2º Encontro de blogueiros da RBBV agita Curitiba

Mais uma vez, o blog Vida Sem Paredes marcou presença no maior encontro de blogueiros de viagem do Brasil, organizado pela Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, a RBBV.

O evento ERBBV 2018, que foi realizado em Curitiba entre os dias 1 e 4 de novembro, reuniu cerca de 150 blogueiros em uma vasta programação, incluindo tours pela cidade, painéis, debates e, claro, muita animação.

Fazemos parte da RBBV desde de 2016. A comunidade, que tem mais de 1300 blogs, atua compartilhando informações sobre temas ligados ao turismo e à profissionalização dos blogs. O primeiro Encontro RBBV aconteceu em 2016 em Belo Horizonte e cresceu ainda mais agora em 2018.

Quer saber como funciona esse evento com blogueiros de viagem? Confira tudo o que rolou em Curitiba.

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Foto: blog Gastando Sola Mundo Afora

 

 

Onde se hospedar em Curitiba

É a nossa segunda viagem a Curitiba e decidimos ficar em um Airbnb, por conta da localização e fácil locomoção até os pontos em que as atividades aconteceriam. E foi uma ótima escolha. Nosso apê era bem localizado, na Rua XV de Novembro, e atendeu a todas as nossas necessidades.

Aliás, se você também curte esse jeito mais independente de se hospedar, o Airbnb é uma opção que pode ser mais em conta. Se quiser conhecer mais, aproveite R$ 130,00 de desconto na sua primeira reserva.

Agora, se você gosta mesmo é de acordar com um café da manhã prontinho e se identifica com o clima de um hostel, a nossa dica é o Motter Home, premiado e considerado o melhor de Curitiba. Nós já nos hospedamos lá e fizemos um review detalhado das acomodações, café da manhã e tudo mais.

Confira também outras ofertas de hospedagens em Curitiba na Booking.com e escolha a que mais combina com o seu perfil de viagem.

 

>> O que rolou no ERBBV 2018

 Tour Comida de Boteco

O segundo Encontro de blogueiros da RBBV começou animadíssimo, um dia antes do início da programação oficial. No dia 31 de outubro, 15 blogueiros que chegaram mais cedo em Curitiba foram recepcionados com o Tour Comida de Boteco.

Com três anos de existência, o passeio é ótimo para conhecer os bares de da cidade e fazer novas amizades. Tudo isso de uma forma despojada, com petiscos e bebidinhas. Esse tour é organizado pela Carol Moreno, do blog Mochilão Trips, que é uma diversão à parte. Uma guia super animada e pronta pra dar as melhores dicas sobre Curitiba.

Conhecemos quatro bares no centro histórico: Armazém Califórnia, Alchemia Bar, Garden Hamburgueria e Bar do Alemão, cada um apresentando a sua especialidade. Mas o projeto ainda está presente em mais sete bairros de Curitiba.

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Foto: blog Mochilão Trips

 

Visita à Torre Panorâmica

Antes mesmo da abertura oficial do evento, fomos conhecer a Torre Panorâmica das Mercês, de onde se tem uma visão 360º de Curitiba. Erguida em comemoração aos 300 anos da cidade, além da maravilhosa visão do alto, a Torre ainda conta a história do Paraná através do painel do artista local Poty Lazzarotto.

Fomos recepcionados pelo prefeito da cidade, Rafael Greca, que nos deu as boas-vindas e destacou a importância do turismo para a cidade. Nós ainda brindamos com a Gengibirra, bebida tradicional do estado.

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Prefeito Rafael Greca dando as boas-vindas aos blogueiros
Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
O prefeito nos acompanhou em um tour na torre
Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Painel de Poty Lazzarotto na Torre Panorâmica

 

City Tour Linha Turismo

O passeio é uma opção conhecida na cidade e é destinado para quem quer visitar várias atrações em pouco tempo – cerca de 2 horas e meia. O itinerário inclui 25 pontos turísticos, com algumas paradas. O visitante que compra o bilhete (R$ 40,00 – nov/2018) tem direito a um embarque e 4 reembarques.

