InícioAMÉRICA DO SULO que fazer na Avenida Paulista, a mais famosa de SP

O que fazer na Avenida Paulista, a mais famosa de SP

A Avenida Paulista, em São Paulo, é aquele tipo de lugar onde há de tudo um pouco: bares, lojas, shoppings, restaurantes, atrações turísticas e um vai e vem danado de pessoas.

São tantas atrações que dá para passar o dia caminhando por ali.

Nós fizemos um rolê pelos nos principais museus e centros culturais da região e montamos uma lista daqueles que você precisa conhecer.

É super possível fazer o tour a pé, já que as atrações são bem próximas, ideal para curtir o clima movimentado. Sem falar que muitas das atrações da Paulista são gratuitas.

Confira o que fazer na Avenida Paulista e prepare-se para um dia intenso!

avenida paulista
Vista da Av. Paulista a partir do mirante do Sesc Paulista

Quem nunca ouviu falar em um dos lugares mais famosos de São Paulo? A Avenida Paulista também é um grande complexo turístico e conta com diversos espaços culturais, gratuitos ou pagos, muitos restaurantes, cafés, lojas e livrarias.

Caminhando pela Paulista, percorre-se cerca de 2,6km para visitar as atrações desse roteiro, e a dica é deixar o Sesc Paulista por último, que tem um terraço e um café perfeitos para finalizar o dia.

De prédios pequenos a grandes complexos, os espaços culturais da Avenida Paulista oferecem programação teatral, cinema, exposições fotográficas e de artes plásticas, cursos, apresentações artísticas e muito mais.

Confira o que fazer na Avenida Paulista:

  1. MASP – Museu de Arte de São Paulo
  2. Instituto Moreira Salles
  3. Livraria Cultura
  4. Mirante 9 de Julho
  5. Itaú Cultural
  6. Casa das Rosas
  7. Japan House
  8. Sesc Paulista
  9. Painéis do Kobra

Ah, e se quiser visitar a Av. Paulista com guia, esse tour guiado disponível na Civitatis dura 4 horas e visita boa parte das atrações citadas.

Como chegar na Av. Paulista

A melhor forma de chegar na Avenida Paulista é usando o transporte público – mais especificamente, o metrô. As linhas amarela, azul e verde atendem muito bem e você pode descer em vários pontos da avenida.

Pela linha amarela, o ponto de descida é a Estação Paulista, que fica na Consolação, mas é bem ao lado da Paulista (tem passagem por dentro com acesso à avenida).

Já a linha verde te deixa dentro da Paulista por três estações diferentes: Consolação (numa ponta), Trianon-Masp (mais no meio) e Brigadeiro (no final, perto da avenida Brigadeiro Luís Antônio).

Você também pode pegar a linha azul do metrô e descer na Estação Paraíso, que é muito perto da Paulista e dá para ir caminhando.

Se nenhuma dessas linhas do metrô forem perto do seu ponto de partida, é possível fazer baldeações com outras linhas sem precisar pagar um novo bilhete. Você pode consultar o melhor trajeto no mapa do metrô de São Paulo.

Nossa dica é descer na Estação Paulista ou na Consolação, que ficam bem pertinho da primeira atração do nosso roteiro, que aliás, percorre as atrações da Avenida Paulista da esquerda para a direita no mapa abaixo:

>> Voltar ao índice

Onde se hospedar perto da Paulista

Quem se hospeda na Avenida Paulista tem a vantagem de estar bem perto da movimentação, seja durante o dia, à noite e nos finais de semana.

Além de ter acesso rápido ao metrô, o que facilita o deslocamento. Boas dicas para se hospedar em uma das avenidas mais famosas do Brasil são o 5 estrelas Meliá Paulista; o Paulista Flat, com ótimo custo-benefício; e o econômico The Hostel Paulista.

>> Confira outras ofertas de hospedagem em São Paulo na Booking.com.

