A pandemia ainda não acabou, mas já é possível tirar seu certificado de vacina contra Covid-19. É rápido, gratuito e você pode deixar a versão em PDF salva em três idiomas no seu celular.
Como o documento vem sendo exigido para ingressar em lugares como cinemas, academias, estabelecimentos comerciais e determinadas atrações turísticas em algumas cidades do Brasil, preparamos um passo a passo de como emitir o “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19”, popularmente chamado de “Passaporte da Vacina”.
O documento oficial está disponível para quem deseja comprovar que concluiu o ciclo vacinal contra o coronavírus.
Segundo o Ministério da Saúde, qualquer pessoa pode apresentar o certificado nacional sempre que necessitar. E isto inclui viagens internacionais, visto que alguns países já reconhecem o documento para a entrada de brasileiros em seu território. Ainda mais que, por enquanto, não existe um certificado internacional.
Continue lendo o post para entender como emitir seu documento.
Leia também:
Como tirar certificado internacional de vacina contra febre amarela
Quem pode tirar o certificado de vacinação contra Covid-19?
Quem já completou o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) já pode emitir o certificado de vacinação no Conecte SUS, o site e aplicativo oficiais do Ministério da Saúde.
Para emitir o documento, você precisa acessar o site ConecteSUS, ou aplicativo do programa, disponível para os sistemas Android ou iOS. No caso do app, basta procurar na loja de aplicativos do seu celular e fazer o download.
Sobre o Conecte SUS
O Conecte SUS foi criado pelo Ministério da Saúde para disponibilizar um certificado que comprova a imunização contra a Covid-19. O documento apresenta dados da vacinação e pode ser utilizado na versão impressa, ou mesmo apresentado através do aplicativo no celular, facilitando o controle sanitário em determinados ambientes ou ocasiões.
O certificado nacional de vacina contra a covid-19 apresenta data da vacinação, nome e laboratório da vacina, lote, código do vacinador e local onde a vacina foi aplicada. O documento conta também com um QR Code para validação dos dados, passo importante, visto que alguns ambientes podem exigir essa validação para aceitar o certificado.
O Conecte SUS terá outros dados sobre o cidadão, como resultados de exames, registros de doação de sangue, entre outros, que serão acrescentados futuramente. Outras vacinas aplicadas pelos SUS serão adicionadas gradativamente na Carteira de Vacinação Digital.
Passo a passo para tirar o certificado de vacina contra Covid-19:
- Acesse a plataforma do ConecteSUS e clique em “Cidadão”.
- Clique no tópico “Vacinas” e em seguida, clique em “Acesse Agora”.
- Crie uma conta no site (obrigatório). Escolha qual documento ou sistema quer utilizar para criar a sua conta. Pode ser o CPF, por exemplo.
- Com a conta criada, clique em “Carteira de Vacinação Digital”.
- Nela estarão as doses tomadas por você. Basta acessar “Certificado de Vacinação”.
- Quando aparecer o certificado, é possível selecionar o idioma (português, inglês e espanhol), e salvar a versão PDF do documento. Para salvar, clique no botão com a seta apontando pra cima, no canto superior direito.
- No próprio certificado estarão as instruções para validar o documento através do site validacertidao.saude.gov.br ou do QRCode. Quando o certificado é verificado, o código QR é escaneado e a assinatura verificada por quem lê o documento, evitando falsificações.
Dica de ouro do “passaporte da vacina para brasileiros”:
Salve o documento PDF no seu computador e no seu celular, envie por e-mail e deixe salvo em sua caixa de entrada. Ou seja, tenha disponível em vários lugares, para facilitar o acesso.
Anote:
– O documento tem validade de 12 meses.
– O registro entra no sistema em até 10 dias, mas caso o seu não conste no site ou aplicativo, é possível procurar seu local de vacinação e solicitar o registro.
– A aceitação do certificado em outros países varia de acordo com regras locais. Consulte-as antes de fazer uma viagem internacional.
Confira também:
Como encontrar seguro viagem mais barato
por Camila Coubelle