As parrillas estão em quase todos os cardápios de restaurantes em Buenos Aires, mas a boa cozinha portenha vai além do churrasco e é considerada uma das melhores da América do Sul.
Por isso, fazer um tour gastronômico em Buenos Aires é quase que obrigatório. A oferta de restaurantes, cafés e bares é imensa e tem para todos os gostos, dos tracionais e bem turísticos, aos contemporâneos e assinados por chefs.
Para te ajudar na difícil missão de escolher bons restaurantes em Buenos Aires, nós fizemos uma lista do que há de melhor na capital portenha. Você vai saber onde vale a pena comer nos principais bairros da cidade e ainda tem um bônus no final do post.
Você vai ver:
- Preços e tarifas
- Dicas de restaurantes em Buenos Aires
- Restaurantes no Puerto Madero
- Restaurantes com show de tango
- Restaurantes premiados
- Bônus
>> Confira ofertas de passagens aéreas no Skyscanner <<
Restaurantes em Buenos Aires: preços e tarifas
Preços
Com a desvalorização do Real, os preços de restaurantes em Buenos Aires já não são mais tão “de graça” quanto eram alguns anos atrás. No entanto, ainda é possível encontrar bons preços na cidade.
Quando estivemos em Buenos Aires, em agosto de 2019, nós pagamos cerca de 1.635 ARS em uma refeição com bife de chorizo para duas pessoas + guarnição, cerca de R$120. Já os lanches, como as empanadas, podem ser encontrados até por R$5.
Cubierto
Querendo ou não, o cubierto vai estar em todos os restaurantes da Argentina. O valor, cobrado por pessoa, refere-se ao serviço de mesa e precisa estar visível para o cliente, seja no cardápio ou em cartazes de informação do restaurante.
Em tese, essa taxa é legal e serve para cobrir despesas com manutenção de itens como talheres e toalhas. É uma tarifa fixa que vai direto para o restaurante, ou seja, não é gorjeta.
Propina (gorjeta)
Assim como no Brasil, a gorjeta é opcional na Argentina. Portanto, se for bem atendido, é legal deixar ao menos 10% de propina, em dinheiro, para o garçom.
Pagamento com cartão de crédito ou débito
Por incrível que pareça, ainda existem restaurantes que não aceitam cartão em Buenos Aires. Em geral apenas aqueles mais tradicionais trabalham só com pagamento em dinheiro (pago en efectivo), já os restaurantes mais novos costumam aceitar o pagamento com cartão de crédito ou débito.
Na dúvida, vá preparado ou pergunte antes de consumir.
Como levar dinheiro na viagem?
Atualmente, nossa plataforma preferida é a Wise, uma conta digital multimoeda gratuita que permite manter e movimentar dinheiro em 50 moedas.
A Wise tem cartão de débito internacional grátis que pode ser usado na versão física ou na versão virtual no seu aparelho celular para fazer pagamentos ou saques em outros países.
Claro, a gente também leva uma quantia em dinheiro para o caso de pagamentos pequenos ou lugares que não aceitam cartão, mas a facilidade e economia do cartão Wise nos deu segurança para levar 80% do valor do dinheiro da viagem diretamente na conta. Isto porque o IOF é de apenas 1,1%, mais vantajoso do que é oferecido pelas casas de câmbio.
Confira nosso post completo sobre a Wise para tirar mais dúvidas, ou crie sua conta Wise grátis aqui.
>> Leia também: Comidas típicas da Argentina <<
Dicas de restaurantes em Buenos Aires
Como já disse, vale muito a pena fazer um tour gastronômico por Buenos Aires. Isso inclui experimentar diversas refeições em horários diferentes durante os dias da viagem. Listamos algumas opções de cafés, lanchonetes e restaurantes em Buenos Aires para você aproveitar ao máximo.
Gran Café Tortoni
A cafeteria, fundada em 1858, é a mais antiga de Buenos Aires e sensação no centro histórico da cidade. No menu há opções de cafés, empanadas, media lunas, mas também oferece almoço e jantares, inclusive com shows de tango.
A decoração do século XIX lembra a nossa Confeitaria Colombo, do Rio de Janeiro, e é um charme à parte.
Endereço: Av. de Mayo 825, Centro
El Cuartito
A pizzaria El Cuartito está entre as mais indicadas no centro de Buenos Aires. A massa grossa e com bastante recheio é diferente da brasileira, mas igualmente deliciosa.
Se você procura um restaurante não turístico em Buenos Aires, a pizzaria é daquele tipo que só vai argentino, ou seja, nada melhor para respirar o ar da cidade, né?!! Mas vá preparado para a possível fila, já que está sempre cheia.
Endereço: Talcahuano 937, Centro
>> O que fazer em Buenos Aires: roteiro completo com dicas e preços <<
Santos Manjares
Entre as dicas de restaurante em Buenos Aires, podemos dizer que o Santos Manjares é um local para comer barato. Tendo o churrasco como carro-chefe, os cortes nobres de carne são macios, servidos com fartura e com preços razoáveis.
Endereço: Paraguay 938, Centro
El Sanjuanino
Dizem que a melhor empanada de Buenos Aires está no El Sanjuanino. E deve ser mesmo, pois o restaurante já ganhou destaque até no The New York Times. Mas o espaço não se limita as empanadas, o cardápio conta com pratos típicos argentinos e o famoso bife de chorizo.
Endereço: Posadas 1515, Recoleta
Peña La Morena
Descobrimos a Peña La Morena por acaso, caminhando pelas ruas da Recoleta. As Peñas Folcklóricas ou Criollas são bares onde se toca música regional de várias partes da Argentina, bem como para saborear as comidas típicas do interior como empanadas salteñas, humita, tamales, locro e até vinhos regionais. A comida é deliciosa e o atendimento é muito bom.