>> Voltar ao índice

O que fazer na Avenida Paulista, SP: informações e preços das melhores atrações

Museu de Arte de São Paulo – Masp

Um dos museus mais famosos do Brasil fica na Avenida Paulista. O Masp é parada obrigatória para quem visita São Paulo e tem três andares (gigantes) de exposições, que vão de artistas clássicos a contemporâneos.

O Masp tem uma proposta de estabelecer diálogos através das artes visuais e sempre tem uma exposição para gerar discussões entre os visitantes.

Como o museu é bem grande e muito interessante, reserve ao menos duas horas para a visita.

  • Endereço: Av. Paulista, 1578
  • Funcionamento: terça, de 10h às 20h | de quarta a domingo, de 10h às 18h
  • Entrada: R$ 40 inteira, em nov/2021 (há meia-entrada para estudantes e idosos) | gratuita às terças | Programação do Masp

>> Voltar ao índice

av paulista
A fachada do MASP é inconfundível e seu vão é espaço para feira, shows e eventos
o que fazer na av paulista
O MASP tem obras de Van Gogh, Picasso, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Portinari e outros nomes importantes

D I C A: Se for visitar a Paulista em um domingo, aproveite para conhecer a feira de antiguidades que rola no vão do Masp. São várias barraquinhas cheias de itens de colecionadores, objetos antigos e cacarecos. A feira funciona de 8h às 17h.

A Feira de Artes do Trianon, em frente ao Parque, também é uma boa opção, além de conhecer as novidades da feirinha do Shopping Center 3.

O que fazer de graça na Avenida Paulista:

Instituto Moreira Salles – IMS

Se a ideia é caminhar entre os centros culturais da Avenida Paulista, comece pelo Instituto Moreira Salles. São 7 andares com espaços diversificados para cursos e exposições. Além disso, o IMS ainda tem um café, biblioteca e livraria. Sem contar a vista lá do alto, que é bem linda.

  • Endereço: Av. Paulista, 2424
  • Funcionamento: de terça a domingo e feriados, de 10h às 20h | quintas, de 10h às 22h
  • Entrada: gratuita | Programação do IMS

>> Voltar ao índice

o que fazer na avenida paulista
Instituto Moreira Sales tem exposições gratuitas
paulista avenida
Além de uma vista legal da avenida, o IMS tem livraria e café

Livraria Cultura

Obs.: A livraria fechou em junho de 2023.

A maior livraria do Brasil fica na Av. Paulista, no Conjunto Nacional. Fundada em 1947 (desde 1969 no Conjunto Nacional), a livraria reúne em suas prateleiras livros, gibis, CDs, DVDs, discos de vinil, papelaria e até acessórios para eletrônicos.

Além disso, o espaço com mais de 4.300m², recebe shows, palestras, cafés filosóficos e lançamentos de livros.

O legal é se perder pelas galerias e folhear as novidades literárias em algum puff ou sofá da livraria, que, aliás, tem um visual incrível.

  • Endereço: Av. Paulista, 2.073
  • Funcionamento: de segunda a sábado, de 9h às 22h | domingos e feriados, de 11h às 20h

>> Voltar ao índice

Mirante 9 de Julho – MIRA

Obs.: O mirante está temporariamente fechado (ago/2023).

Com uma proposta de celebrar e ocupar os espaços públicos da cidade de São Paulo, foi criado o Mirante 9 de Julho (isso lá em 2015).

Hoje, o MIRA é um espaço multicultural que mistura arte e gastronomia, tem um café despojado, serve um cardápio urbano para qualquer hora do dia e oferece wi-fi e co-working gratuitos.

O MIRA fica bem atrás do Masp. Quem pega a linha verde do Metrô e desce na Estação Trianon-Masp chega lá em dois minutinhos.

