Andrelândia é uma pacata cidade no interior de Minas Gerais, com atrativos históricos, culturais e naturais, incluindo um parque arqueológico com inscrições rupestres.
A cidade fundada em 1749 por André da Silveira foi colonizada em virtude do ciclo do ouro, e atualmente, seus belos casarões e fazendas centenárias são preservados pelo patrimônio histórico.
Veja como chegar na cidade, onde se hospedar, o que fazer e dicas.
Andrelândia, MG: onde se localiza, pousadas, o que fazer e dicas
Andrelândia: onde se localiza e como chegar
A cidade de Andrelândia fica na Serra da Mantiqueira, ao Sul de Minas Gerais, próxima a estâncias hidrominerais como São Lourenço e Caxambu. Outros destinos próximos são Ibitipoca (a 62km), Carrancas (a 65km), e Tiradentes (a 118km).
Juiz de Fora está a cerca de 150km e o Aeroporto Zona da Mata – Presidente Itamar Franco (IZA) está a 180km. Belo Horizonte está a aproximadamente 300km, e o Rio de Janeiro, a 260km, passando por Volta Redonda.
A cidade tem excelente clima de montanha, pois está a 1200 metros de altitude, sendo sua temperatura média anual inferior a 20ºC.
Andrelândia faz parte do Roteiro Estrada Real e do circuito “Montanhas Mágicas da Mantiqueira”.
Como chegar
O aeroporto mais próximo é o da Zona da Mata, que recebe voos da Gol, da Latam e da Azul.
Aproveite para procurar passagens aéreas em oferta no site Skyscanner.
- De carro:
Nós fomos de carro de Juiz de Fora para Andrelândia e o trajeto é bem tranquilo, pois a estrada tem boas condições, não tem pedágios, tem placas e o Google Maps funcionou bem.
A partir do Rio de Janeiro, existem dois trajetos principais: pela BR-040 até Juiz de Fora, e BR-267 até Arantina, pegando a BR-494 por mais 35km até Andrelândia; ou seguindo pela Dutra até Volta Redonda (Saída 258A).
De Volta Redonda vai seguir pela BR-494, passando por Santa Rita de Jacutinga e Bom Jardim de Minas, até sair na BR-267 (vem de Juiz de Fora). Basta seguir à esquerda até Arantina e continuar até Andrelândia.
A vantagem do carro se dá pelo fato de que alguns atrativos ficam nos arredores da cidade.
Se quiser alugar um carro para visitar Andrelândia, recomendo usar o buscador Rentcars, que compara preços e condições de diversas locadoras disponíveis em Juiz de Fora, Rio ou BH. Aí fica mais claro e fácil encontrar a opção que melhor se encaixa para os seus planos de viagem.
- De ônibus:
A viação Bassamar faz o trajeto entre Juiz de Fora e Andrelândia, e a viação Cometa liga São Paulo a Andrelândia.
A partir de BH, a viação Sandra vai até São João del-Rei, onde é preciso pegar outro ônibus da mesma empresa até Andrelândia (horários aqui). A partir do Circuito das Águas, use a viação Joia para ir de Caxambu à Andrelândia.
Onde se hospedar em Andrelândia
Nós ficamos na Pousada Fazenda das Bicas, uma hospedagem rural em um casarão centenário incrível. A pousada tem um café da manhã excelente, cheio de quitutes mineiros, fica perto de cachoeira (15min. a pé) e é perfeita para quem quer contato com a natureza.
Outra opção é a Pousada Santo Antônio, que oferece café da manhã e está na região central da cidade.
Veja também as opções de hospedagem em Baependi ou Caxambu.
O que fazer em Andrelândia: principais pontos turísticos
Vinícola ABN
Essa vinícola de Minas Gerais existe desde 1999, em uma fazenda antiga, localizada a 1100 metros de altitude.
A Vinícola Agrocultura Biguá Nandalina (ABN) produz uvas cabernet sauvignon, syrah, chardonnay, riesling itálico, pinot noir e merlot na região, originando vinhos aromáticos e delicados.
A vinícola fica a cerca de 8,5km do centro de Andrelândia, com um trecho de estrada de terra no final (há placas sinalizando e o GPS funciona bem).
A visita com degustação é gratuita para grupos de até 4 pessoas.
Igreja N. Sra. do Porto da Eterna Salvação
A igreja matriz de Andrelândia está localizada na praça central da cidade, toda arborizada e cercada por belos casarões e sobrados.
