Início AMÉRICA DO SUL Comidas típicas da Argentina: pratos que você deve provar

Comidas típicas da Argentina: pratos que você deve provar

Provar as comidas típicas da Argentina é um dos programas imperdíveis para se fazer no país vizinho. Com texturas e sabores de fazer cair o queixo, a culinária local é reconhecida por sua qualidade e variedade.

Com influência espanhola, europeia e criolla, a culinária argentina tem pratos principais, lanches e sobremesas típicas deliciosas, que valem muito a pena provar.

Confira nossa lista imperdível de comidas típicas da Argentina!

Comidas típicas da Argentina:

Bife de Chorizo

Bife de chorizo argentino é retirado do miolo do contrafilé

Essa é uma das comidas típicas da Argentina que figura na lista de quase todo mundo que visita o país vizinho. O clássico bife de chorizo é uma carne nobre argentina, retirada do miolo do contrafilé, embora algumas pessoas confundam com o chouriço que conhecemos no Brasil.

A carne tem sabor marcante e é extremamente macia, a ponto de se partir com uma colher. O segredo é a forma de assar!

E é servida em diversos restaurantes argentinos, de norte a sul do país, com diferentes acompanhamentos, como arroz e purê de batata. Em Buenos Aires, nós recomendamos o restaurante Don Julio, em Palermo. Apesar de bem turístico, os preços são ótimos e os pratos são bem servidos.


>> SEGURO VIAGEM PARA A ARGENTINA <<

Clique aqui, faça uma cotação sem compromisso e encontre o melhor preço

(com nosso cupom de desconto já aplicado)


Empanadas

o que comer na argentina
Empanadas parecem um pastel assado e são muito tradicionais na Argentina

Não seria exagero dizer que a empanada é o prato típico mais adorado e mais democrático da Argentina. Tem versões fritas, mas a mais comum é a assada, e os preços são muito em conta. Nós chegamos a comer empanada por 30 pesos (cerca de R$ 3).

É logico que nós provamos empanadas argentinas quase todos os dias da nossa viagem, tanto em Buenos Aires quanto em Jujuy, no norte do país. Nós gostamos tanto que a iguaria aparece também nos nossos artigos sobre pratos típicos do Peru e pratos típicos do Chile.

O recheio mais tradicional é de carne moída, bem temperadinha, chamada lá de salteña. Mas os sabores humita (feito com milho) e queijo com cebola também são muito bons.

Parrillada

A parrillada é o típico churrasco argentino, preparado com lenha, ao invés do carvão. É feito com diferentes tipos de carne, como de boi, porco e cordeiro, além de miúdos e linguiças, incluindo a morcilla, feita com sangue, como o nosso chouriço.

É preciso ressaltar que é diferente do churrasco brasileiro, e que devido à quantidade servida, combina com quem está em grupo. Quem quer experimentar carnes nobres como o acho, o chorizo e o ojo del bife, encontra as opções à la carte nos mesmos restaurantes que oferecem a parrillada.

Em Buenos Aires, vale a pena experimentar em um dos diversos restaurantes do Puerto Madero.

Choripán

comidas da argentina
O Choripán é o pão com linguiça, queijo e molhos imperdível da Argentina

Nós, que adoramos um lanche de rua, elegemos o choripán uma das melhores comidas típicas da Argentina. É a versão portenha do cachorro-quente ou pão com linguiça, feito com linguiça artesanal assada, queijos e molhos, como o chimichurri.

Os da La Choripanería, no centro do Mercado San Telmo, são divinos, e como a Ferinha que acontece no bairro é uma das atrações imperdíveis em Buenos Aires, recomendo demais provar um choripán de lá, acompanhado de uma cerveja artesanal. Nosso parceiro TourOn tem ingresso de um Tour Gastronômico Portenho que passa no mercado e em outros pontos interessantes da cidade.

Milanesa e Lomo

São receitas em que a carne é protagonista, ocupando quase todo o prato. A milanesa pode ser com carne de boi ou franco, empanada como nosso bife à milanesa, e geralmente servida com arroz e fritas. A versão “napolitana” corresponde ao nosso bife à parmegiana.

Já o lomo corresponde ao nosso bife de filé mignon, servido em diferentes formatos, com molhos, batatas ou legumes. Ambos se assemelham ao nosso “prato feito” brasileiro.