  • Endereço: Mirante 9 de Julho – Rua Carlos Comenale, s/n
  • Funcionamento: de terça a domingo, de 10h às 22h
  • Entrada: gratuita | Saiba mais sobre o MIRA

>> Voltar ao índice

mira sp
O Mira com o Masp ao fundo
avenida paulista sp
Café, mirante e co-working fazem do Mira um espaço diversificado

Itaú Cultural

O prédio moderno do Itaú Cultural é uma verdadeira máquina de cultura. Lá dentro tem exposições sobre diversos nichos, mostras temporárias, shows e peças de teatro.

Esse espaço imperdível da Avenida Paulista aposta em ideias diferentes e inovadoras, promove debates e cumpre muito bem o seu papel sociocultural. 

  • Endereço: Av. Paulista, 149
  • Funcionamento: de terça a sexta, de 9h às 20h | sábado, domingo e feriados, de 11h às 20h
  • Entrada: gratuita | Programação do Itaú Cultural

>> Voltar ao índice

itau cultural sp
Itaú Cultural tem entrada gratuita e diversas exposições

Casa das Rosas

O Parque Cultural Paulista, conhecido como Casa das Rosas, é o point dos amantes da literatura e da poesia na Avenida Paulista.

O espaço oferece cursos e oficinas literárias, além de debates e palestras sobre o tema.

Não deixe de visitar o terraço da casa (uma das poucas que ainda existem na Paulista) e dar um passeio pelo lindo jardim da propriedade.

O café com mesas ao ar livre é um ponto legal para um pit stop no seu roteiro na Avenida Paulista.

  • Endereço: Av. Paulista, 37
  • Funcionamento: de terça a sábado, de 10h às 22h | domingos e feriados, de 10h às 18h
  • Entrada: gratuita | Programação da Casa das Rosas

>> Voltar ao índice

 casa das rosas sp
Casa das Rosas contrasta com os prédios modernos da Paulista

Japan House

Em frente à Casa das Rosas, a Japan House é uma das atrações mais recentas na Av. Paulista. É aquele tipo de lugar que impressiona antes mesmo de entrar.

Com arquitetura moderna, a casa tem espaço para exposições, livraria, biblioteca, cafeteria, restaurante e um lindo jardim.

O local mistura arte e tecnologia sob a ótica do Japão contemporâneo, mas sem deixar de lado as suas raízes.

  • Endereço: Av. Paulista, 52
  • Funcionamento: de terça a sábado, de 10h às 20h | domingos e feriados, de 10h às 18h
  • Entrada: gratuita | Programação da Japan House

>> Voltar ao índice

japan house
Japan House é moderna, impressionante, e tem entrada gratuita
avenida paulista o que fazer
Japan House é uma das atrações mais recentes da Paulista

 


>> Leia também <<

O que fazer no Bairro da Liberdade, São Paulo 


Sesc Paulista

Bem pertinho do metrô Brigadeiro, o Sesc Paulista oferece programação diversificada para quem se interessa por arte, cultura e tecnologia. Acho que é uma das coisas imperdíveis na lista do que fazer na Av. Paulista.

Além dos andares com exposições e atividades artísticas, o Sesc ainda tem um terraço com café e uma vista deslumbrante da cidade. Se fizer a visita no fim do dia, pode ter a sorte de pegar um lindo pôr do sol iluminando a avenida, com direito à música ao vivo.

  • Endereço: Av. Paulista, 119
  • Funcionamento: de terça a sábado, de 10h às 22h | domingos e feriados, de 10h às 19h
  • Entrada: gratuita | Programação do Sesc Paulista

>> Voltar ao índice

o que fazer na av pauslita
A exposição do fotógrafo Sebastião Salgado sobre a Serra Pelada é uma das mais incríveis que já vimos
sesc paulista
Mirante e café do Sesc Paulista são imperdíveis

Painéis do Kobra

Outra atração na Paulista é conferir de perto são os famosos murais do Eduardo Kobra. O artista homenageou o arquiteto Oscar Niemeyer em uma obra gigantesca na Avenida Paulista. O mural multicolorido fica próximo ao Shopping Pátio Paulista e a melhor vista é da sacada do Sesc.

