporto de Guaraulhos?

    • Olá, Daniela. Quando tirei meu certificado, não me exigiram nome do fabricante não. Como pode ver na segunda foto desse post, na minha carteirinha só tinha data da vacina, o lote, a validade e a assinatura da pessoa que aplicou. Portanto acredito que essa regra não seja absoluta. Quanto ao agendamento, não precisa. Basta chegar com os documentos em mãos e com o pré-cadastro feito com antecedência. Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.