Alguns destinos brasileiros combinam perfeitamente com uma viagem de carro. Desde as famosas rotas no sul do Brasil, até as estradas do litoral nordestino, passando pelo interior de Minas e de Goiás, as belezas são de cair o queixo.
Se você está procurando destinos para fazer uma viagem de carro, confira os roteiros que já fizemos e queremos compartilhar com você.
Seja em uma trip solo, em família, ou com amigos, o importante é se programar, e claro, aproveitar as dicas que separamos para cada região.
Confira as fotos, as informações sobre acessos e atrações, saiba porque é legal viajar de carro para esses destinos e descubra uma dica perfeita para preparar seu carro para a viagem.
Bora encher o tanque e pegar a estrada?
Viagem de carro no Brasil: 5 dicas de roteiros
#1 Chapada dos Veadeiros, Goiás
A Chapada dos Veadeiros fica em Goiás e é um destino que atrai quem gosta de estar em contato com a natureza. São diversas cachoeiras, trilhas, visuais belíssimos e uma ótima energia.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que é Patrimônio Mundial Natural da Humanidade (pela UNESCO), é uma das atrações mais visitadas. São mais de 65 mil hectares de vegetação nativa do cerrado, que abrigam diversas espécies de plantas, animais únicos e várias cachoeiras.
Fora do Parque, atrações como a Cachoeira Santa Bárbara, o Mirante da Janela e o Vale da Lua atraem turistas e viajantes do mundo inteiro.
As atrações da Chapada dos Veadeiros ficam entre os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás, e o distrito de São Jorge, onde está a entrada do Parque Nacional, e são cerca de 100km de paisagens únicas entre uma e outra.
A viagem é muito gostosa e, ao longo da estrada, é possível observar a vegetação típica do cerrado e atrações como o Jardim das Maytreas, a Pedra da Baleia e a Pedra do Elefante Deitado.
Estar de carro facilita bastante a viagem para lá, já que as cachoeiras ficam distantes das cidades. A maioria das atrações tem acesso por estrada de terra e é ideal ir com um carro que se dê bem em terrenos desiguais (mas não precisa ser 4×4).
Reserve, pelo menos, 4 dias para aproveitar as belezas da Chapada dos Veadeiros.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] Principais acessos: O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, é o mais próximo e fica a cerca de 220km de Alto Paraíso de Goiás. De carro a partir da capital federal, o acesso é pela BR-020, seguindo pela BR-010 (depois de cruzar a divisa do DF com GO, passa a se chamar GO-118).
O segundo aeroporto mais próximo é o de Goiânia, distante 425km de Alto Paraíso, via BR-060 e BR-010.
A viagem de carro é por estradas asfaltadas, bem sinalizadas e bastante tranquilas. [/su_note]
>> Chapada dos Veadeiros, Goiás: onde fica, como chegar, o que fazer
#2 Serra da Canastra, Minas Gerais
A Serra da Canastra é um destino para amantes de ecoturismo e turismo de aventura. Fica no sudoeste de Minas Gerais e é onde está o Parque Nacional da Serra da Canastra, um dos mais importantes do Brasil.
Além de atrações históricas, como a nascente do Rio São Francisco, o Parque ainda nos presenteia com a Casca d’Anta, primeira queda do “Velho Chico”, com 186 metros de altura, e paisagens exuberantes de onde (com sorte) se pode observar animais silvestres, como o Tamanduá-Bandeira e o Lobo-Guará.
Ah, e a região também é famosa pela fabricação do Queijo Canastra, considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN.
Como a Serra da Canastra compreende 11 cidades mineiras e o ideal é viajar de carro para a região. Assim, vai ficar muito mais fácil visitar as cachoeiras, principalmente as que estão fora do Parque. As estradas são asfaltadas, mas os acessos a algumas atrações são por estrada de terra. Há sinalização e os aplicativos de GPS costumam funcionar.
Para visitar o Parque Nacional e ainda conhecer algumas cachoeiras ao redor, o ideal é ficar no mínimo 4 dias na Serra da Canastra.
