Conheça alguns destinos com cachoeiras perto do Rio de Janeiro e inspire-se com esses lugares perfeitos para quem adora uma queda d’água.
A capital – e o estado – são mais conhecidos por suas inúmeras praias, mas depois dessa lista, você vai querer partir para o interior, subir a serra e mergulhar nessas cachoeiras deliciosas.
Tem destino para quem quer curtir na maior vibe, para quem é turista gastronômico, para quem quer viajar a dois ou com a galera.
Tem interior bem roots e tem lugar eclético que agrada a todos. Confira nossas dics de lugares com cachoeira perto do Rio ou navegue pelo post. Escolha o seu preferido e pé na estada!
5 destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro
1. Sana
O Arraial do Sana é um destino perfeito para quem ama cachoeiras, principalmente aquelas meio isoladas, em lugares cercados de verde.
A vila tem um clima rústico de interior e é bem pequena, mas gigante em beleza e hospitalidade. É o 6º distrito de Macaé e fica no interior do Estado do Rio de Janeiro.
As cachoeiras mais famosas são a Sete Quedas, a do Pai e a da Mãe e a do Escorrega, que ficam próximas, a cerca de 15 minutos a pé do centro. Mas dá para chegar de carro até as quedas. Há estacionamento perto e uma pequena lanchonete, mas as cachoeiras têm um clima mais rústico.
Inclusive, no mesmo caminho, começa a trilha para a Pedra do Peito de Pombo, uma formação curiosa com 1.400 metros que se destaca imponente em Sana.
Nos finais de semana tem um forró pé de serra e em janeiro rola um tradicional evento, o Sana Reggae Festival.
Se a ideia é curtir a natureza, as cachoeiras e uma vibe super boa, a dica é Sana! Confira abaixo um post com dicas de como chegar, onde comer e outros detalhes do arraial.
Leia mais: 7 coisas para fazer em Sana
2. Lumiar
Lumiar é a escolha certa para quem quer aproveitar as cachoeiras de dia e comer imensamente bem à noite. O distrito de Nova Friburgo tem aquele ar de serra e tem vários restaurantes disputados, sem falar na Ranz Bier, uma cerveja artesanal local.
As principais cachoeiras são a do Indiana Jones, a de São José e a do Encontro dos Rios (Macaé e Bonito). Essa última é procurada para rafting e canoagem e a cidade ainda oferece passeios de jipe para as atrações, apesar de serem acessíveis de carro.
É em volta da lagoa na praça central que o burburinho acontece, e, aos domingos, também tem uma grande roda de forró pé de serra.
A cidade tem ótima infraestrutura de pousadas e se o que você procura é sombra e água fresca chopp gelado – e um cardápio de primeira – partiu Lumiar!
Leia mais: Partiu conhecer as cachoeiras em Lumiar
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] ALUGUEL DE CARRO em até 3x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com. [/su_note]
3. Maromba
Maromba é a vila mais roots da região de Visconde de Mauá, e também a que tem mais cachoeiras ao redor. Fica aos pés da Serra da Mantiqueira, no interior do Estado do Rio, a cerca de 50 quilômetros de Resende.
Por lá, o que mais se vê são grupos em busca das cachoeiras ou em volta de um violão. Ou tudo ao mesmo tempo!
As cachoeiras mais procuradas são as do Escorrega, a Véu de Noiva e o Poção da Maromba, com 7 metros de queda, todas com ótimos poços para banho e de fácil acesso por estrada de terra. Mas saiba que o espaço é disputado para estacionar, então, se a ideia é ter uns dias de paz, é preferível ir a pé. A subida é íngreme, mas há alguns bares e restaurantes ótimos perto da cachoeira do Escorrega, a mais distante.
A disputa pelo tobogã natural de uns 20 metros é grande, mas todas as cachoeiras da região são ótimas.
A vila tem pousadinhas e restaurantes espalhados por suas poucas ruas e atrai muita gente durante o ano todo.
Se a ideia é aproveitar as cachoeiras no melhor estilo roots, Maromba é o que você procura.
Leia mais: 5 cachoeiras em Visconde de Mauá
4. Maringá
Maringá é outra vila da região de Visconde de Mauá, essa, mais indicada para quem quer comer bem. A vila é cheia de bares e restaurantes disputados e tem até uma Alameda Gastronômica. Em alguns lugares é preciso fazer reserva.
A vila tem mais pousadas e fica um pouco antes de Maromba, mais precisamente, 3 quilômetros. Ou seja, dá para escolher uma para ficar e visitar a outra facilmente.
As cachoeiras mais próximas da vila de Maringá são a de Santa Clara, a Toca da Raposa e a do Santuário, um complexo com várias quedas. A Santa Clara é procurada para rapel e a Toca da Raposa tem um bar e restaurante.
Maringá atrai mais famílias e casais e tem ainda vários cafés e lojas de artesanato. Fizemos um post comparando vários aspectos das vilas de Maromba e Maringá para ajudar a decidir em qual ficar. Confira abaixo:
Leia mais: Onde ficar, Maromba ou Maringá?
5. Paraty
Fechando a lista com chave de ouro, está Paraty. Essa deliciosa cidade histórica do Rio de Janeiro é conhecida por suas praias. Mas saiba que lá também há várias quedas e poços que disputam a atenção de turistas do mundo inteiro.
Paraty fica no sul do Estado do Rio, a cerca de 150 quilômetros da capital e tem uma excelente infraestrutura de pousadas.
As quedas mais procuradas são a da Cachoeira do Tobogã (da Penha), o Poço do Tarzã, Poço do Inglês, Cachoeira da Pedra Branca, Poço da Usina, Poço da Jamaica e outros. Alguns são de fácil acesso, outros são de difícil acesso, ou seja, tem opções para todos os gostos. Muitas ficam na Estrada Paraty-Cunha e a mais visitada é a do Tobogã, por causa do seu incrível escorregador natural.
A cidade tem bares animados, cafés e restaurantes de chefs renomados de várias especialidades. A variedade de hospedagens é enorme, e o destino é procurado por vários tipos de pessoas, de todas as idades.
Se a ideia é curtir as cachoeiras, mas intercalar com praias, atrativos culturais e turismo gastronômico, você vai adorar Paraty.
Leia mais: Dicas do que ver e fazer em Paraty
Bônus: Cachoeiras do Bracuí e do Rio Mimoso
Essas duas cachoeiras ficam na região do Brejal, zona rural de Bananal, cidade paulistana vizinha de Barra Mansa (RJ). Entretanto, suas águas despencam no Rio de Janeiro e as quedas têm uma vista incrível para a Bacia de Angra dos Reis. Conheça mais:
Cachoeiras do Bracuí e do Rio Mimoso, na Serra da Bocaina (SP)
Já conhece esses 5 destinos com cachoeiras próximos do Rio de Janeiro?
por Camila Coubelle