Já na Av. Rebouças, cruzamento da Paulista com a Consolação, está um dos painéis mais emblemáticos do artista: o do piloto Airton Senna e seu famoso capacete verde e amarelo.

>> Voltar ao índice

av paulista sp
Os painéis do Kobra são atrativos da Av. Paulista. Este pode ser visto do Sesc.

Onde comer na Av. Paulista

Seja para fazer um lanche, tomar um café, almoçar ou jantar, a Paulista tem opções para todos os gostos.

Se quiser tomar um cafezinho entre uma atração e outra, além das cafeterias dos centros culturais que já citamos, há também a Bella Paulista, uma das padarias mais famosas de SP e que funciona 24 horas e a Benjamin a Padaria, com cardápio bem diversificado.

Para o almoço, além dos fast foods e praças de alimentação dos shoppings, você pode esticar até a Rua Consolação e experimentar os burguers da Hamburgeuria Sujinho ou as carnes do Restaurante Sujinho, ambos tradicionais na cidade.

Para um lanchinho, que tal experimentar um delicioso pastel beeem recheado? Então é só passar no Pastel da Maria.

Ah, e quem quiser tomar um chopp gelado e petiscar uma boa comida de boteco, pode descer a rua ao lado do Masp e escolher uma mesa na varanda da Choperia Opção.

>> Voltar ao índice

O que fazer a noite na Av. Paulista

A maior cidade do Brasil não dorme nunca e por isso é fácil encontrar o que fazer à noite na Paulista e arredores, como a Rua Augusta, famosa por ser um point para quem gosta de bares, festas e baladas.

E é na Augusta que você encontra as baladas mais alternativas, como a Le Rêve Club e os clássicos dos anos 70 a 90. Quem curte música eletrônica vai gostar do estilo do Mono e do Lab. Já quem gosta de uma festa mais alternativa, pode se encontrar no Beco203.

Para comer e fazer um esquenta para a balada, a dica é visitar o Calçadão Urbanoide e curtir o clima bem descontraído dos food trucks.

Quer só tomar um chopp? Experimente o Charm da Augusta, o Violeta Bar, o Barban e o  O’Malleys.

>> Mais atrações em SP: Beco do Batman: veja dicas, fotos e como chegar

>> Voltar ao índice

Avenida Paulista: mais dicas

Se tiver mais dias para explorar a Avenida Paulista, deixo aqui algumas dicas de espaços ao ar livre. Quem gosta de relaxar em contato com a natureza, precisa visitar os dois principais parques da Avenida Paulista: O Parque Trianon e o Parque Prefeito Mário Covas.

O Trianon, em frente ao Masp, é um dos parques mais tradicionais da capital paulista, e tem um lindo espaço para corridas ou caminhadas, obras de arte espalhadas pelo jardim, playground infantil e academia ao ar livre.

Já o Parque Prefeito Mário Covas é um espaço verde para quem quer respirar ar puro em meio à correria de São Paulo. Tem bancos e mesas, bicicletário e uma linda pérgula.  

Domingo na Avenida Paulista

A Avenida Paulista fica fechada para carros aos domingos e feriados, uma ótima oportunidade para conciliar o passeio com as atrações culturais, artísticas, aulas de dança e atividades esportivas.

A rua fica aberta para pedestres entre 10h e 18h.

>> Voltar ao índice

Agora que você conhece um pouco mais da Avenida Paulista, pode também explorar outras atrações em São Paulo:

Conheça outras cidades no estado de São Paulo:

>> Voltar ao índice

Viu como tem muita coisa para fazer em uma das maiores metrópoles do mundo? Mas comece pela Avenida Paulista!

por Nange Sá




RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:

OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança a Civitatis, EasyTravelShop ou GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta online multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem!
Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.