D I C A: Você ainda pode passar em Capitólio. A cidade, carinhosamente chamada de “Mar de Minas”, fica a cerca de 80km do Parque Nacional e tem incríveis complexos de cachoeiras, o mirante dos cânions e o famoso passeio de barco pelo Lago de Furnas.
>> Saiba mais sobre Capitólio: o que fazer, onde comer e onde ficar
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] Principais acessos: A Serra da Canastra está a cerca de 350km de Belo Horizonte (pela MG-050), onde estão os aeroportos mais próximos, a 540km de São Paulo (BR-364 e MG-050) e a 660km do Rio de Janeiro (BR-040 e MG-050).
Quando visitamos a Canastra, saímos de Juiz de Fora (MG) e percorremos cerca de 520km.
Todos esses acessos têm estradas asfaltadas e algumas cobram pedágio. [/su_note]
Tome nota: O Parque Nacional tem 4 entradas e cada uma delas fica perto de uma cidade diferente. As principais são a Portaria 1, em São Roque de Minas, e a Portaria 4, no distrito de São José do Barreiro, em Vargem Bonita.
>> Veja nossa dica de roteiro: Tudo o que você precisa saber sobre a Serra da Canastra
#3 Costa do Descobrimento, Bahia
Costa do Descobrimento é o nome dado à região turística no sul da Bahia onde os navios portugueses chegaram, em 1500. O roteiro engloba as cidades de Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
A área foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO em 1999 e é destino certo de quem quer curtir praias com águas cristalinas, piscinas naturais, falésias, rios, muito contato com a natureza e noites agitadas.
As cidades mais famosas são Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, onde as praias são lindíssimas e, algumas delas, quase selvagens. É legal conhecer também a Praia do Espelho, que fica a 22km de Trancoso (acesso por estrada de terra), e é um paraíso à parte.
>> Conheça a Praia do Espelho, Bahia: uma das mais bonitas do Brasil
Percorrer a Costa do Descobrimento de carro é a oportunidade perfeita para conhecer um pouquinho dessas cidades, parando nos pontos de interesse e curtindo as atrações de cada uma.
Tenha em mente o que deseja visitar e faça um roteiro bem organizado – mas dê uma brechinha para as surpresas do caminho. O ideal é passar, pelo menos, um dia inteiro em cada cidade, mas Arraial D’ajuda e Trancoso merecem um pouquinho mais.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] Principais acessos: Quem sai de Salvador e de outros estados, pode pegar um voo para Porto Seguro e começar a viagem dali, com um carro alugado. Para conhecer Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva é preciso atravessar o Rio Buranhém de balsa. Já para chegar nas outras cidades, basta seguir pela BR-367. [/su_note]
#4 Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul
A Serra Gaúcha fica na região nordeste do Rio Grande do Sul e compreende cidades com influências de imigrantes alemães e italianos, além de das características dos gaúchos dos Pampas.
Nessa região, a comida é farta, os vinhos e as cervejas são deliciosos e um dos principais atrativos é o frio, que leva milhares de turistas para curtir noites geladas à beira das lareiras.
As principais cidades para visitar são Gramado e Canela – famosas pelas baixas temperaturas e pelos espetáculos na época do Natal -, e Bento Gonçalves, Garibaldi e outras que fazem parte do Vale dos Vinhedos, com forte influência italiana e principal polo de produção de vinhos e espumantes no Brasil.
A região da Serra Gaúcha tem paisagens lindíssimas e o bacana é viajar apreciando a estrada e parando nos pontos de maior interesse. Na Rota Romântica, que passa por 14 cidades, de Porto Alegre a Gramado, o viajante pode observar as lindas hortênsias (que florescem no verão) durante os 100km da estrada.