Nós fizemos um roteiro exclusivo e descemos em três parques: Jardim Botânico, Parque Tanguá e UNILIVRE, uma escola de educação socioambiental que fica no meio de uma pedreira desativada. Incrível! Bons blogueiros que somos, não economizamos nas fotos!

Mais informações no site.

 Na última visita à cidade nós conhecemos esses e outros parques de Curitiba. Descubra o que mais combina com você ou faça como nós: visite TODOS!

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Uma das paradas do nosso tour com a Linha Turismo
Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Blogueiros no Parque Tanguá

 

Tour Curitidoce

Enquanto uma turma passeava na Linha Turismo, outra galera se esbaldou nesse delicioso passeio para degustação de doces, passando por 4 lugares: Cuore di Cacao, Mary Ann Apple Factory, Kinkan Sweet e Bazar Doce Pâtisserie.

A Aline  Kamiji do blog Latitude Infinita foi uma das participantes desse tour de dar água na boca. Dá uma olhada no que ela contou sobre o Tour Curitidoce.

 

Abertura Oficial do ERBBV 2018

Depois de rodar bastante pela cidade, chegou a hora de abrir oficialmente o Encontro de blogueiros da RBBV. E não poderia ser melhor, com uma recepção muito legal no Hard Rock Café, o maior da América Latina, com capacidade para aproximadamente 360 pessoas. Com vários lounges e uma área especial para eventos, o Hard Rock atendeu a todas as nossas expectativas e nos proporcionou uma noite muito divertida.

Contamos ainda com a presença do Adonai Aires de Arruda Filho, presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau e diretor da Serra Verde Express, e o Marcelo Fachinello, diretor do Instituto Municipal de Turismo, apoiadores do Encontro RBBV 2018.

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Abertura do ERBBV 2018 no Hard Rock Café de Curitiba

 

>> Passeios em Curitiba

 Trem de Curitiba a Morretes

Com um passeio tradicional para os curitibanos, o segundo dia do Encontro da RBBV foi marcado pelo tour em Morretes, cidade a cerca de 73km de Curitiba. Saímos do terminal rodoferroviário de ônibus e seguimos para a cidade que fica entre a serra e o litoral. O caminho escolhido foi a Estrada da Graciosa, cheia de lindas paisagens.

Já em Morretes, que aliás é uma cidade muito charmosa, com seus casarões do século XVIII, o ponto alto foi provar o prato típico da região, o barreado. Gente, que delícia! Ah, e tudo ficou ainda mais legal com a vibe positiva da galera do Restaurante Madalozo, que nos recebeu de braços abertos e ainda ensinou sobre o preparo do prato.

O retorno foi pela Ferrovia Paranaguá – Curitiba, no “Trem do pôr do sol”. Não posso deixar de falar do guia do nosso vagão, Lisandro Vasconcelos, que deu um show nas explicações e histórias sobre a região. Todo o nosso tour foi oferecido pela Serra Verde Express, que opera o trecho Curitiba x Morretes.

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
O tradicional prato Barreado de Morretes
Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Trem Morretes x Curitiba pela Serra do Mar

 

Happy Hour Gards Rooftop

Um encontro que reúne mais de 150 profissionais tem que ter networking, não é mesmo? O happy hour do dia foi oferecido pelo GARDS Rooftop, um lounge moderno e especializado em drinks, na cobertura do Shopping Pátio Batel. Drinks especiais, comidas deliciosas, muita conversa e animação embalaram a nossa noite.

Você também adora um turismo gastronômico? Confira nosso artigo sobre restaurantes para conhecer em Curitiba.

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Happy Hour no Gards Rooftop

 

>> Rodada de palestras do ERBBV 2018

A grande proposta da RBBV é auxiliar blogueiros a crescerem em seus nichos, se profissionalizarem e se destacarem em um mercado tão grande como o digital. Para isso, as palestras, debates e painéis são tão importantes.

O fim de semana dos blogueiros foi marcado por muito aprendizado e troca de experiências no Mercado Municipal de Curitiba e no Espaço Cultural Capela Santa Maria.