A igreja passou por diversas reformas desde a sua construção em meados do século 18, quando André da Silveira fundou a cidade. Entretanto, seus púlpitos, entalhes dourados e altares são os resquícios arquitetônicos históricos mais remotos da cidade.
Na praça está um coreto, e um marco de sesmaria do século XVIII.
- Endereço: Av. Nossa Sra. do Porto da Eterna Salvação, 377
Fundação Guairá (sobrado Barão do Cabo Verde)
Localizada ao lado da igreja matriz, em um lindo casarão datado de 1835, tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. A Fundação Guairá funciona como um centro cultural com diversas vertentes, como pintura, literatura, música, teatro, dança, culinária e artesanato.
- Endereço: Av. Nossa Sra. do Porto da Eterna Salvação, 261
Igreja do Rosário
A igreja que começou a ser construída por escravos libertos em 1852 foi reformada de forma a preservar ao máximo a originalidade do templo, destacando a beleza de seus elementos artísticos.
- Endereço: R. José Andrade Godinho, S/N
Mirante do Cristo Redentor
Este mirante de Andrelândia abriga a réplica do Cristo Redentor e tem vista 360º para a cidade e as montanhas da região. O local tem estacionamento, bancos e mirantes em diferentes níveis.
- Endereço: Praça Diógenes Ribeiro Salgado, S/N
Igreja de São Benedito
A igreja construída na década de 30 em estilo arquitetônico moderno imita o gesto acolhedor de Jesus Cristo.
- Endereço: R. Bueno Brandão, 2-90 – Areão
Cachoeira das Bicas
Localizada a 15 minutos de caminhada da Pousada Fazenda das Bicas, essa cachoeira tem diversos poços para banho e muito fácil acesso: o carro chega até a entrada. Dali, é preciso caminhar poucos metros descendo o leito do rio para encontrar os poços.
Andrelândia tem outras cachoeiras como a Cachoeira dos Querubins, localizada na pousada de mesmo nome que, no momento, não está em funcionamento.
Outras opções são a Cachoeira do Apiário, a Cachoeira da Roseta, entre outras.
Parque Arqueológico Serra de Santo Antônio
O parque, localizado a cerca de 7km do centro, tem pinturas rupestres atribuídas aos índios Goitacazes, com 3.500 anos de idade. São mais de 500 figuras geométricas e zoomorfas, dispostas em um enorme paredão rochoso.
Localizado em uma área de 12 hectares e altitude entre 1000 e 1200 metros, o ponto turístico de Andrelândia combina diferentes ecossistemas, incluindo mata atlântica, cerrado, campo de altitude, cavernas e brejos.
É preciso ter o acompanhamento de monitor (R$ 30 por grupo), e a visita deve ser agendada com antecedência com Evaristo (35 98422-9623), com José Marcos (35 3325-1006), ou com a Delta Turismo (35 99222-2285).
- Ingresso: R$ 10 (jan/2023)
- Funcionamento: terça a domingo, das 09h às 16h
- Site
- Tempo de visita: mais ou menos 1 hora
Pedra do Índio
Formação rochosa interessante localizada a 1,2km do Restaurante Pasto Grande, próximo à Linha do Trem (entrada na rua estreita ao lado do posto de gasolina).
Se quiser, deixe o carro no restaurante e caminhe até lá. Mas também é possível ir de carro até a porteira e caminhar apenas os últimos 500 metros (passando por uma segunda porteira).
- Tempo de visita: mais ou menos 30 minutos
Onde comer
- Restaurante Pasto Grande: comida mineira caseira a preço fixo
- Bar do Lu: em um lindo casarão próximo à Igreja Matriz
- Bar e Restaurante Bartalho: parmegianas elogiadíssimas
- Pizzaria La Fornalha
Quando ir
A região pode ser visitada o ano inteiro, mas a melhor época para visitar Andrelândia é entre maio e outubro. São meses com poucas chances de chuva.
A cidade também vivencia várias festas religiosas e populares, como a Festa de São Sebastião, Folia de Reis, Semana Santa, Festa de São Benedito (maio), Corpus Christi e a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Porto (agosto), a Exposição Agropecuária (setembro), entre outras.
Outros destinos em Minas:
- O que fazer em Maria da Fé, a cidade mais fria de MG
- Dicas e atrações em São Lourenço
- O que fazer em Caxambu
- O que fazer em Ibitipoca
- Cachoeiras em Carrancas
- Guia da Serra da Canastra
Aproveite nossas dicas de Andrelândia e planeje uma viagem para essa região maravilhosa em Minas Gerais.
por Camila Coubelle