Já a Rota do Vinho e o roteiro Caminhos de Pedra ficam na região de Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, e encantam pelas construções coloniais e a forte influência italiana. Sem contar os restaurantes e cafés super aconchegantes para você se deliciar com a comida farta e a boa conversa.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] Principais acessos: O aeroporto mais próximo da Serra Gaúcha é o Salgado Filho, em Porto Alegre. Se pretende visitar o Vale dos Vinhedos, a região fica a cerca de 122km da capital, a partir da BR-116, e a principal cidade de referência para visitar as vinícolas é Bento Gonçalves. Praticamente pela mesma estrada se chega a Gramado (120km) e Canela, que está do ladinho.
A viagem de carro é bastante prazerosa e você percebe a mudança do clima, da vegetação e dos costumes dos gaúchos conforme vai se embrenhando pela rodovia. [/su_note]
>> Conheça o Vale dos Vinhedos (RS): guia completo para visitar a região
#5 Litoral de Alagoas, Nordeste
Alagoas ostenta uma das orlas mais bonitas do Brasil. As praias têm piscinas naturais e diferentes tons de azul que justificam o título de “Caribe Brasileiro”.
O destino é cobiçado, cabe no bolso, tem ótima gastronomia e diversos passeios para praias incríveis, como a do Francês e a do Gunga, Maragogi e São Miguel dos Milagres, que figuram nas listas das mais bonitas do Brasil.
Nelas, você pode fazer passeios de barco, mergulhos com snorkel, passeios de buggy pelas falésias, ou simplesmente sentar na areia e apreciar a vista paradisíaca.
De norte a sul do estado são cerca de 340km, passando por praias maravilhosas e cidadezinhas pitorescas, com uma cultura incrível e visuais de tirar o fôlego. A estrada beira a praia e você pode fazer quase todo o trajeto com vista para o mar. Não é demais?!!!
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] Principais acessos: Na maior parte dessa viagem você vai utilizar a pista litorânea AL-101, que liga Alagoas de norte a sul. Não tem pedágios e, embora o interior do estado seja precário, essa estrada tem boas condições de tráfego, mas com pouca sinalização em alguns trechos. Os aplicativos de GPS funcionam normalmente e você pode usá-los em caso de dúvidas.
O Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, é a melhor indicação para começar uma viagem de carro pelas praias de Alagoas. [/su_note]
>> Saiba mais: Praia de Alagoas, o que visitar na capital e nos litorais norte e sul
Dicas para quem ama viajar de carro:
Precaução nunca é demais! Durante uma viagem de carro, é melhor reduzir as chances de que algo saia errado e, por isso, é muito importante fazer uma revisão com antecedência.
Deixe o carro seguro e com peças reservas para o caso de precisar de algum serviço mecânico. Confira o site autopecasonline24.pt, que tem uma lista completa de peças de automóveis com ótimo custo-benefício. Mesmo com cobrança em Euros, pode sair mais barato.
Organizar uma viagem de carro exige um bom planejamento de rotas, mapas e custos. Entre outras coisas, você precisa calcular os gastos com pedágios, consumo de combustível, aluguel do automóvel e, claro, verificar se o veículo está em bom estado para encarar as rodovias. Confira outras dicas:
– Não esqueça seus documentos, nem os do veículo.
– Calcule bem os gastos da viagem.
– Leve um kit de emergências no porta-luvas.
– Baixe aplicativos de GPS. Em alguns casos, faça o download das rotas para usar quando estiver off-line.
– Em viagens longas, pare para descansar.
– Escolha um playlist que agrade a todos dentro do carro e divirta-se no caminho.
– E, claro, se beber, não dirija.
Outros destinos para uma viagem de carro:
Estrada Real, a maior rota do Brasil
Circuito Trilha dos Inconfidentes, em Minas
Partiu planejar a próxima viagem de carro? Se você já fez uma roadtrip ou quer conhecer o Brasil sobre quatro rodas, manda sua história pra gente. Diz aí nos comentários como foram suas experiências pelas estradas.
por Nange Sá
Escrito com o apoio da loja Autopecasonline24
Como sempre, são excelentes dicas de viagens com tudo bem detalhado, mas creio que só devo visitar um de todos esses lugares!
Olá, Americo. Qualquer um desses destinos já vai valer muito a pena. Obrigada pelo feedback.