 

Mercado Municipal de Curitiba

Começamos o dia com a apresentação da Francielle Zuffo, Relações Públicas do Mercado, que nos mostrou a importância do tradicional Mercado Municipal de Curitiba para a cidade, que completou 60 anos recentemente. Além de um centro de compras, o espaço ainda tem uma ampla praça de alimentação, serviços, o primeiro setor de orgânicos do país e área para eventos, como o nosso, que são realizados regularmente.

 

O Mercado Municipal de Curitiba foi palco do primeiro dia de palestras do ERBBV:

PALESTRA: TripAdvisor – A nova rede social de viajantes – Leandro Oliveira

PAINEL: Contando histórias através do youtube (dicas e ferramentas) – Robson Franzoi / Ana Luiza Strauss / Angie Sant Ana / Maurício Oliveira

PAINEL: Criando produtos relacionados ao blog – Patricia Papp / Carol Moreno / Vinícius Teles e Patrícia Santos / Claudia Beatriz Saleh

PAINEL: Mídias Sociais – comunidade, crescimento e engajamento – Maíra Silveira / Andrea Nogueira / Rafael Miranda

PALESTRA: SEO para iniciantes – Roni da Silva Souza

PALESTRA: Estratégias de marca e reputação para seu blog  – Andrei Scheiner

PALESTRA: Estruturas empresariais e tributárias para otimização dos resultados financeiros – Rodrigo Vieira

ERBBV 2018
Ponto para fotos no Mercado Municipal de Curitiba

 

Festa de Confraternização – Ópera Arte

Depois de aprender bastante na rodada de palestras, fomos recepcionados pelo pessoal da Ópera de Arame e do Ópera Arte, lounge que fica no subsolo do palácio.

Antes dos quitutes, fizemos um tour guiado pela galeria de arte, no piso superior, e pelo enorme teatro, palco de grandes concertos e shows. Aliás, arte é o que não falta por todo o Complexo das Pedreiras.

O que mais nos chamou a atenção foi o palco flutuante e móvel que fica no lago da Ópera de Arame, de frente para Ópera Arte. Em uma nova proposta, o espaço recebe moradores e turistas no projeto Vale da Música, com shows de música instrumental.

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Ópera de Arame
Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Confraternização no Ópera Arte

 

>> Mais um dia de atividades no Encontro de blogueiros

Visita exclusiva à Arena da Baixada

O Estádio Joaquim Américo Guimarães, mais conhecido como Arena da Baixada, é a casa do Clube Atlético Paranaense. Uma turma de blogueiros acordou cedo para conhecer as dependências do estádio que é um dos mais modernos da América Latina.

Fizemos um tour guiado por todos os espaços do complexo, inclusive o gramado, onde tivemos a oportunidade de bater pênaltis.

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Tour guiado na Arena da Baixada

 

A Rodada de Palestras do terceiro dia foi no Espaço Cultural Capela Santa Maria:

PALESTRA: Youtube Business – como ganhar dinheiro com o seu canal – Virgínia Crema

PALESTRA: A ferramenta mais rentável para monetizar em 2019 – Vinícius Teles / Patrícia Santos

PALESTRA: SEO nível médio e avançado – Roni da Silva Souza

PAINEL: Melhorando o rendimento de programas de afiliados em seu blog – Ana Catarina Portugal / Fábio Angheben / Paulo Rodrigo Zamboni e Julio Galvão / Rafael Miranda

CAPACITAÇÃO: Guia de Curitiba – Alexander Roger

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Palestras no Espaço Cultural Capela Santa Maria

 

Jantar de encerramento

Para fechar o Encontro RBBV 2018 com chave de ouro, fomos recebidos para um jantar muito acolhedor no Restaurante O Jardineiro. Cheio de delícias, uma cara bem brasileira e com música ao vivo, o clima de confraternização tomou conta da galera.

O jardineiro existe desde 2009 e funciona em um casarão charmoso no bairro São Francisco. O atendimento foi impecável e a comida nem se fala. Aprovadíssimo!

