A Avenida Paulista, em São Paulo, é aquele tipo de lugar onde há de tudo um pouco: bares, lojas, shoppings, restaurantes, atrações turísticas e um vai e vem danado de pessoas.
São tantas atrações que dá para passar o dia caminhando por ali.
Nós fizemos um rolê pelos nos principais museus e centros culturais da região e montamos uma lista daqueles que você precisa conhecer.
É super possível fazer o tour a pé, já que as atrações são bem próximas, ideal para curtir o clima movimentado. Sem falar que muitas das atrações da Paulista são gratuitas.
Confira o que fazer na Avenida Paulista e prepare-se para um dia intenso!
Avenida Paulista, SP o que fazer?
Quem nunca ouviu falar em um dos lugares mais famosos de São Paulo? A Avenida Paulista também é um grande complexo turístico e conta com diversos espaços culturais, gratuitos ou pagos, muitos restaurantes, cafés, lojas e livrarias.
Caminhando pela Paulista, percorre-se cerca de 2,6km para visitar as atrações desse roteiro, e a dica é deixar o Sesc Paulista por último, que tem um terraço e um café perfeitos para finalizar o dia.
De prédios pequenos a grandes complexos, os espaços culturais da Avenida Paulista oferecem programação teatral, cinema, exposições fotográficas e de artes plásticas, cursos, apresentações artísticas e muito mais.
Confira o que fazer na Avenida Paulista:
- MASP – Museu de Arte de São Paulo
- Instituto Moreira Salles
- Livraria Cultura
- Mirante 9 de Julho
- Itaú Cultural
- Casa das Rosas
- Japan House
- Sesc Paulista
- Painéis do Kobra
Ah, e se quiser visitar a Av. Paulista com guia, esse tour guiado disponível na Civitatis dura 4 horas e visita boa parte das atrações citadas.
Como chegar na Av. Paulista
A melhor forma de chegar na Avenida Paulista é usando o transporte público – mais especificamente, o metrô. As linhas amarela, azul e verde atendem muito bem e você pode descer em vários pontos da avenida.
Pela linha amarela, o ponto de descida é a Estação Paulista, que fica na Consolação, mas é bem ao lado da Paulista (tem passagem por dentro com acesso à avenida).
Já a linha verde te deixa dentro da Paulista por três estações diferentes: Consolação (numa ponta), Trianon-Masp (mais no meio) e Brigadeiro (no final, perto da avenida Brigadeiro Luís Antônio).
Você também pode pegar a linha azul do metrô e descer na Estação Paraíso, que é muito perto da Paulista e dá para ir caminhando.
Se nenhuma dessas linhas do metrô forem perto do seu ponto de partida, é possível fazer baldeações com outras linhas sem precisar pagar um novo bilhete. Você pode consultar o melhor trajeto no mapa do metrô de São Paulo.
Nossa dica é descer na Estação Paulista ou na Consolação, que ficam bem pertinho da primeira atração do nosso roteiro, que aliás, percorre as atrações da Avenida Paulista da esquerda para a direita no mapa abaixo:
Onde se hospedar perto da Paulista
Quem se hospeda na Avenida Paulista tem a vantagem de estar bem perto da movimentação, seja durante o dia, à noite e nos finais de semana.
Além de ter acesso rápido ao metrô, o que facilita o deslocamento. Boas dicas para se hospedar em uma das avenidas mais famosas do Brasil são o 5 estrelas Meliá Paulista; o Paulista Flat, com ótimo custo-benefício; e o econômico The Hostel Paulista.
>> Confira outras ofertas de hospedagem em São Paulo na Booking.com.
O que fazer na Avenida Paulista, SP: informações e preços das melhores atrações
Museu de Arte de São Paulo – Masp
Um dos museus mais famosos do Brasil fica na Avenida Paulista. O Masp é parada obrigatória para quem visita São Paulo e tem três andares (gigantes) de exposições, que vão de artistas clássicos a contemporâneos.
O Masp tem uma proposta de estabelecer diálogos através das artes visuais e sempre tem uma exposição para gerar discussões entre os visitantes.
Como o museu é bem grande e muito interessante, reserve ao menos duas horas para a visita.
- Endereço: Av. Paulista, 1578
- Funcionamento: terça, de 10h às 20h | de quarta a domingo, de 10h às 18h
- Entrada: R$ 40 inteira, em nov/2021 (há meia-entrada para estudantes e idosos) | gratuita às terças | Programação do Masp
D I C A: Se for visitar a Paulista em um domingo, aproveite para conhecer a feira de antiguidades que rola no vão do Masp. São várias barraquinhas cheias de itens de colecionadores, objetos antigos e cacarecos. A feira funciona de 8h às 17h.