Locro

comidas tipicas da argentina
O tradicional locro é um dos pratos que mais gostamos na Argentina

O locro é um prato de origem criolla, com bastante sustância, parecido com uma sopa ou guisado. Como eu adoro um caldo, curti muito a receita, que é feita com milho, abóbora, batata, feijão branco, bacon, toucinho, carne de boi, linguiças, temperos e outros ingredientes, variando um pouco em cada província.

O prato andino é muito consumido no inverno e nós vimos bastante na região da Quebrada de Humahuaca, no norte da Argentina, onde faz mais frio. Já em Buenos Aires, experimentamos em uma peña, reunião folclórica de origem indígena com músicas e danças tradicionais.


>> Reserve aqui seu City Tour Em Buenos Aires <<


Cazuella de lhama

comiadas tipicas da argentina
Cazuella de lhama é um prato com sustância, comum no norte da Argentina

Outro prato com bastante sustância, comumente consumido em todo o norte da Argentina, o guisado é feito com carne de lhama cozida com cenoura, batatas, arroz e especiarias. Nós já comemos carne de lhama em nossa viagem na Bolívia, e ela lembra a carne de boi.

Esse prato é servido bem quente em uma cazuela (panela de barro).

Medialuna

o que comer na argentina
As medialunas vêm com recheio ou acompanhamento de doce de leite

A medialuna é feita com massa folhada, tipo um croissant. Geralmente é recheada ou acompanhada de doce de leite, e vai muito bem com um cafezinho. É fácil de encontrar em diversos cafés em Buenos Aires, como o Café Tortoni, um dos mais antigos da capital.

Tortillas rellenas

comidas da argentina
Tortillas rellenas são muito comuns no norte da Argentina

Um lanche rápido que aparece em cada esquina das cidadezinhas da província de Jujuy, no norte da Argentina. A massa simples, recheada de queijo, milho com queijo, presunto e queijo, entre outros sabores, é assada na hora em churrasqueiras na rua e custa muito pouco.

Alfajor

Uma sobremesa que não poderia ficar de fora dessa lista de comidas típicas da Argentina, o doce feito com massa, recheado de doce de leite, com cobertura de diferentes tipos dispensa apresentações. A melhor notícia que eu posso dar é que existem quiosques vendendo essa delícia em todos os cantos de Buenos Aires. E em muitos é possível degustar. Foi assim que eu experimentei uma lista enorme de sabores e marcas, e elegi meu preferido o alfajor da marca Cachafaz, sabor maicena. Havana e Juanito são outras duas marcas conhecidas deste que é um dos melhores presentes que se pode trazer da Argentina.

Doce de Leite

comidas tipicas da argentina
A loja La Casa del Dulce de Leche é um lugar no bairro San Telmo muito legal para comprar doces

O doce de leite argentino é um dos mais famosos do mundo. A qualidade e o sabor são inquestionáveis. O dulce de leche é outra iguaria que dá para trazer na mala. Algumas marcas renomadas são Havana, Cachafaz, Freddo, Chimbote, entre outras. Mas quer uma dica? Em San Telmo, é possível degustar dezenas de marcas na loja La Casa del Dulce de Leche. Assim ficará mais fácil decidir quais comprar.

Extra: vinhos argentinos

Se tem uma bebida que combina com todos as comidas típicas argentinas citadas aqui, é o vinho. O país é um dos maiores produtores de vinho do mundo, e maior produtor da América Latina. A variedade mais cultivada é a Malbec, uva emblemática do país, mas também há muito Cabernet Sauvignon, Syrah, Pinot Noir, entre outras castas.

E a as garrafas têm preços baixíssimos nos supermercados, mas só vendem bebidas alcoólicas durante o dia. É fato, quem aprecia um bom vinho aproveita muito a bebida na Argentina.

Leia também:

O que fazer em Buenos Aires

O que visitar em Jujuy, norte da Argentina

Pratos típicos do Chile

Comidas típicas da Colômbia

Gostou da nossa lista de comidas típicas da Argentina? Se você tiver alguma recomendação que deve ser incluída, conte pra gente nos comentários.

por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$350 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

10 COMENTÁRIOS

  1. Adoro comer comidas típicas quando viajo, mas confesso que na Argentina (Buenos Aires que é a única cidade que conheço) tive certa dificuldade com o cardápio de alguns restaurantes pq não gosto de carne vermelha! Só imagino como deve ser difícil ser vegetariano naquele país!

  2. Argentina é um dos países com melhor gastronomia, na minha opinião! Amo todas as comidas típicas que já experimentei, em especial as empanadas e os alfajores, mas tem muita coisa nessa lista que quero provar ainda 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.