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Restaurante O Jardineiro | Foto: blog Viagem e Destinos
Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Jantar de encerramento no Restaurante O Jardineiro

 

Programação extra do ERBBV 2018

Quem ficou um dia a mais em Curitiba ainda pode aproveitar dois tours:

 

Tour de bicicleta em Curitiba

Quer jeito mais divertido de conhecer uma cidade do que passeando de bicicleta? Pois essa é a proposta da Kuritbike, atividade extra que fizemos depois do ERBBV.

O tour passou por pontos importantes de Curitiba, como o Museu Oscar Niemeyer – MON, o Bosque do Papa, a Ópera de Arame e o parque Tanguá. Mas além desse roteiro, a empresa ainda oferece mais nove maneiras de conhecer a cidade pedalando.

Enquanto eu queimava os salgadinhos do fim de semana pelas ciclovias da cidade, a Camila pode aprender um pouco mais sobre a história de Curitiba. Veja abaixo!

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Tour Kuritibike

 

Walking Tour pelo Centro Histórico

Oferecido pelo Instituto Municipal do Turismo, o tour é uma boa opção para quem está em Curitiba em uma segunda-feira, já que a maioria das atrações da cidade estão fechadas.

A galera adorou conhecer os detalhes sobre a história da terra do pinhão, apresentada pelo guia e historiador Alexander Roger. O serviço gratuito é oferecido sempre às sextas às 14h e nas segundas às 9h.

Encontro de blogueiros - ERBBV 2018
Walking Tour no Largo da Ordem

 

O ERBBV 2018 só aconteceu com a iniciativa da Cláudia Beatriz Saleh (Aprendiz de Viajante), que é fundadora da RBBV, e do Rafael Miranda (Para Viagem), com a ajuda dos voluntários Maíra Silveira (Aos Viajantes), Daniela Duarte (Só Viagem) e Renata Sucena (Viagem em Detalhes).

O evento teve patrocínio do TripAdvisor, SegurosPromo, EasySim4u, ViajaNet e Booking.com. O Curitiba Convention & Visitor Bureau e o Instituto Municipal Curitiba Turismo foram os grandes parceiros. O ERBBV contou ainda com o apoio da Belvitur, Curta Curitiba e Serra Verde Express Trens e Receptivo.

Saiba mais sobre o Encontro RBBV no site oficial.

 

Já deu pra perceber que o Encontro de blogueiros da RBBV 2018 foi intenso e muito produtivo. Nós e os outros profissionais presentes, com certeza, saímos cheios de bagagem – mais até do que cabe no avião – e sem precisar pagar pelo excesso!

 

por Nange Sá

 

Confira os blogs participantes:

Abrace o Mundo | Abraço Mundo | Acordei, quero viajar | Aos Viajantes | Aprendiz de Viajante | Apure Guria | Ases a Bordo | As Viagens de Trintim | AzWanderlust | Bagagem de Memórias | Blog Só Viagem | Buenas Dicas | Cantinho de Ná | Casa de Doda | Cheap Trip | Chicas Lokas | D&D Mundo Afora | De Cá Pra Lá | De Mochila e Caneca | Descansa na Volta | Destinos por onde andei | Deusa Rodrigues | Dez Mil Milhas | Diana Viaja | Diário de Navegador | Diário de uma Viajante | Dicas Nova York | Escolha Viajar | Estante de Viagens | Eu Ando Pelo Mundo | Férias pra Ontem | Fora da Toca | Fui Ser Viajante | Fuxicos de Viagens | Gastando Sola Mundo Afora | Guia Mundo Afora | Idas e Vindas da Carol Inda Vou Lá | Jô Viajou | Latitude Infinita | Leve Sem Destino | Let’s Fly Away – Luciana Freitas | Meu Destino Mochilão Barato | Mochilão Trips | Mulher Casada Viaja | Mulheres | Na Estrada com as Minas | Nós no Chile | Nossa! O mundo é Nosso! | Olívia Garimpando Por Aí | Para Viagem | Partiu Viajar | Patricia Viaja | Qualquer viagem. Eu vou! | Quase Nômade | Quer saber? Eu amo viajar! | Recordações de Viagens | Rodas nos Pés | São Paulo Sem Mesmice | Sentidos do Viajar | Somando Destinos | Tá na minha Rota | Tire a Bunda do Sofá | Top 5 Tour | Travel Tips Brasil | Trilhas e Aventuras | Trilhas e Cantos | Turismo LGBT | Turista FullTime | Turistando.in | Turistando Pelo Paraná | Turista Profissional | Uma Viagem Diferente | Uma Senhora Viagem | Um Viajante | Vamos Por Aí | Viagem com Crianças | Viagem com Milhas | Viagem e Destinos | Viagem em Detalhes | Viagens Bacanas | Viagens de Carolina Martinez | Viagens e Caminhos | Viagens Imperdíveis | Viagens Por Aí | Viagens Possíveis | Viajando com Daniela Cascardo | Viajando Com Sy | Viajando na Janela | Viajando Sem Medo | Viajante Comum | Viajante Inveterado | Viajante Móvel | Viajantes por Opção | Viajar Correndo | Viajar Sem Grana | Viajei Bonito | Viaje na Web | Viajoteca | Viciada em Viajar | Vida de Turista | Vida Sem Paredes | Vinicius pelo Mundo | Viva Viaje | Vivi na Viagem | Volto Logo