Frequentada, em sua maioria, por argentinos, não se assuste ao vê-los levantando para dançar.
Endereço: Austria 2032, Recoleta
>> IMERSÃO: aula de Culinária Argentina + Tour no Mercado <<
>> Reserve uma aventura gastronômica de 3h em Buenos Aires <<
Restaurantes em Buenos Aires: Puerto Madero
Cabaña Las Lilas
Assim como a maioria dos restaurantes em Puerto Madero, o Cabaña Las Lilas não é dos mais baratos, mas vale pelo cardápio com ótimas combinações, inclusive com itens que conhecemos bem, como farofa, pão de queijo e picanha.
Endereço: Alicia Moreau de Justo 516, Puerto Madero
Sottovoce
Se quiser variar no menu vá ao luxuoso Sottovoce. Com vista para o Rio de La Plata, oferece massas, carnes e frutos do mar, além de uma extensa carta de vinhos e bebidas. Experimente o espaguete nero com camarão como prato principal.
Endereço: Alicia Moreau de Justo 176, Puerto Madero
Villegas Restó
É onde se pode comer uma parrilla argentina de forma mais econômica, em se tratando de um restaurante em Puerto Madero. A carne do Villegas é saborosa e de boa qualidade.
O jantar é mais caro, mas quem quer economizar pode visitar o restaurante no almoço e aproveitar as opções de menu executivo, alguns até incluem bebida e sobremesa.
Endereço: Av. Alicia Moreau de Justo 1050, Puerto Madero
Show de Tango em Buenos Aires com jantar
As casas de Tango de Buenos Aires, geralmente, oferecem um show especial que pode ser acompanhado de um jantar completo. O Madero Tango é uma das principais casas da cidade e oferece opções com jantar (três pratos e bebidas ilimitadas) + uma aula de tango.
Se quiser comprar o ingresso com antecedência, use o esse link do GetYourGuide, que vende ingressos de atrações no mundo inteiro, é seguro e oferece várias vantagens.
Você também pode combinar o jantar no El Mercado com o show no Rojo Tango, ambos no hotel Faena (Martha Salotti 445, Puerto Madero).
>> SEGURO VIAGEM com o melhor preço <<
compare diversas seguradoras aqui
Premiados: top restaurantes em Buenos Aires
Listamos alguns restaurantes que estão no ranking Latin America’s 50 Best Restaurants, da revista britânica Restaurant.
Don Julio
Nós comemos um bife de chorizo no Don Julio e recomendamos muito. Ouso dizer que esta é uma das nossas melhores dicas de restaurante em Buenos Aires, visto a qualidade e maciez da carne.
O Don Julio é “turistão” e está sempre cheio, mas vale a pena esperar na fila (até porque eles te dão um espumante na sala de espera) e saborear um dos melhores menus da cidade.
Endereço: Guatemala, 4699, Palermo
Tegui
Assinado pelo chef Germán Martitegui, o Tegui tem um estilo arrojado, tanto na decoração (a fachada é toda grafitada), quanto nos pratos. Sem cardápio fixo, a proposta é surpreender os clientes com o menu degustação de 5 ou 10 pratos.
Endereço: Rua Costa Rica 5852, Palermo Hollywood
El Baqueano
Diferentão, o chef Fernando Rivarola colocou carnes exóticas no cardápio. No menu degustação em sete etapas, é possível experimentar carpaccio de javali, brochette de crocodilo e carne de ema enrolada no bacon.
Endereço: Rua Chile 495, San Telmo
>> Onde ficar em Buenos Aires: melhores bairros e dicas de hotéis <<
BÔNUS:
Bares em Buenos Aires: opções de Speakeasy na Argentina
Os bares de Buenos Aires são badaladíssimos e estão por todos os lados, principalmente se você estiver passeando por Palermo, o bairro mais descolado da cidade.
Mas um tipo de bar vem chamando a atenção dos argentinos e turistas que querem aproveitar a noite. São os Speakeasy, bares escondidos embaixo ou atrás de outros estabelecimentos e que são descobertos apenas por indicação.
No Caso do Florería Atlântico (Arroyo, 872), a fachada é de uma floricultura, mas no fundo da loja há uma porta que leva ao bar descolado e com uma extensa carta de drinks. No cardápio também há carnes e frutos do mar.
Já o The Harrison Speakeasy (Malabia, 1764) fica embaixo do Nicky NY Sushi, uma casa de comida japonesa bem famosa em Palermo. Depois da refeição, peça para conhecer “la bodega”. É aí que a festa começa! Mas lembre-se: nesse speakeasy só tem drinks (então coma antes) e é preciso fazer uma reserva no restaurante com antecedência.
Um dos bares mais secretos de Buenos Aires, o J.W Bradley (Godoy Cruz, 1875) fica atrás de uma porta antiga de madeira, e é inspirado nas estações de trem da Europa.
A diversão começa com um passeio no vagão do Expresso do Oriente e, quando o maquinista grita “All Aboard“, é hora de desembarcar e curtir a noite cheia de bons drinks. Além das bebidas, o espaço ainda tem petiscos, hambúrgueres e sobremesas no cardápio.
Mais destinos na Argentina:
Jujuy, Argentina: o que fazer, melhores passeios e preços
As cataratas argentinas do Parque Nacional Iguazú
Como são as compras no Duty-Free Shop de Puerto Iguazú
Com essas dicas de restaurantes em Buenos Aires você, com certeza, vai ter ótimas experiências gastronômicas na cidade. Mas diz aí, qual desses você mais gostou?
por Nange Sá