Como se já não fosse ma-ra-vi-lho-so viajar, ainda temos vários tipos de viagem para vivenciar de acordo com o perfil, com o momento da vida em que estamos, ou até mesmo com a vontade de fazer alguma coisa diferente daquelas que fazemos sempre.
E claro, para encontrar aquilo que buscamos em determinada viagem, o destino precisa estar de acordo com as expectativas.
Confira algumas dicas de lugares que se encaixam bem no seu perfil ou no perfil de viagem que você quer fazer. Em todos eles, vou colocar os links com mais informações sobre o lugar, onde ficar, o que fazer e como chegar.
Do ecoturismo ao turismo gastronômico: 7 tipos de viagem no Brasil
#1 Tipos de viagem: Ecoturismo
Contato com a natureza é o maior presente que esse tipo de viagem oferece. É para quem quer vivenciar as sensações de superação e determinação. É preciso ter preparo físico e consciência ambiental.
Faz a gente descobrir a humildade, ao ver que sempre vamos precisar de uma ajudazinha de alguém, faz a gente testemunhar os mais bonitos nascimentos ou repousos do Sol. Alguns lugares bem legais para esse tipo de viagem são:
Ibitipoca, um parque com três opções de circuitos com trilhas, grutas e um monte de cachoeiras.
Chapada dos Veadeiros, com suas cachoeiras, trilhas e paisagens lindíssimas, incluindo a Cachoeira Santa Bárbara.
Trilha do Ouro, com 50 Km de caminhada pelos caminhos históricos por onde o ouro era levado de Minas até o Rio.
#2 Tipos de viagem: Cultural
História na prática. Nada melhor do que conferir ao vivo aquela cultura específica de um lugar e as histórias guardadas em museus. É para quem não se contenta só com os livros e a Internet.
É para quem gosta de pesquisar e de conhecer coisas novas, mas depois, precisa ver ao vivo, se aproximar, e se possível, tocar. Quem nunca fez questão de comprar e levar para casa aquela estatuazinha que só existe naquele lugar do mundo? Se liga onde você vai pode viver tudo isso:
São Paulo, simplesmente porque tem museus que reúnem obras de importância mundial.
Quilombo dos Palmares, que relembra a história da luta contra a escravidão no Brasil.
Belo Horizonte, e seu Circuito Cultural Liberdade, considerado um dos mais importantes corredores de cultura do país.
#3 Tipos de viagem: Relax
Dar um pause na correria do dia a dia, dar férias para os pés, quem sabe até desligar o celular? Tem gente que precisa se desligar de tudo para recarregar as energias de vez em quando.
Seja em um spa ou de frente para o mar, a única coisa que importa é não ter que se preocupar com nada. Não é qualquer lugar que pode nos oferecer tranquilidade completa. O melhor é que seja um lugar pequeno, com ar puro e um pouco de silêncio. Que tal esses?
São Lourenço, com seu maravilhoso Parque das Águas e suas fontes minerais. Uma área verde deliciosa, repleta de bosques e jardins, com balneário para banhos, massagens e terapias.
Vale do Matutu, que em meio à natureza, oferece várias terapias energizantes, massagens, tratamentos e banhos preparados com a água mais pura nascida nas altas cabeceiras da Serra da Mantiqueira.
#4 Tipos de viagem: Em família
Tem gente que está sempre com os pimpolhos a tira colo e acha que eles têm que ver o mundo desde pequenininhos.
Gente que não perderia por nada o brilho da descoberta no olhar que só as crianças têm, gente sempre disposta a responder de forma lúdica as perguntas curiosas que eles tiram sabe se lá de onde.
Na verdade, a maravilha de viajar com crianças é justamente essa: ver tudo sobre uma perspectiva totalmente diferente, que sempre se encanta com tudo. Saca só um lugar perfeito para essa viagem:
Instituto Inhotim, que é capaz de encantar todas as idades com suas galerias e bosques, sua interatividade e principalmente, sua acessibilidade.
Petrópolis, com seus vários museus que agradam todas as idades e seu talento para a gastronomia.
#5 Tipos de viagem: Gastronômica
Só vim pra comer! Essa viagem é para quem não faz cerimônia. Para quem não se preocupa com os ingredientes e sim com os sabores. Para quem acredita que só se conhece verdadeiramente um lugar em volta da mesa.
Para quem gosta de caviar a arroz com feijão e faz questão da sobremesa! Para quem sabe harmonizar e acha não tem problema ganhar uns quilinhos se for pra se esbaldar com sabores que ora fazem a gente engolir até sem mastigar, ora fazem a gente comer bem devagarzinho, pra saborear. Você precisa conhecer esses:
Lumiar, com seus restaurantes de cardápios elaborados e sua cerveja artesanal premiada.
Paraty, que tem sabores de vários cantos do mundo e para todos os gostos. Muitos restaurantes têm suas cozinhas estreladas, comandadas por renomados chefs.
Maringá, que tem, inclusive, uma Alameda Gastronômica cheinha de restaurantes.
#6 Tipos de viagem: Luau
Uma fogueira, um violão, as estrelas e uma vibe legal. Essa viagem é para quem não faz questão de conforto, mas faz questão de fazer amizades.
Tem gente indo e vindo o tempo todo, tem gente de vários lugares, tem muita gente disposta a virar a noite conversando, bebendo e eternizando aquele momento. Gente jovem. De idade ou de pensamento. É pé no chão, sanduíche, PF, areia de praia, rede de dormir… Eis aqui alguns lugares perfeitos para isso:
Ilha Grande, com suas praias incríveis de uma tonalidade única, como Parnaioca e Aventureiro.
São Thomé das Letras, suas cachoeiras e sua energia única brindada pelo aplauso ao pôr do Sol do topo da Pirâmide.
Trindade, e sua famosa praia do Sono, que já inspirou canções e poesias.
#7 Tipos de viagem: Romântica
Brindes, jantares, hidromassagem… Alguns programas só são bons a dois! Bom para quem quer brindar o amor, para quem vai comemorar bodas ou para quem acabou de fazer as pazes. O lugar precisa ter luz de velas, bons restaurantes e bons vinhos. Precisa ter chalé, privacidade, trilha sonora romântica e precisa fazer suspirar quando se abre a janela pela manhã. Confira esses:
Penedo, com sua influência finlandesa, seus deliciosos chocolates e sua excelente infraestrutura, ‘alvo’ de muitos casais apaixonados.
Tiradentes, e suas ruas de pedras, suas luzes charmosas de lamparina, seu friozinho que pede abraços.
Ainda tem os baladeiros, os compradores, os religiosos… Enfim, os tipos de viagem são muitos e tem sempre um de acordo com o seu estilo. Esse ano ainda tem muito a oferecer. Enjoy!
>> Extra: alguns destinos brasileiros mais conhecidos no mundo:
7 tipos de viagem de acordo com seu perfil
por Camila Coubelle