 

Leia sobre o Encontro de Blogueiros da RBBV em outros blogs que participaram:

Encontro RBBV 2018 – Edição de Curitiba, Na Estrada com as Minas

Maior encontro de blogueiros de viagem do Brasil – ERBBV Curitiba 2018, no Viagens e Caminhos

Encontro de Blogueiros da RBBV em Curitiba 2018, no canal do Mauricio Oliveira do Aventureiros

Curitiba foi sede do encontro RBBV 2018, o maior encontro de blogueiros do Brasil, no Meu Destino

ERBBV 2018 Curitiba, encontro de blogueiros, no blog Uma viagem diferente

 

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE
Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

13 comentários em “2º Encontro de blogueiros da RBBV agita Curitiba

  • 7 de novembro de 2018 em 16:02
    Permalink

    Foi muito especial ter vocês no evento! Obrigada pela presença e pelo post incrível! Espero que tenham aprendido tanto quanto a gente!
    Até o próximo Encontro!

    Resposta
    • 7 de novembro de 2018 em 20:24
      Permalink

      A gente é que agradece por você ter “apertado o botão”! Aprendemos bastante e já estamos esperando o próximo! beijos

      Resposta
  • 7 de novembro de 2018 em 17:34
    Permalink

    Finalmente conheci minha amiga oculta, Camila Coubelle. O post está ótimo e vou relembrando cada uma das atividades que fizemos. Bom também saber como foram as atividades que não pude participar. beijocas

    Resposta
  • 7 de novembro de 2018 em 18:16
    Permalink

    O POST ficou muito legal! E ao ler relembrei cada detalhe desses dias tão intensos. Foi ótimo conhecer tantas pessoas bacanas. Beijo

    Resposta
    • 7 de novembro de 2018 em 20:29
      Permalink

      Que legal que gostou Márcia! É muito bom relembrar esses momentos tão legais que vivemos lá, né!? beijos

      Resposta
  • 7 de novembro de 2018 em 18:59
    Permalink

    Excelente artigo, meninas! Que bom que puderam aproveitar um pouco mais e curtir o Tour Comida de Buteco, e fazer também o Walking tour e Curitibike!
    Adorei conhecer vocês duas! Eta mineirinhas simpáticas!
    Um grande abraço!

    Resposta
    • 7 de novembro de 2018 em 20:30
      Permalink

      Muito obrigada pelo elogio, e pela cia em tantos momentos! Também adoramos conhecer você, a gente se vê no próximo! Abração!

      Resposta
  • 11 de novembro de 2018 em 13:33
    Permalink

    Adorei o post! Já deu saudade!! E foi muito bom conhecer vocês pessoalmente! Espero que possamos nos encontrar em outras oportunidades! Grande abraço!

    Resposta
    • 12 de novembro de 2018 em 09:54
      Permalink

      Oi Keila! Que bom que gostou! Também adoramos te conhecer pessoalmente! Até breve! Beijão!

      Resposta
  • Pingback:Passeios em Curitiba: melhores tours para curtir na cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.