• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

4 cidades históricas do Rio de Janeiro

 

 

Da praia à serra, da badalação à calma do interior, as cidades históricas do Rio fazem desse estado tão versátil e interessante que é quase impossível não querer visitar todas. Seus Centros Históricos, diferentes entre si, são a única coisa em comum. Cada uma delas tem algo diferente a oferecer, e todas têm fácil acesso a partir da capital, Rio de Janeiro, que fecha a lista.

Conheça as principais atrações de cada uma, confira mais informações nos links e veja onde se hospedar nas cidades históricas do Rio de Janeiro.

 

Cidades históricas do Rio de Janeiro

 

  1. Petrópolis

 

cidades históricas do Rio de Janeiro: Museu Imperial

Museu Imperial

cidades históricas do Rio de Janeiro: Palácio Quitandinha

Palácio Quitandinha

 

É um dos principais destinos na região serrana do Rio de Janeiro. Petrópolis é conhecida como Cidade Imperial, com seu grande potencial turístico. É muito procurada por causa do seu clima ameno, que contrasta com as altas temperaturas da capital.

Suas principais atrações são culturais e históricas. Destacam-se o Museu Imperial (um dos mais visitados no Brasil), o Museu de Cera, o Palácio Quitandinha, o Palácio de Cristal, a Catedral São Pedro de Alcântara e vários outros palácios e casarões históricos.
Petrópolis tem uma vasta e excelente rede hoteleira e renomados restaurantes. Sim, o turismo gastronômico fala alto lá, e a cidade também faz parte da Rota Cervejeira. Só a Cervejaria Bohemia, visitadíssima, conta com tour cervejeiro, restaurante, bar e loja.
Para os adeptos do ecoturismo, a cidade oferece o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que conta com trilhas, cachoeiras e a famosa Travessia Petrópolis-Teresópolis.
Em um fim de semana dá para aproveitar bastante Petrópolis, que tem um clima de interior e fica a apenas 66 quilômetros da Cidade Maravilhosa.

Dica: confira o calendário de eventos da cidade.

Leia mais: Guia e dicas do que fazer em Petrópolis

Onde se hospedar em Petrópolis

 

  1. Teresópolis

 

cidades históricas do Rio de Janeiro: Vila St. Gallen, Cervejaria Therezópolis

Vila St. Gallen, Cervejaria Therezópolis

cidades históricas do Rio de Janeiro: Mirante do Soberbo

Mirante do Soberbo

 

Teresópolis é um destino serrano alternativo à Petrópolis, que muitas vezes tem preços mais em conta. Entre suas principais atrações está a Granja Comary, sede da seleção brasileira de futebol, com seu lago e área verde que podem ser visitados rapidamente, se a seleção não estiver concentrada.

A cidade também faz parte da Rota Cervejeira e conta com tour, cervejaria, restaurante e pub em uma vila em estilo alemão, a Vila St. Gallen, casa da Cerveja Therezópolis, um lugar para se passar o dia todo.

A outra entrada do Parnaso – Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica em Teresópolis, também é a alternativa para quem quer contato com a natureza, cachoeiras, caminhadas ou trilhas no destino. E o Mirante do Soberbo é outro ponto famoso pelo visual incrível que oferece do Dedo de Deus, o cartão-postal da cidade.
A cidade tem alguns museus e sobrados antigos, igrejas e várias fontes de água. Entre os eventos tradicionais, há a Feirinha do Alto, que acontece nos finais de semana e feriados.

A cerca de 90 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, Teresópolis tem quase a metade do número hospedagens da cidade anterior, mas tem ótimas opções.

Dica: é ótimo visitar o mirante no fim do dia, mas a disputa por um click do pôr do sol é enorme.

Leia mais: 6 principais atrações em Teresópolis

Onde se hospedar em Teresópolis




  1. Paraty

 

cidades históricas do Rio de Janeiro: Paraty

Ponte no Centro Histórico de Paraty

cidades históricas do Rio de Janeiro: Praia de Antigos, vila de Trindade

Praia de Antigos, vila de Trindade

Cidades históricas do Rio de Janeiro: Paraty

Centro Histórico de Paraty

 

Da serra para a praia, Paraty é um destino cobiçado do sul fluminense, cheio de praias de um azul lindo, e cercado por montanhas da Serra da Bocaina. Os passeios de barco são procuradíssimos, e as praias mais visitadas são as da vila de Trindade, a cerca de 25 quilômetros. Ainda há várias cachoeiras, ilhas paradisíacas acessadas por barco, e o Saco do Mamanguá, o maior fiorde brasileiro.
Com um centro histórico conservadíssimo e o charme das ruas em pedras pé-de-moleque, Paraty atrai visitantes do Brasil e do mundo o ano inteiro.

São muitos restaurantes de chefs renomados e várias especialidades gastronômicas. Em Paraty, as cervejas artesanais dividem espaço com as cachaças, já que lá tem vários alambiques.
A cidade tem um amplo calendário de eventos, com destaque para a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty e o Bourbon Festival Paraty. Mas a noite é sempre super animada, com seus bares e restaurantes com mesas ao ar livre que a gente ama!
A cidade tem uma ampla oferta de hospedagens, com muitas pousadas, hostels e campings, e fica a cerca de 250 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

Dica: use calçados confortáveis para andar pelas ruas de pedra da cidade.

Leia mais: Dicas do que ver e fazer em Paraty

Onde se hospedar em Paraty

 

  1. Rio de Janeiro

 

cidades históricas do Rio de Janeiro: Parque Lage

Parque Lage – Jardim Botânico

cidades históricas do Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico

Boulevard Olímpico

cidades históricas do Rio de Janeiro: Praia de Ipanema

Pôr do sol na praia de Ipanema – Morro Dois Irmãos ao fundo

 

A Cidade Maravilhosa dispensa apresentações. É um daqueles destinos completíssimos no quesito turismo, que consegue agradar a todos. Tem opções para todxs, até para quem acha que não vai gostar.

As praias fazem sucesso e seus museus de relevância internacional são visitadíssimos. A cidade ainda tem trilhas e até cachoeiras em plena metrópole.

Pão de açúcar, Corcovado, Cristo Redentor e Lagoa Rodrigo de Freitas atraem visitantes dos quatro cantos do mundo.

Seu centro histórico é imponente e belíssimo, e mesmo sendo contemporâneo aos das outras três cidades históricas do Rio, é totalmente diferente.
Não preciso falar absolutamente nada sobre seus bares, restaurantes, casas noturnas… E nem que é a cidade com maior número de hospedagens do país.

Claro, é impossível conhecer tudo e sempre vai ter algo novo para ver. O ponto negativo é a violência. Confira abaixo algumas dicas de lugares para visitar no Rio.

Dica: hospede-se perto das atrações que pretende visitar para não perder tanto tempo com transporte.

 

Solar do Cosme: dica de hospedagem aos pés do Cristo

Onde se hospedar no Rio de Janeiro – outras opções

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

4 cidades históricas do Rio de Janeiro

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *