Provar as comidas típicas da Argentina é um dos programas imperdíveis para se fazer no país vizinho. Com texturas e sabores de fazer cair o queixo, a culinária local é reconhecida por sua qualidade e variedade.
Com influência espanhola, europeia e criolla, a culinária argentina tem pratos principais, lanches e sobremesas típicas deliciosas, que valem muito a pena provar.
Confira nossa lista imperdível de comidas típicas da Argentina:
- Bife de chorizo
- Empanadas
- Parrillada
- Choripán
- Milanesa
- Locro
- Carne de lhama
- Medialuna
- Tortillas relleñas
- Alfajor
- Doce de leite
Ah, e confira lá nos destaques do nosso Instagram @blogvidasemparedes se tem cupom de desconto atualizado para o dia que você for fazer reservas da sua viagem. Tem sempre cupom para eSim internacional, conta internacional, seguro viagem, locação de carro, e muito mais.
Pratos típicos da Argentina:
1. Bife de Chorizo
Essa é uma das comidas típicas da Argentina que figura na lista de quase todo mundo que visita o país vizinho. O clássico bife de chorizo é uma carne nobre argentina, retirada do miolo do contrafilé, embora algumas pessoas confundam com o chouriço que conhecemos no Brasil.
A carne tem sabor marcante e é extremamente macia, a ponto de se partir com uma colher. O segredo é a forma de assar!
E é servida em diversos restaurantes argentinos, de norte a sul do país, com diferentes acompanhamentos, como arroz e purê de batata.
Em Buenos Aires, nós recomendamos o restaurante Don Julio, em Palermo. É cheio e bem turístico, os preços são justos e os pratos são muito bem servidos. Em 2020, ele foi considerado um dos melhores restaurantes pelo Latin America’s 50 Best Restaurants.
>> SEGURO VIAGEM PARA A ARGENTINA <<
Clique aqui, faça uma cotação sem compromisso e encontre o melhor preço
(com nosso cupom de desconto já aplicado)
2. Empanadas
Não seria exagero dizer que a empanada é o prato típico mais adorado e mais democrático da Argentina. Tem versões fritas, mas a mais comum é a assada, e os preços são muito em conta. Nós chegamos a comer empanada por 30 pesos (cerca de R$ 3).
É logico que nós provamos empanadas argentinas quase todos os dias da nossa viagem, tanto em Buenos Aires quanto em Jujuy, no norte do país. Nós gostamos tanto que a iguaria aparece também nos nossos artigos sobre pratos típicos do Peru e pratos típicos do Chile.
O recheio mais tradicional é de carne moída, bem temperadinha, chamada lá de salteña. Mas os sabores humita (feito com milho) e queijo com cebola também são muito bons.
3. Parrillada
A parrillada é o típico churrasco argentino, preparado com lenha, ao invés do carvão. É feito com diferentes tipos de carne, como de boi, porco e cordeiro, além de miúdos e linguiças, incluindo a morcilla, feita com sangue, como o nosso chouriço.
É preciso ressaltar que é diferente do churrasco brasileiro, e que devido à quantidade servida, combina com quem está em grupo. Quem quer experimentar carnes nobres como o ancho, o chorizo e o ojo de bife, encontra as opções à la carte nos mesmos restaurantes que oferecem a parrillada.
Em Buenos Aires, vale a pena experimentar em um dos diversos restaurantes de Puerto Madero.
4. Choripán
Nós, que adoramos um lanche de rua, elegemos o choripán uma das melhores comidas típicas da Argentina. É a versão portenha do cachorro-quente ou pão com linguiça, feito com linguiça artesanal assada, queijos e molhos, como o chimichurri.
Os da La Choripanería, no centro do Mercado San Telmo, são divinos, e como a Ferinha que acontece no bairro é uma das atrações imperdíveis em Buenos Aires, recomendo demais provar um choripán de lá, acompanhado de uma cerveja artesanal.
Nosso parceiro Civitatis tem ingresso de um Tour Gastronômico Portenho que passa no mercado e em outros pontos interessantes da cidade.
5. Milanesa e Lomo
São receitas em que a carne é protagonista, ocupando quase todo o prato. A milanesa pode ser com carne de boi ou frango, empanada como nosso bife à milanesa, e geralmente servida com arroz e fritas. A versão “napolitana” corresponde ao nosso bife à parmegiana.
Já o lomo corresponde ao nosso bife de filé mignon, servido em diferentes formatos, com molhos, batatas ou legumes. Ambos se assemelham ao nosso “prato feito” brasileiro.
6. Locro
O locro é um prato de origem criolla, com bastante sustância, parecido com uma sopa ou guisado. É uma comida típica da Argentina bem raiz.
Como eu adoro um caldo, curti muito a receita, que é feita com milho, abóbora, batata, feijão branco, bacon, toucinho, carne de boi, linguiças, temperos e outros ingredientes, variando um pouco em cada província.
O prato andino é muito consumido no inverno e nós vimos bastante na região da Quebrada de Humahuaca, no norte da Argentina, onde faz mais frio. Já em Buenos Aires, experimentamos em uma peña, reunião folclórica de origem indígena com músicas e danças tradicionais.
>> Reserve aqui seu City Tour Em Buenos Aires <<
7. Cazuella de lhama
Outro prato com bastante sustância, comumente consumido em todo o norte da Argentina, o guisado é feito com carne de lhama cozida com cenoura, batatas, arroz e especiarias. Nós já comemos carne de lhama em nossa viagem na Bolívia, e ela lembra a carne de boi.
Esse prato é servido bem quente em uma cazuela (panela de barro).
8. Medialuna
Essa delícia gastronômica da Argentina não pode faltar na sua viagem!
A medialuna é feita com massa folhada, tipo um croissant. Geralmente é recheada ou acompanhada de doce de leite, e vai muito bem com um cafezinho.
É fácil de encontrar em diversos cafés em Buenos Aires, como o Café Tortoni, um dos mais antigos da capital.
9. Tortillas rellenas
Um lanche rápido que aparece em cada esquina das cidadezinhas da província de Jujuy, no norte da Argentina. A massa simples, recheada de queijo, milho com queijo, presunto e queijo, entre outros sabores, é assada na hora em churrasqueiras na rua e custa muito pouco.
10. Alfajor
Uma sobremesa que não poderia ficar de fora dessa lista de comidas típicas da Argentina, o doce feito com massa, recheado de doce de leite, com cobertura de diferentes tipos dispensa apresentações.
A melhor notícia que eu posso dar é que existem quiosques vendendo essa delícia em todos os cantos de Buenos Aires. E em muitos é possível degustar. Foi assim que eu experimentei uma lista enorme de sabores e marcas, e elegi meu preferido o alfajor da marca Cachafaz, sabor maicena.
Havana e Juanito são outras duas marcas conhecidas deste que é um dos melhores presentes que se pode trazer da Argentina.
11. Doce de Leite
O doce de leite argentino é um dos mais famosos do mundo. A qualidade e o sabor são inquestionáveis. O dulce de leche é outra iguaria da Argentina que dá para trazer na mala. Algumas marcas renomadas são Havana, Cachafaz, Freddo, Chimbote, entre outras.
Mas quer uma dica? Em San Telmo, é possível degustar dezenas de marcas na loja La Casa del Dulce de Leche. Assim fica mais fácil decidir quais comprar.
Extra: vinhos argentinos
Se tem uma bebida que combina com todos as comidas típicas argentinas citadas aqui, é o vinho. O país é um dos maiores produtores de vinho do mundo, e maior produtor da América Latina. A variedade mais cultivada é a Malbec, uva emblemática do país, mas também há muito Cabernet Sauvignon, Syrah, Pinot Noir, entre outras castas.
E a as garrafas têm preços baixíssimos nos supermercados, mas só vendem bebidas alcoólicas durante o dia. É fato, quem aprecia um bom vinho aproveita muito a bebida na Argentina.
Confira aqui os passeios de enoturismo em Buenos Aires.
Como levar dinheiro na viagem?
Atualmente, nossa plataforma preferida é a Wise, uma conta digital multimoeda gratuita que permite manter e movimentar dinheiro em 50 moedas.
A Wise tem cartão de débito internacional grátis que pode ser usado na versão física ou na versão virtual no seu aparelho celular para fazer pagamentos ou saques em outros países.
Claro, a gente também leva uma quantia em dinheiro para o caso de pagamentos pequenos ou lugares que não aceitam cartão, mas a facilidade e economia do cartão Wise nos deu segurança para levar 80% do valor do dinheiro da viagem diretamente na conta. Isto porque o IOF é de apenas 1,1%, mais vantajoso do que é oferecido pelas casas de câmbio.
Confira nosso post completo sobre a Wise para tirar mais dúvidas, ou crie sua conta Wise grátis aqui.
Garanta seu seguro viagem com desconto
Aproveite nosso cupom de desconto exclusivo que oferece 15% OFF no seu seguro viagem. Basta fazer uma cotação nesse link do Seguros Promo, a plataforma parceira nossa que compara preços de diversas seguradoras, ajudando a encontrar a melhor opção para sua viagem. Use o cupom VIDASEMPAREDES15 e viaje com segurança.
Leia também:
- O que fazer em Buenos Aires
- O que visitar em Jujuy, norte da Argentina
- Pratos típicos do Chile
- Comidas típicas da Colômbia
Gostou da nossa lista de comidas típicas da Argentina? Se você tiver alguma recomendação que deve ser incluída, conte pra gente nos comentários.
por Camila Coubelle
quero ir tbem, se Deus assim permitir em agosto de 2023 estarei lá. Francisco Ferriol
Adoro comer comidas típicas quando viajo, mas confesso que na Argentina (Buenos Aires que é a única cidade que conheço) tive certa dificuldade com o cardápio de alguns restaurantes pq não gosto de carne vermelha! Só imagino como deve ser difícil ser vegetariano naquele país!
Realmente, pratos vegetarianos ou com outras carnes são mais raros por lá. =/
Jesuis amado, pra que essa foto alfajor agora?? rsrs brincadeira, excelente post. Vontade de comer tudo.
Na hora de escrever o post, até procurei pra comprar na internet hahaha
Que delicia deu até água na boca gente, adoro comidas típicas.
Sempre provamos o máximo possível durante as viagens hehe
Argentina é um dos países com melhor gastronomia, na minha opinião! Amo todas as comidas típicas que já experimentei, em especial as empanadas e os alfajores, mas tem muita coisa nessa lista que quero provar ainda 🙂
Isso é fato. Tbm amamos. <3
Ai quantas delícias! Eu amo as comidas típicas da Argentina, que saudade de choripán!!!!!!!! E dulce de leche, hmmmmm. Agua na boca!
Nossa, choripán! A gente tenta fazer por aqui, mas não é igual hahaha