Início AMÉRICA DO SUL Jardim Botânico de Curitiba: dicas infalíveis para visitar

Jardim Botânico de Curitiba: dicas infalíveis para visitar

O Jardim Botânico de Curitiba é o principal cartão-postal da cidade e um dos pontos turísticos mais visitados da capital paranaense.

Ideal para quem gosta de atividades ao ar livre e contato com a natureza, a atração é um oásis para contemplação dos visitantes e um polo importantíssimo para a pesquisa, referência na preservação do meio ambiente.

Em uma área com folhas e flores variadas, é possível passar um bom tempo passeando pelos jardins geométricos. Na famosa estufa de três abóbadas, você conhece várias espécies de plantas nacionais e ainda tem uma linda vista da cidade.

Neste artigo você vai saber o que visitar no Jardim Botânico de Curitiba, vai encontrar dicas de como chegar e entender porque este é um dos jardins mais bonitos do Brasil.

Jardim Botanico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba é uma das atrações mais visitadas na cidade

>> Não deixe de ler! O que fazer em Curitiba: melhores passeios e atrações <<


Jardim Botânico de Curitiba: por que visitar

 Visitar o Jardim Botânico de Curitiba é certeza de caminhar em um dos lugares mais bonitos do Brasil, com área de mata nativa e centenas de espécies de plantas. Além do fato de ser daquelas atrações que combinam com tudo: desde o passeio em família a fotos de casal.

Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico ganhou o nome de Francisca Maria Garfunkel Richbieter, em homenagem à urbanista pioneira no planejamento urbano de Curitiba.

São 278mil metros quadrados e várias atrações – incluindo um bosque com mata atlântica preservada, cheio de araucárias, cedros e aroeiras.

O parque ainda conta com o Museu Botânico Municipal, jardim, trilhas, lago e um espaço cultural. A estrutura é ótima, com banheiros, lanchonete e um centro de informações turísticas.

Por ter entrada gratuita e funcionar todos os dias, visitar o Jardim Botânico é um passeio barato em Curitiba.

S E R V I Ç O

Jardim Botânico de Curitiba

Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 20h

Entrada gratuita

Endereço: Rua Eng°. Ostoja Roguski, 690 | Tel.: +55 41 3264-6994

Jardim Botanico Curitiba
Jardim Botânico Curitiba tem área de mata nativa e centenas de espécies de plantas

jardim botanico curitiba
A atração tem entrada gratuita e funciona diariamente

>> INGRESSO trem de Curitiba a Morretes <<


Como chegar no Jardim Botânico

Ônibus Turismo: uma linha de ônibus especial que percorre os principais prédios e parques de Curitiba. Os coletivos circulam a cada 30 minutos, saindo da Praça Tiradentes. Os tickets dão direito a um embarque e 4 reembarques

Confira aqui os horários, preço e pontos de partida.

Ônibus urbano: para chegar no Jardim Botânico de Curitiba, utilize os Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa, descendo ao lado da atração; ou a linha Cabral/Portão ou linha Alcides Munhoz, que para em frente à atração.

Transporte por aplicativo: uma corrida de Uber do Museu Oscar Niemeyer (MON) até o Jardim Botânico custa cerca de R$11 (jun/2020). Mesma estimativa saindo do Largo da Ordem ou do bairro Batel.

De carro: se estiver de carro na cidade, saiba que o Jardim Botânico de Curitiba tem estacionamento. É possível ainda estacionar nas ruas adjacentes.

Se estiver viajando em grupo por Curitiba e precisar alugar um carro, no buscador Rentcars.com você consegue comparar os preços entre várias locadoras da região e já sair do aeroporto dirigindo. Acesse e veja as ofertas.


>> Passagem aérea em oferta? <<

Confira os sites MaxMilhas e Passagens Promo


O que fazer no Jardim Botânico de Curitiba: atrações

 O parque tem atrações interessantíssimas que vão além da famosa estufa. Em uma visita ainda é possível caminhar entre flores pelo jardim, conhecer o museu botânico e até fazer uma visitação sensorial. Reserve ao menos 2 horas para o passeio.

Estufa

O que chama a atenção na estufa do Jardim Botânico em Curitiba é a estrutura toda em metal e vidro. A arquitetura, com três abóbodas do estilo art-noveau, é inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

Lá dentro é tudo climatizado, com espécies da flora nativa da Mata Atlântica como Caetê e Caraguatá. De dentro da estrutura você ainda tem uma bela vista do jardim.

Jardim Botanico Curitiba
São três abóbodas em estilo art-noveau

Jardim francês

O jardim em estilo francês, que dá as boas-vindas aos visitantes, tem desenhos geométricos e está sempre recheado de flores coloridas. A fonte de água por entre os canteiros também rende boas fotos e deixa o espaço ainda mais bonito.

Jardim Botanico Curitiba
As divisão geométrica vista de longe

Museu Botânico de Curitiba

O museu é considerado o quarto maior herbário do Brasil e o maior da flora paranaense.

O acervo tem cerca de 400mil amostras de plantas. Acredita-se que quase 98% das espécies existentes no Paraná estejam depositadas nesse herbário.

Com o objetivo de ser fonte de pesquisa científica e divulgar a flora brasileira, o espaço conta ainda um Centro de Informação Botânica, com apresentação de cursos e palestras para estudantes e pesquisadores.


>> RESERVE sua hospedagem em Curitiba agora mesmo <<


 

Jardim das Sensações

Atração procuradíssima dentro do Jardim Botânico de Curitiba, o Jardim das Sensações oferece uma experiência diferente. Com os pés descalços e os olhos vendados, o visitante percorre a trilha de 200m utilizando apenas o tato, olfato e audição, sentindo e percebendo a natureza com mais intensidade.

Outras atrações

O legal do Jardim Botânico é caminhar e contemplar. No entanto, seu gramado é bastante convidativo e, para curtir o passeio de verdade, se permita ficar parado ali por alguns instantes, tire alguns minutos para ler um livro, namorar ou fazer um piquenique.

Em dias de sol (raros em Curitiba), aproveite para relaxar nesse paraíso no meio de cidade grande. Não é à toa que ele é um dos mais visitados parques em Curitiba.

o que fazer no Jardim Botanico Curitiba

Regras de visitação do Jardim Botânico de Curitiba

– Não pode entrar com moto, bicicleta, skate, patins, patinete ou similares nos gramados, pistas e passarelas;

– O acesso e permanência sem camisa ou com roupas de banho também é vedado;

– Não pode entrar com animais de qualquer natureza ou porte;

– É proibido alimentar os animais nativos;

– Jogos e atividades com bola também são proibidos.

Dicas para o passeio

– Em dias de sol, use roupas leves, protetor solar e vá com sapatos confortáveis;

– Não jogue lixo no chão;

– Leve câmera ou celular bem carregados, pois vai render muitas fotos. Se precisar de um power bank, veja essas as ofertas.

S E R V I Ç O

Jardim Botânico de Curitiba

Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 20h

Entrada gratuita

Endereço: Rua Eng°. Ostoja Roguski, 690 

Telefone: +55 41 3264-6994 

Mais dicas de viagens no Paraná:

O que fazer em Foz do Iguaçu: roteiro completo

O que fazer em Prudentópolis, Paraná

Restaurantes em Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba é realmente um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade, mas aproveite para conhecer outros parques por lá, pois vale muito a pena.

por Nange Sá

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.