A Feira de Artes do Trianon, em frente ao Parque, também é uma boa opção, além de conhecer as novidades da feirinha do Shopping Center 3.
O que fazer de graça na Avenida Paulista:
Instituto Moreira Salles – IMS
Se a ideia é caminhar entre os centros culturais da Avenida Paulista, comece pelo Instituto Moreira Salles. São 7 andares com espaços diversificados para cursos e exposições. Além disso, o IMS ainda tem um café, biblioteca e livraria. Sem contar a vista lá do alto, que é bem linda.
- Endereço: Av. Paulista, 2424
- Funcionamento: de terça a domingo e feriados, de 10h às 20h | quintas, de 10h às 22h
- Entrada: gratuita | Programação do IMS
Livraria Cultura
Obs.: A livraria fechou em junho de 2023.
A maior livraria do Brasil fica na Av. Paulista, no Conjunto Nacional. Fundada em 1947 (desde 1969 no Conjunto Nacional), a livraria reúne em suas prateleiras livros, gibis, CDs, DVDs, discos de vinil, papelaria e até acessórios para eletrônicos.
Além disso, o espaço com mais de 4.300m², recebe shows, palestras, cafés filosóficos e lançamentos de livros.
O legal é se perder pelas galerias e folhear as novidades literárias em algum puff ou sofá da livraria, que, aliás, tem um visual incrível.
- Endereço: Av. Paulista, 2.073
- Funcionamento: de segunda a sábado, de 9h às 22h | domingos e feriados, de 11h às 20h
Mirante 9 de Julho – MIRA
Obs.: O mirante está temporariamente fechado (ago/2023).
Com uma proposta de celebrar e ocupar os espaços públicos da cidade de São Paulo, foi criado o Mirante 9 de Julho (isso lá em 2015).
Hoje, o MIRA é um espaço multicultural que mistura arte e gastronomia, tem um café despojado, serve um cardápio urbano para qualquer hora do dia e oferece wi-fi e co-working gratuitos.
O MIRA fica bem atrás do Masp. Quem pega a linha verde do Metrô e desce na Estação Trianon-Masp chega lá em dois minutinhos.
- Endereço: Mirante 9 de Julho – Rua Carlos Comenale, s/n
- Funcionamento: de terça a domingo, de 10h às 22h
- Entrada: gratuita | Saiba mais sobre o MIRA
Itaú Cultural
O prédio moderno do Itaú Cultural é uma verdadeira máquina de cultura. Lá dentro tem exposições sobre diversos nichos, mostras temporárias, shows e peças de teatro.
Esse espaço imperdível da Avenida Paulista aposta em ideias diferentes e inovadoras, promove debates e cumpre muito bem o seu papel sociocultural.
- Endereço: Av. Paulista, 149
- Funcionamento: de terça a sexta, de 9h às 20h | sábado, domingo e feriados, de 11h às 20h
- Entrada: gratuita | Programação do Itaú Cultural
Casa das Rosas
O Parque Cultural Paulista, conhecido como Casa das Rosas, é o point dos amantes da literatura e da poesia na Avenida Paulista.
O espaço oferece cursos e oficinas literárias, além de debates e palestras sobre o tema.
Não deixe de visitar o terraço da casa (uma das poucas que ainda existem na Paulista) e dar um passeio pelo lindo jardim da propriedade.
O café com mesas ao ar livre é um ponto legal para um pit stop no seu roteiro na Avenida Paulista.
- Endereço: Av. Paulista, 37
- Funcionamento: de terça a sábado, de 10h às 22h | domingos e feriados, de 10h às 18h
- Entrada: gratuita | Programação da Casa das Rosas
Japan House
Em frente à Casa das Rosas, a Japan House é uma das atrações mais recentas na Av. Paulista. É aquele tipo de lugar que impressiona antes mesmo de entrar.
Com arquitetura moderna, a casa tem espaço para exposições, livraria, biblioteca, cafeteria, restaurante e um lindo jardim.
O local mistura arte e tecnologia sob a ótica do Japão contemporâneo, mas sem deixar de lado as suas raízes.
- Endereço: Av. Paulista, 52
- Funcionamento: de terça a sábado, de 10h às 20h | domingos e feriados, de 10h às 18h
- Entrada: gratuita | Programação da Japan House
>> Leia também <<
O que fazer no Bairro da Liberdade, São Paulo
Sesc Paulista
Bem pertinho do metrô Brigadeiro, o Sesc Paulista oferece programação diversificada para quem se interessa por arte, cultura e tecnologia. Acho que é uma das coisas imperdíveis na lista do que fazer na Av. Paulista.
