Início AMÉRICA DO SUL Restaurantes em Curitiba: saiba o que e onde comer na cidade

Restaurantes em Curitiba: saiba o que e onde comer na cidade

Os restaurantes em Curitiba são uma atração à parte para quem visita a cidade. São várias opções para os mais variados gostos e paladares.

Fruto de muitas etnias, Curitiba é famosa por ter uma gastronomia farta e diferenciada, recheada de pratos típicos de várias partes do mundo e capaz de surpreender com sabores únicos.

Para te ajudar a escolher os melhores lugares para comer na capital do Paraná, fizemos uma lista de cafés, bares e restaurantes em Curitiba que valem a pena conhecer.

restaurantes em Curitiba
Experimente os pratos alemães como este do Bar do Alemão, tradicional em Curitiba

  


>> RESERVE sua hospedagem em Curitiba com o melhor preço <<


O que comer em Curitiba

Curitiba vem do guarani e significa “muito pinhão ou pinheiral”. Uma cidade com nome de uma iguaria tão deliciosa, só poderia se tornar em um polo gastronômico.

Veja algumas especialidades para experimentar:

– Pinhão: o fruto típico no sul do Brasil incrementa várias receitas e você vai vê-lo com frequência no outono e no inverno.

– Carne de Onça: carne bovina crua, temperada com especiarias, manteiga, mostarda escura e servida com broa ou torrada.

– Barreado: prato típico do litoral paranaense, feito com carne bovina temperada e cozida por 12 horas. É servido com arroz, banana e farinha.

– Pierogi: um tipo de pastel cozido, típico da Polônia e da Ucrânia, tradicionalmente recheado com batata, chucrute, carne moída ou queijo.

– Banoffi: torta de banana com doce de leite, inventada na Inglaterra, mas que faz sucesso entre os curitibanos.

onde comer em curitiba barreado
Barreado é um prato do Paraná feito com carne e servido com arroz, farinha e banana. Uma delícia!

  


>> Leia também esse guia completo de atrações em Curitiba <<


Restaurantes em Curitiba: onde comer bem

Para um almoço tipicamente italiano e com a mesa farta, vá ao Madalosso. Localizado no bairro Santa Felicidade, a especialidade da casa é o rodízio de massas.

Se é comida alemã que você está procurando, o seu destino é o Bar do Alemão. Bem no centro histórico, o bar existe desde 1979 e, além da boa comida, o “Submarino” – uma dose de Steinhäger mergulhada em um caneco de chopp – é o campeão de pedidos.

O Jardineiro Restaurante é opção para quem adora comida brasileira, com feijoada no cardápio todo sábado.

Já para comer um prato típico de Curitiba, como a carne de onça, vá ao Mercearia Fantinato, um restaurante tradicional, com decoração despojada e ares de boteco. Quem prefere um bom barreado, precisa ir ao A Caiçara, que serve o prato tradicional acompanhado de arroz, banana e farinha de mandioca de Morretes.

restaurantes de curitiba
A deliciosa “carne de onça” da Mercearia Fantinato é uma das iguarias para se provar nos restaurantes de Curitiba

Restaurantes para jantar em Curitiba

Comer bem já é um bom motivo para visitar um restaurante renomado, mas comer com uma vista estonteante de Curitiba parece ser mais apetitoso. O Terrazza 40, que funciona na cobertura de um condomínio, oferece delícias uruguaias e italianas, além de uma variada carta de vinhos.

Se você quer saber onde comer fondue em Curitiba, o Le Réchaud é uma excelente escolha. O cardápio oferece opções com queijo, peixe, carnes, vegetarianos e versões doces com frutas e chocolates.

Com menu requintado e prêmios de gastronomia, o Barolo Trattoria é considerado um dos melhores restaurantes italianos do Paraná. Mesmo sendo um pouco mais caro, vale a pena incluir na lista de restaurantes para jantar em Curitiba, principalmente se for a dois.

  


>> Faça um tour gastronômico cultural em Curitiba <<


Bares e restaurantes em Curitiba para curtir a noite

Como a noite é bem agitada na capital, alguns bares e restaurantes em Curitiba são famosos pelo happy hour com cara de balada. Como no Hard Rock Café, que está sempre cheio e animado. No cardápio, vários estilos de cerveja, hambúrgueres e porções.

O Garden Hamburgueria tem uma pegada mais de barzinho. Não deixe de experimentar a bolinha de queijo deles, é simplesmente maravilhosa!

O Bar Alchemia capricha no hambúrguer artesanal, vários rótulos de cervejas nacionais e internacionais, e música ao vivo nos finais de semana. Já no Armazém Califórnia o clima é de boteco, com cerveja em conta e muitos petiscos. A culinária libanesa é o ponto forte e você precisa experimentar a esfiha de lá. Abre também para almoço.

restaurantes em curitiba
Esfiha do Armazém Califórnia

bares em curitiba
Hard Rock é uma das boas pedidas para a noite em Curitiba

Onde comer barato em Curitiba

No segundo andar do Mercado Municipal você encontra uma oferta gigante de restaurantes e lanchonetes para comer barato em Curitiba. Foi lá que experimentamos o pastel de pinhão com carne seca da Pastelaria Curitiba e nos apaixonamos. Vale a pena conferir!

Outro lugar com boa oferta de restaurantes em Curitiba com preço camarada é na Rua 24 horas. Nós já comemos no Koda Pub & Kitchen e aprovamos.

Todo domingo tem a Feirinha do Largo da Ordem, onde você pode provar o melhor da comida de rua, com preços acessíveis, inclusive o Pierogi (veja acima).

restaurantes em curitiba pinhao
Pastel de pinhão no Mercado Municipal de Curitiba

 

restaurantes em curitiba pierog
Pierogi é vendido em restaurantes, mas também como comida de rua na Feirinha do Largo da Ordem

  


>> Conheça a Rota das Cervejarias em Curitiba <<


Onde comer em Curitiba: cafés e sobremesas

Você pode dar uma paradinha entre os passeios em Curitiba para sentar em um café, fazer um lanchinho e descansar as pernas. Se estiver pelo Centro Cívico, vá ao Café do Viajante e experimente os cafés especiais da casa.

Quem visita o Museu Oscar Niemeyer também precisa dar passadinha no MON Café e provar as guloseimas do cardápio. Se você gosta de doces, uma boa pedida é ir ao Banoffi e pedir a iguaria que dá nome à casa. A torta de banana tem várias adaptações e é uma delícia.

onde comer em curitiba banoffi
Banoffi é uma torna de banana local deliciosa
 

Outras atrações:

Jardim Botânico de Curitiba: dicas para visitar

Passeios de trem Curitiba x Morretes

Museus em Curitiba: 5 acervos imperdíveis

O que fazer em Curitiba: guia completo

 

Gostou das nossas dicas de restaurantes em Curitiba? Se tiver mais alguma indicação, manda pra gente nos comentários.

 

por Nange Sá

Resolva sua viagem aqui

OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.

ALUGUEL DE CARRO em até 12x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.

PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Skyscanner, ou com até 25% OFF e 6x sem juros no Passagens Promo, ou nas ofertas da Viajanet.

CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.

INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a Civitatis.

Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem!

Ebook Capitólio



Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.