Além dos andares com exposições e atividades artísticas, o Sesc ainda tem um terraço com café e uma vista deslumbrante da cidade. Se fizer a visita no fim do dia, pode ter a sorte de pegar um lindo pôr do sol iluminando a avenida, com direito à música ao vivo.
- Endereço: Av. Paulista, 119
- Funcionamento: de terça a sábado, de 10h às 22h | domingos e feriados, de 10h às 19h
- Entrada: gratuita | Programação do Sesc Paulista
Painéis do Kobra
Outra atração na Paulista é conferir de perto são os famosos murais do Eduardo Kobra. O artista homenageou o arquiteto Oscar Niemeyer em uma obra gigantesca na Avenida Paulista. O mural multicolorido fica próximo ao Shopping Pátio Paulista e a melhor vista é da sacada do Sesc.
Já na Av. Rebouças, cruzamento da Paulista com a Consolação, está um dos painéis mais emblemáticos do artista: o do piloto Airton Senna e seu famoso capacete verde e amarelo.
Onde comer na Av. Paulista
Seja para fazer um lanche, tomar um café, almoçar ou jantar, a Paulista tem opções para todos os gostos.
Se quiser tomar um cafezinho entre uma atração e outra, além das cafeterias dos centros culturais que já citamos, há também a Bella Paulista, uma das padarias mais famosas de SP e que funciona 24 horas e a Benjamin a Padaria, com cardápio bem diversificado.
Para o almoço, além dos fast foods e praças de alimentação dos shoppings, você pode esticar até a Rua Consolação e experimentar os burguers da Hamburgeuria Sujinho ou as carnes do Restaurante Sujinho, ambos tradicionais na cidade.
Para um lanchinho, que tal experimentar um delicioso pastel beeem recheado? Então é só passar no Pastel da Maria.
Ah, e quem quiser tomar um chopp gelado e petiscar uma boa comida de boteco, pode descer a rua ao lado do Masp e escolher uma mesa na varanda da Choperia Opção.
O que fazer a noite na Av. Paulista
A maior cidade do Brasil não dorme nunca e por isso é fácil encontrar o que fazer à noite na Paulista e arredores, como a Rua Augusta, famosa por ser um point para quem gosta de bares, festas e baladas.
E é na Augusta que você encontra as baladas mais alternativas, como a Le Rêve Club e os clássicos dos anos 70 a 90. Quem curte música eletrônica vai gostar do estilo do Mono e do Lab. Já quem gosta de uma festa mais alternativa, pode se encontrar no Beco203.
Para comer e fazer um esquenta para a balada, a dica é visitar o Calçadão Urbanoide e curtir o clima bem descontraído dos food trucks.
Quer só tomar um chopp? Experimente o Charm da Augusta, o Violeta Bar, o Barban e o O’Malleys.
>> Mais atrações em SP: Beco do Batman: veja dicas, fotos e como chegar
Avenida Paulista: mais dicas
Se tiver mais dias para explorar a Avenida Paulista, deixo aqui algumas dicas de espaços ao ar livre. Quem gosta de relaxar em contato com a natureza, precisa visitar os dois principais parques da Avenida Paulista: O Parque Trianon e o Parque Prefeito Mário Covas.
O Trianon, em frente ao Masp, é um dos parques mais tradicionais da capital paulista, e tem um lindo espaço para corridas ou caminhadas, obras de arte espalhadas pelo jardim, playground infantil e academia ao ar livre.
Já o Parque Prefeito Mário Covas é um espaço verde para quem quer respirar ar puro em meio à correria de São Paulo. Tem bancos e mesas, bicicletário e uma linda pérgula.
Domingo na Avenida Paulista
A Avenida Paulista fica fechada para carros aos domingos e feriados, uma ótima oportunidade para conciliar o passeio com as atrações culturais, artísticas, aulas de dança e atividades esportivas.
A rua fica aberta para pedestres entre 10h e 18h.
Agora que você conhece um pouco mais da Avenida Paulista, pode também explorar outras atrações em São Paulo:
Conheça outras cidades no estado de São Paulo:
- O que fazer em Campos do Jordão: roteiros e dicas
- São Luiz do Paraitinga: gastronomia, história e natureza no interior de SP
- Melhores praias em Ubatuba, com dicas, trilhas e passeios
- O que fazer no centro de São Paulo
Viu como tem muita coisa para fazer em uma das maiores metrópoles do mundo? Mas comece pela Avenida Paulista!
por Nange Sá